Paquistão: novo míssil de cruzeiro pode equipar futuro caça de 5ª geração

49


O Paquistão realizou nesta terça-feira (18/2) um teste bem-sucedido do seu mais recente míssil de cruzeiro Ra’ad-II (Air-Launched Cruise Missile – ALCM), com um novo alcance de 600 quilômetros.

Segunda a ISPR, mídia militar do Paquistão, o Ra’ad-II (“Trovão”) melhora significativamente a capacidade estratégica. “A arma apresenta sistemas aprimorados de orientação e navegação,” garantindo o engajamento de alvos com alta precisão “.

Quando foi apresentado pela primeira vez como uma maquete em 2017 durante um desfile anual no Paquistão, o Ra’ad-II tinha um alcance declarado de 550 quilômetros. Pequenas mudanças no design da admissão levaram à especulação de que o alcance extra foi alcançado devido a um motor mais avançado do que o usado no Ra’ad-I, que tem um alcance de 350 quilômetros.

Essa especulação pode estar correta. Embora as imagens do teste de terça-feira tenham sido deliberadamente de baixa resolução, a traseira do Ra’ad-II parece ter sido totalmente redesenhada com uma nova superfície de admissão e superfícies de controle.

O Ra’ad-I  (imagem acima) tinha o que pode ser descrito como uma grande “cauda dupla”, enquanto o Ra’ad-II parece ter adotado um layout de configuração “X” mais compacto, comum com mísseis similares em serviço em outros lugares. Essa mudança deve ajudar no transporte em uma ampla gama de plataformas, talvez até internamente, se o programa de caça de quinta geração do Paquistão, oProject Azm, der frutos e apresentar um compartimento de armas interno.

Até o momento, os mísseis Ra’ad só foram vistos sendo transportados por caças Mirage III (como o exemplar que aparece nos vídeos de lançamento), caça amplamente utilizado pelo Paquistão.

O aumento do alcance permitiria o lançamento do míssil bem dentro do território do Paquistão, enquanto seria capaz de atingir alvos críticos na Índia – Nova Délhi fica a aproximadamente 430 quilômetros de Lahore, por exemplo. Essa necessidade assumiu uma importância maior devido aos esforços de modernização da defesa aérea da Índia através da aquisição de sistemas como o russo S-400.

Washington também liberou recentemente o Sistema Integrado de Defesa Aérea para venda na Índia.

Mansoor Ahmed, membro sênior do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais de Islamabad, especializado no programa nuclear do Paquistão e em suas plataformas de entrega, acredita que o Ra’ad-II é “a resposta do Paquistão ao desenvolvimento da Índia do míssil de cruzeiro Nirbhay”.

Ele acredita que Ra’ad-II “aumentará significativamente a flexibilidade operacional e de direcionamento da parte aérea das forças estratégicas do Paquistão”.

“O míssil oferece capacidade aprimorada para ataques de precisão contra alvos militares críticos em terra e no mar a partir de distâncias seguras. Com seu amplo alcance, forças e ativos até então invulneráveis ​​agora podem ser atingidos com maior precisão, que antes eram cobertos apenas pelos mísseis balísticos do Paquistão “, afirmou.

 

FONTE: Reuters (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno

Boa tarde Senhores!

Grande Mirage III !!! Forever! Vai se lascar …mas que aeronave linda !
CM

Mauricio R.

O Mirage F-1, é:

a) muito mais lindo,

b) muito mais capaz e efetivo.

c) o coitadinho só não teve uma “guerra de seis dias”, pra fazer o seu merchan, snifffff!!!!!

gordo

Com um alcance de 600 Km acredito que a furtividade não seria lá um grande problema, melhor investir na descrição do míssil que é quem vai entregar a carga e consequentemente enfrentar uma defesa aérea mais densa.

wwolf22

Poggio,
e os misseis anti-radar que o Brasil vendeu ao Pakistão?? não estão em uso??

Wilson

Não venderam e o projeto foi engavetado até segunda ordem.

wwolf22

o Paquistão recebeu pelo menos 100 misses MAR, transportados pela FAB…

Flanker

Coloque o link ou a fonte para nós, sobre essa informação, por favor!

FighterBR

Não foram entregues nem dez mísseis ao Paquistão.

gabriel

Vcs ainda tão nessa de MAR-1??? sério mesmo? o próprio presidente da SIATT disse que o projeto tá engavetado e vcs ficam nessa história boba de que o “Paquistão recebeu tantas unidades do míssil…” acorda pra vida! MAR 1 NÃO E-X-I-S-T-E! O Paquistão assinou uma cartão de intenção de compra para quando o míssil fosse concluído, como não foi concluído, então nada foi vendido, simples assim! será que eu vou ter que desenhar pra ver se uma galera por aqui entende??? eu hein, parecem aqueles fãs do Michael Jackson que insistem em dizer que o cara não morreu!!!

Kemen

Essa dúvida foi discutida em outro blog, os misseis foram entregues ao Paquistão sim, e confirmado também em um blog paquistanes.

