Assista no vídeo acima à gravação de um treinamento de combate aéreo entre o caça francês Rafale e o F-22 Raptor americano na Operação ATLC 2009, nos Emirados Árabes Unidos.

O vídeo de 3:14 minutos feito a partir do Head Up Display (HUD) do Rafale mostra o F-22 tentando escapar do caça francês em um “dogfight” – combate aproximado.

Na época da divulgação do vídeo houve muita discussão nos fóruns da Internet sobre o desempenho do F-22 contra caças do tipo “eurocanard” (Rafale, Typhoon e Gripen) em combate dentro do alcance visual.

Observar aos 0:52 que o piloto francês anuncia “Fox 2”, que significa o disparo de um míssil MICA guiado por calor, que pode ser feito a uma distância mínima de 500 metros.

Aos 2:32 o F-22 aparece bem na mira para o tiro de canhão do Rafale.

Dassault Rafale
Dassault Rafale
Lockheed F-22A Raptor
Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Bom, o F-22 não é otimizado para dogfight mas isso é um problemas dela. Estão em um exercício e, talvez, as regras de engajamento favoreçam este tipo de combate, talvez fosse uma missão WVR. Por fim, nunca é possível saber se o que a aeronave demonstrou é o máximo que se pode obter dela e, finalmente, o Rafale é uma aeronave de muito respeito.

Luís Henrique

O F-22 é sim otimizado para combates WVR. Ele é muito potente e extremamente ágil. Ocorre que o Rafale também é extremamente ágil e não existe aeronave suprema.
Em exercícios os F-22 Já foram eletronicamente abatidos por várias aeronaves, mas a cada F-22 abatido são dezenas das outras aeronaves abatidas.
Aí é que está a diferença de desempenho.
Não em um único embate e sim em muitos.

Washington Menezes

Game over pro F-22.

JBS

Muito bom o comentário do Luís Henrique!

Rodrigo Cesar

Considerando o valor e a proposta, o F22 fica devendo, e muito!
Dizer que F22 derrubou mais que foi derrubado, é algo que serve de consolo. Com o tempo, novos recursos contra furtividade serão implantados por europeus. Os EUA já estão vendo que os gastos exorbitantes com aeronaves avançadas não estão dando resultados esperados. Já desconsideram o uso dos F35, no lugar dos F16.

JPC3

F-22 é bom no dogfight sim, só não dá para vencer todos. Também não se sabe qual é o melhor nisso no ocidente e depende muito do piloto.

MMerlin

Acredito que ele vença todos os caças e com sobras JPC3.
Mas como disse o Luís Henrique, “… a cada F-22 abatido são dezenas das outras aeronaves abatidas…”.
Ainda não conhecemos todas as façanhas de que esta aeronave é capaz.
Veja que os EUA relutam a anos repassá-lo para outros países. Uma vez que a aviônica fique defasada com o tempo, acredito que muito desta relutância seja devido a sua alta manobrabilidade.

Observador.

O único problema é que, o F-22 é uma relíquia escassa, que fizeram e jogaram a forma fora.
Além disso para cada F-22, você poderia comprar e operar um bocado de Gripens por exemplo. Embrenhar em dog fight contra 2 ou mais não dá.

Theo Gatos

Em teoria a forma foi preservada, mas esquentar ela de novo parece ser mais caro do que fazer um de 6a geração em custo beneficio digo… Novos aviônicos ajudariam muito o desempenho que já é formidável, mas transformaria ele num 5+? Acho que os americanos preferem apostar esse mesmo dinheiro comprando mais F35 e projetando o de 6a geração de superioridade aérea…

Abs

MMerlin

Quando comentei “… vença todos…”, não quis duzer que pode vencer 5 todos de uma vez. Achei que isto tinha ficado claro…
Referente a ser uma relíquia, a Rússia entende bem disso, já que a grande maior de sua frota é formada por aeronaves de época similar ou inferior, levando apenas em consideração apenas a idade e não tecnologia embarcada.
Referente a escassa, são mais de 180 aeronaves. Muito maior que a frota de vários países.

Peter nine nine

André, o f22 é sim optimizado para dogfight, é aliás o último caça americano a ser desenvolvido para esse efeito até ao momento, o mesmo não se pode dizer do F35. A doutrina actual americana é pressupor, como se sabe, que a sua parafernalha de plataformas de armas permita às forças americanas não entrarem em “dogfights desnecessários”. Isso explica a taxa de abate superior do F35 e f22 em exercícios, comparadamente as aeronaves 4g, que, quando expostas a ambiente menos ideal, não conseguem gerir tão bem a situação, por outro lado, se invertermos os papeis, ou seja, os 5g são… Read more »

André Bueno

Obrigado a todos.

JBS

Excelente comentário do Peter nine nine!

Alessandro

Dizem que os nossos F-5 já venceram o Rafale em um combate WVR em uma das cruzex que os franceses vieram.

Mas não é por isso que faz os F-5 melhores que o Rafale, pra mim esse vídeo é puro marketing da França pra vender seu peixe, na qual eles tem todo o direito de fazer.

Renato

É quase surreal que um F-5 em qualquer circunstância seja superior em combate a um caça Rafale.

