Mísseis S-75 Dvina, de fabricação chinesa, designados HQ-2, em exibição no Museu de Aviação da China

Em 7 de outubro de 1959, aconteceu a primeira destruição de uma aeronave inimiga por um míssil terra-ar, com o abate de um Martin RB-57D Canberra de Taiwan sobre a China, atingido a uma altitude de 20 km (65.600 pés) por uma salva de três mísseis V-750 (1D), lançados por um sistema S-75.

O S-75 (em russo: С-75; SA-2 “Guideline” na designação da OTAN) é um sistema de defesa aérea de alta altitude, projetado pelos soviéticos, construído em torno de um míssil terra-ar com orientação de comando. Após sua primeira implantação em 1957, tornou-se um dos sistemas de defesa aérea mais amplamente empregados da história.

Esse sistema ganhou fama internacional quando uma bateria S-75, usando o míssil V-750VN (13D) mais novo, de maior alcance e maior altitude, foi empregada no incidente do U-2 de 1960, quando derrubou a aeronave pilotada por Francis Gary Powers sobrevoando a União Soviética, em 1 de maio de 1960.

O sistema também foi desdobrado em Cuba durante a Crise dos Mísseis, quando abateu outro U-2 (pilotado por Rudolf Anderson) sobrevoando Cuba em 27 de outubro de 1962, quase precipitando uma guerra nuclear.

As forças do Vietnã do Norte usaram o S-75 extensivamente durante a Guerra do Vietnã para defender com sucesso Hanói e Haiphong dos ataques dos EUA. Também foi produzido localmente na República Popular da China sob os nomes HQ-1 e HQ-2.

Subscribe
Notify of
guest

146 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RENAN

Não sei porque humilhar tanto o contribuinte brasileiro, faz 60 anos que existe um modelo funcional de sistema Antiaéreo de 20km de altitude e nos não temos a capacidade de produção de nada similar.
Que vergonha.
Por favor não nós humilhe mais com este tipo de reportagem, pois nossos militares tem prioridade melhor para torrar o dinheiro público, o 13° orçamento de defesa do planeta.
Por favor não nós humilhe.

Tadeu Mendes

Renan,

Voce tocou na ferida. Ha 60 anos atras os russos criaram esse missil fenomenal, mortifero, e repeitado pelos adversarios.

E o Brasil que? Parado na estaca zero. Entao eu pergunto: Quanto custa desenvolver um missil tipo SAM, como o S-75?

E olha que naquela epoca, a Russia nao era tao desenvolvida em electronica, o missil nao possuia computador, e muito menos GPS.

Nos dias de hoje ate parece primitivo, mas naquela epoca, foi um salto tecnologico impressionante.

Antoniokings

Rapaz!
Concordando com o Tadeu de novo?!?!?!?!
Vai que a moda pega.
kkkkkk

Tadeu Mendes

Kings,

Sinal dos tempos. O fim do mundo se aproxima….kkkkkkk.

Eu reconheco qualidade tecnolgica e o poderio dos misseis russos, comecando pelos SAMs. ate chegar aos ICBMs.

A China nem chega perto da Russia, em numero de ICBMs. e poderio nuclear.

Mas a Russia, e’ a unica que possue suficiente estoque de armas nucleares, as quais poderiam arrasar com as grandes cidades americanas e destruir a infraestrutura industrial e operacional deste pais.

paddy mayne

A Rússia perdeu parte de sua capacidade de lançar tais armas. Mas continua inegavelmente perigosa.

Farroupilha

Tadeu, Até a década de 60 a matemática russa era a mais competente do planeta. Nesta época o que determinava o acerto no alvo desses mísseis era simplesmente um rigoroso cálculo de trajetória. As vitórias espaciais russas (primeiro satélite, primeiro astronauta) se deram mais por sua matemática do que por uma tecnologia sofisticada. Sendo que o programa espacial americano se atrasou em relação ao russo, pela matemática americana ser mais fraca e não por seus recursos e tecnologia. Caso não esteja enganado (fazem muitos anos que li) a fonte dessa informação está no livro: Sombra Sobre as Estrelas de Peter… Read more »

Tadeu Mendes

Farroupilha,

Concordo contigo. A Matemática foi o instrumento intelectual mais poderôso que a Rússia possuía aquela época.

Mas se não estou enganado, os cérebros da União Soviética eram os ucranianos.

A Rússia era a locomotiva industrial comunista , muito peão e muita política e o grôsso do poder militar.

Tadeu Mendes

Farroupilha,

Concordo com voce, que o melhor instrumento intelectual com que contava a Uniao Sovietica naquela epoca, foi a Matematica.

Mas se nao estou enganado, a Russia era como que uma locomotiva industrial e politica das Republicas Socialistas Sovieticas.

Mas os cerebros estavam na Ucrania, tanto no que se refere a tecnologia de foguetes e misseis, como tambem na area de projeto de ogivas atomicas e/ou termonucleares.

Antonio Palhares

Tadeu.
E pelos aviões abatidos se percebe que ele era muito eficaz. Abater um alvo a vinte mil metros naquela época.

Tadeu Mendes

Antônio Palmares,

Exatamente.

