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Programa de ensaios do Gripen E entra na fase tática

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Saab JAS 39E Gripen

Radar AESA e demais componentes do sistema de Guerra Eletrônica começam a ser ensaiados

Por Guilherme Poggio

Em recente palestra proferida durante a apresentação do Gripen para a Força Aérea Finlandesa (Programa HX) no final de janeiro o Senior VP e head de Aeronáutica da Saab, Jonas Hjelm, forneceu mais alguns detalhes sobre o programa do caça sueco.

Em relação aos ensaios em voo e verificação de sistemas o programa agora está deixando as questões mais básicas referentes às funções de voo e começa a entrar definitivamente na exploração dos sistemas táticos do Gripen E.

Embora Hjelm não tenha dado maiores detalhes, a Saab a partir de agora começará a testar a ampla gama de opções que o radar de varredura eletrônica AESA Raven ES-05 pode fornecer. Este equipamento conta com um mecanismo rotatório do tipo “swashplate”, que aumenta a área de cobertura lateral do radar para além dos 90º.

Outro pacote de sistemas citado por Hjelm que deverá ser avaliado a partir deste ano é o conjunto de sistemas EW (Guerra Eletrônica). Este é um sistema bastante completo e complexo. Além do próprio radar AESA integram o sistema EW o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS), cujas antenas têm tecnologia de nitreto de gálio, as iscas (decoys) dispensáveis ativas BriteCloud (da SELEX), o “jammer” (ECM) Arexis e outros.

Mesmo não sendo nominalmente citado por Hjelm o IRST Skyward-G da Selex para detecção passiva de alvos aéreos também deverá ser minuciosamente avaliado.

Outros sistemas táticos como o visor montado no capacete (Helmet Mounted Display – HMD) e o sistema de alerta de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS) provavelmente serão ensaiados em breve também. Deve-se lembrar que a prioridade de ambos os clientes é a missão de superioridade aérea.

Na parte industrial o programa começa a se mover definitivamente da parte de desenvolvimento para o setor de produção e entrega de aeronaves. Sendo assim, a partir deste ano ocorrerão as entregas para os atuais clientes do programa, começando pela e Força Aérea Sueca.

Saab JAS 39E Gripen

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Rui Chapéu
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Rui Chapéu

Enquanto estão testando isso ai o F-35 já está voando há tempos….. e custando menos…. e tendo uma vida útil muito maior devido a quantidade produzida, além de ser muito mais moderno….

Enfim. Vamos ficar com esse ai e torcer pra que de certo.

Washington Menezes
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Washington Menezes

Eita!! Quem nasceu pra ser vassalo jamais será patrão.

Gustavo
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Gustavo

até poderia concordar com você, mas aí seriam dois falando mer%$.

Sergio
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Sergio

..e se eu me juntar a vocês seriam três…..

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MCruel
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MCruel

What that fuck?

Carlos campos
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Carlos campos

Quantos F35 seriam feitos aqui? o código fonte ia ser nos dado, para integrar a arma que quisessemos ? a tecnologia stealth do F35 ia ser repassada? quanto custa a hora de voo do F35 em relação ao F39?

Sergio
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Sergio

…não perca seu tempo. Isto só pode ser provocação….

Elint
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Elint

Esse aí deve ser mais um “daquela turma”…
Não perca seu tempo amigo…

Marcos Deghi
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Marcos Deghi

A todo o momento temos noticias dos defeitos do F35, ele não manobra bem, ele é motivo de piada em muitos sites especializados, ninguém sabe ainda da vida útil . Esta é a mania do povo de sempre achar o do vizinho melhor. O Gripen é um ótimo caça, baixo custo hora/voo . E o que precisamos

DSC
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DSC

“A todo o momento temos noticias dos defeitos do F35, ele não manobra bem, ele é motivo de piada em muitos sites especializados, ninguém sabe ainda da vida útil .”

🙄🤦‍♂️
#fakenews
falou pouco e falou m****

halley
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halley

que arma fenomenal o brasil pretende integrar no gripen? Bombas mk82 e foguetes? De que adianta ter fábricas aqui com uma suposta transferência de tecnologia para montar menos que 20 caças e em menos de 10 anos as pessoas ligadas ao projeto terem que entregar currículos ou dirigir uber para sobreviver?
Quem falou que o caráter stealth é algo que se “instala” no caça e se remove quando quer?
Ninguém sabe o custo da hora de voo do gripen ainda, certamente será mais baixo do que do F-35, mas daqui uns 15-30 anos o poder da escala fará grande diferença.