Rico Zoho

Treino é treino, guerra é guerra. Já teve Rafale derrubado por F-4 , nem por isto imagino numa guerra Rafales sendo abatidos pelo velho Phantom. Há dezenas de variáveis que devem ser levadas em conta, especialmente as regras de engajamento.

beto

Pois e eu vivi para ver um rafale encoxando o todo poderoso alienware americano, verdade seja dita, o rafale e uma obra prima.Mas como disse nunca saberemos segredos militares e segundas intenções em vazamentos.

Jorge F

Achei que o empuxo vetorado era exatamente para maximizar a performance da aeronave em combate WVR…

João Girardi

Na verdade ele apenas dá vantagem em velocidades muito baixas em relação a aeronaves que não o possuem. Sem falar que gera muito arrasto e faz o caça perder muita velocidade, ficando vulnerável.

LRR

bom dia…
pelo que sei o F22 foi preparado eletrônicamente com limitação de 7G e sem vetoração…
se fosse um engajamento de igual pra igual e Raptor liberado…. F22 só perde pra qualquer aeronave ocidental se quiser…

Charles Dickens

Nossos F5M botariam essas duas avionetas pra correr.

João Moro

Show!

Peter nine nine

Malditos negativadores de comentários, que mal tem dizer “show”? Como alguém negativa isto?

Leonardo Costa da Fonte

É não negativei, mas é um comentário inútil. Só ocupa espaço no banco de dados.. kkkk Não fique bravo kkkk

BILL27

as vezes mtos destas negativações é pra zuar ..eu mesmo negativei o seu pro te te encher o saco kkk

JT8D

Fiz o mesmo com você kkk

JPC3

Só negativo quando o comentário é muito ruim, na maioria das vezes nem lembro de fazer isso.

Ivan

Kkkkk… 😉
Deve ser para dar
um showzinho!

Williams Jonas Barbosa

Sou muito leigo nestes assuntos, mas no caso acredito que o piloto do Rafale é mais esperto(ou sortudo) do que o do f-22.

Claudio

O maior limitador é a força g exercida sobre o corpo , vide a respiração ofegante do piloto, resumindo o Rafael é melhor que o f-22 no dogfight , e melhor que o gripen

Peter nine nine

Concordo plenamente, mesmo sabendo que vou contra a crença de muitos.

Welt

Qual a diferença de G que as células dos dois suportam ?
Os dois não suportam 9G ?

Clésio Luiz

Força G e capacidade de curva sãos itens interligados, mas distintos. Por exemplo, uma curva à 9Gs feita à 700 km/h, terá um raio de curva muito menor que um feito a 1.200 km/h.

Você pode ler mais sobre isso na Wikipédia, melhor do que eu poderia explicar por aqui.

Victor Correa

Na verdade, quando o assunto é aviação de caça é um pouco mais complicado. Existe um conceito chamado “Corner Speed” (velocidade de manobrabilidade). Há uma tabela com gráficos referentes à IAS e raios de curva. O que significa que uma determinada aeronave poderia fazer uma curva com um raio mais fechado a 700 km/h do que a 400 km/h, por exemplo.

Hércules Ripka

Obrigado pelas informações!

Mateus Lobo

Sim ambos suportam 9g. O limite da célula está relacionado a taxa de giro instantânea, mas esse valor não é mantido na taxa de giro sustentado porque a aeronave perde muita energia durante a curva, a grande vantagem da configuração delta canard é reduzir essa perda de energia durante as curvas, dessa forma eles conseguem manter um fator de carga maior e por consequência realizar curvas com raios menores, dentre os delta canard europeus, segundo o que eu li, o Rafale e o Gripen são otimizados para manobras em baixa e média altitudes e o Typhoon para grandes altitudes.

FighterBR

Puro achismo.

JPC3

E conclui isso vendo um dogfight?

Pode até ser, mas uma ou duas vitórias não provam nada. Tem vários dogfights que um caça já começa atrás do outro, por exemplo. Ou tem pilotos melhor treinados e outros que apenas erram.

Washington Menezes

Quando alguém coloca “fato” e porque não tem certeza de nada, muito menos “fatos”.

Entusiasta Militar

Claudio, o maior limitador é seu baixo nível de inteligencia pra afirmar algo assim …

E apresente suas fontes, os gráficos comparativos de outros combates envolvendo esses 03 caças que citou por exemplo, caso contrario é Puro achismo barato e ridículo …

E aproveita volta la para assistir o desenho do naruto que aqui nao é seu lugar …

MMerlin

Acredito que faltem informações referente a qualquer comparativo para concluir um vencedor de dogfight.

Chris

Não sei se é assim mesmo… Mas da pra perceber que o RAFALE tem extrema dificuldade de travar o alvo !

Chris

Se ouvisse só o audio… Eu diria que o piloto estava transando e que até teve um orgasmo ! heheh

Ricardo Bigliazzi

Ainda bem que não é tão fácil assim. Seria natural que o F-22 impusesse um trabalho danado ao Rafale, e foi isso que aconteceu. Digno de nota ressaltar que uma ação desse tipo não é esperada para o F-22 que dever “ver o inimigo e atirar antes de ser visto”.

