O programa Service Life Modification entregará mais de 450 jatos F/A-18E/F à US Navy até 2033

ARLINGTON, Va., 6 de fevereiro de 2020 – A Boeing [NYSE: BA] forneceu uma nova vida útil ao F/A-18E/F depois de entregar o primeiro Super Hornet sob o programa Service Life Modification à Marinha dos EUA. O segundo jato SLM será entregue até o final do mês e a Boeing entregará o terceiro F/A-18 modificado em abril.

Os Super Hornets iniciais entregues pelo programa terão a vida útil prolongada de 6.000 para 7.500 horas de voo. Os futuros planos de modificação no início dos anos 2020 permitirão que os jatos voem 10.000 horas e incorporem os novos recursos do Block III.

“O SLM fornecerá um recurso crítico para a Marinha capitalizar novamente aeronaves de longa duração para devolvê-las à frota em uma condição quase nova”, disse o capitão Stephen May, co-líder do PMA-265 para aeronaves E/F/G. “Isso reduzirá a carga sobre nossos mantenedores, nosso sistema de suprimentos e nossos ativos em nível de parque”.

Atualmente, existem 15 Super Hornets no programa SLM nas linhas de produção em St. Louis e San Antonio. Leva-se 18 meses para concluir as modificações em um F/A-18E/F, embora esse tempo seja reduzido para um ano à medida que o programa avança. A Boeing entregará mais cinco Super Hornets este ano.

A conversão do Block III incluirá capacidade aprimorada de rede, tanques de combustível conformais, um sistema avançado de cockpit, melhorias de assinatura e um sistema aprimorado de comunicação. As atualizações devem manter o F/A-18 em serviço ativo nas próximas décadas.

FONTE: Boeing

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DOUGLAS TARGINO

Muito lindo! Esses não tem tanta ondulações como os outros tem, deve ser mais ficar mais “invisíveis” a radares.

Guilherme F14

Me parece que a Marinha dos EUA não engoliram bem o F-35.
Sei la, acho que foi só impressão minha mesmo.

Guilherme Poggio

Esse programa de meia-vida do SH já estava na conta. Mas é um ponto que diferencia a aviação naval da USAF. A USAF não possui uma aeronave da geração do Super Hornet. Ou são mais antigos ou são mais novos.

Thiago Telles

Tanto nao engoliu que já falou que nunca mais entra num projeto furado de jsf, ou seja, uma plataforma dedicada as duas forças. O f35 esta sendo um desastre só q impossível de se voltar a trás.

Joao Moita Jr

Engoliram sim, mas deu uma indigestão danada!!!

JuggerBR

Espero que a Boeing não esqueça ferramentas dentro dos Hornets igual fez nos KC-46…
Que ponto as industrias americanas de aeronaves chegaram… LM vendendo uma lista de problemas chamada F-35 e a Boeing com erros primários nos seus maiores projetos.

Rodrigo Maçolla

Confesso que lá em 2006 quando o Super Hornet substituiu e aposentou de vez o F-14 Tomcat, eu fiquei com certa “bronca” desse caça, lógico que devido a uma questão mais emocional minha do que lógica, Mais com o tempo e conhecimento adquirido aprendi a gostar também e admirar o “VESPÃO” embora concorde que o Gripen tenha sido melhor escolha pra FAB eu torcia mesmo pelo F-18 ganhar o FX-2, … Mais tai a prova que é um grande caça capaz e que atende as necessidades da maior e mais poderá Marinha do Mundo, não pode ser fresquinho para operar… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Só resta ao resto construir defesas AAA.

Fabio Araujo

Não estão confiando só no F35 para a Marinha e fuzileiros! A USAF também segue investindo nos F16 e F15 pelo mesmo motivo.