Denis
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Denis

É, daqui a trinta anos o poder de escala fará mesmo efeito: o Tio Sam não vai poder bancar uma frota composta apenas de F-35. HOJE eles já não podem.

Carlos Campos
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Carlos Campos

A Embraer taí a anos, os engenheiros iam continuar trabalhando depois em outros projetos…. quem foi que disse que carater Stealth se instala em um caça e pode ser removido? eu não disse, vc que inventou essa loucura, eu falei de tecnologia stealth, vc sabe o que é tecnologia?

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Você sabe quais as armas a FAB já comprou para o Gripen? Vamos a lista inicial: Mísseis ar-ar – A-Darter e IRIS-T (WVR) e Meteor (BVR) Armas ar-superfície – Bombas Guiadas SPICE 250 e SPICE 1000, além de kits de guiagem Laser Lizzard, para transformar bombas de emprego geral em LGB. Aguarda-se definição de outras armas ar-superfície, incluindo o míssil antinavio. E o míssil de cruzeiro MICLA-BR será integrado ao Gripen, também. É possível que outras armas já integradas ou em fase de integração ao Gripen E/F venham a ser adquiridas, como as SDB (Small Diameter Bombs) e outras. Além… Read more »

ADRIANO MADUREIRA
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ADRIANO MADUREIRA

Boas perguntas amigo! E sabemos que a resposta seria não…

Ricardo Bigliazzi
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Ricardo Bigliazzi

Quantos Gripen o Brasil irá vender para o MUNDO??? Os Suecos irão deixar??? Teremos grana para financiarmos os compradores??? Gosto do Gripen e acho que a escolha foi certa, porém até a pagina 2… da 3 em diante o Presidente já estava bebado e continuava a pensar que falava com o Frances.

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Quem disse que a FAB escolheu o Gripen para exportar para o mundo? Ele foi escolhido por atender as necessidades da FAB. Apesar disso, em cada Gripen E/F exportado pela Saab haverá conteúdo brasileiro, pois não haverá duplicação de esforços na produção de partes/sistemas para a aeronave.

José Carlos
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José Carlos

Você esta muito mal informado colega, o F-39 Gripen é perfeito para as necessidades do Brasil e foi a escolha da FAB e não temos nada para reclamar ou contesta exceto a quantidade de unidades ainda adquirida e sobre a demora não tem atraso tudo esta dentro do cromograma que é perfeitamente normal no desenvolvimento de caças a unica demora foi no programa do governo o FX-2 que se arrastou a bastante tempo.

Eduardo
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Eduardo

Olha, perfeito ele não é para o Brasil, sua autonomia é baixa para um país que mais é um continente. Perfeito ele é para a Suécia.

Todavia, foi a melhor compra dentro do programa FX-2.

Carlos Campos
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Carlos Campos

Autonomia dele é baixa? compara ele com F18SH ou SU35 em autonomia e se surpreenda

NEI
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NEI

CARLOS CAMPOS: AUTONOMIAS
GRIPEN NOVO 3.200KM
F-18 3.300 KM
GRIPEN ANTIGO 1.900 KM

Alexandre Fontoura
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Alexandre Fontoura

Errado: Gripen C (a versão atual) – 3.200km de alcance
Gripen E (versão nova, adquirida pela FAB) – 4.070km.
Rafale – 3.700 km
Super Hornet – 3.330km
Colocando em perspectiva o que representa o alcance de 4.070km, os dois C-130HM da FAB que levaram os corpos das vítimas do acidente da Chapecoense na Colômbia, voaram 2.700km entre Manaus/AM e Chapecó/RS. Quem diz que o Gripen NG não tem autonomia suficiente para o Brasil é completamente desinformado ou age com má fé, mesmo.

Daniel
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Daniel

Eduardo.
Muito mal informado você.
Pesquise no google autonomia da versão E.
A versão C sim, é bem limitada.

gabriel
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gabriel

Quanta bobagem, o caça foi adaptado para o tamanho do Brasil, com adoção de tanques externos de combustível!!!

ADRIANO MADUREIRA
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ADRIANO MADUREIRA

São viúvas,apenas viúvas a lamentar,nada mais…

O futuro e a realidade é o Gripen-E ,junto com R-99/E-99 Meteor,Iris-T e MTC-300.