Fernando Turatti

O entusiasta médio de assuntos militares curte muito a ideia de arma perfeita e infalível, o problema é que a realidade nunca se importou com isso.
Dependendo da situação, em dogfight se vacilar até o A-4 teria chances contra um F-22.
Dizer que o F-22 não é pensado pra dogfight é um erro. Ele tem uma mabobrabilidade interessante, não é como o F-35 que aposta mais pesado mesmo no BVR.

Welt

Exatamente.
Como ouvi recentemente : “A cultura come estratégia no café da manhã”
Não adianta nada ter a maior das estratégias e armas, se a cultura de operar ou como dizem por aqui, a doutrina, não estiver a par.

Theo Gatos

Peter Drucker se quiser dar os créditos… ?

Ricardo Bigliazzi

A grande questão é sabermos se essa situação seria usual na vida real. Tudo indica que o F-22 esta talhado para atacar sem ser visto, sendo o dogfight uma capacidade secundária do avião. Quanto um avião considerado pior abater um considerado melhor acredito que o pessoal da FAB pode confirmar que existem fotos de A-1 enquadrando F-16 em exercícios aqui no Brasil.

Fernando Turatti

Aí que ta, tem muita variável desconhecida. Quais as regras de engajamento? Quais as condições iniciais? Qual a altitude permitida pro combate? Quantas simulações foram feitas?
Sem saber isso a única coisa que pode se afirmar é “o rafale tem condições em alguma situação de abater um F-22”, mas honestamente, essa afirmação dá pra fazer sobre literalmente qualquer avião em relação a qualquer outro.

Pirara

O F35 Não é otimizado para dogfight pelo simples fato de que numa nova doutrina um F35 será acompanhado por um par de drones que farão o serviço se necessário.

Luiz Trindade

Bem… Como fora dito aqui… Se fosse combate em BVR o F-22 tivesse se sobressaído. Mas em matéria de dogfight o Rafale foi bem sucedido. Eu espero francamente que os EUA não estejam prestes a realizar um equivoco muito parecido com que fez na Guerra do Vietnã. Na época do Vietnã os EUA acharam que os dogfights já tinha terminado e que era hora dos mísseis. Descobriram do pior jeito que estavam enganados. Agora insistem que BVR (Beyound Visual Range – Além do alcance da visão) é o futuro. Sempre haverá espaço para os dogfights. Em algum momento isso acontece… Read more »

Ricardo Bigliazzi

A grande questão é que a eficiência das armas em 2019 é infinitamente superior as que estavam disponíveis a 50 anos atrás. Quando se fala em Vietnã não se pode esquecer que as regras de engajamento das Forças Americanas contra a aviação Norte Vietnamita equilibrava a relação de forças jogando aeronaves de mais sofisticadas (americanas) em uma arena de combate não tão vantajosa quando comparadas ao cenário para que estavam projetadas.

Luiz Trindade

Concordo contigo Ricardo. Agora foi o que eu disse sempre haverá arena para um dogfight. Tanto como armas como contramedidas evoluíram juntos. Uma hora vai ter que ir para o canhão e manobras “Gs” como foi com o Rafale no qual o piloto tava no osso. Volto a dizer… Vai sobreviver quem tiver mais preparo tanto no equipamento como pessoal mesmo.

Ricardo Bigliazzi

Isso mesmo Luiz! Abraço!

JPC3

Se o F-35 não acertar um míssil o inimigo acerta. No Vietnam usavam canhão porque os Migs não tinham mísseis decentes eu nem tinham.

Nilton Reis Jr

A velha desculpa dos ROEs. Só faltou fechar com o “os eua venceram pelo k/d”! Hahahahahahahahahahah

JPC3

Dizer que é uma desculpa é não saber que os caças não conseguiam reconhecer entre amigo e inimigo a longas distâncias, entre outras razões.

fabio jeffer

Como é um combate corpo a corpo acho que a furtividade do F-22 não diferença nenhuma aqui. A proximidade faz com que o Raptor apareça no radar francês

fabio jeffer

No vídeo o Raptor está na mira do Rafale e não consegue sair, mas se o Rafale estivar na mira do caça americano será que conseguiria sair

Hugo Vigneron

Para quem ainda acha que o Gripen não se sai bem em combates WVR,
matéria aqui do site pra provar algo.
https://www.aereo.jor.br/2019/02/11/caca-gripen-derrotou-o-f-16-e-f-a-18-em-exercicios/

Bardini

Tem foto de F-15 e Typhoon na mesma situação

Antoniokings

Resultado sem surpresas.

Ricardo Bigliazzi

Tanto é que virou matéria de destaque no blog e até você comentou.

LRR

“SEM SURPRESAS”?
Qual era a regra???
sinceramente… acha mesmo que um caça comum é pareo para uma aeronave vetorada???
o F22 para no ar ou literalmente da um “cavalo de pau” em seu próprio eixo se quiser…
por isso acho muito tendêncioso a FA Francesa colocar um video no fim do combate…

Chris

Com certeza…

F-22 6 x 1 Rafale

J-20

Só esqueceram de mencionar que o F-22 nessa ocasião estava impedido de usar o TVC.

carcara_br

Faz sentido pela aparente baixa velocidade do dogfight, se estivesse de TVC seria uma baita vantagem…

carcara_br

A propósito onde vc achou a informação do TVC?

