Su-57

Sukhoi Su-57

Sergey Bogdan (Сергей Богдан), piloto de teste da Companhia Sukhoi e Herói da Federação Russa, realiza uma demonstração de voo impressionante com o famoso caça russo de quinta geração, o Sukhoi Su-57, durante o show aéreo MAKS 2019 em 31 de agosto no aeroporto de Ramenskoe em Zhukovskiy.

Bogdan realiza manobras sobrenaturais, desafiadoras da gravidade e pós-estol, bastante agressivas, voadas com habilidade de mestre, aproveitando os muitos recursos deste magnífico design de aeronave.

Ao contrário das edições anteriores do MAKS, agora finalmente vemos o Su-57 sendo empurrado para mais perto dos limites do que a estrutura é capaz, encantando os espectadores com puro espanto.

Além disso, em 27 de agosto, o Presidente Putin e o Presidente Erdogan se reuniram no show aéreo para discutir um possível acordo, incluindo versões de exportação do Su-35 e Su-57. Se a Turquia acabar assinando um contrato para adquirir qualquer um desses caças russos, será um grande negócio para a indústria aeroespacial russa. As negociações ainda estão em andamento.

O Sukhoi Su-57, anteriormente designado T-50 (Сухой Су-57/T-50), é um avião de caça furtivo monoposto, bimotor, com capacidade de múltiplas funções, mas projetado para superioridade aérea e operações de ataque. Este avião a jato é o produto do PAK-FA (ПАК-ФА, Перспективный авиационный комплекс фронтовой авиации, literalmente “Complexo de Aviação da Frontline Aviation”), um programa de caça de quinta geração da Força Aérea da Rússia. O primeiro protótipo realizou o voo inaugural em 29 de janeiro de 2010. As entregas de aeronaves de produção para a Força Aérea Russa devem começar em 2018.

O caça pretende suceder o MiG-29 e o Su-27 na Força Aérea Russa e servir de base para as aeronaves de caça de quinta geração (FGFA), complementando as frotas recém-construídas do SU-35S e SU-30SM. O lote de produção inicial deve ser entregue com uma variante altamente atualizada do motor AL-31F, amplamente utilizada pela família Su-27, enquanto um motor a jato turbofan totalmente novo está sendo projetado do zero. De fato, o primeiro protótipo deste motor já foi instalado em uma estrutura SU-57 e já começou os testes.

O Su-57 possui uma fuselagem com asa integrada e incorpora estabilizadores horizontais e verticais móveis. A aeronave incorpora bocais de vetor de empuxo e possui “leading edge vortex controllers” ​​(LEVCONs) que melhoram o comportamento do ângulo de ataque. O avançado sistema de controle de voo e os bocais de empuxo vetoriais tornam a aeronave altamente manobrável tanto em inclinação quanto em guinada, permitindo realizar manobras pós-estol como a manobra Cobra e Sino de Pugachev, além de fazer rotações planas com pouca perda de altitude. A alta velocidade de cruzeiro e a altitude operacional normal da aeronave também devem proporcionar uma vantagem cinemática significativa sobre as gerações mais antigas de aviões de caça.

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique de Freitas

Muito interessante o empuxo vetorial e o perfil lateral reduzido da aeronave. Bem agressivo !

Chris

Uma coisa é certa… Piloto russo.. É garantia de show ! heheh

E a aeronave nem está pronta ainda… Anda sendo o maior desafio de Rússia e China… Mas tomara que consigam desenvolver os motores de baixa assinatura térmica (que imagino que sejam finalmente encapados), para que possa ser realmente chamado de stealth !

LUIS FERNANDO SCUSSIATO ESSENFELDER

Imagine quantas “horinhas” de voo não tem o sergey

Gustavo

Impressionante!

Marcos R.

Achei mais impressionante a exibição do gripen esta semana em Zigermeet Airshow 2019, embora monomotor aparenta perder menos energia em manobras e deu um show de habilidade entre as montanhas.
https://youtu.be/p2pmpeVCK-o

Arminius

Firefox lives! É só pintar de preto e colocar a estrela vermelha… 🙂

Heleno Freire

Piloto russo e com uma máquina dessas!
é Vitória na certa.

Tomcat4.0

Vai ser bonito assim viu…ao que parece muito manobrável.

Vinicius Momesso

E ainda não está com o novos motores. Provavelmente ficará mais manobravel ainda.

Munhoz

Com os novos motores as entradas de ar provavelmente serão modificadas, ai ele vai ser um stealth de verdade, o novo drone Okhótnik Também vai ser equipado com um novo motor, os russos dentro de uns 2 anos vão ter estes novos motores, aí o projeto é o drone atuar junto com os Su 57.