Oseias
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Oseias

A questão do F-35 é o custo de manutenção. É como carro importado com cambio automatico e 10 anos de uso: o preço é quase igual a de um popular, mas pobre não aguenta manter.

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Perfeito o comparativo Oseias. Tem muito mimado que não sabe o que é pagar contas e acha que tudo é fácil.

Denis
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Denis

Concordo.

Observador
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Observador

Vish, falou tudo!!!
No Brasil tem muita gente que tem o olho e as vaidades maiores do que o bolso. Basta olhar os pátios de apreensão. Muitos veículos e coisas caras apreendidas de pessoas que “metem os pés pelas mãos”.

ADRIANO MADUREIRA
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ADRIANO MADUREIRA

“Enfim. Vamos ficar com esse ai e torcer pra que de certo”. O amigo faloa como se o Gripen fosse um monte de estrume sem valor… Se informe sobre o Gripen meu caro,não falta material na web,e daí se o sorvedouro de dólares americano já está voando?! Parabéns ou problema deles. Precisamos de F-35 para quê se iremos ter a superioridade aérea da América do Sul?! Há não ser que um dos nossos vizinhos comprem algo bastante avançado que ponha em risco nossa defesa,mas duvido muito,pois nossos vizinhos com seus Kfirs,MiG-29,M-2000 e F-16 e SU-30,acho que não temos oque temer… Read more »

Halley
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Halley

apesar de concordar em partes com você, o F-35 não é para nosso bico. Se operar amx e F-5 já é difícil, imagine um caça avançado. Sem falar que somos subdesenvolvidos. Aqui só prospera corrupção e farra. Os americanos em sua grande sabedoria vetariam a venda.
Para mim, tivéssemos ficado com o F-16 no FX1 já estaria de bom tamanho. Mas a tal da ToT é a sempre a desculpa para alguém embolsar uma grana, beneficiar empresas amigas, etc.

Marcelo Machado
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Marcelo Machado

A ToT é realmente uma oportunidade para o lobby e tráfego de influência. Obtivemos várias tecnologias sem ToT. Missil anti navio, missel de cruzeiro e até o missil anti radiação que não saiu, mas poderia ter saído. Tecnologia de ponta se conquista com pesquisa (e também com inteligência). Preferiria comprar um caça de prateleira mais barato e investir o resto em pesquisa nessas áreas estratégicas.

Denis
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Denis

Você está brincando, não está?

José Gomercino C Fernande souza
Visitante
José Gomercino C Fernande souza

Vc como muitos não sabe o que fala

Welt
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Welt

Bateu o recorde do Kings.

manuel flavio Vieira
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manuel flavio Vieira

Em setembro de 2018 o F35 estava com mais de 917 programas com problema. 15 meses após ele estava com 837 programas com problema. A capacidade de aparecerem problemas nesse caça ao longo do tempo impressionante. Mas dizem “ah mas ele vende bem”. Se os americanos tivessem decidido comercializar o F117 (com todas as limitações que ele tinha) venderia bem pelos simples fato de ser stealth. Nenhuma Força Aérea que pretende não depender de coalizão em conflito compraria apenas o F-35. Não tem como depender só dele, assim como com o F117(que era um caça-bombardeiro). Furtivos, mas com limitações até… Read more »

Tulio Rossetto
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Tulio Rossetto

Bateu o recorde de dislikes eu acho kkk

Fabio Araujo
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Fabio Araujo

O programa esta dentro do cronograma ou sofreu algum atraso? E qual a previsão de rebebermos o primeiro Gripen aqui no Brasil?

Celso S
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Celso S

Ano que vem.

Ronaldo
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Ronaldo

Boa Tarde Fábio Araújo,eu também estou ansioso para saber quando vai ser entregue aqui no Brasil as primeiras aeronaves Gripe E NG,acho que está demorando demais ou estou muito ansioso,bom se está dentro do cronograma eu não sei acontece que agora temos que aguardar pra ver né!

Um abraço!!!

lord es
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lord es

olá pessoal, vi que só em 2021 vão chegar mais 4 Gripens NG.
veja neste link tem o novo cronograma de entregas
https://estrategiaglobal.blog.br/2019/10/gripen-e-ultima-aeronave-sera-entregue-em-2026.html

Leonel Testa
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Leonel Testa

Esse radar com os meteors vai ser show de bola

MMerlin
Visitante
MMerlin

Mais que isto. O uso conjunto dos dois equipamentos será o mais eficiente meio de dissuasão aérea da América Latina.