Tadeu Mendes

Renan, Voce tocou na ferida. Ha 60 anos atras os russos projetaram e desenvolveram um missil letal, preciso, e temido pelos adversarios. E o Brasil que? Quanto custaria desenvolver um missil como este? Quantas vezes o Brasil perdeu, e vai continua perdendo o bonde? Veja bem; o missil parece primitivo, se comparado aos aos de hoje em dia. Sem computador de bordo, sem GPS, e mesmo destruir um U-2 a 60 mil pes de altura, ou seja; o dobro da altitude de cruzeiro das aeronaves comerciais (30 mil pes). Eu penso que foi o mais avancado missil, naquela epoca. Esse… Read more »

Carlos Alberto Soares

70 mil pés para ser exato.

Ricardo Bigliazzi

Até parece que existem dezenas e dezenas de sistemas similares. Me desculpe, mas não existe a real necessidade de desenvolver isso, nem o Vietnan, Egito, Iraque, etc etc, etc desenvolveram

Tadeu Mendes

Ricardo Bigliazzi,

Talvez nao exista a necessidade de desenvolver sistema semelhante.

Mas quando a necessidade chegar, poderia ser tarde demais.

Esse tipico pensamento brasileiros como voce, ajudam a manter o Brasil sempre atrasado, defasado e desarmado.

Sérgio Luís

Toda razão!

Fabio Araujo

Nem desenvolvemos e nem compramos algo assim! Eu gostaria muito de ver algum tipo de sistema de médio e de longo alcance feito aqui nem que seja fabricado com licença. Já que estamos vendo tantos projetos saindo bem que poderia sair cadê a parceria da Avibrás com a MBDA para um sistema de média altitude?

Mauricio R.

Não necessitamos da Avibrás para termos um sistema SAM de média altitude.
Basta adquirir de prateleira, de quem tem.
Sai mais barato e é entregue funcionando, e no prazo.
Se depois de tanta tecnologia comprada pela União, a BID não sabe fazer, então temos que deixa-la de lado; morrer seca.

Carlos Alberto Soares

Israelense.

Mauricio R.

Os sistemas israelenses estão mais para C-RAM e BMD, do que
para SAM.
Israel também é operador do Patriot.

Adriano RA

Não me lembro do motivo de não termos fechado a compra dos Pantsir, alguém se lembra?

100nick-Elâ

Porque Bardini, Bosco, Rinaldo Nery, Agnelo e cia nos acusaria de comunistas, foi por isso.

Bosco

Me inclui fora dessa.

Rinaldo Nery

Uma coisa é ideologia, outra coisa é qualidade de equipamento. Teria sido excelente. Não fosse assim não teríamos o MI38. Mas, como já postei ¨n¨vezes, graças ao ¨jeito russo¨ de fazer negócios (pós venda horroroso), o projeto vai ser ENTERRADO!

Carlos Alberto Soares

Vai ser Israelense.

RENAN

Amigo qual o motivo do gigante está adormecido? Qual o motivo de sabotagem no programa nuclear brasileiro? Qual o motivo de negarem a tecnologia militar ao Brasil? Qual o motivo da base de Alcântara explodir? Qual o motivo do convertiplano não ser feito pelo Brasil?qual o motivo do Brasil não fazer um transistor, diodo,etc? Qual o motivo de não termos uma bomba nuclear? Muitos acham apenas lenda, mas este país tem um potencial gigante se as forças ocultas que controla o planeta, não impedir sabem que este país terá potencial para se tornar a maior potência do planeta. Então para… Read more »

Atirador 33

Meu caro, concordo com tudo que vc mencionou, somos boicotados com tecnologias militares, isso eu acredito que todos os entusiastas concordam. Porém acho que não podemos culpar outras nações pelos nossos atrasos e mazelas, temos um problema crucial que é orçamentária seguida das disfunções da máquina pública. Assim sendo, somos os únicos culpados pelos nossos atrasos, temos de parar de vitimismo e arregaçar as mangas e pesquisar, desenvolver tecnologia e patentear, e não esperar que os países que fazem seus deveres de casa, nos socorram. Vamos nos esforçar para debater as causas.

Abs

RENAN

Atirador 33 ( minha opinião) A causa número 1) é a falta de gestão visando a atividade fim, gastar o orçamento da defesa em defesa nacional e não em milhares de pessoas e benefícios. Isso já todos concordamos. A causa número 2) é o problema de destinar ao setor de defesa baseado no PIB. Vamos lá: teria que ter no planejamento orçamentário de defesa por força de lei um valor estipulado em dólar (visto a necessidade de compras internacionais), por 10 anos, assim a cada 10 anos se revisa este valor. E não em porcentagem como é hoje. Este valor… Read more »

Saldanha da Gama

Meu caro, a maior força oculta, o cancro mor estão nos nossos políticos(congresso) e estes fazem e fizeram mais estragos que um ataque nuclear, são traidores da pátria, assim como no judiciário e executivo. Falta-nos patriotismo, respeito e amor a pátria mãe Brasil, um escoamento de recursos caótico, que está nos levando a insolvência(incluindo as pensões efetivo muito acima do necessário, além das mordomias) e ONDE ASSINO? abraços

Bosco

Adriano, O Pantsir é muito bom mas não passa de um sistema SHORAD superdimensionado. Um sistema de médio alcance preferencialmente deve ter uma configuração modular e não ser um sistema integrado a um só veículo. O fato do desempenho do Pantsir ser condizente com um míssil de médio alcance pretendido pelo EB não fazia dele um sistema com a conformação ideal. Nada contra ele compor um sistema de defesa AA brasileiro, seja no EB ou na FAB, mas ele não é um sistema de médio alcance legítimo. Já o seguinte no portfólio russo, seria o BUK, mas que acho muito… Read more »

Adriano RA

Interessante…. Talvez um BARAK MRAD….
Abraços

FoDeFo

Então pagar preço de sistema de curto alcance e receber um com desempenho de médio alcance, autônomo ou operado em rede, com ótimo desempenho comprovado em combate real, e com proposta de transferência de tecnologia; isso tudo é ruim?
É…
Pode ser…
Antes que digam que é caro, procurem saber o preço de cada munição do Pantsyr e do CAAM, por exemplo.
Ou pensem qual seria munição (míssil ) mais crível de ser fabricada aqui.

