Em reportagem do site Onet.pl, a legisladora polonesa Joanna Kluzik-Rostkowska confirmou que a Força Aérea Polonesa está tendo problemas para manter operacional a frota de F-16 e MiG-29.

Kluzik-Rostkowska divulgou que os F-16 estão sendo canibalizados para fornecer peças para manter a frota operacional. A situação é tão ruim que apenas 30 a 40% da frota têm condições de voar.

A reportagem também menciona o pequeno número de pilotos poloneses capazes de voar os caças F-16 em todas as condições: apenas 23 militares, para uma frota de 48 caças.

Outro problema citado é a evasão de pilotos militares para a Aviação Comercial.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Não esta fácil fácil para ninguém, mas canibalizar uns aviões para manter a maior parte da frota no ar quase todo mundo uma hora ou outra tem que fazer depois é só comprar mais aviões e peças de reposição, a bronca maior é ter 23 pilotos de F16 para 48 caças pois comprar aviões é mais rápido, mas barato e mais fácil que formar pilotos de caça.

Junior

Amigo, eles compraram f35, imagina só, eles não conseguem manter e operar f16, mas na cabecinha deles, vão conseguir manter e operar f35. Que planejamento fantástico que a força aérea polonesa fez, ao invés de gastar esse dinheiro para transformar todos os seus f16 em block 70 e aumentar o salario dos pilotos para estancar a sangria de pedidos de dispensas, NÃO, o que eles fazem? Compram f35. Quem precisa da Rússia e do Putin como inimigos, quando se tem esse tipo de gente tomando decisões

Evgeniy (RF).

A lógica da compra do F-35 pela Polônia será um pouco diferente.

Pedro

A compra foi mais para estreitar laços com o ocidente do que defesa propriamente dita, isso aí é diplomacia pura.

Evgeniy (RF).

Polônia e, portanto, o país e a União Europeia. Eles não precisam comprar nada para fortalecer os laços com o Ocidente. Eles já estão totalmente integrados às estruturas ocidentais.
A verdadeira razão para comprar o F-35 é demonstrar-se a Moscou. E tudo isso terminará bem como com o F-16. Canibalismo e um esquadrão voador. Isto é na melhor das hipóteses. Além disso, a Polônia pretende comprar tanques “pantera negra” fabricados na Coréia do Sul.

Pedro

E comprar materiais bélicos americanos não é uma forma de cada vez mais fazer diplomacia em razão do Urso ao lado? Isso é diplomacia pura e geopolítica.

Evgeniy (RF).

Pedro E comprar materiais bélicos americanos não é uma forma de cada vez mais fazer diplomacia em razão do Urso ao lado? Isso é diplomacia pura e geopolítica. — No caso da compra pela Polônia do F-35, não, não é. Na realidade, são os F-35 poloneses que são fundamentalmente poucos que estão mudando na região. No caso de Varsóvia, existe uma lógica diferente. É sair e dizer: olhe para os moscovitas que temos. Para os próprios russos, parece uma faicepalm selvagem, mas a lógica polonesa é polonesa demais. O que pode mudar a devoção, mas isso não é crítico, é… Read more »

ALISON L C SILVA

“Eles não precisam comprar nada para fortalecer os laços com o Ocidente”… Dois erros aí: precisa avisar o Trump que nao precisa comprar dele então… Segundo, com Ocidente vc ker dizer EUA ne? kkkkkkkkkkk

Eduardo

Que comprasse então mais F16 dos EUA. Seria feita a mesma diplomacia mas com custo de aquisição e operação menor.

Paulo Costa

Planejamento de estado,querem os F-35,que é muito melhor que o F-16,haja vista a região mudando do F-16 para F-35,depois vende o F-16 para quem interessar,ou fica com frota reduzida de F-16.

Antonio Palhares

Junior.
Muita gente vai ganhar muito dinheiro com. Pelo menos trinta anos.

Andrigo

Parecem até almirantes da MB tomando decisões…

Welington S.

Andrigo
Isso mostra pra muita gente que não é só no Brasil que existe esses folclores tirados da b****.