Elint
Visitante
Elint

Sim!
E com nossos EMB-145 AEW&C”!
Aí sim, “se cae el bigote del pajarito”

Jundiaí
Visitante
Jundiaí

Leonel to esperando a confirmação dos RBS 15 ai vai ser show mesmo, abraço.

Alexandre Fontoura
Visitante
Alexandre Fontoura

O F-39E FAB 4100 deve vir para o Brasil no fim deste ano ou início de 2021. Os demais, a partir de 2021, também.

Flanker
Visitante
Flanker

Isso, ele deverá vir até o final de 2020 para o Brasil, mas não será entregue à nenhuma unidade/esquadrão . Permanecerá na sua campanha de testes, certificações, etc….junto aos orgãos como IPEV, CTA, Embraer, etc…As primeiras entregas para Unidades Aéreas ocorrerão no segundo semestre de 2021.

Flanker
Visitante
Flanker

O cronograma de entregas foi espichado. Inicialmente, o cronograma previa a entrega, ano que vem, dos primeiros 11 aviões e os últimos 10 em 2024. Agora, com os novos prazos e quantidades, serão entregues, no ano qur vem, 4 aeronaves e as duas últimas em 2026.

Mauro
Visitante
Mauro

Esse caça é muito fera.
Será o maior salto tecnológico da história da FAB.
Faz frente a qualquer caça moderno do mundo, exceto o F-35, isso apenas e tão somente, se ele for realmente furtivo, o que não sei se realmente é.
Pelo menos a sua emissão de IR pode ser detectada pelo IRST do Gripen, isso sem dúvida.

RPiletti
Visitante
RPiletti

F-22 também entra na exceção… e alguns orientais também devem beliscar esta condição…

Mauro
Visitante
Mauro

Só ponho minha mão no fogo pelo F-22. Não citei o F-22 por achar que é outra categoria.. os demais pra mim são mais marketing.

Denis
Visitante
Denis

Concordo em 100%. O F-22 é o suprassumo. Se a Lockheed tivesse investido em blocks superiores do F-22, em vez de apostar tudo nessa bomba do F-35, ele seria o vetor mais avançado, atualizado e letal do mercado, e também o mais confiável da geração.

“Ah, mas o F-22 não pode ser vendido pro exterior”! Vende a versão pelada, oras.

DSC
Visitante
DSC

Denis A Lockheed Martin tem investido em atualizações para o F-22. Vc é que não tem estado atento. Assim como tem acontecido com outros caças como o Rafale e o Typhoon, a frota F-22 já recebeu várias atualizações desde que entrou em operação: – Increment 3.1 provided enhanced air-to-ground mission capability, to include geolocation of selected emitters, electronic attack, air-to-ground synthetic aperture radar mapping and designation of surface targets, and Small Diameter Bomb integration. – Increment 3.2A was a software-only upgrade providing improved electronic protection, Link 16 Receive, and combat identification capabilities. Increment 3.2A is a modernization effort within the… Read more »

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Com certeza o F-35 tem uma assinatura IR bem grande. A furtividade cobrou seu preço no desenho do avião, de modo que não é a toa que sua velocidade máxima é de Mach 1,6 mas por tempo limitado, devido ao efeito do atrito sobre o revestimento anti-radar. A baixa velocidade máxima nem é coerente com o tamanho do motor que enfiram alí….Atrito resulta em calor… e calor vai brilhar no IRST do Gripen.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa
Adriano RA
Visitante
Adriano RA

https://www.aereo.jor.br/2019/06/12/f-35-velocidades-supersonicas-podem-causar-grandes-problemas-no-revestimento-furtivo/

Divirta-se também. Sabe o significado de “danos térmicos”?

Marketing é uma coisa, a realidade é muitas vezes diferente.
https://images.app.goo.gl/vmr6qvF5YtDDtFXo8
Diferente, né?