Marcio de Oliveira Ferreira

essa informação do tvc proibido é uma lenda de internet

Durval

Ao meu ver raramente o F22 irá combater tão próximo. Os caças com o canard são muito mais manobráveis.

rui mendesmendes

Tanga das grandes, o que os pilotos italianos dizem é que o Typhoon é sem dúvida o melhor avião da sua geração e que só perde para os de 5ªgeração, e não em todos os parametros, isso é o que eles dizem, e não o que tu inventas que eles dizem. Querias, não é? Custa muito, o ressabiamento ainda não desapareceu. Temos pena. Então essa dos motores, é ridicula.

Observador.

Bem legal. Os pilotos parecem estar bem alto. Só posso imaginar a dificuldade para respirar… Mesmo sendo de gerações diferentes o combate ainda é bem equilibrado. Já vi videos de pilotos de F-22, dizendo que os Rafales foram os mais difíceis em exercícios. Mas pelo vídeo, parece que para travar o alvo num F-22 também não é moleza, mesmo ele estando no alcance.

Fernando Turatti

Chute: talvez tenha algo a ver com a refrigeração dos escapes, reduzindo a assinatura de calor e dificultando o travamento dos mísseis WVR IR.

Rodrigo

Lembrando que no final ficou 6×1 pro F22.

Ricardo Bigliazzi

Não sacaneia o pessoal do BLOG.

rui mendesmendes

Em derrotas.

Victor Filipe

O F-22 é um excelente avião para Dogfight, tem uma excelente taxa potencia/peso, uma taxa de giro sustentado muito boa. ele em todos os aspectos é um bom avião para isso e pode brigar numa boa contra qualquer um (em nenhum momento disse que era o melhor) Mas em Dogfight quem manda é o piloto. simples assim. o melhor piloto vence, mesmo não estando no melhor avião. Voar contra (mesmo em treinamento) caras como Chuck Yeager, Giora Epstein, Robin Olds ou Erich Hartmann devia ser uma tarefa triste. Já vi foto de T-38 talon com a marcação de “kill” de… Read more »

Fabio Araujo

O F22 pode não ser otimizado para o dogfight, mas parece que os americanos aprenderam algo com o erro dos F4 iniciais que não tinham canhões por acharem que os mísseis resolveriam tudo e a Guerra do Vietnã provou que estavam errados. Desta vez ainda deixaram alguma capacidade para o dogfight, até mesmo colocaram um canhão arma típica de dogfight, mesmo que para eles o F22 vai resolver a maior parte dos combates em BVR! Não dá para apostar tudo em BVR, e hoje com o avanço das tecnologias o F22 não é tão invisível aos sensores dos adversários!

smichtt

Aquela linha verde contínua cuja origem parece ser o centro do HUD seria o quê? Obrigado por eventual esclarecimento.

pampapoker

E a linha de horizonte, serve para o piloto ter uma noção como e onde está o terreno sem que seja preciso olhar para o painel onde se encontra o demosntrador do horizonte artificial. Às diversas linhas que aparecem ao seu lado com número em escala são a atitude, e possível saber se está descendo ou subindo. E assim vai o barco kkkk

smichtt

Olá pampapoker. Obrigado pela explicação.
Desculpe, mas acho que escrevi de forma errônea. Referia-me a uma linha que parece que acompanha a trajetória da aeronave.
Abraço

Carvalho2008

Pela respiração, tenho certeza que era o Darth Vader tentando pegar o Luke Skywalker!!!!

Observador.

O francês quase estourou os pulmões nessa brincadeira. A sensação é horrível até assistindo. No 0:30 o piloto já estava gritando, imagino o estado no fim da caçada. Deve ser horrível ainda ter que ficar falando para passar informação ao mesmo tempo.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

balela !! O Gripen se sairia bem melhor ! não duvidem !

R22

Se formos considerar somente a aeronave em si, sem nos preocuparmos com o melhor armamento, avionicos, etc, o F-22, Rafale e Typhoon são bastante ágeis e tem uma razão de curva sustentada/instantânea bem próximas. Então acredito que o piloto mais experiente tenha mais chances de vencer num combate corpo a corpo. Mesmo o Gripen sendo um caça mais leve também teria grandes chances num dogfight contra o F-22 ou outras aeronaves de 4/5 gerações.

RENAN

Legal
Pena que não se pode tirar uma base.para nada
Pois jogo é jogo e treino é treino.
Abraço

Alexandre

De acordo com sua afirmação os treinos /exercícios de combate são simples gastos e desperdícios de enormes quantias de recursos financeiros?!!!!
Se treinar é um grande nada em termos de validação de taticas e vetores, o que resta é uma enganação de custos extraordinários sem sentido?
O jogo é jogado em que bases? As vantagens e limitações de um vetor são aprendidas apenas no jogo?!!!!! Por favor explique o quê serve de base para análise de uma força e seus vetores!