Kemen

Wilson, veja ai o fornecimento.
comment image

Nostra

This pic of 5 gen fighter is a fan based art lol not a official pic.

Nostra

RAAD is a weapon designed and developed by South African company named Kentron who sold blueprints of an non-public version of Targos ALCM to Pakistan.

They were near bankruptcy when they were forced to sell the designs to Pakistan .

They also sold the same blueprints and design data to turkey who used to come up with their own version of ALCM known as SOM.

Fabio Araujo

Míssil cruzeiro em um país que fabrica armas nucleares com certeza é uma combinação preocupante, principalmente num país que tem problemas com radicais islâmicos!

CRSOV

Que bacana até os dias de hoje 2020 ver o Mirage III atuando, principalmente com um papel estratégico como este da matéria !! Enquanto isso em Putênfia os Mirage 2000 que são muito mais modernos que o Mirage III estão largados em algum canto de uma Base Aérea !!

Filipe Prestes

Não foram vendidos pra uma empresa francesa?

Flanker

Só porque o Mirage III voa no Paquistão, não quer dizer que tenha valor militar significativo. Os Mirage 2000 do Brasil foram desativados por motivos amplamente divulgados e discutidos aqui. E se eles estão largados em algum canto de uma Base Aérea, eu não sei em que Base e em qual país, pois eles foram todos vendidos (com exceção de 1 exemplar, qie está preservado no Musal) para uma empresa de serviços de treinamento agressor e de combate aéreo.

Mauro

Se o Brasil estivesse usando o Mirage III em perfeito estado tu estaria aqui reclamando, cara. Não enganam ninguém mais com essa narrativa.

JuggerBR

Carregado esse MIII…

Mauricio R.

Esse negócio de caça de 5ª geração já passou da fase de carne de vaca, até a torcida do Curinthia tem.
Só Banânia que não tem…
Falta de industria aeroespacial, que desenvolva tecnologia e fica enrolando aguardando pela União compra-la dos outros; dá nisso.

Farroupilha

Brasileiro votando melhor é a única solução. Não custa nada dar uma averiguada na vida pregressa dos candidatos.

Eramos para sermos pau a pau com os EUA (com enorme classe média, pequena classe C e uma diminuta classe D, zero favelas, termos Subnucs, NAes nucleares, sondas-satélites-naves-laboratórios-armas espaciais, algumas bases militares em outros continentes, sermos meca do turismo de verão etc).
Rússia, China, Europa, Japão, deveriam estar na rabeira dos dois grandes das Américas. Mas infelizmente estamos sempre repisando na Jaca do subdesenvolvimento com o baixo nível moral e cultural de nossa classe política que consegue se eleger.

Elintoss

Sim meu caro amigo.
Conseguiram colocar o Frota lá dentro!
O Frota! Vai vendo o nível…

Space Jockey

O Maia !

Kemen

Bom Farroupilha, nos EEUU tem classe C, D e não exatamente favelas, mas tem bairros com diminutas casas velhas de madeira, mal pintadas ou sem pintura, andei livre por conta própria por bairros não “badalados” bem distantes do centro das cidades e pouco mencionados, com ínfima ou pouca infra estrutura, ruas bem estreitas e sem asfalto, tem pobre lá sim, tem menos mas tem. Pare de ver os filmecos estonteantes de Hollywood com suas casas de Beverly Hills, a realidade é um pouco diferente. É só ir a um Big Bear ou outro supermercado, e verá como tem gente que… Read more »

Mauro

Tem que estudar e muito para trabalhar na Embraer, amigo, e ser muito competente também.

Andre

A força aérea russa não tem…

Elintoss

Sim meu caro. Estamos assim porque o povo ficou praticamente 14 anos apertando 13 e confirmando. Aí meu amigo, não há cristão que aguente…

Almeida

Como se o entreguismo da classe política brasileira só tivesse 14 anos… Depois reclama que brasileiro tem memória curta. Não lembra nem do Collor!

Foxtrot

Seria uma interessante cooperação com o Paquistão o desenvolvimento conjunto do MAR-01 MK2 (versão 2 do MAR-01), radar SPC-01 MK2, e uma ampla família de mísseis ar/solo, solo/ar, um novo caça baseado no JF-17, projeto original das CCT,s/ CPN e uma gama de equipamentos e tecnologias que a industria paquistanesa domina e nós não.
Mais um país se tornando uma nação independente, verdadeiramente soberana.
Enquanto nosso país que não é nação, escolheu a submissão e eterna dependência de outras nações ocidentais.
Parabéns ao Paquistão, e como brasileiro só me resta invejar seus feitos na área técnico/militar!

Munhoz

Existe alguns entraves nesta questão, uma seria a Índia outra seria o BRICS.

A questão do domínio da tecnologia é relativa, nós conseguimos fabricar meios que entram no clube do primeiro mundo por exemplo.