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Marketing funciona em mão dupla…

DSC
Visitante
DSC

Adriano Eu lembro-me de ler essa noticia aqui no PA. É #fake news. https://www.f35.com/news/detail/lockheed-martin-comments-on-defense-news-reporting F-35B and F-35C Horizontal Tail Durability at Sustained Supersonic Flight “The F-35B and C deliver on all performance requirements. The potential for tailboom or horizontal tail damage during prolonged supersonic speeds was found in the highest extremes of flight testing conditions that are unlikely replicated in operational scenarios. In fact, there have been no cases of this issue occurring in the operational fleet. Additionally, this is not identified as a safety of flight concern. We implemented a change to the coatings on the horizontal tails and… Read more »

Rommelqe
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Rommelqe

Não se trata de apenas ver, tem que saber enchergar. Vá no intervalo 10 a 20 segundos, por exemplo, e tenta enchergar uma genuína imagem no espectro infra vermelho. Imageamentos na faixa IV (ou IR, como preferir) são muito empregadas aqui e pelo mundo afora, não necessariamente em aeronáutica, revistas de aviãozinhos e blogs amadores.

bjj
Visitante
bjj

Leandro

Eu não duvido que o F-35 tenha recebido recursos para diminuir a assinatura IR, mas o link em questão não me parece uma bom argumento. Perceba que a matéria compara a assinatura térmica do F-35, com, olha só, helicópteros, e nós também nem sabemos a distância em que ambos estavam do Flir, o que é um fator fundamental. Mas é interessante notar a diferença de temperatura da fuselagem do F-35 quando ele está efetivamente “voando” de quando ele está pousando verticalmente. Isso mostra como o atrito aerodinâmico, mesmo em velocidades não muito altas, pode fazer grande diferença.

manuel flavio Vieira
Visitante
manuel flavio Vieira

Escuta, vc não parou para pensar que existem imagens de FLIR por aí captadas de caças monomotores e autor evitou e foi pegar o de um helicóptero? Todos caças modernos tem tratamento para reduzir a assinatura térmica dos gases das turbinas. O que o autor dessa resenha (não dá nem para chamar de artigo) fez foi enrolar trouxa.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Então faz o seguinte. Compara com a do Super Hornet e com a do Typhoon…

https://www.youtube.com/watch?v=LrBGUgSBbUI

Denis
Visitante
Denis

Assinatura de radar grande, o F-35? Assim, você me obriga a ser advogado do diabo, amigo.

Luís Henrique
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Luís Henrique

O problema do revestimento só ocorreu em altitudes Extremamente altas. E já foi corrigido.
A velocidade máxima do F-35 é de 1.930 km/h. Superior aos 1.915 do Super Hornet e aos 1.912 do Rafale.

DSC
Visitante
DSC

“Faz frente a qualquer caça moderno do mundo…” Também concordo que o Gripen E/F pode fazer frente a qualquer caça do mundo. Mas só contra caças de 4ª/4.5 geração. Contra um caça de 5ª geração é apenas mais um alvo. “…isso apenas e tão somente, se ele for realmente furtivo, o que não sei se realmente é.” Mauro, estamos em 2020. Não faltam provas sobre isso. E ninguém que tenha comprado o caça até hoje reclamou sobre sua furtividade. O oposto tem sempre acontecido: todos as forças militares que usam o F-35, tanto nos EUA como em outros países, elogiam… Read more »

DSC
Visitante
DSC

“Pelo menos a sua emissão de IR pode ser detectada pelo IRST do Gripen, isso sem dúvida.” Verdade. Mas isso não pode ser considerado uma vantagem do Gripen E/F quando comparado com o F-35 (ou até mesmo com qualquer outro caça 4.5 geração, pois todos os outros caças rivais no mercado também possuem sensores IRST e assim como o Gripen E/F, não tem nenhumas reduções de assinatura IR). O F-35 possui sensores eletro-ópticos bastante sofisticados (AN/AAQ-40 EOTS e AN/AAQ-37 EODAS) pelo menos tão capazes quanto o IRST Skyward do Gripen E/F. Além disso, tem uma assinatura IR reduzida graças ao… Read more »

bjj
Visitante
bjj

DCS O IRST do F-35 tem a vantagem de cobrir 360 graus, mas o IRST do Gripen tem a vantagem de operar em ondas longas de infravermelho, o que garante, em tese, maior alcance. O Skyward, do Gripen, é uma geração mais nova e de melhor desempenho do Pirate que já era muito provavelmente o IRST de maior desempenho, em termos de alcance, dentre todos os caças legados. O Pirate conta com alcance declarado entre 80 e 150 km contra caças a depender de condições climáticas e posição/velocidade do alvo, desempenho que teria melhorado ainda mais após atualizações de software,… Read more »