Gabriel BR

O Rafale é o melhor caça multimissão de 4,5 geração em operação no mundo.

Luís Henrique

Com as informações que temos acesso, eu colocaria o Rafale em outra posição , considerando também os caças que estão próximos de entrar em operação:
1) F-15 EX
2) Su-35S
3) Eurofighter T3A
4) Super Hornet B3
5) MiG-35
6) Rafale F3R
7) Gripen E
8) F-16 block 70

Bardini

MiG-35???????
.
Forçou forte aí, em…

Luís Henrique

Ué. Forçou porque? Coloquei ele em 5o lugar.
As últimas informações sobre o MiG-35 indicam que será um caça multi-missão muito bom, com radar AESA com cerca de 250 km de alcance, IRST, nova suíte de guerra eletrônica, motores melhorados que não soltam fumaça, uma redução significativa na RCS, um custo de hora de voo bem reduzido em relação ao MiG-29 (2,5 x menor).
E provavelmente o caça mais ágil do mundo com tvc 3d, com razão de subida excelente, velocidade máxima muito boa, carga de armas bastante melhorada e alcance também bem melhorado em relação ao MiG-29.

Lucianno

As ultimas informações são do fabricante que quer vender o avião. Vamos aos fatos: O Mig-29 já era inferior a qualquer caça ocidental construído na mesma época. Basta ver a quantidade de Mig-29 abatidos pelos caças ocidentais. O Mig-35 é um upgrade do Mig-29, nem a Rússia quer, comprou apenas uma pequena quantidade para “dar uma força” para o fabricante que está a beira da falência, conforme reportagem mostrada aqui mesmo outro dia. O único comprador estrangeiro, a Argélia, devolveu o caça alegando má qualidade e trocou por um lote de Sukhois. Propaganda aceita tudo, ainda mais do fabricante, duvido… Read more »

Luís Henrique

Luciano, esta é uma análise superficial, da qual eu discordo. O MiG-29 possui 6 vitórias e 18 derrotas em combates aéreos. Isso está longe de ser um número expressivo de derrotas para um caça que foi fabricado aos milhares e operado por quase 40 países. Uma análise mais abrangente e justa, vai mostrar que as perdas de MiG-29 ocorreram na maioria das vezes contra um país inimigo muito mais rico e preparado, com melhor treinamento, apoio, multiplicadores de força como aeronaves AEW, aeronaves de guerra eletrônica, armamentos mais modernos e versões mais modernas de caças, enfrentando normalmente países mais pobres,… Read more »

Gabriel BR

O F-15 e o Eurofighter não são caças multimissão “puro sangue” .
Meu Ranking dos “carrega piano” é assim:
1) Rafale F3
2)F-18 Super Hornet.
3)Gripen E ; F-16 Block 70

Importante lembrar que dadas as inumeras variaveis envolvidas na guerra moderna , as diferenças podem ser bem relativas ou mesmo minimas…o melhor equipamento é o que melhor atende as especificações estabelecidas pelo Estado Maior das forças armadas de cada país…esse tipo de comparação é arbitraria e até mesmo infantil na maioria dos casos.

Bardini

F-15 tem variante multimissão, assim como o TyphoonTranche 3 também é…

Gabriel BR

Eles foram adaptados para serem multimissão, já o Rafale F3 e o F-18 SH foram concebidos de raiz para serem multimissão.

Lucianno

Multimissão:
1) Rafale F4
2) Rafale F3R
3) F-22
4) F-15 EX
5) Super Hornet
6) Gripen E
7) F-16 V

Typhoon tranche 3 também será multimissão, mas é muito cedo para avaliar o potencial (como superioridade aérea é excelente).
Mig-35 KKKKKKKKKKK
SU-35 excelente como superioridade aérea.

Mercenário

Lucianno,

Rafale F4 só existe em propaganda por enquanto, pois é previsto para 2024 em diante … e no padrão F3R são pouquíssimos, até o ano passado, salvo engano, apenas 3.

Lucianno

O planejado é todos Rafales da AA sejam atualizados para o padrão F3R a partir de 2018 em um proporção de 10 por ano.

Todos de exportação estão neste padrão. No final de 2019 o Egito já terá recebido os 24 do primeiro lote, e o Qatar também já começou a receber neste padrão.

Mercenário

Lucianno,

Você só confirmou o que eu disse. Rafale padrão F4 ainda não existe e o F3R são pouquíssimos nesse momento.

Luís Henrique

Lucciano, você é francês? rss.
Colocar o Rafale à frente do F-22? Sério isso?

Lucianno

KKKK. É um pouco de zoação. Eu considero o F-22 “hors concours”, nem tem nenhum outro caça que se aproxime dele.

SU-35 e Typhoons são excelentes na superioridade aérea, F-35 é caça de ataque e o Gripen tem o melhor custo/benefício. Mas como multimissão o melhor mesmo é o Rafale.
SH, F-16 e Mig-35 são caças de projetos antigos que caminham para aposentadoria.

rui mendesmendes

Não têm outro que se aproxime dele, porquê? E o f35, é caça de ataque???!!!

rui mendesmendes

Por aqui se vê. Então o f16 block 60, é melhor que o Block 70!!??