Carlos Alberto Soares

Tio Jacó.

JPC3

Porque não era o que as forças armadas queriam?

pangloss

Esse é um aspecto que não passa pela cabeça dos que defendem que o Brasil tenha armas nucleares.
Mísseis antiaéreos são apenas um exemplo do que nos falta.
Antes de ter um arsenal nuclear, deveríamos desenvolver muitos outros sistemas.
Até mesmo para proteger nosso eventual arsenal nuclear.

Émerson Gabriel

Não podemos ter armas nucleares porque o Brasil assinou o tratado de não-proliferação de tais armas, salvo engano no governo FHC. Sair desse tratado nos dariam muita dor de cabeça com o conselho de segurança da ONU (EUA…Rússia…China…França…) Esqueçam isso e voltemos a realidade. Não tem dinheiro para o 2º lote de Gripen, nem para as 4 (eu disse 4) tamandarés temos $$$ e pior ainda. pagamos 55 milhões por cada caracal que custa o dobro do Black Hawk e 4x mais que um Mi-17 e para a gente chorar o preço de um Apache… E querem bomba nuclear? rs

Elton

Talvez depois de saber o que é o horror da guerra total ,sofrer com destruição total de suas principais cidades,ver as atrocidades que acontecem com um povo derrotado sob ocupação estrangeira e ter seus homens humilhados com suas mulheres sendo tomadas por soldados inimigos ,talvez só depois de um dia sofrer isso nossos governantes,militares,políticos e sociedade civil vão entender a necessidade de ter uma indústria de defesa forte,com forças armadas capazes de ser tão fortes quanto a economia do país e ter poder real de dissuasão estratégica.

Émerson Gabriel

Sem contar que pegaria mal para o governo (qualquer governo) desenvolver armas nucleares. O Brasil está quebrado com todos os ministérios contingenciados; não há dinheiro nem para pesquisa em ciência e tecnologia. Desenvolver armas nucleares sem nenhum apoio popular seria um suicídio político. PS: Não sou de esquerda, sou apenas racional.

Thulio manhaes

Até q enfim 1 comentário na qual concordo c vc Renan!…rs

Nilton L Junior

Se você for pesquisar e verificar na destinação do orçamento público da união vai ver que 40% vai para pagamento de juros da divida pública, junte isso mais contingenciamento então sobra muito pouco para considerar o setor defesa como prioridade.

Rodrigo

Nossos militares “para que isso , vamos investir em festas, banda de música(todo quartel tem uma), e lutarmos pela nossa aposentadoria”.

Saldanha da Gama

Esqueceu de mencionar judiciário, legislativo e executivo

Bispo

Realidades diferentes … URSS x EUA .. Brasil x Corrupção/soberba etc….

Diego

poderiam começar efetivamente cancelando a pensão para filha de quem ainda não recebe mas tem direito

RENAN

Segue bastante dados técnicos do míssel https://www.ausairpower.net/APA-S-75-Volkhov.html

Tomcat

Caros editores, o primeiro parágrafo está estranho:

Martin RB-57D Canberra de Taiwan sobre a China , atingido por uma salva de três mísseis V-750 (1D) “lançados” por um sistema S-75 a uma altitude de 20 km (65.600 pés).

Ao invés de lançados, não seria atingido pelos mísseis a 20 km de altitude?

Émerson Gabriel

Ficou melhor agora

Mauricio R.

Outra vítima de SA-2, foi na 1ª Guerra do Golfo.

Space Jockey

E pensar que hoje ainda não possuímos nada pra essa altitude/alcance.

Tadeu Mendes

Esse missil foi um icone durante os anos 60. Causou consideravel estrago em jatos de combate e bombardeios americanos, especialmente durante o conflito no Viet Nam.

Foi sem sombra de duvida uma surpresa total para os EUA, quando o S-75 abateu o U-2 voando sobre o territorio russo.

100nick-Elâ

Elogiando arma russa? você está doente, Tadeu?

Tadeu Mendes

Nick,

Nao estou doente nao. rsrsrs…

Mas quando falamos de misseis, eu tiro e sempre tirei o chapeu para Russia, a qual esta’ no mesmo patamar que os EUA, ou pelo menos a letalidade dos misseis russos nao deixa nada a desejar aos misseis americanos.

Chris

Pelo que eu percebo… Quando um “ocidental” fala a respeito de determinado assunto… Ele realmente acredita naquilo, ou seja, isso não o impede de elogiar o “inimigo”….

Eu por exemplo… Fiquei mesmo de boca aberta com o desfile militar da China.

E no caso dos “vermelhinhos”… Acho que continuam insistindo em algo, mesmo qdo sabem que estão errados ! Porque na verdade, defendem é uma doutrina !

carcara_br

Famoso poste voador, a ogiva desse míssil é uma coisa descomunal.

Willber Rodrigues

Como já disseram anteriormente:
A 60 anos os misseis AAA estrearam em combate.
E durante todo esse tempo, um certo país dos trópicos onde “tem palmeiras onde canta o sabiá” nunca teve nada igual, em suas 3 FA’s.