Bosco

Fabio, O Super Hornet nunca foi pensado em ser substituído pelo F-35C. Apenas o Hornet é que o seria. O Super Hornet deverá ser substituído por um caça de 6ª Geração. O USMC sim, pensa em substituir todos Hornets e Harriers por F-35B e e F-35C. A USAF levará anos (2037) até que todos os mais de 1700 F-35A sejam adquiridos e até lá cabe investimento nos “velhos” A-10 , F-15 e F-16. *O F-15 não será substituído pelo F-35A O F-35 (A,B,C) foi desenvolvido pensando em substituir os caças F-16, F-18 (ABCD), AV-8 e o avião de ataque A-10.… Read more »

Airacobra

Não entendo a dificuldade da galera entender isso Bosco, mais claro que isso só dois disso

Luis

só para lembrar um fato fundamental q a grande maioria parece fazer questão de ignorar é q o f35 é na verdade o desenvolvimento de 3 caças diferentes projetados com a maioria dos componentes em comum. o desenvolvimento de um caça é caríssimo, os custos de desenvolvimento do f35 dividido por 3 mostra o real custo por caça desenvolvido, uma solução inteligente mas muito ambiciosa e ousada, q compensa também ao longo do ciclo de vida com a diluição dos custos de manutenção e treinamento q haveriam caso houvessem optado por 3 caças diferentes para usaf, usn e usmc. mas… Read more »

ADAIR HAMES

O problema do F35 é a hora de voo mais cara de todos os caças… (+-$U28.000), para se ter idéia, dá pra colocar no ar, 6 Gripens pelo mesmo valor, com 8 canops cada…rsrs.

Bosco

O ideal pensado para os EUA no passado era: F15C substituído integralmente pelo F-22 F-15E substituído por uma versão de longo alcance/ataque do F-22 ex: FB-22 F-16 e A-10 substituídos pelo F-35A na USAF F-18 (A,B,C,D) e EA-6 substituídos pelo F-35C na USN e USMC AV-8B substituídos pelo F-35B no USMC. – A USAF “imaginada” seria composta por F-22, FB-22 e F-35A. A USN por F-18EF, EA-18G e F-35C O USMC por F-35C e F-35B. – Os planos relativo à substituição integral do F-15 C e E não deram certo. O programa relativo ao F-35 segue como planejado. Na verdade,… Read more »

Leandro Costa

Na minha humilde opinião, a maior falta de visão de certos atores políticos americanos, tanto na administração Bush quanto na Administração Obama, durante os anos de 2008/2009 foi o cancelamento do programa F-22 prematuramente.

Hawk

Só complementando uma coisa, o F/A-18 foi feito para substituir o A-6, A-7, F-4 e o EA-6B. Depois virou F-18 Hornet, depois virou SuperHornet (que substitui o amado F-14) e depois se tornou o único caça padrão da Marinha Americana. Acho que cada vez mais essa história de ter um “caça para cada função” está caindo em desuso. O próprio F-35 também está substituindo um monte de outros caças, como disse o Bosco.
Confesso que um preferia o F-18, que era um caça mais rápido de ser entregue e testado em combate, mas o Grippen foi um boa escolha também.

Dalton

O F-14 é que de fato substituiu o F-4 começando no fim da década de 1970. . O FA-18A/C substituiu os A-7s processo iniciado no fim da década de 1980. . Quanto ao A-6 eventualmente os FA/18s os substituíram, mas, vale lembrar que na ocasião os A-6s respondiam por um quinto esquadrão de caça/ataque das alas aéreas dos NAes e esse número ainda na década de 1990 foi reduzido para 4 esquadrões, sendo 2 de F-14 e 2 de FA/18A/C . . O Super Hornet acabou substituindo o F-14 e o F-35C deveria substituir os Hornets, mas com o atraso… Read more »

Leandro Costa

É bom lembrar que a aposentadoria dos A-6 (apesar de propostas interessantes e relativamente baratas como o A-6F) criou uma lacuna em relação à alcance de ataque que os Hornet não foram capazes de preencher. Apenas os F-14B/D conseguiam efetuar ataque ao solo nas distâncias em que o Intruder podia fazer. Um dos efeitos desses projetos ‘multi-role’ como o Super Hornet, é que geralmente se sacrifica alguma coisa em cada tarefa, mas felizmente o aumento da tecnologia embarcada, seja na aeronave em si ou em meios de suporte, fez com que esses sacrifícios sejam bem pequenos, ou nulos, se comparados… Read more »

Gustavo

vida longa ao Super Hornet

Rodrigo

Sonho de consumo da Marinha e da FAB…pela aproximação cada vez maior entre Brasil e EUA, não me surpreenderia que daqui alguns anos temos F18 com a nossa bandeira…