Ricardo Bigliazzi

Muito bom. Essa situação retratada não se enquadra em sua doutrina de emprego, mas mesmo assim é sempre bom treinar essas situações mais extremas em que nunca deveria ser empregado.

Meireles

Que sinistro, treino no deserto, parece que tem uma tempestade de areia, e o piloto do Rafale parece que ia perder o pulmão, realmente não dá pra tirar conclusões das imagens, só vimos quantas vezes o Raptor apareceu no visor do Rafale, mas não pudemos ver quantas vezes o Rafale apareceu no viso do Raptor.

M.@.K

Que tipo de radar usa o Rafale?

Marcelo

Um radar AESA, o RBE2.

Clésio Luiz

Na verdade o que equipa a frota atual é PESA (passive). os AESA estão chegando só agora. Na época que foi feito o vídeo, era o antigo ainda.

M.@.K

Valeu!

M.@.K

Valeu!

Italo Souza

Ele esteve algumas vezes travados tanto pelo radar e infravermelho, o erro de quem estava no Rafale foi ficar em torno do próprio eixo várias e várias vezes oque facilitou um pouco a vida do piloto do F22 em evitar disparos contínuos, se o piloto do Rafale tivesse logo após do primeiro disparo quebrado a linha de visão do piloto do F22 ele teria uma grande vantagem e ficaria grudado nas 6 do F22 por ele ter menor vetor, oque fica bem evidente na quantidade de giros que o piloto francês fez e ainda conseguiu ter visão do Eagle varias… Read more »

Meireles
Munhoz

Alguém prestou atenção no míssil guiado por calor e o engajamento com canhão, isso é feito devido ao fato do stealth não poder ser travado por mísseis guiado por radar !

Ou seja, mesmo que consiga o engajamento, resta somente os mísseis IR e os canhões para enfrentar um F 22 / 35

Vinicius Momesso

A distância que se mostra no vídeo, um míssil guiado por radar, não tem dificuldades para travar o alvo.

Munhoz

Não consegue rastrear, se o radar do caça que é bem maior e mais potente não consegue rastreamento, a cabeça de busca de um míssil que é bem menor e com uma emissão bem mais curta e fraca vai conseguir como ?

JPC3

Por que o colega conclui que não é possível rastrear o F-22 a curta distância?

Renato

Bota ele de frente com um METEOR para testar o stealth dele.

Luís Henrique

Por isso que o míssil PL-15 Chinês é temido. Ele tem um radar AESA enorme, 3 a 4 vezes maior que o radar dos mísseis ocidentais. Justamente para conseguir travar em alvos furtivos a distâncias bem maiores.

JPC3

Acredito que o Stealth possa ser travado sim, se não me engano tem F/A-18 que abateu um F-22 com AMRAAM simulado. Pelas laterais ou por trás a RCS de qualquer aeronave é bem maior.

Munhoz

Uma coisa é um caça simular o lançamento outra é o míssil conseguir travar com a cabeça de busca na trajetória final.

JPC3

Se contou no exercício deve ser porque eles consideram possível. Não?

Iria contar um míssil que não funciona?

E a fuselagem do F-22 em sua maior parte é alumínio, por trás e pelas laterais o RCS é muito maior que pela frente.

Vinicius Momesso

Então e 50/50 filho!!! Não exagere.

Alexandre

A simulação não é feita dentro dos parâmetros e capacidades dos sistemas simulados?

Renato

Será? Hummm

Clésio Luiz

Desculpe discordar do amigo, mas táticas de conservação de energia já eram bem desenvolvidas e praticadas na 2ª GM, afinal, era a única maneira de um caça como o FW-190 e P-38 derrotar os Spitfires e Zeros, respectivamente. Alias, os pilotos alemães que participaram da guerra civil espanhola, particularmente Werner Mölders, estão entre os pioneiros dessa tática. O que aconteceu foi a modificação do treinamento em caças destinados à interceptação, particularmente nos EUA com os pilotos de F-4. Em outras forças, como na israelense, a ênfase em táticas de combate aéreo e manutenção de energia nunca deixou de ser ensinado.… Read more »

Entusiasta Militar

é um truque … isso é um truque, fizeram imagens a partir de um simulador bem realista e acrescentaram o som de um piloto numa luta pessoal com a privada e deu nisso kkkkk

sub urbano

No supertrunfo o F-22 ganha de todo mundo. Na hora dos “vamo vê” o papo é diferente.

JPC3

Nunca entrou em combate real contra outro caça. E esse treinamento já começou a curta distância.

Salim

Treinamento e isto, no mundo real dificilmente Rafale estaria nesta posição para dogfigth . O caça quinta geração sempre levara vantagem. Lembro que USAF só opera com cobertura radar o que resultou no f35 otimizado para esta doutrina operacional: bvr, cobertura radar e ataque em equipe com enorme troca de dados entre envolvidos operação. Acredito que no real qdo chegar perto disto eles vazam. Parece ser ótima tática, porem só funciona com muito dinheiro, meios em quantidade e muito treinamento.