DSC
Visitante
DSC

“O IRST do F-35 tem a vantagem de cobrir 360 graus, mas o IRST do Gripen tem a vantagem de operar em ondas longas de infravermelho, o que garante, em tese, maior alcance.” Eu sei que o Skyward-G é LWIR (com opção MWIR também). E não duvido que tenha maior alcance de detecção que o AN/AAQ-37 EODAS (pois apesar de EODAS também ser dual band – LWIR e MWIR -, como o PIRATE, tem a limitação de que como também tem função MAWS, não foi criado com capacidade de “zoom” e de usar um menor FoV para maior alcance de… Read more »

DSC
Visitante
DSC

“O Skyward, do Gripen, é uma geração mais nova e de melhor desempenho do Pirate que já era muito provavelmente o IRST de maior desempenho, em termos de alcance, dentre todos os caças legados.” Não me parece… Acredito que o Skyward-G tenha melhorias sobre o PIRATE. Mas não sei se são suficientes para considerá-lo uma geração à frente do PIRATE. Por exemplo, o número de alvos que podem ser rastreados ao mesmo tempo no Skyward-G é 200. O mesmo do PIRATE. https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3149789/Copia_di_Skyward_IRST_LQ_mm08130_.pdf?t=1538987511165 http://www.bundesheer.at/truppendienst/ausgaben/artikel.php?id=807 Em relação ao alcance de detecção… Para sensores IRST como o PIRATE, o típico alcance máximo é… Read more »

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

A SAAB está apostando forte na suite de EW do novo Gripen. Convenhamos, de nada serve ter um caça furtivo cujo radar não consegue travar no Gripen oponente, ao ponto de se chegar perto demais… Não acho que os suecos estão brincando neste ponto.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

O Gripen terá seus trunfos. Tenho certeza disso. Os suecos não estão brincando. Mas o senhor acha que os americanos e mais 12 potências militares parceiras no F-35 estão brincando? A suíte de guerra eletrônica do F-35 é 10 x mais poderosa que a de qualquer caça de 4a geração. O Gripen E também promete uma suíte EW bem melhor que à do Gripen C, porém ao que tudo indica ficará abaixo da do F-35, pois o radar Raven não terá os recursos para atuar na EW, e o APG-81 atua em conjunto com os outros sistemas da aeronave, o… Read more »

Bryan
Visitante
Bryan

O Gripen E deixou de ser sueco para ser também brasileiro.

Halley
Visitante
Halley

não amaldiçoa a criança que ela ainda está em desenvolvimento.

Robsonmkt
Visitante
Robsonmkt

O que significa dizer que o Gripen foi avaliado na Finlândia sem que radar, IRST, MAWS entre outros sistemas de guerra eletrônica tivessem sido plenamente explorados pelo fabricante do caça. Do ponto de vista de mercado, este caça está nascendo, no mínimo, com um ano de atraso.

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

Pelo que andei lendo,a linha de montagem em Linköping é projetada para produzir 24 aeronaves por ano.

Por quê não entregar tudo em um ano? Qual o fator que impede isso? Acredito que seja mais interno do que externo,não?

Alguém poderia me esclarecer o porquê do esticamento do Cronograma?

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ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

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Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Adriano, basta você ler e ver o vídeo da matéria de onde saiu esse cronograma.

As entregas foram esticadas porque o prazo de pagamento também foi esticado.

https://www.aereo.jor.br/2019/09/19/video-projetos-estrategicos-da-aeronautica-na-credn/

Bille
Visitante
Bille

Buenas!

Infelizmente essa esticada nas entregas ocorre para todos os projetos da FAB e das FA. Sempre se recebe menos dinheiro, cronogramas são ajustados, e mesmo se o orçamento seja suplementado no fim do ano, a empresa não consegue entregar, porque pra entregar teria que começar a produzir lá atrás quando não tinha dinheiro.

É um problema perene, que causa um sucateamento monstro.

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

Huuuum… Obrigado Fernando ! Então foi um fator interno mesmo,ou seja: Money…

Flanker
Visitante
Flanker

Simples!! É só pagar….dinheiro pra lá.. .caça pra cá! Foi divulgado inicialmente que a FAB somente começaria a pagar os caças a partir da entrega do último, mas isso mudou. O programa está sendo pago já há alguns anos.