Sérgio Luís

Só é furtivo no radome de radar!

Mirade

Sabe tudo né, imagino que nenhum dos cientistas que trabalharam no seu desenvolvimento sabem disso.

JPC3

Não entendo muito os comentários dele, mete pau em todos os caças 5Gs. Não importa se tá certo ou errado.

Heleno Freire

Mirade está com dor de cotovelos..

M.@.K

Os bucais dos motores bem afastados lembra o do F14.

João Ramos

Pensei a mesma coisa!

FERNANDO

Bonito, mas, segundo alguns, não é para a gente.
É russo!!
Aqui, só euroamericanis.
Mas, se eu fosse presidente, comprava mesmo que a cadeia logistica fosse outra.

Fligth_Falcon

O negócio é que não basta ser presidente, afinal, não está comprando para sua coleção particular e sim com dinheiro da nação para servir a nação.

JPC3

Se o Gripen dá conta por que comprar Su-57? Para não voar por falta de grana?

Enfrentar quem? 20 Sukhois da Venezuela? Os F-35 que o Chile, nosso amigo, não tem?

Certamente é mais difícil de manter e consome muito mais que um Gripen.

Concordo que é um caça fantástico, mas não precisamos dele.

Antoniokings

Finalmente, concordamos com algo.

Ricardo Bigliazzi

Cada dia que passa dou mais e mais razão para o pessoal da FAB, o Gripen se entregar metade do que promete já será muito bom.

Antoniokings

Apenas uma palavra: Show.

Victor Filipe

Espero que os pilotos Russos não peguem a mania dos pilotos americanos de F-22 de levantar o trem de pouso assim que a aeronave sai do chão. isso já deu problemas com o F-22 por causa disso.

Mas se for para demonstração, fica bem bonito.

Leo Neves

Este parece ser ainda o primeiro protótipo, sera que foi feito melhorias nesse primeiro protótipo ou só mudaram a pintura?

Diogo Luiz Bizatto

Pergunta de leigo: Qual a vantagem de super manobrabilidade em um caça de quinta geração? A vantagem deste tipo de caça não é o combate além do alcance visual?

Chris

Nunca é demais…

LBacelar

é melhor ter do que não ter… mesmo sabendo que os mísseis de 5ª geração são ainda mais manobráveis

EMILIO JORGE FANK

Imagina um missel na tua cola. É melhor ser bom de manobra, né ?

J-20

Quando você está no alcance de detecção de radar, não há furtividade que te salve. Melhor ser ágil e desviar que ser um trambolho roliço que mal se mexe

Maurício Vaz

Na aviação de combate Nunca é demais mesmo. Na época dos f-4 muitos falavam… “nossa, qual é a vantagem de se ter um canhão em uma época de misseis bvr?” o.O

Kemen

Quanto mais manobravel uma aeronave, limitada em seu extremos pelo seu software para impedir erros, mais facil de pilotar, seja em “dogfight” ou em BVR, para evitar colisões, alçar vôo, aterrisar, ataque ao solo, manobras adicionais junto com os despistadores para escapar de um misil, etc. Nunca se sabe o que pode surgir, quanto mais manobravel melhor, a manobrabilidade do Gripen atinge 9.

Blayke

Vai da filosofia que vc quer usar. O EUA tem batido na tecla que a furtividade é o futuro, e de fato é. Quanto mais difícil for de te localizar e atacar mais trabalho terá seu inimigo. Os Russos tem visto o espectro de outra forma. Capacidades de vôo (supermanobrabilidade) e capacidades elevada de ataque devem ser mais aprimoradas que as capacidades de se esconder. Agora questão de geração essa ou geração aquela tem que ter isso por talz motivos vira muito mais propaganda que realidade. Ex: supondo que os métodos de detecção do su-57 seja bom o suficiente para… Read more »

MMerlin

A vantagem é essa aí que você viu no vídeo.
Combine isso com uma avião com o formato visual do SU-57 (sem dúvida um dos mais bonitos da atualidade) com um céu perfeito e uma platéia empolgada, teremos o seguinte resultado: um vídeo espetacular.
Reparem em uma cena aonde ele desce de frente para as pessoas e o disparo de fotos lembra (um pouco) o disparo do canhão do avião.

Diogo Luiz Bizatto

Agradeço pelas respostas. Uma aula!
Abraço!