Ricardo Bigliazzi

Defender com sucesso Hanoi??? Veja o volume de bombas atiradas pelos Americano anos após anos em Hanoi…

Impuseram dificuldades, num primeiro momento preocupantes mais podemos considerá-los os fomentadores dos eficientíssimos aviões Wild Wessel americanos.

Pode contar a historia, mas não pode modificá-la

Antoniokings

Levando-se em conta que no final os EUA foram derrotados, todo esforço pode ser considerado vitorioso.
Inclusive os milhares de abates de aviões americanos, em que pese algumas cidades bombardeadas.
Como analogia podemos citar o bombardeio alemão a Londres.
Alguns aviões passaram, a cidade foi bombardeada, muitos aviões alemães foram derrubados e no final a Alemanha foi derrotada.

Bosco

Toinho,
A Guerra do Vietnã foi uma batalha da Guerra Fria. Os EUA venceu!

100nick-Elâ

Os Estados Unidos venceram a Guerra Fria sim, mas não essa batalha específica do Vietnã.

Chris

Não existiu uma guerra dos EUA contra o Vietnã !

Existiu um guerra entre Vietnã do Sul contra o Vietnã do Norte… E os EUA apoiaram o sul !

Como era, literalmente, uma “guerrilha” que não acabava nunca (Durou oficialmente 20 anos). E não habituados a conflitos “medievais” no meio da floresta, muitos americanos morreram. A guerra não era deles, a opinião pública americana caiu em cima e eles caíram fora. Só depois disso o Vietnã do Norte venceu a guerra!

Se a guerra fosse mesmo “americana”… A história seria outra obviamente, e poderia até terminar em bomba nuclear !

Rene Dos Reis

Sei não ein no futuro os historiadores podem não considerar a queda da união soviética como sendo o fim da guerra fria.

Bosco

Rene,
Aquela guerra acabou. Agora o inimigo não é mais tão aparente como no passado, sendo muito mais esquivo e maquiavélico, mas é igualmente perigoso.

Aldo Ghisolfi

Mais perigoso, penso eu. Agora podemos agregar a China, a Coréia do Norte, o Irã e a Rússia, que continua na parada.

Antoniokings

A guerra fria não acabou.
É evidente que agora é com a China e ela está vencendo.
Muito provavelmente por ela ser de um porte muito maior que a antiga URSS.
Não por outro motivo, a China já possui 40% da produção industrial do Mundo.

Bosco

O maior inimigo do Ocidente não é a China nem a Rússia ou o Irã e muito menos a CN. O maior inimigo é interno.

Antoniokings

Engano seu.
Quem está corroendo os EUA é a China.
Devagar. Lentamente.
E não há mais como retroceder.
Mas, vale a sua torcida.

Chris

Fica tranquilo… Rússia ainda é muito mais “perigosa” que a China, que jamais atacará o ocidente, pois só as sanções comerciais destruiria sua economia em poucos meses, de tão dependentes de exportações que são.

Com uma canetada do Trump na Huawei e alguns impostos, olha a quantidade de fábricas que estão fugindo da China, que nem se atreveu a revidar ! E sua economia já sente os efeitos…

Antoniokings

Isto está parecendo gol anulado pelo VAR.
Quando começa a jogada e quando acaba.
Se vc considerar que a China ajudou o Vietnã, e ela está assumindo a ponta no Mundo, então ela ganhou.
Mas, para todos os efeitos, foi a maior derrota americana em todos os tempos.

Chris

A única verdade nisso… É que os americanos não eram habituados a conflitos medievais no meio da floresta e lá eles sofreram…

De resto, o vietnã do Norte só venceu a guerra, depois que os EUA deixaram de apoiar o Vietnã do Sul !

Mauricio R.

Os americanos perderam a 10000 Km do litoral da Califórnia.
Os soviéticos perderam do outro lado do rio.

Antoniokings

O único problema é que os EUA têm mais de uma derrota, né?

Antonio Lopes

Só você acredita nisso!

Tadeu Mendes

Os EUA fizeram os norte vietnamitas a sentarem na mesa de negociacoes. O que os combates no meio das florestas nao conseguiu dobrar os norte vietnamitas, os bombardeios aereos, praticamente colocaram os comunistas de joelho. Foi somente depois que os EUA sairam do Viet Nan, foi que o norte invadiou o sul. Nenhum pais foi tao severamente bombardeado pela USAF e pela US Navy, como foi o Viet Nam do Norte.. Se o Viet Nam fosse um pais industrializado, teria regressado a idade da pedra depois de tantas bombas. Praticamente o Viet Nam era um matagal imenso, sem valor estrategico… Read more »

Tadeu Mendes

Kings,

Nao me decepcione.

Contabilizando o numero de mortes durante a guerra do Viet Nam, os EUA sairam vitoriosos, A derrota americana no Viet Nam foi mais politica do que militar.

Alias, ja’ nao tinha muito mais o que bombardear. Uma guerra assimetrica, travada contra um exercito regular (NVA) e a guerrilha campesina (Vietcong),

O Viet Nam nao tinha uma infraestrutura para ser destruida, o pais quase todo vivia da economica de substencia, nas areas rurais.

Antonio Lopes

A decisão militar de entrar em guerra ou se render ou abandonar o campo de batalha é uma decisão política. O Vietnã ganhou a guerra por abandono do oponente que fugiu, por uma decisão política de que era impossível vencer militarmente. Ok?