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

Adriano, não é muito eficiente mobilizar recursos humanos e materiais para produzir 24 caças em um ano, 12 no outro e depois mandar todo mundo embora para casa e fechar a fábrica.
É importante que a produção dure tempo suficiente para se conseguir novas encomendas e para que seja possível desenvolver a aeronave enquanto ele está em produção.
O KC-390, por exemplo, só tem 33 encomendas. Sua cadência de produção será a mínima necessária para manter a produção ativa enquanto procuram novos clientes.

ADRIANO MADUREIRA
Visitante
ADRIANO MADUREIRA

Faz sentido Eduardo,não deixar a planta ociosa,mas mesmo assim,também não há a encomenda sueca para ser entregue?

Acho que não ficaria tão ociosa,afinal eles tem que entregar os 87 caças da força aérea sueca.

nonato
Visitante
nonato

Como puderam mostrar essas funções com radar AESA, IRST, etc se não testaram?
Ou seja, demonstraram um caça pela metade, sem alguns dos principais trunfos?
Não entendi a lógica.
Os filandeses comprarão pelo preço baixo confiando no que ainda falta?
Ou reduzirão a nota do desempenho?

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Nonato, o Gripen 39-7 tem testado estes sistemas faz tempo. No entanto, acredito que nunca foram completamente avaliados como um conjunto ( fusão de dados, etc) na plataforma final. Com certeza chegaram à Finlândia com algo bem interessante para mostrar, mas ainda com algumas limitações que serão sanadas nos testes deste ano e do próximo.

nonato
Visitante
nonato

Sem radar AESA, por exemplo.
Faz uma diferença enorme.
Alcance, discrição do radar.
Se um radar convencional tem um alcance de 150 km e o aesa 230, isso faz toda diferença num confronto com outros caças filandeses usados no teste.

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

Mas Nonato, o Gripen que foi para a Finlândia possuía sim o radar AESA e todos os demais sensores (ao que se sabe). Só que ainda não foram exaustivamente testados.

Denis
Visitante
Denis

Para quem estava ansioso por notícias do radar AESA.

Nolasco
Visitante
Nolasco

IRST Skyward-G pode detectar aviões sem estar com pós-combustão a quantos quilômetros de distância? Qual seria o ângulo de visada dele?

Oseias
Visitante
Oseias

Esse super trunfo contra o F35 não faz muito sentido. Na nossa vizinhança não há expectativa de nenhum avião de 5ª geração em um país hostil num horizonte próximo.
Eu quero saber é se o Gripen derruba SU-30 cucaracho. Se derrubar, está ótimo.

Wellington Rossi Kramer
Visitante
Wellington Rossi Kramer

Oseias, seria legal também “derrubar” alguns F-35 na Red Flag.

Dranuits
Visitante

Futuramente será mais ou menos assim: quem utiliza o F35 e os alvos.

Adriano RA
Visitante
Adriano RA

O tempo vai mostrar se você está certo ou não. Eu tenho certeza de que ele é excelente em ataque a alvos bem protegidos e deve mesmo fornecer a todos uma ótima consciência da situação no campo de batalha, mas não creio que seja tão bom quanto pintam em atuar como caça de superioridade aérea.
Países que dependerem exclusivamente dele pra defender seus céus podem ter problemas no futuro.
Não acho que a USAF vai fazer isso, e ela sabe porque.

Silver Eagle
Visitante
Silver Eagle

Na minha humilde opinião, seria interessante ver como os “poderosos” 5° geração, lidariam com uma formação de Gripens puxada por um Gripen F, com alguns pods interferidores sob as asas, suportados por um E-99…

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
Visitante
EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

Será top ver os resultados da participação da FAB com o Gripen E na redFlag junto com F-35.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG
Visitante
LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Prefiro mil vezes, o padrão de pintura dos suecos . show!

Super Tucano
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Super Tucano

Com Helmet Mounted Display (HMD) disponível, é possível não ter Head Up Display no avião?

Renato
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Renato

Certas discussões não miram objetivamente o problema.
Brasil acertou sob todo e qualquer aspecto a sua escolha através do alto comando da FAB.
Quanto ao F-35, sabe aquela velha história da MICROSOFT sempre afirmar que a próxima versão do sistema ser mais avançado e sem bugs?
O americano é imbatível no marketing no mundo.
Essa estratégia de vender muitos produtos não totalmente testados e cheio de bugs, nós remete ao eterno WINDOWS da MICROSOFT.
O próximo será melhor mais avançado e sem bugs.
Alguém acredita?

