F-35A da Turquia

F-35A da Turquia, voando em 2018

F-35A da Turquia
F-35A da Turquia voando nos EUA

ANKARA (Reuters) – O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse no dia 18 de maio que a compra de sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia é um acordo fechado, acrescentando que Ancara também produzirá em conjunto sistemas de defesa S-500 com Moscou.

Autoridades norte-americanas disseram que a compra do sistema de defesa antimísseis S-400 pela Turquia é “profundamente problemática”, afirmando que arriscaria a parceria de Ankara no programa F-35, porque comprometeria os jatos da Lockheed Martin.

No entanto, Erdogan disse em uma sessão televisionada de perguntas e respostas com estudantes universitários em Istambul que a Turquia realizou um trabalho técnico e descobriu que tal problema não existia.

“Eles [os EUA] estão passando a bola no meio-campo agora, mostrando alguma relutância. Mas mais cedo ou mais tarde, receberemos os F-35. O cancelamento da entrega pelos EUA não é uma opção”, disse ele.

Sistema S-400 lançando míssil antiaéreo

FONTE: Voice of America News

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

X Doubt!

M.@.K

Não se pode esquecer que a compra dos S400 pela Turquia pode pôr em risco a eficiência dos F35. Mas a recíproca contrária também é a mesma, pois se a Turquia faz parte da OTAN, as (d)eficiências do S400 podem vazar para os aliados do ocidente. O problema são os custos de quem vai perder mais, se o S400 (milhões) ou do F35 (bilhões) …

Luís Henrique

O contrato do S-400 gira em torno de U$ 2,5 Bi.
Como pretendem adquirir também os S-500 os valores subirão.

M.@.K

Hummm, entendi. Daqui a pouco é quase elas por elas…

nonato

Quem vai perder o quê?
Neste caso está em questão segurança e não lucro…
Para quem pretende produzir 2.500 aviões 100 é café pequeno.
Se o objetivo fosse ganhar dinheiro bastava oferecer a China e a Rússia…

M.@.K

Na verdade o que me referi seria com relação a quebra dos segredos industriais, pois se a Turquia adquirir o S400 e o F35 e conseguir explorar as vulnerabilidades de cada equipamento, há a possibilidade (minha opinião) de que tais deficiências possam ser reportadas para Russos ou Americanos. Nesse caso, tais equipamentos perderiam muito o seu valor pois sua eficiências estariam em xeque. Se não me engano isso teria acontecido com a Classe de submarinos Scorpene da Índia, e teria posto em risco os contratos na DCNS.

Carlos Gallani

Quem sabe os EUA ficaram loucos mas eu prefiro não apostar nisso, se eu fosse a Turquia já iria cotando o SU-57 por via das dúvidas!

nonato

Loucos nada. Acordaram.
Não dá para vender avião sofisticado ao inimigo.

Carlos Gallani

Foi mais ou menos o que eu disse!

Antoniokings

E, ao que parece, a Turquia propôs a produção conjunta do S-500 com a Rússia.
Acredito que a tendência é a Turquia se unir política, econômica e militarmente com o bloco Oriental.

Carlos Gallani

Concordo, a Turquia já deixou de ter um padrão político condizente com o alinhamento ocidental de uma forma genérica…. capaz até de sair da OTAN!
Apesar de improvável, tbm existe a possibilidade de eles serem agentes duplos, Moscow que abra o olho tbm!

Daniel

S500? Produção conjunta? Por que a Rússia iria dar acesso a tamanhos segredos, especialmente a Turquia sendo membro de uma organização rival como a OTAN?

100nick-Elã

No papel ainda são casados, mas Turquia e OTAN já dormem em camas diferentes.

Antoniokings

A Turquia pode propor o que quiser. Se a Rússia vai aceitar são outros quinhentos.
O que demonstra (e o que é importante) é a clara intenção de se unir ao outro lado.

Chris

Volta pro chão, Antonio !

Se quisessem mesmo se aliar aos russos…

Nao estariam esperneando pelo F-35 ! O que significa mais um sonoro “não”, para o seu SU-57 !

O que os turcos querem… É apenas transferência de tecnologia ! Seja daqui ou de la !

E ha muitos mais chances deles repassarem as deficiências ao ocidente… Ainda são OTAN !

Alison Lene

A Turquia já pagou por um lote de 100 caças e faz parte da cadeia de produção… Isso significa dinheiro. não é espernear, e brigar pelo direito de quem ajudou no projeto.

Evgeniy (RF).

Ninguém na realidade C-500 turcos não. O sistema em si está sendo preparado apenas para a Rússia. Entregas de exportação (se houver), podem começar somente após o início da saturação da defesa aérea da própria Rússia. Ou seja, pelo menos 8-10 anos de idade.

Chris

Talvez pq há não haja nada demais nesses sistemas. Vai saber… heheh

O texto “afirma” que o S-500 tbem terá participação turca… Talvez isso tenha feito parte do acordo de compra dos S-400 !

Evgeniy (RF).