Leo

Eu já vejo q se o caça é invisível ao radar, o combate terá q ser feito como era antigamente na segunda guerra.

willhorv

Máquina fantástica!!
Imaginem….só imaginem 4/5 esquadrões de Gripens em esquadrões operacionais nas 4/5 regiões brasileiras apoiados por um no GDA composto por estas máquinas.
Sonho não!!!

MMerlin

Sem dúvida. Mas, referente a superioridade área, eu teria outro sonho. Vejam o que esta máquina carrega, tudo de uma vez:
* 16 mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM;
* 4 x mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9X Sidewinder;
* 2 x mísseis anti-radiação AGM-88 HARM.
F-15 Advanced Eagle: total de 22 mísseis.
Seu projeto inicial chega a quase 50 anos, mas acredito que ainda dê um “caldo”.

https://www.military-today.com/aircraft/f15_advanced_eagle.jpg

Ricardo Bigliazzi

Não bate forte assim, machuca a outra torcida… nada é capaz de enfrentá-lo nos dias de hoje. Simples assim. Falando de combate, eficiência, letalidade e não de show.

Leonardo

Sonho em vê SU57 na FAB

Clésio Luiz

Infelizmente o local onde o cinegrafista estava era muito embaixo do box de apresentação, com isso tirando muito da noção de quem assiste o vídeo, do que a aeronave está fazendo. O ideal seria estar bem mais afastado e ter uma boa lente para filmar de longe. Tem uns 3 youtubers que eu assino o canal que devem ter visitado a MAKS 2019. Eles costumam postar vídeos muito bons. Assim que um deles postar algo eu deixo por aqui. Já sobre o Su-57 em si, acho que ele jamais irá atingir a performance pós-estol e curvas de baixa velocidade da… Read more »

Brunow Basillio

Acho que o Su-57 será bem mais manobravel que a família Flanker, hoje ele com dois AL-41F1 de 2x 20900 Ibs, pós 2 x 33100 já faz isso, imagina quando tiver os “Tipo” 30 de 2 x 24300 Ibs e pós 39700 Ibs…
Video do Su-57 filmado de cima:
https://www.youtube.com/watch?v=Axu0zzfRB9k

Clésio Luiz

Ele certamente ganhará em aceleração, razão de subida e velocidade sem PC, Brunow, mas eu não contaria muito com grandes aumentos em agilidade.

O F-14, por exemplo, quando passou das anêmicas TF30 para as poderosas F110 teve ganhos irrisórios em taxas de curva, embora nos outros aspectos os ganhos foram na casa dos 2 dígitos, além é claro, da confiabilidade muito superior.

Leo

É mas o F14 era um caça bem pesado e não podia passar de 7G, se passasse todo o caça tinha q ser desmontado pra inspeção.
Não sei o tamanho relativo dos 2 mas certamente o su57 possui mais área de asa por peso (esqueci o termo) e deve fazer 9g fácil.

Mauro Cambuquira

Que isso? Não sabia que os pilotos indonésios tinha tamanha habilidade. Vivendo e aprendendo.
Excelente compartilhamento Clésio Luiz.

Leo Neves

Gosto da apresentação do Su-34 Maks 2013
https://youtu.be/yP6pNQdgBzg

Theo Gatos

Clesio pra filmar concordo com vc, mas acho que pra ver eu preferia estar mais perto com mais emoção! Hehehehehe
.
Abs

Goulart

Sem dúvida, para o meu gosto, um dos aviões mais bonitos da atualidade.

kaleu

É bonito, é imponente, mas sua manutenção e HV devem custar o “olho da cara”, mas, tudo tem seus prós e contras …

Ricardo Barbosa

Manobras impressionantes!

nonato

Acho o SU 57 muito diferente dos demais caças de 5a geração.
Por alguns ângulos até parece muito bonito, mas, ao mesmo tempo, parece muito estranho.
Não parece um avião.
Parece mais uma asa voadora, a qual foram conectados dois motores enormes.
Essa parte traseira fica muito levantada com esses motores enormes, aquele radar traseiro muito saliente.
Não vejo sequer “volume” no avião para combustível, baia de armas, motores etc.
Muito “estranho”.

Ederson

Pensei onde está o combustível.

Space Jockey

Pra caber tudo isso ele é gigante

carcara_br

perfeito penso o mesmo… É bastante original

Maurício.

Bonita apresentação, os caças russos no quesito show aéreo estão num outro nível, não podemos negar, mas vamos ser sinceros, avião “pelado” e com pouco combustível até o AMX faz bonito.
https://youtu.be/holdUehwU2g

nonato

Essas partes móveis mais perecem de brinquedo.
Não transmitem qualidade.
Não que não tenham.