Tadeu Mendes

O oponente nao fugiu. Voce esta muito mal informado sobre o conflito.

Aceita a verdade que doi menos.

Alexandre

Caro Tadeu Vitória ou derrota pode e deve ser determinada pela avaliação crítica em relação aos objetivos estabelecidos como metas. Fica evidente que no caso da guerra do Vietnã os meios militares estadunidense não foram capazes de alcançar os objetivos estabelecidos. Indiferentemente ao colossal poder bélico utilizado e os danos conseguentes impostos aos norte-vietnamitas nenhum objetivo foi alcançado. Militarmente a maior derrota estadunidense foi justamente o fato de que sua absoluta superioridade bélica e sua superlativa capacidade de promover danos e destruição, não foi capaz de neutralizar o inimigo, muito menos derrota-lo. A retirada dos estadunidense foi efetivada mediante essa… Read more »

Antonio Lopes

Para vencer uma guerra você tem que alcançar e controlar o poder político do local.

Tadeu Mendes

Anontio Lope,

Isso nao e verdade. Para vencer uma guerra voce tem empurrar o inimigo para a beira do abismo.

Veja o exemplo da Alemanh nazista. Ninguem pode alcancar e controlar o poder politico local dos nazistas.

Foi o imenso poder destrutivo do inimigo, e a quantidade apocalipitca de mortos fizeram os nazistas se renderem.

A maquina de guerra da Alemanha ja estava praticamente dizimada, os recursos exauridos, as cidades em ruinas, a vontade de lutar evaporou.

Sua teoria esta errada.

Nilton L Junior

Levaram taquarada dos papa arroz e em outros lugares também não se deram bem, acho que o paspalhão americano pelo menos em termos de conflito está vendendo as armas mas participar ta fora.

Tadeu Mendes

Kings,

Nao houve milhares de abates de de aeronaves americanas. Revisa a sua estatistica.

Antoniokings

Eu me baseio por esta estatística.
Acho que está bem detalhada.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_aircraft_losses_of_the_Vietnam_War

Evandro

Tem uma frase que diz “A política é o cachorro e a guerra é o rabo”, é o cachorro que balança o rabo e não o contrário.

Otto Lima

E até hoje o Brasil não tem sistemas de defesa antiaérea de área para médias e grandes altitudes, apenas mísseis e canhões para curtas distâncias e baixas altitudes.

Tadeu Mendes

Nao me lembro de nenhum U-2 abatido sobre Cuba.

Alguem pode confirmar isso?

Fabio Araujo

Foi na crise dos mísseis, inclusive no filme ” Treze Dias que Abalaram o mundo” relata o fato!

Tadeu Mendes

Eu tenho o DVD em casa. Vou assistir novamente. Eu ja havia assistido varias vezes, Voce tem razao.

Mas esse U-2 ja havia voado antes sobre Cuba sem incidentes, porque foi devido a esse mesmo U-2, descobriram os misseis nucleares russos estacionados na ilha.

Fabio Araujo

E foi por conta desses voos e prevendo uma possível reação dos EUA que os soviéticos instalaram esses mísseis

paddy mayne

Mas foi justamente um U-2 pilotado pelo major Richard Heyser que identificou as instalações de misseis em Cuba.

Aldo Ghisolfi

27 de outubro de 1961, dito “Sábado Negro”…

Manuel Souza

Foi abatido. Também não sabia e fui pesquisar. Tem o motor do U-2 no museu militar de Havana.

Antonio Lopes

Os destroços do U2 estão no museu de Havana para qualquer um ver, entrada dois dólares.

paddy mayne

O major Rudolph Anderson pilotava o U-2 abatido, e foi a única vítima fatal conhecida da crise dos misseis de Cuba. Seu corpo foi devolvido após algum tempo.

Carlos Alberto Soares

Não teve.

Sérgio Luís

Batismo de fogo no Vietnã foi sobre um A-4 do USN!

Rinaldo Nery

Lieutenant Everet Alvarez foi o primeiro piloto norte americano abatido na guerra e feito prisioneiro. Foi ele a primeira vítima.

Antoniokings

Esse realmente fez história.

Fabio Araujo

Hoje passou num canal por assinatura o filme ” Ponte dos Espiões ” que tem o abate U2 e a negociação para a troca do piloto por um espião soviético que estava preso nos EUA!

Roberto

O Brasil hoje não consegue produzir algo que se fazia há 60 anos, quando nem computador existia, imagine uma situação de guerra nuclear que só o Brasil fosse poupado, voltaríamos a idade média

Elton

Quem passou 4 anos apanhando feio da luftwaffe e sabendo que os B47,B52 e B58 poderiam penetrar com relativa facilidade no seu território sabia que tinha que desenvolver o melhor sistema possível antiaereo.

100nick-Elâ

A Rússia apanhou feio de quem? a Luftwaffe não foi aquela que prometeu abastecer os soldados alemães presos em Stalingrado? a Luftwaffe conseguiu? quem foi que apanhou feio, afinal?

Elton

As perdas de tripulações aéreas e aeronaves da VVS eram enormes quando enfrentavam a Luftwaffe registrado pelos próprios soviéticos que só conseguiram fazer interdição e apoio aereo aproximado de maneira sustentável e eficiente quando os alemães começaram a retirar esquadrões de caça do front oriental para combater as crescentes ondas de bombardeiros estratégicos ingleses e americanos.