O que não existe “especial”? Como você sabe o que está lá e o que não está lá?

Victor Filipe

Erdogan ta usando aquela famosa fonte: Vozes da minha cabeça. Se os EUA não quiserem entregar, eles não entregam, está ai a opção. Ele esta se mostrando cada vez menos confiável para os americanos, isso inclui presidente, congresso, forças armadas e a própria população. nos últimos anos veio parecendo que a turquia tomava posições contrarias a Washington apenas por pirraça como no caso do apoio a Maduro. Ele não tinha nada a ganhar apoiando o Venezuelano e ficando do lado dos Russos e mesmo sem apoiar os americanos ele poderia ficar “confortavelmente” tranquilo em uma posição de não se pronunciar.… Read more »

100nick-Elã

Ué, não era você que desdenhava de tudo que era oriundo da Rússia e China e exaltava tudo que era do Ocidente? será que a fase da Negação e da raiva já passou para você, está agora na fase da negociação? as 5 fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e, finalmente, aceitação.

nonato

Está bem por dentro das fases do luto, se o que falou estiver correto.
A resposta não tem nada a ver com o comentário do colega já que ele criticou a política ocidental e você o criticou por desdenhar de equipamentos russos e chineses.
Mas a Turquia está comprando caça ocidental.
Em resumo, argumentação não bate.

100nick-Elã

Ademais, a Rússia jamais repassará tecnologias sensíveis à Turquia, o que vai fazer é deixar a Turquia fabricar alguns componentes e ganhar o direito de ter os seus exemplares. Pagando por eles, claro.

Defensor da liberdade

Do jeito que esse F-35 é chipado, eu se fosse o Erdogan não contaria tanto com isso. É ele recebendo os mísseis russos num dia, e no outro os F-35 dando tela azul da morte sem poder nem sair dos hangares. Capaz de ter até self-destruction.

Bruno Ramos

Confesso que o “self-destruction” foi engraçado kkkkk

Juarez

Pois é, o anti americanismo passou agora de seita filosófica para disfunção cerebral grave.

Defensor da liberdade

Como se o puxa-saquismo dos EUA fosse diferente. Aliás quem lhe disse que eu sou anti-americano? São meus maiores clientes aqui na fazenda, me dou super bem com eles. Mas isso não significa que eu tenho que abaixar as calças para eles…

Antoniokings

Isso acontece há décadas com os adoradores de Disney e Coca-Cola.

Ivan

Coca-Cola tudo bem, faz até mal à saúde. . Mas DISNEY é show! Adoro aqueles parques e toda a perspectiva de encantamento pela imaginação, sonhos e envolvimento dos ‘artistas’ com os espectadores. Fã do Mickey desde sempre, ainda hoje fico impressionado com o Walt, um gênio. Racionalmente é incrível a visão de negócio que eles tem, bem como o trabalho empresarial que eles realizam próximo à perfeição, envolvendo todos os colaboradores, do varredor de rua dos parques ao mais alto executivo. Eles sim, sabem entreter… e empreender. . Quando puder, voltarei por lá para novas memórias e, quem sabe, comprar… Read more »

Carlos Campos

Quero ver ele obrigar os EUA a passar o F35….. Quem save ele espera um milagre e aposte que i Bernie Senders ganha as eleições

paulof

Eu quero ver é a Turquia pagar…

Defensor da liberdade

Se o congresso vetar pode ser até Deus, os F-35 não iriam para as mãos dos turcos. De toda forma os EUA são os errados da história, a Turquia deve ter gasto uma fortuna nesse programa, tem o direito de receber o caça. O que eles fazem depois com o avião não é da conta dos EUA.

Carlos Gallani

Ah tá, eu pago todas as contas da casa e meu cunhado paga uma conta de luz e se acha no direito de fazer um churrasco no meu quarto? Não senhor, não tem o menor cabimento dizer “não é da conta”, ele é parceiro minoritário e vai colocar fogo na casa comprometendo a vida de outros, vai é pro olho da rua!

Defensor da liberdade

Essa sua comparação foi esdrúxula, até por que o preço do desenvolvimento está embutido no preço da aeronave, por que quem faz caridade é igreja. Venha até mim, compre umas uvas e eu como fornecedor te digo onde você deve enfiar suas uvas, e aí vai gostar consumidor?

nonato

Por que essa preocupação com a Turquia?
Quem se preocupa com democracia e liberdade, não apoia países tipo Coreia do norte, Rússia, China, Turquia…

Carlos Gallani

Nonato, é defensor da liberdade “pero no mucho”!

nonato

Num mundo normal, o sistema jurídico prevê direitos e obrigações.
Se um paga o outro tem o direito de receber. Quem disse que a Turquia pagou?
É algo elementar no mundo jurídico.
Se o fornecedor não entregar, o “cliente” tem direito de receber seu dinheiro de volta.
Sem falar que a Turquia mudou de lado, quebrando o contrato.
Fora isso, o mundo militar não se sujeita ao sistema jurídico tradicional.
Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Pagou, não recebeu, achou ruim, pode chorar…

Carlos Campos

Defensor da Tirania como assim o errado? Tu leu o contrato? pois é não tem como vc saber, e mais com certeza deve uma cláusula Rebus

Vitor

Se receber mesmo, os EUA podem enviar uma versão donwgrade?