Flanker

Se há problema em manter e operar, inclusive com falta de pilotos, os F-16……prevejo problemas mais graves para manter e operar os F-35. Lembrando que esses F-16 são modelos C/D block 52, entregues, novos de fábrica, a partir de 2006. Portanto, não chegaram, teoricamente, nem à metade de sua vida útil. Lembrando também que, no contrato dos F-35, foi acertada a manutenção das aeronaves até 2030, ou seja, na época em que os últimos dos 32 F-35 estiverem sendo entregues. Se isso se mantiver, os problemas do F-16 irão se repetir, em nivel mais grave ($), nos F-35.

Antoniokings

Aleluia!
Escreveu algo coerente!

Flanker

Opa!! Então vou ter que rever…..se está coerente pra ti, deve ter alguma coisa errada!

Fabio Mayer

Ah? E compraram 32 F-35…

Rico é diferente….

Pedro

Excelente exemplo para mostrar que o fator principal de ter uma boa logistica não é quem vende e sim se quem compra tem $ para bancar!

Hawk

Pra gente até parece piada canibalizar F-16! Novamente como já comentei, o F-35 está tomando o lugar do F-16. Vamos esperar a realidade para ver se está a altura dele.

Flanker

O F-35 está tomando o lugar do F-16 na Holanda, Noruega, Dinamarca, Etc….mas, na Polônia eles vão operar juntos. Os F-16 poloneses mais antigos completarào nesse ano de 2020, 14 anos de operação.

Antunes Neto

por outro lado com o F35, se um dia ele entregar o que promete, precisará de uma quantidade menor de pilotos e aeronaves para realizar uma defesa e ataques de forma eficiente.
.
Agora, pelo preço para manutenir e as problemáticas hora apresentadas, se faz necessário como backup do F35 outra aeronave minimamente capaz. O $$ chora nessas horas.

Fabio Mayer

Aeronaves com 14 anos de uso não podem, nem devem ser canibalizadas, salvo, claro, cenário de guerra.

Leandro Costa

É uma nota pequena falando sobre algo dito por uma legisladora. Merecia algo maior, mais específico, até porque não se sabe quantos pilotos estão em treinamento, quantas aeronaves estão em manutenção, quais programas a Força Aérea Polonesa está implantando e qual seu planejamento futuro e qual era a disponibilidade anterior com as aeronaves mais antigas, etc.

Junior

A nota é pequena, mas se você quiser ler a matéria original, que é enorme, basta clicar no link do site que esta na matéria, lá explica tudo direitinho. Aliás no site original, tem links sobre outras matérias que foram feitas desde 2018, quando um Mig 29 caiu e matou o piloto, matérias demostrando a situação em que se encontra a força aérea polonesa nos dias de hoje

Leandro Costa

Obrigado pela info, Junior. Vou checar lá 🙂

Luiz Trindade

Bem… O Brasil sabe muito bem o que canibalizar para manter poucos voando… E também teve o problema de vários pilotos de caça migrarem para aviação comercial. Passou e agora temos um número bom de pilotos de caça, até mais do que caças disponíveis para voar que colocam para voar no A-29. A exemplo dos amigos comentaristas eu me questiono como a Polônia vai ter recursos para comprar e manter os F-35… Mas como se diz em novela… A seguir cenas dos próximos capítulos…

Flanker

“…agora temos um número bom de pilotos de caça, até mais do que caças disponíveis para voar que colocam para voar no A-29….”

Como assim? Não entendi o que vc quis dizer! Explique, por favor.

JuggerBR

Duvido que consigam manter o F-35 sem canibalizar, as peças são muito mais caras. Só de rebite custa mais de 1 milhão de reais por aeronave…
Ainda dá tempo de cancelar essa compra e pegar os Gripen E. Com o troco que sobrar dá pra comprar as peças que os F-16 precisam…
#fikaadika…

Antonio Palhares

Não é fácil nem barato se manter nos padrões da OTAN.

Antoniokings

A Polônia é um País considerado pobre para os padrões europeus ocidentais.
Evidentemente que tem sérios problemas orçamentários.
Não terá como manter uma frota, ainda que pequena, de F-35s.
E isso nem fará cócegas em moscou.
Continuo com o ponto de vista que foi para agradar os americanos que aproveitaram para repassar alguns exemplares.