Carlos Campos

muito lindo

Daniel

Matador de F-22.

Jrrb

Fotos do cockpit :comment imagecomment imagecomment imagecomment image

Leo Neves

Na primeira e segunda imagem , no monitor do meio parece ser onde mostra os alvos detectados pelos radares , aparentemente dando cobertura 360 graus.

Carlos Campos

uma evolução, eles não tinha WAD, entraram no Grupo Gripen, F35, J20, futuramente F18SH

ROBERTO CAMPOS FREIRE

Lindo! Impressionante como avião bonito e de design “limpo” é sinal de projeto bem feito.

Foxtrot

Meu deus que máquina maravilhosa!
Decolagem curta, alta rasão de subida, TVC (vetoração de empuxo, coisa que um especialista de teclado aqui do fórum falou que era baboseira ), Lupe a baixa altura sem entrar em Stol.
É mais uma vez os Russos darão grande dor de cabeça aos americanos e Europeus.
Só de lembrar que se o Brasil não fosse tão submisso poderíamos ter essa máquina montada localmente e sem ter que vender ações da empresa integradora local me dá uma raiva danada de nossa submissão e vassalagem !

FERNANDO

Não é pra genteeeee

Foxtrot

Concordo caro Fernando.
Infelizmente somos colônias de certas culturas, ideologias e nações ocidentais.
Lamentável!

Carlos Campos

os Russos não queriam nem passar os dados no FX2, então não confiam que eles deixariam ser produzidos aqui, fora os indianos que pularam fora desse projeto, acho muito lindo, acho capaz, mas não é a melhor opção, da Rússia eu quero é os Bloqueadores de GPS.

GTX

Fenomenal!
Com certeza o melhor de todos!

Luiz Trindade

Os caras são doidos mesmo… Um vindo para o pouso e outro decolando… Agora é lindo vê-lo voando e realizando manobras. Precisa ver se vai fazer frente com os outros caças da geração dele como F-22/F-35 e J-20. Falando em J-20… Alguém tem um vídeo de demonstração dele?

Arariboia

Esse é o protótipo 0502 e muito longe em termos gerais do 0507 que é um demonstrador estático da versão final da estrutura interna. E os numeros 509/511 que são os mais próximos da versão serial eletrônica e estrutura.
Resumindo isso é um só pequeno aperitivo do que ele pode realmente fazer.
Tem no youtube alguns do equipamentos em que são o serial e bem impressionante. Ele tera painel curvo full touch enorme.

Luís Henrique

Espetacular. Sei que por questões geopolíticas é muito difícil o Brasil adquirir está aeronave.
Mas seria muito bom ver uns 100 Su-57 na FAB. Isso seria.

Vini

Solto pecinha.

Clayton

Impressionante! Os russos devem realmente se orgulhar desse caça.

FERNANDO

Que os colegas, puxas euroamericanus me perdoem, mas, é um baita caça.
Se o Brasil pudesse construir um destessss
Olha, seeeee
Sim, isso seria impressionantee

Fabrício

Realmente IMPRESSIONANTE! PARECE slow motion as manobras. E a subida dele mais na vertical. Keria o Barão Vermelho pilotando um desses…A LENDA da Aviação mundial

RENAN

Só eu que tenho a impressão que o avião paira no ar por alguns instantes.
Acho impressionante a manobra em que é possível girar 360° além de varrer o espaço com o radar acredito que pode se encontrar uma solução de tiro.
Vamos ver a versão final desta aeronave com certeza muito está por vir.
Impressionante e lida.
Um sonho impossível.

Leo Neves

Ele tem 6 radares que cobrem 360 graus da aeronave , não há necessidade de girar .

Space Jockey

Pintura feia do caramba, gostava mais da cor de fábrica do protótipo de 2010.

Valgo

SU57 é espetacular! Da banho nos Yankees!!!

Valgo

O SU57 é espetacular,lindo e letal,babá Yankees!!!!

Kemen

Acho ele mais bonito que o F-35. Fanboys não critiquem por favor, escrevi apenas da beleza, desenho…

JT8D

Até um urubu é mais bonito que aquele tatu voador

Carlos Campos

bom aí eu concordo, o SU35 é mais bonito que o SH também.

Kemen

Se mal me lembro, houve uma oferta final, da Rusia no FX-2 do T-50, mas que ainda não voava, acho que era só projeto e o protótipo estava sendo terminado. E finalmente ai esta ele, se a Turquia resolver comprar acho que o presidente dos E.E.U.U. não vai negar novamente, uma venda de F-35 a nenhum de seus aliados.