Carlos Gallani

Muito improvável!

Carlos Gallani

Pra não dizer impossível!

Thiago M. Nunes

Só vai atualizar até o Android 8.0

Hugo

Oq adiantaria passar uma versão downgrade se a principal característica do caça q é a sua furtividade não poderá ser mudada?

Andre

Ou seja, não passa pela ponta do pelo do dedão do pé esquerdo dele a ideia de comprar o su57. A India não quis, agora fica claro que a Turquia não quer…tá fácil vender isso não…

Carlos Gallani

De acordo com alguns o ruim é o F-35… pra vc ver até onde vai o delírio dos vermelhos!

nonato

Quer S400, mas não o SU 57…

paulof

Vindo pelas ameaças atuais, é complicado entender alguns gastos, a da Turquia é um desses casos, Iraque e síria saem agora de guerras civis, Irã em forte recessão. Erdogan pela primeira vez com bons laços com Moscou, mas tem uma economia com pequena queda, divida crescente, e inflação alta. Por isso,o S-400 ou outro sistema me parece ok, já que é uma necessidade, já o f-35 agora nem tanto. Quanto ao programa de tv, Erdogan mandou na cidade por anos, perdeu e ” conseguiu” anular as eleições, está tentando mostrar ao meu que ele é um líder forte e consegue… Read more »

Walfrido Strobel

Se a Rússia vendeu tecnologia do S400 para a Coreia do Sul fabricar o KM-SAM não surpeenderia se permitisse que a Turquia fabricasse versão do S500.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/KM-SAM

Walfrido Strobel

Video do KM-SAM mostrando muita semelhança com sistema russo, mas produzido por empresas sul coreanas.
. https://m.youtube.com/watch?v=azv5BrJAG6g

Carlos Gallani

Será que essa transferência tecnologia envolve o diretor ou a eletrônica do míssil… as vezes foi apenas da carcaça o que convenhamos, já é muito se tratando dos envolvidos!

Peter nine nine

Desconhecia tal facto

Carlos Eduardo

Ele tem razão. Pode demorar, mas os EUA irão entregar os vetores. Ocorre que primeiramente existe todo um custo que será necessário ressarcir a Turquia, tanto do valor investido no projeto como as aquisições, e tudo isso acrescido de juros. Descumprir estas clausulas poderia por a fabricante em maus lençóis comercialmente, mas tambem pagar pode complicar o caixa da empresa e esse custo precisará ser computado e diluido no projeto, encarecendo o mesmo. Em segundo lugar, não sabemos e não há como saber até que nível de pesquisa a Turquia bancou no projeto, e a quebra do contrato obriga a… Read more »

Luís Henrique

Aí está uma oportunidade para o Brasil. A Turquia é um parceiro nível 3 no F-35. Suas indústrias produzem equipamentos e suporte para a frota mundial de F-35. A participação das indústrias turcas é estimada em U$ 12 bi.

O Brasil fica com os 100 F-35 E ganha a participação industrial no programa. Além disso podemos pedir mais.
Preço novo de 80 mi por jato e maior autonomia na operação do caça com algumas tots e boa parte dos serviços de manutenção realizados aqui.

Peter nine nine

Numa altura de corte provisório ou defenitivo… Perdão, perdão, suspensão, isso, suspensão de 4….. Não, não, contigenciamento, isso, contigenciamento de 43% do orçamento de defesa?

Juarez

Alô, Houston, marte chamando……

paulof

Se fosse entrar em um projeto 5 geração seria melhor com os suecos ou os coreanos.

Carlos Gallani

Repito:
“O Brasil não comporta um evento deste porte”’

cesar silva

nos anos 70 os eua venderam os f-14 para os iranianos e depois venho a revolução e o resto todos sabe os eua vão arriscar de novo? ver pra crer.

Cícero Pavei

Esse Erdogan não tem palavra, esse homem nem parece ser um presidente de uma nação volta atrás a todo momento

Regis Campos

Promessa de político. Isso não são negociações de automóveis, são armas de guerra. Um país não pode ser burro o suficiente para entregar equipamentos estratégicos para um país que tambem negocia com o inimigo.

shambruno

batalha de viena Austria durante a jihad otomana de conquista do mundo foram 250 mil turcos e mongois, esse que foi o ultimo ataque mongol contra a Europa ,em viena tinham cerca de 10 mil europeus defendendo a cidade ,viena era a maior cidade da Europa naqueles tempos ,com a ordem do papa que enviou lanceiros jesuitas com a artilharia papal ,o rei john 3 sobieski com 25 mil cavaleiros hussarios botaram os turcos e mongois para correr deixando um campo de morte de cerca 15 mil corpos ,os turcos massacraram milhoes de armenios e foram aliados dos alemaes na… Read more »