Saab JAS 39E Gripen

Saab JAS 39E Gripen

Um caça que trabalha em parceria com o piloto, auxiliando na tomada de decisões. É assim que os pilotos da Força Aérea Brasileira definem o Gripen. Quer saber o motivo? Assista ao episódio 21 da websérie Colaboração Real.

Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG (Gripen E/F) serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.

A aquisição dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.

Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, estão indo à Suécia para participar de cursos e treinamentos on-the-job. Habilidades e conhecimentos estão sendo adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil.

A Saab, empresa de defesa e segurança, e a Embraer Defesa & Segurança inauguraram em dezembro de 2016 o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network – GDDN), em Gavião Peixoto (SP).

No dia 9 de maio de 2018 a Saab apresentou a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo – a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que terá um papel fundamental no Programa Gripen brasileiro.

A SAM vai produzir o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

Saab JAS 39E Gripen
Saab JAS 39E Gripen

Assista aos outros vídeos da série clicando aqui.

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GFC_RJ

The Smart Fighter!