Para desenvolver a tecnologia que eles possuem podemos fazer uma parceria com Israel, Turquia, Coreia do Sul e outros países europeus por exemplo.

Ou desenvolver tudo aqui mesmo, nossa capacidade é muito maior, basta ver que até os EUA copiaram o Astros II .

Marcelo

com certeza existem paises melhores para se cooperar…Coreia do Sul seria bem interessante, ja Turquia esta quase no nivel do Paquistao, politicamente falando.

Foxtrot

Países melhores em que quesito caro Marcelo?
Só se for por alinhamentos políticos, pois Tecnológicamente falando o Paquistão está há anos luz do Brasil e sua politicagem medíocre.

Mauricio R.

Lá não tem Embraer, Avibras, nem o restante inútil da BID.

Foxtrot

Caro Maurício, lá eles não tem essas empresas e fazem tudo isso, imagina se tivesse !
Nós temos e não fazemos nem um terço do que eles fazem (aliás a primeira de sua lista não temos mais ).

Luís Henrique

Prefiro uma cooperação com a Índia. O projeto de caça de 5a geração AMCA indiano tem a cara da FAB e do Brasil. O projeto de navio aeródromo indiano. Eles serão a 3a potência inconteste em pouco tempo. E no longo prazo irão rivalizar com EUA e China. Mas como Hoje não estão no nível tecnológico de topo como os EUA, acredito que eles aceitem mais facilmente uma cooperação estratégica entre iguais em vez da cooperação entre Mestre e Escravo. A cooperação com potências consolidadas muitas vezes rende poucos resultados, nos ensinam aquilo que é menos importante, transferem parte das… Read more »

Luís Henrique

Um míssil de cruzeiro de longo alcance é uma arma estratégica. Mesmo que os adversários possuam os melhores sistemas antiaéreos como os S-400, um míssil com 600 km de alcance permite o disparo sem entrar no alcance da antiaérea inimiga.
Por isso que a FAB quer o MICLA-BR. Os nossos Gripen com MICLA serão top demais.

Space Jockey

Dizem que o pai do Micla já é uma realidade.

Mauricio R.

A anti aérea abate o míssil, e o alvo não é atingido.

Alfa BR

Defesa antiaérea pode ser saturada, interferida eletrônica, ter cobertura limitada por acidentes geográficos…

Carlos Campos

Aí abate i Míssil mas e o resto que vem depois? vai abater com a força de vontade kkkkkkkkk saturação é a chave do negócio, a Rússia e a Síria viram os Pantsir destruídos em ataques de saturação

Marcelo

MICLA-BR, Meteor, A-Darter e Spice. Nao tem para ninguem na America do Sul.

CAIO ANDRADE GARCIA

Uma das grandes qualidades da Força Área Paquistanesa é ter consciência das limitações de material em relação à Índia, E buscar soluções através de: treinamento, doutrinas e táticas próprias além de soluções inovativas e que viáveis. Como manter o Mirage e capacidade plena de manutenção (PAC Mirage Rebuilt Factory) ou o JF- 17 Thunder. A condução da operação Swift Retort em um ambiente altamente complexo frente a Índia é outra demonstração.

Carlos Campos

Paquistão já comprou míssil do Brasil e hj já ta fazendo mísseis de cruzeiro. que vergonha

Bosco

Mísseis de cruzeiro são interessantes para determinadas situações muito específicas mas são caros. Os EUA contam com cerca de 10.000 entre Tomahawks, JASSM, JASSM-ER e SLAM-ER.
Na Guerra do Golfo os EUA lançou cerca de 100 mil toneladas de bombas em uns 40 dias. Todos os 10 mil mísseis cruise americanos juntos têm carga bélica de cerca de 5 mil toneladas.
O Sun Tzu já havia dito há 2500 anos: “missil de cluzeilo é muito bom mas não ganha guela nem aqui na China e nem na putaquipaliu… né?”

Space Jockey

Isso dá 1/3 da bomba de Hiroshima.

Carlos Campos

foi ele que disse que botas no chão é que ganham a guerra? kkkk

Bosco

Só de curiosidade, o valor atualizado do míssil cruise americano lançado do ar JASSM comparado ao valor de bombas guiadas de queda livre e planadoras:

Míssil cruise JASSM/JASSM-ER: 1,26 milhão de dólares

Bombas guiadas:
SDB: 39 mil dólares
SDB laser: 39 mil dólares
SDB II (Storm Breaker): 198 mil dólares
JDAM de 500 lb: 26 mil dólares
JDAM de 1000 lb: 32 mil dólares
JDAM de 2000 lb: 38 mil dólares

Bombas não guiadas:
500 lb: 4.000 dólares
2000 lb: 16.000 dólares

https://www.thedrive.com/the-war-zone/32277/here-is-what-each-of-the-pentagons-air-launched-missiles-and-bombs-actually-cost

Denis

Acho que vou lá, encomendar um torpedo fotônico, um tie fighter, um phaser e um sabre de luz…