Phenom 300
Phenom 300

Foram relatados casos de corrosão na parte traseira da aeronaves que pode provocar perda de controle. 166 jatos terão de fazer a manutenção

O Estadão noticiou que a Embraer, em carta aos clientes, anunciou na quarta-feira (13) uma espécie de “recall” dos jatos executivos Phenom 300.

Assinado pelo presidente da unidade de serviço e suportes da empresa, Johann Bordais, o documento destaca que foram relatados à Embraer casos de corrosão nas massas de balanceamento dos profundores (parte traseira da aeronaves) que podem provocar perda de controle da aeronave.

A reportagem do jornal apurou que a chamada para revisão dos jatos envolve um terço da frota de 500 aviões.

Ou seja, 166 aeronaves, terão de passar por essa manutenção preventiva. Um grupo terá de fazer a revisão nos próximos três dias. Os demais ao longo de 60 dias, conforme a carta.

Segundo o presidente da Embraer Serviços, os relatos apontam para o fato de que a região de operação da aeronave tem uma contribuição relevante para as corrosões das massas.

Com base nessas conclusões, a empresa decidiu propor um tempo de cumprimento de revisão das aeronaves de 3 dias ou cinco horas de voo, o que vier primeiro.

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RenanZ

Poxa, a Embraer já está padrão Boeing mesmo, kkkkk

JT8D

O nome disso é AD, Airworthness Directive. É rotineiro em aviação. A imprensa brasileira é um tédio, só ignorância e desinformação

Claudio Moreno

Isto chama-se Empresa Que Respeita o Consumidor.
Parabéns a EMB.

CM

Willber Rodrigues

Bem, ao contrário de uma “certa” empresa norte-americana, a Embraer não deixou o problema evoluir para 2 acidentes fatais com centenas de mortos, e agiu antes disso.
Parabens a Embraer.

Matheus

Problema vai ser quando sairem os primeiros projetos da nova empresa.
O nome da Embraer tá no meio, tem que tomar cuidado pra não se queimarem junto como a Boeing se queimou

Mauricio R.

Um potencial problema fatal em 166 células, não é de jeito e maneira, respeito algum pelo consumidor.
É somente a empresa se precavendo de possíveis ações judiciais.
É a empresa dizendo: “Eu avisei…”

Aerococus

Santa ignorância batman,

Quando a AD for implementada não haverá mais o potencial problema fatal nas 166 células. E a AD foi lançada porque a desrespeitosa empresa segue os regulamentos aeronáuticos e provê um amplo plano de manutenção preventiva.

Rinaldo Nery

Será que o Maurício fez nova seleção na EMBRAER e não foi aprovado de novo?

Ricardo Bigliazzi

A manchete da noticia não condiz que a normalidade do procedimento.

Muito sensacionalismo

jorge domingos

esses jatos são embraer , agora , fabricados nos estados unidos.
inclusive a fab comprou recentemente alguns jatos phenom embraer made in U.S.

H.Saito

OFF: já viram o novo trailer do Microsoft Flight Simulator?
Está lindão!
https://youtu.be/BCBgO6St9ug

Marcio

Show

Fernando EMB

Notícia nada a ver!! Boletins de serviço, AD’s e coisas assim são normais na aviação. Trabalhei com sobre Boeing 737-200 e Airbus A300, e mesmo sendo aeronaves já “maduras”, tinham muitos boletins de serviço e AD’s.

JT8D

Pelos aviões que você citou, você deve ter trabalhado na Vasp

Delfim

Apenas um Phenom 300 caiu, matando o piloto e 3 familiares do… Osama bin Laden, em 2015, o que dá certa margem de especulações sobre a casualidade do acidente, se os Srs. me entendem.

Marcos10

O inquérito concluiu que o piloto fez uma aproximação não estabilizada e com excesso de velocidade, não conseguindo parar ao final da pista.

Fernando EMB

E só para lembrar… O Phenom 300 tem sido o não executivo mais vendido do mundo por vários anos …

Rommelqe

Alem de tudo, trata-se de um peça que prove estabilidade nas superfícies de controle, apenas uma massa adcional com pequeno problema de corrosão.!!!

Joli le Chat

Não diga isso. O problema é muito sério. Pode derrubar o avião ao diminuir as margens de flutter. Leia aqui: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/DA/Textos/1452emd.pdf

Como o pessoal vem dizendo, as diretrizes de aeronavegabilidade são para corrigir condições inseguras ligadas ao projeto do avião.

Para consultar as diretrizes brasileiras: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/DA/DA.asp

Como funciona o sistema de diretrizes de aeronavegabilidade: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-039