Pedro

A RAF, USAAF e a Força Aérea Francesa, Holandesa, Belga e Canadense também apanharam feio da Luftwafe e jamais fizeram algo semelhante nos anos 50! Alias, antes mesmo do SA-2 estar operacional em 1954-1955 ou do abate relatado, o B-47 ja tinha sido abatido por jatos (Mig-17 e Mig-19) ao tentar penetrar o espaço aéreo soviético e Norte Coreano em missões de reconhecimento. O B-58 entrou em operação nos anos 60 em uma época que o tal tipo de bombardeio nao era mais eficaz. O U-2 gozava de relativa tranquilidade devido a sua altitude operacional apenas. O desenvolvimento dos Sa-1… Read more »

Francisco Herês

Os russos talvez sejam o povo mais inteligente da face da Terra, fizeram (e fazem) tudo isso sozinhos e ainda depois do comunismo assassinar dezenas e dezenas de milhões do próprio povo, é admirável! Imaginem os senhores se eles não tivessem passado pelo comunismo que freou seu desenvolvimento, se eles fossem capitalistas desde sempre talvez hoje estivessem conquistando outros mundos.

JT8D

A maior qualidade que vejo nos russos é que eles não são vira-latas. Venceram Napoleão, Hitler e encararam os EUA. Não é pouca coisa

Pedro

Olhe o tamanho e o custo destas operações e vera que o SA-2 foi sim muito eficaz! A eficiência e eficacia de um sistema de defesa não esta apenas em não permitir completar uma missão ou destruir o inimigo e sim em forçar o mesmo a abrir mão de recursos que poderiam ser utilizados para outras frentes.

Elton

O SA-2 era um sistema de armas para defesa aérea, a medida de sussesso de uma arma não e pelo resultado geral de uma batalha mas sim pela efetividade,kill ratio,realibidade e maleabilidade além de capacidade de adaptação há um determinado TO sem falar em efeito sobre o inimigo,por exemplo foi pela ameaça do SA-2 que nasceu as operações SEAD e foi acelerado o desenvolvimento do B1 e criado o F117

carcara_br
Elton

1 acerto para mais de 30 lançados e um bom número sendo que o prêmio seria um caríssimo B52 com meia dúzia de tripulantes e o custo dos mísseis lançados versus o custo do bombardeiro foi muito vantajoso para o SA2.

Elton

Segundo fontes dos vietnamitas foram disparados 266 mísseis SA2 durante a operação linebacker 2 com 16 B52 abatidos e outros 9 danificados.o que da cerca de 15 mísseis por aeronave destruída.

Antunes 1980

Não foi um sistema destes que abateu o F-117 na Iugoslávia?

Felipe

Não, foi um S-125 Pechora (SA-3 Goa).

Rene Reis

creio que o voo da malaysia abatido na Ucrania foi esse pechora também correto?
vi na simulação o estrago que essa ogiva causa.

Dr. Telêmaco

Rene, no abate sobre a Ucrânia foi utilizado o sistema Buk (SA-11 para a OTAN).

Mazzeo

Vi um SA-2 no The Australian Armour And Artillery Museum em Cairns. O míssil é ENORME. Os sistemas de operação instalados no TEL e no caminhão são bem toscos e simples mas, baseado no desempenho dele em combate eram muito funcionais.
Realmente o míssil impressiona, mesmo com sua cor azul bebê desbotada. Parece estar a mach 2 mesmo parado.
Assim como o museu, ver um T34, um Matilda MK II e um Pzkpfw IV um ao lado do outro entre outras máquinas é algo que nos deixa de boca aberta.

Mauricio R.

A BID não conseguiu desenvolver nem o alvo e menos ainda a arma que o abateu.
Mas a União insiste em lhes comprar tecnologia.
Se não fosse pela fúria dos elementos, não saberíamos da impunidade com que os Camberra peruanos passeavam pelos céus do Brasil.

Farroupilha

O que não bate é o fato de que se a escolha de nossas FFAA é por mísseis de ombro, já há vários anos vem sendo isto, então que se os produzam aqui mesmo. E pare essa dependência externa, que é super limitante. Outra coisa que não bate é o tal planejamento anunciado até 2039. Ora! Em dois anos muita coisa tecnológica muda, até lá nem mais celulares teremos, periga termos vários tipos de implantes pelo corpo. Quando o General falou do planejamento até 2039 quase cai da minha cadeira. Ou seja tudo muito vago e fluido… … Não levo… Read more »

Tadeu Mendes

Ninguem pode planejar nada pensando que em 2039 o cenario tecnologico vai continuar o mesmo, especialmente em sistemas militares.

Muitos cambios no futuro imediato; agora imgagina no futuro longinguo, ou seja, daqui a 20 anos, chega a ser imprevisivel.

A aceleracao tecnologica faz todo mundo tentar manter o passo. O Brasil nao pode buscar atualizar-se em tecnologia que ja esta comecando a ficar ultrapassada.

Jeff

Comecei a ler a matéria e pensei a mesma coisa que a maioria aqui: meu Deus, 60 anos e nós ainda aqui patinando na merd@?
Com raras vitórias tecnológicas, que a cada uma delas, por menor que seja, causa um grande alvoroço e festejos aqui na trilogia.
Não é questão de dinheiro e planejamento, é vontade mesmo.

Poderíamos ter muita coisa desenvolvida e produzida aqui.

Mas infelizmente nos revezamos na lambeção de botas internacional, ora um, ora outro.

Triste realidade.