Luís Henrique

Sim. Mas a compra era de Su-35 no FX2 e como offset, eles ofereceram a participação no Pak-Fa. O Mangabeira Unger que era ministro de assuntos estratégicos e é quase americano, professor em Harvard há muito tempo, costurou essa parceria estratégica. E era totalmente favorável à essa parceria com os russos. Mas alguns dizem que a FAB não queria aeronaves russas por preconceito e o ministro da defesa tinha outros interesses menos republicanos. E acabaram excluindo o Su-35 do shortlist com as desculpas mais esfarrapadas do mundo. Foi algo realmente ridículo. Se eu fosse o presidente na época, teria aberto… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

O problema dos Turcos, não foiba venda de F-35 e sim dos Patriot.

TIAGO MEDEIROS FELIX

Eu apostaria no piloto mais experiente nessa situação e não no caça

Clésio Luiz

Lamento Bob, mas dessa vez Israel não opera o F-22 com camuflagem do deserto:

https://youtu.be/DQdFStANuJ8?t=38

Diogo

Belíssima aeronave, de tirar o fôlego e não dá para duvidar da capacidade de um Sukhoi, mas pra mim não passa de um show acrobático, muitas dessas manobras são impraticáveis no campo de batalha e nem fazem parte de táticas de voo. Essas manobras é como armar um acrobata e pedir para ele fazer a segurança da sua casa. Não tenho dúvidas que esse caça irá equilibrar a balança contra o ocidente mas ele ainda tem muito o que provar. Para mim o que mais vale hoje em dia é a capacidade eletrônica de troca de informações, armamentos e autodefesa,… Read more »

Nilton L Junior

Muito phoda, sobre vender o Su-57 para Turquia vamos ver se vai acontecer, quem sabe se eles entregarem o f-35 deles destentado.

Nilton L Junior

No quesito beleza vou na contra mão das opiniões favoráveis, para mim o Chines é o que tem as linhas de um caça furtivo e visualmente mais clean.

cesar silva

e um belo caça e os russos com certeza ainda vão melhorar muito esse caça. agora mim venho a cabeça, a grande revolução da aviação e se os motores elétricos chegarem também aos aviões, e claro que depende muito da evolução na tecnologia das baterias.

Jeferson

Por todo o material que li da aeronave até o momento até o momento, os russos focaram na capacidade stealth na parte frontal do caça apenas, o que me faz colocá-lo em uma categoria de geração 4.5+ (sei que haverão críticas), as manobras são incríveis como convém a toda a família sukhoi desde a adoção de empuxo vetorado nos motores e a evolução eletrônica dos comandos de vôo, a cada novo de aeronave sempre surgiam novas manobras de cair o queixo por parte dos russos. A aeronave é linda, não tão eficiente na parte stealth, a manobrabilidade é absurda, mas… Read more »

Alex Faulhaber

Só acho que poderia ter afastado um pouco a imagem para termos noção de espaço, ficou muito perto. E como para rápido hein!! Pouquíssima pista para pouso.

Leo Neves

Quais as vantagens do LEVCONs em comparação ao Canards? Existe outro caça que utiliza?

carcara_br

Leo, não sei dizer o motivo exato, mas os LEVCONs se integram perfeitamente as asas da aeronave diriam que são muito úteis para aeronaves stealths por manterem o perfil discreto para todos os ângulos e diminuírem, possivelmente, a quantidade de superfície potencialmente refletoras, Canards poderiam apresentar desvantagens em alguns ângulos e em algumas frequência, talvez facilitando o fenômeno de “scattering”, basicamente um súbito aumento de RCS quando a frequência do radar se aproxima das dimensões das superfícies das aeronaves, ou alguns de seus múltiplos… Obs.: Não significa que aeronaves com canards não possam ser stealths como é o caso do… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Com esse tamanho todo fico na duvida se é um bom stealth ou se é bom em dogfight de batalha (não de apresentação onde por diversas vezes fica sem energia e se torna um alvo fácil até para espingardinha de chumbinho)?

Sergio Prado

Lindo brinquedo !!!!!!

Wagner

O caça já começou a sua produção em série. Deu tudo certo. Claro, o projeto vai continuar evoluindo, mas, é um sucesso.

Onde estão os críticos ferrenhos que o xingaram tanto desde o vôo de 2009, se nao me engano ? Que não ia voar, que não ia funcionar, que não tinha dinheiro, que ia cair, que não iria para frente, que não entraria em produção antes de 2025…

Estranho, de repente alguns somem.

Esse caça é mais uma prova da genialidade e capacidade dos russos.