EDUARDO DE SOUSA PEREIRA
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EDUARDO DE SOUSA PEREIRA

O mais interessante, lendo os comentários, é que a comparação do Gripen E/F e suas capacidades se dá apenas com o F-35, ou seja nem com Typhoon ou Rafale.rs
Já subimos o nível do padrão de nossa força aérea com o que há de melhor dentro do melhor custo benefício em valores de operação/manutenção e entregando o estado da arte na aviação de caça/ataque/superioridade aérea.

Luiz Floriano Alves
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Luiz Floriano Alves

Mais uma bateria de testes para montar o novo Gripen E. Enquanto isso o dinheiro vai e os caças seguem outros rumos. Podem acabar na força aérea Sueca, se for necessário.

RPiletti
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RPiletti

Se refere aos Gripens destinados ao BR? Em caso de urgência, sim, poderiam ser utilizados por eles, mas neste caso, o caldo estaria bem engrossado por lá…

Rommelqe
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Rommelqe

Prezado, entendo que o lobby em prol do F35 é imbativel, mas embora tanto o F35 quanto o Typhon/Rafale, sejam, até onde os parcos dados com os quais contamos, excelentes , digo que o Gripen é um oponente à altura. Para a FAB nenhum deles seria tão eficiente quanto, porque nós temos (já temos certo?) sistema integrado que jamais teríamos com qualquer das outra opções citadas. Não que tais outros vetores não sejam integrados em seus países de origem de forma ate muito mais complexa em quantidade, qualidade, eficiência e eficácia. O detalhe: códigos abertos…

Rommelqe
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Rommelqe

Um fato é que a maioria das observações aqui no blog (várias excelentes e proativas com dados concretos) raramente se referem ao Gripen como uma plataforma integrada e interligada em um sistema mais complexo do que um único vetor operando isolado. Por exemplo, se considerarmos um elemento (um f39E agregado a um f39F) operando em conjunto com um E99 certamente teremos condições de monitorar e combater de forma ativa qualquer eventual ameaça . É claro que não estamos aqui querendo ter a pretenção de enfrentar um porta aviões e todo o seus agregados de apoio e combate. Voltando aos sensores… Read more »

Luís Henrique
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Luís Henrique

Esse alcance de 150 km está exagerado. Alguns IRST indicam 50 a 90 km de alcance, sendo 50 para alvos vindo de frente e 90 para o alvo de “costas” mostrando as tubeirss do motor. E já li até em Máximo de 140 km. Mas o máximo é visualizando as tubeirss do motor, com o melhor céu possível, etc. Na prática será sempre menos que isso. Contra um caça de 5a geração, como o F-35 onde existe um grande trabalho na redução da detectabilidade da aeronave também no infravermelho, esse alcance também será menor ou bem menor. O F-35 Não… Read more »

Rommelqe
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Rommelqe

Veja entre outras, a referencia “Generating 3D depth map using parallax” US10484667B2……

Luís Henrique
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Luís Henrique

Caso o Brasil siga o caminho de maior alinhamento com os EUA e caso ocorra um milagre no orçamento e tenhamos condições, o F-35 B seria um excelente caça para a MB e também seria um excelente caça para a FAB compor um MIX com os Gripen E/F.

A busca da FAB é para 108 caças.
Um mix ideal seria 72 Gripen + 36 F-35.
+ 24 F-35 para a MB.

Elintão
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Elintão

E de onde você vai arrumar todo esse dinheiro para adquirir, operar e manutenir durante todo o ciclo de vida do equipamento???
Vai tirar de onde amigo? Da saúde? Da educação? Dos transportes? Da segurança pública, que já está totalmente apodrecida?
Somente um presidente muito saco roxo e um Congresso absurdamente alinhado e aparelhado pra fazer isso aí.
Mas nunca aconteceria. Isso não rende votos e não ganha eleição.

Renato
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Renato

A pergunta é: quando o Brasil e a SAAB iniciarão o projeto do caça de 5ª geração?

ADRIANO MADUREIRA
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ADRIANO MADUREIRA

Acho que conversações sobre caça 5G com suecos,somente daqui a 20-30 anos,dependendo das melhoras orçamentarias e financeiras.

Não esquecendo que após 26 ou antes,pode-se haver a assinatura de um novo lote de 36 aeronaves,como se fala,apesar que como diz a lenda,poderia ser 108 aeronaves para a FAB.

então um provável 5G seria empurrado bem para a frente.