Bosco

O SA-2 era guiado por um sistema de comando sem linha de visão (COLOS) puro, o que na época exigia pelo menos dois radares, um para acompanhar o míssil e outro o alvo. O erro era imenso e por isso a ogiva precisava ser grande (200 kg), com raio letal de 100 metros.
Esse sistema não é mais utilizado de forma isolada e os poucos que o utiliza o combinam com um seeker terminal por radar semi-ativo. Ex: PAC-2 e 48N6 (S300).

Nostra

Somebody above was asking for Brazil to develop hypersonic weapon systems . Well let me say this , Brazil if she desires hypersonic systems, needs to start it’s hypersonic program fast and have it functional within 5 years. Why ? Because preliminary negotiations are going on between US China and Russia to form a exclusive club of above 3 countries who will only be allowed to keep hypersonic weapon systems of greater capabilities by restricting sale of dual use systems , rare earth material etc and restricting dissemination of know how relating to same. Same like MTCR but for hypersonic… Read more »

Nostra

India conducted the ASAT test few months before exactly for the same reason that is to pre emotive any move to exclude India from testing and deploying it’s ASAT capabilities by forming a exclusive club like NPT. Kinetic ASAT weapons have no utility in real world but nevertheless it was done because it was easier for India to do so since had the required technologies already in place and time was running out. Soft kill ASAT systems are still in research phase. In 2016 itself indian external intelligence have reported on meetings going on between think tanks of US ,… Read more »

Farroupilha

A coisa todo se resume a possuir 3 tipos de armas a partir do ano de 2020, para garantir real soberania no século XXI:
>Armas com grande alcance.
>Armas com altíssima velocidade.
>Armas de energia dirigida.
Forças Militares que não possuam estes 3 itens serão inócuas.

E o pequeno clube, profetizado acima, provável vir a estabelecer mais coisas além das armas hipersônicas.

O mundo não para (bem acelerado até) e nossas FFAA em incrível passo de tartaruga.

RENAN

Farroupilha
Perfeito em seu comentário

RENAN

Com razão está possibilidade foi levantado na audiência pública, da proibição do desenvolvimento de armamentos hipersônico.
Ou fazemos logo ou não fazemos mais

GEN Escobar

Impressionante como as FAs e nossos políticos não querem resolver o problema de não termos um sistema de mísseis anti-aéreo de médio e longo alcance, né?! Temos o míssel, temos os lançadores, temos os radares mas ninguém junta tudo isso e faz a coisa funcionar! Ok, não é tão simples, faltam algumas melhorias sim e não quero entrar no mérito de gastos de pessoal, partido A ou B…mas impressionante como eles não sentem a menor necessidade deste desenvolvimento! Acham que os Iglas e os RBS estão de bom tamanho. Não sei não…tem coisa aí!

Antonio Palhares

GEN Escobar.
Porque nossos dirigentes e nossos políticos não vivem o mundo real.

João Adaime

Como muitos disseram aqui, o Brasil não é sabotado por estrangeiros. Ele próprio se auto sabota. Tanto que não é mais levado a sério pelos países do primeiro mundo. Vou dar apenas dois exemplos mais recentes: 1) Fomos excluídos do programa do Observatório Internacional de Astronomia, instalado no Chile, por não cumprirmos nossa parte no acordo. Nossos astrônomos poderão continuar usando os telescópios, mas como inquilinos e não como sócios. E com todas as implicações que isto acarreta, como fila de espera. 2) Fomos excluídos do projeto da Estação Espacial Internacional, por não cumprirmos nossa parte no acordo. O País… Read more »

RENAN

Isso é Brasil

sergio ribamar ferreira

Não, Sr. Renan, isto é canalhice, incompetência e malversação de dinheiro público. Puro mal -caráter. Se um dia acontecer de sermos bombardeados em nossas instalações: como usinas nucleares, hidroelétricas e parque industrial sem aviso; aí eu quero ver o “deus- nos -acuda” desses senhores que não investem ou subsidiam em indústria de defesa. Grande abraço. “Quem não tem e não quer se defender tem mais é que baixar a cabeça”. Você é grande e não tem nada, sou pequeno e tenho porrete na mão. Vai encarar? Grande abraço.

paddy mayne

Sem duvida uma arma impressionante, embora nem sempre efetiva na mesma medida. Observem as grandes e muitas superfícies de guiagem, para compensar o ar rarefeito aos 20 km. Para derrubar o U-2 de Gary Powells foram lançados 14 misseis, embora digam que o primeiro já acertou o alvo. O curioso é que como não havia IFF na época, um caça soviético também foi atingido, matando o piloto.

Jhon

Os 60 anos nosso passamos a frente da TV assistindo novelas e o $$ dinheiro foi gasto na construção e reforma do Maracanã? Ou a tv passou no influenciando negativamente contra investimento militar, para governo patrocinar a cultura novelista na tv brasileira?

Tamandaré

Eu queria mesmo é saber por quê um sistema como o SA-2 (da matéria acima) tem dificuldade de, nos tempos atuais, acertar uma aeronave pequena como o F-16 ou ainda o Mig-29. Seria somente pela questão da manobrabilidade, ou algo a mais influi nessa questão?

Mestre Bosco, cadê vossa excelência? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs help me, please! 🙂

Delfim

Não havia RWR no Vietnã.
O piloto precisava ver o SA-2 subindo para começar a cabrar, quando percebesse o míssil virar em sua direção empurrava o manche para mergulhar e sair do míssil, mais aí caía no alcance da AAA de tubo, o piloto ascendia e saía dos canhões mas os viets aprenderam a lançar o SA-2 em salvas espaçadas e o piloto logo caía numa armadilha.
Mesmo que não fosse atingido precisava alijar as bombas e com isso a AAA ganhava.