Gabriel BR

O F-22 é um caça de superioridade aérea, ou seja, focado em combates aéreos. O Rafale F3 é um faz tudo e quando tentamos conciliar várias funções em um projeto só a tendência costuma ser o sacrifício do desempenho ótimo…resumindo , o F-22 até o presente momento o que há de mais avançado no mundo em desempenho e furtividade.

Alexandre

Um f 22 é parte de um sistema! Ele isolado teria de denunciar sua posição pelo uso do radar para localizar o oponente! Num cenário hipotético mas nada improvável em que o f 22 não conte com cobertura/suporte de aviões awacs ( alvos estratégicos prioritários) a possibilidade de um combate a curta distância aumenta enormemente! Por isso tal exercício é de fundamental importância

JPC3

Qual caça não é parte de um sistemas?

Um F-22 pode usar os dados do radar de outro F-22. O fato de denunciar a sua presença não impede um disparo a média distância, por exemplo.

Regis Campos

A discussão sobre a real veracidade desse vídeo só será demolida quando as naves entrarem em um combate real. Até lá, ficam as especulações para alimentar fóruns de fãs de aviação. Mais de duas décadas, o Raptor ainda é o segredo militar mais bem guardado do mundo.

100nick-Elã

Quero saber quem determinou que o F-22 é superior a tudo e todos? baseado em que critérios? para mim, uma arma só é comprovadamente superior quando TESTADA EM COMBATE. Quem acha que o F-22 é o top, tem que afirmar que não passa de opinião. Simples assim. Mas os fanboys criam mitos que, logo, se dissipam. Um dos maiores derrubadores de mitos chama-se Síria. Outro derrubar de mitos foi Vietnã.

colombelli

assim como sua negativa de que seja melhor é. Não passa de achismo. So que os que afirmam que ele é superior tem a seu favor o fato de ele ser de geração mais recente e representar o máximo da tecnologia dos EUA a mais avançada do planeta.
Ele é em tese superior na maioria dos quesitos, perderá em alguns e de modo algum é invencível. Apenas tem mais chances. E qualquer um que pudesse comprar e manter o adquiriria sem pensar duas vezes.

JPC3

E ele mesmo diz que tudo o que é russo é melhor, até o que se sai mal em combate.

JPC3

Qual caça dos EUA foi abatido na Síria? Qual “mito” foi derrubado na Síria?

S-300? Pantsir, T-90, F-22, Tomahawk?

Dizemos que o F-22 é melhor porque é a opinião da maioria dos especialistas, inclusive especialistas russos. Ninguém está inventando nada.

beto

Que dia ein … Se tivesse arquibancada no ceu, as rafaletes iriam a histeria. Mas me pergunto como um conteúdo de treinamento militar consegue vazar, asssim, afinal isso um entre muitos combates desse treinamento e de outros sigilosos entre os paises. Me parece uma propaganda do produto por parte dos Franceses o “vazamento”.

Diogo

Como a força G é cruel para um piloto…tem que ter muito treinamento e realmente não é para qualquer um. Em certas manobras parece que ele está em uma sessão de tortura. Belo vídeo.

Antunes 1980

Ranking de manobrabilidade.
1) F-22 Raptor
2) SU-35
3) Rafale
4) SU-57
5) Gripen NG
6) J-20
7) F-16
8) F-15
9) MIG-29
10) Eurofighter
11) F-18 SuperHornet
12) F-35

JT8D

Eu acredito que o Gripen seja melhor em curva instantânea e sustentada que o Rafale. Pelo menos é o que dizem informações divulgadas no próprio blog

Kemen

JT8D, também sou dessa opinião, a manobrabilidade não se refere à rapides para inicio de uma manobra e à velocidade com que se pode iniciar uma manobra. A minha dúvida também é se o Gripen permite desativar os limites controlados (=9) para manobras, pelo seu sistema.

JT8D

Kemen, o limite de 9G não pode ser desativado pois é o que garante a integridade estrutural da aeronave. Nenhum avião pode ultrapassar seus limites estruturais. Mas a manobrabilidade vai além da carga G admissível. Dois caças podem puxar os mesmos 9 G numa curva, só que o mais manobrável fará a curva com um raio menor

JPC3

J-20?

O Super Hornet deve ficar atrás do F-35A( que já venceu F-15 algumas vezes) e B.

Também pode ser que o Su-35 fique na frente do F-22 abaixo apenas do Su-57.
Mig-29 em velocidade subsônica supera o F-16 e F-15, e possivelmente o J-20 que é enorme.

Eurofighter também supera o F-15 e F-16, já venceu até o F-22 inclusive.

Mas todos os casos podem mudar de acordo com atitude e carga.

Lucianno

Deve estar errado! Com certeza o gripin é o caça mais manobrável do universo, melhor até que a nave espacial do Luke Skywalker!