Luís Henrique

A ideia da Otan é uma aliança militar onde cada país deve ajudar os demais. Se todos os membros da Otan, forem olhar para o poderio militar russo ou chinês e comparar somente com o do seu país, 90% dos membros chegarão a essa conclusão. Nossos militares e equipamentos não servirão para nada. Mas quando se une todos os membros da aliança os 32 F-35 da Polônia com X do vizinho, Y do outro, Z do outro, o poderio militar rivaliza e supera os inimigos. Se pensarem que 32 caças não dá para nada e os demais países fizerem o… Read more »

ALISON L C SILVA

Desde o final da decada de 90 a ideia da OTAN é proteger os interesses que os ordenarem… A defesa mutua e so no papel… Cade que nenum pais atacou o Irã por atacar bases americanas ou destruir o drone? cade quem ninguem se mobiliza quando a Turquia (membro), se apodera de zonas economicas da grécia (outro membro) ???

Fabio Mayer

Nenhum país europeu sozinho conteria o poder militar russo, é por isso que criaram a OTAN.

Fabio Mayer

Certo, a Polônia é um país pobre em comparação com os vizinhos. Mas ostenta o maior crescimento econômico de todo o continente.

TukhMD

Mesmo pobre e com dificuldades orçamentárias tudo indica que terá mais caças 5th que a sua amada Rússia em 2030.
Sobre não fazer cócegas à Rússia estude os eventos ocorridos de 13 a 25 de agosto de 1920 às margens do rio Vístula.

Flanker

Se for isso, eles são malucos e rasgam dinheiro. Os F-16 mais antigos deles completarão 14 anos em 2020. Não chegaram nem na meia-vida ainda.

André Luís

MiG-29, ok! Avião soviético, Polônia querendo distância da Rússia e do seu pós-venda… Agora, os F-16?? É sério? Aviões adquiridos nos anos 2000.. É sério mesmo?

Peter nine nine

Não ah força aérea no mundo que nunca tenha feito o mesmo.

Peter nine nine

pronto, eu corrijo… que horror, nunca nenhuma força aérea fez isto… canibalizar, coisa de polaco pobre.
Melhor negativistas compulsivos?

Peter nine nine

Não digo que seja para financiar, mas é seguro presumir que o F35 seja parte da razão. Verbas são liberadas de forma mais contida, para não falar que com novo avião, o mais velho tende a ter menos relevância.

Matheus

E querem voar de F-35…

Antunes 1980

A legisladora garante ter informações precisas, o alto escalão militar do país nega esta situação. Difícil saber quem está falando a verdade.
Em inúmeros casos, a mídia globalista tem o poder de criar sensacionalismo e desinformação.
Prudência sempre é ideal nestes casos.
A Polônia em 2012 ampliou seu contrato de suporte e armamentos.

http://www.cavok.com.br/blog/polonia-solicita-novas-armas-e-pacote-de-apoio-para-seus-cacas-f-16/

Leandro Costa

Também nada impede a Polônia de ter feito um pedido de um número de aeronaves acima do que ela pretende usar normalmente, podendo estocar uma certa quantidade de células para pronto uso em caso de necessidade, fazendo rodízio entre as células para distribuir o número de horas voadas de cada um. Isso poderia explicar aquele único motor sobressalente no pedido, ao invés de um número mais substancial.

Mas sim, devemos ter muito cuidado com fontes, ainda mais durante situações em que um dos lados nega.

Antonio Ahmad Yusuf Dames

Entender de aviação é algo complexo principalmente tratando de aviação de caça. Canibalizar aviões para manter outros voando é algo ruim, mas tem que ser feito em momentos de dificuldades para reposição de peças. Um país não pode ficar sem defesa aérea. Como caso da Polónia e outros países de um modo geral.

Glasquis7

Cara, estão com 48 F16 armados com AIM 120 C7, mais uns 30 MIG 29, uma compra de F 35 e estão chorando por canibalizar seus F 16?

Que atire a primeira asa quem nunca canibalizou um caça.

Tem mais caças que qualquer país da América Latina.

O que tem que chorar é a falta de pilotos. Isso sim está ruim.