Tadeu Mendes

Infelizmente, a maioria dos militares brasileiros querem um cabide emprego. Pensar em guerra e estar preparado para uma eventual guerra, os assusta. Entao eles devem pensar assim: melhor nao estar preparado para uma guerra, e com isso, ter a desculpa para nao entrar em uma. Nao iriam largar a boa vida, para ir ao combate e defender o Brasil. Eu ja escutei isso da boca de militares, tanto com os quais eu convivi no Exercito, quanto os militares membros da minha propria familia. Durante varias vezes, eu estive nas tribunas assistindo desfiles no 7 de Setembro, vendo as tropas desfilarem… Read more »

RENAN

Belo depoimento, sinto muito pela dor que sente em ver algo bom corrompido.
Será tarde quando a nação acorda
Mas um dia seremos cobrados por deixar meia dúzia de covardes controlar o futuro da nação.
Este povo vai sofrer muito.
Infelizmente

sergio ribamar ferreira

Concordo como Sr. Renan. Sofreremos pela imprudência, ganância e incompetência pelos covardes que controlam a nação.

sergio ribamar ferreira

Concordo como Sr. Tadeu. a guerra aqui é para ver quem se aposenta e leva algum a mais para casa sem esforço. serviço militar fajuto que não ajuda em nada o jovem, só atrapalha. Uma decadência de sessenta anos. O que se aprende em nove meses? Digo: fazer faxina, dar quatro a cinco tiros por ano, marchas, desfile sete de setembro …Engajado , tem de comprar uniforme, aprende na marra, sem incentivo, Material velho…E assim caminha nossas Forças armadas inchadas com os profissionais: sargentos e oficiais. Cabos e soldados, escória. Malvinas foi um exemplo clássico. Valentia dos soldados recrutas frente… Read more »

Guizmo

Pobre Canberra….imaginem 3 monstros de mísseis desses vindo em sua direção, num avião pouco manobrável e com pouca energia de evadir. Eu ejetava antes kkkkk

Matheus

Excelente livro. Mostra como cada sistema funciona de maneira breve.

O SA-2 não era de viagem automática. Era telecomandado.

Fato pitoresco: os militares vietnamitas queria reportar q mais mísseis tinha sido disparados, do q o real. Desse modo, a URSS os reporia coma qtd reportada os vietnamotas teriam mais mísseis nos estoques. Já os militares soviéticos nas baterias, queriam reportar o número abaixo, para “melhorar” a probabilidade de acerto…..

F-105 Wild Weasel vs SA-2 ‘Guideline’ SAM: Vietnam 1965–73 (Duel)
https://www.amazon.com/F-105-Wild-Weasel-SA-2-Guideline/dp/1849084718

José

Estava lendo os comentários do pessoal e resolvi comentar um pouco do que lembro sobre as tentativas de desenvolvimento de mísseis antiaéreos no Brasil. Deixo as conclusões para quem ler. 1-) O Exército Brasileiro operou lançadores Roland sobre o chassi do Marder, não me lembro a quantidade, mas era bem pequena, houve uma tentativa de se realizar uma reengenharia do sistema, o que parece ter resultado em um boicote de assistência do fornecedor, causando a perda de operacionalidade. Creio que a Avibrás iria participar do projeto. Sendo que a ideia de um míssil desse tipo levou inclusive a estudos e… Read more »

RENAN

José
Basicamente nada é bom o suficiente para nós e acabamos sem nada.
Parece que sempre teremos especialistas de plantão para olhar o defeito das coisas. E isso faz com que nunca tenhamos nada.
Devemos nos atentar as qualidades os defeitos poderemos mitigar quando tivermos algo para nos defender
Obrigado pelo seu relato

Otto Lima

O EB teve quatro lançadores Marder Roland e um deles está preservado no Museu Militar Conde de Linhares, próximo à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Dr. Telêmaco

Esse míssil nos anos 1960 e também o SA-6 na década seguinte modificaram o rumo das guerras contemporâneas e seguintes.
Os mísseis, para todos os usos, são as mais eficientes armas de dissuasão. Uma pena o Brasil não enxergado essa mudança e ter investido seriamente e continuamente nesse nicho. Os exemplos de Israel e China, de diferentes formas, são os melhores nesse campo. Países cuja defesa conta com mísseis em todos os níveis e funções como uma fatia importante do seu poderio.

Alexandre

Caro Bruno
Qual era o objetivo do acordo de paz? Esse objetivo foi alcançado? As negociações fazem parte de uma estratégia política, e no caso de uma guerra, sustentadas por meios bélicos. No caso específico, o resultado foi um fracasso, pois mesmo com todo poder bélico por trás das negociações a paz não foi estabelecida!
Quanto aos s-75 , teve sucesso no sentido de que impos restrições e obrigou os estadunidense a modificar protocolos e procedimentos que por sua vez alteraram as táticas de engajamento, o que por sua vez impactou fortemente nos resultados de suas ações!

Elton

Os norte vietnamitas sabiam que o objetivo dos bombardeios na operação linebaker 2 eram preparar o caminho para retirada norte americana negociada que o que aconteceu na prática no arcodo de Paris e também sabiam que o ARNV não era páreo para o NVA e combate convencional sem apoio aereo norte americano.