Ranking de manobrabilidade é bem polemico, mas segue o meu:
1) Typhoon
2) Rafale
3) Gripen
4) SU-35
5) F-22

Kemen

Colega, do lado ocidental, se só nos referirmos a manobrabilidade suportada pela extrutura do avião, sem considerar outras coisas, e que não cause o descontrôle do caça, o Rafale é o primeiro da lista, pode chegar por pequenos períodos emergenciais a 11 mediante um acionamento especial do sistema de contrôle, que libera essas manobras além do limite. Tem risco? Sim por isso é apenas emergencial. Do lado oriental, desconheço todos os dados dos aviões.

carcara_br

Impressão minha ou a tal conservação de energia foi pra cucuia? Quer dizer pareciam lentos e dai a importância de se atingir altos AOA.

carcara_br

estava vendo o vídeo e aparentemente o Rafale tem os controles de voo “travado” pra atingir no máximo 30º de ângulo de ataque, nas condições do vídeo, e assumindo que o indicador de velocidade se encontra no canto superior esquerdo do HUD o combate se inicia por volta dos 400 (unidades de velocidade, que desconheço). Lá pros 16s atinge um pico de 516. Por volta dos 30 segundos o piloto está sentindo uma alta força G na curva e a velocidade cai abruptamente durante a manobra, repare que o AOA não para dos 20º, ao final da primeira manobra a… Read more »

Israel Antonio da Silva

Tudo vai da habilidade do ser humano,vc pode ter a melhor tecnologia maior desempenho mais não tem habilidade no manuseio,vc pode estar armado mais não tem habilidade nem treinamento e nem dom pra isso,entao digo que vc será só mais um alvo a ser abatido.

Wellington Góes

Isto porque foi o Rafale. O Typhoon deve se sair ainda melhor.

sandro

Baseado nesses dados e que me pergunto. Sera que valeu apena a Inglaterra deixar de adquirir Typhoons mais baratos de adquirir e operar, para fazer o investimento de bilhões no F-35? Para a Marinha Inglesa ate entendo por questões de ser uma versão de decolagem vertical mas para a Força a Aerea foi um mau investimento.

Pirata

Só falta o nosso tucano derrubar o F22?

LRR

Sinceramente… vcs acham mesmo que o Rafale é melhor que o Raptor???
cara para ir para esse combate simulado teve que ir cheio delimitações para “talvez” ir em pé de igualdade….

https://youtu.be/r_DN7Ky_CUg

RAFAEL SILVA CERQUEIRA

Há muito falatório com relação a aeronave X ser melhor que Y e o pessoal esquece de como funciona uma guerra. Desde que se registra combates nem sempre o melhor equipamento garante a vitória, visto que na segunda guerra os alemães tinham carros de combate inferiores aos franceses, mas os alemães adotando melhores doutrinas conseguiram derrotar os franceses. Quem se lembra dos primeiros anos de Israel como Estado recém formado e as aeronaves árabes? O que faz um bom combatente É A DOUTRINA! O adestramento adequado permite que unidades, esquadrões e tropas estejam aptas para o combate seja ele qual… Read more »

Mayuan

Isso se você desconsiderar totalmente o uso de HMDs e mísseis off boresight…

Mateus Lobo

Ser engajado com extrema dificuldade por um Rafale em um dogfight não é demérito nenhum para o Raptor, o F-22 foi pensado para ser superior ao F-15 inclusive nesse aspecto, daí já se pode concluir o quão manobrável é.

Lucianno

Não dá para confiar em tudo o que é publicado, principalmente se for britânico. Tenho livros ingleses da década de 80 que afirmam que o Tornado ADV é o melhor interceptador do mundo (naquela época). Hoje sabemos que foi um péssimo caça, inclusive aposentado precocemente da RAF. (Favor não confundir ADV com IDS).

Kemen

Um só video em manobras acho que não asegura vitórias, entretanto o F-22 não é o avião mais indicado para executar dogfigth que não é um combate muito previsivel atualmente, lembro que ele pode levar 2 sidewinder que é o misil mais eficaz nesse tipo de combate, todos os outros misseis ar-ar que pode levar são para BVR. A sua produção parou apenas por um problema de custo, veio a ser substituido pelo F-35 mais leve e com menor custo, também vieram algumas melhorias por ser um projeto posterior. Com relação ao Rafale a manobrabilidade limite de um e do… Read more »

colombelli

um treinamento isolado cujos detalhes e condições não conhecemos não define nem uma nem outra aeronave. O F22 é de uma geração posterior e é mais avançado, o que não significa que terá sempre a vitória, assim como o Rafale pode ser derrotado por um caça bem inferior. O combate é máquina+ homem+ condições específicas+ sorte. É preciso uma máquina e quem a saiba usar aproveitando o que ela tem de melhor e minimizando seus pintos fracos.A superioridade poderá vir e pode mesmo ser momentânea, mas decisiva. Ninguem é invencível.

Victor Filipe

Eu ainda aguardo o dia em que o pessoal vai descobrir que Dogfight é decidido pelo piloto. As diferenças entre desempenho do F-22 e Rafale podem ser consideradas “negligenciáveis” já que apesar de existirem elas não serão um fator determinante para o resultado de um Dog. não é a diferença que se encontra entre um F-4 Phantom e um F-16 em que um pode literalmente fazer curvas dentro do Raio da curva do outro. nem tão determinante quanto as diferenças entre um F-15 e um MiG-25 (o ultimo um verdadeiro caminhão no quesito manobrabilidade) Em um combate a curta distancia… Read more »