Su-57

Sukhoi Su-57

Su-57
Sukhoi Su-57

O Jane’s noticiou que o governo russo deve conceder autorização para a exportação do caça de quinta geração Sukhoi Su-57 (PAK FA), segundo uma autoridade da indústria de defesa russa.

Viktor Kladov, diretor de cooperação internacional e política regional da holding russa de defesa Rostec, disse que a versão da aeronave promovida para clientes internacionais será denominada Su-57E (Export).

Ele acrescentou que espera que a aeronave seja uma concorrente competitiva para programas no Oriente Médio e em algumas partes da Ásia-Pacífico.

Falando em uma coletiva de imprensa na exposição LIMA de 2019 em Langkawi, Kladov disse que “toda a documentação necessária” para apoiar a aprovação das exportações do Su-57E foi submetida ao governo russo pela UAC e sua empresa-mãe, Rostec. Espera-se que a aprovação final das exportações seja feita pelo presidente russo Vladimir Putin em poucas semanas.

De acordo com Kladov, o Su-57E poderia ser oficialmente revelado no Dubai Air Show em novembro de 2019, e essa revelação refletiria o mercado-alvo de exportação do Su-57E. “Acreditamos que o Oriente Médio é um mercado atraente para esta aeronave”, disse Kladov.

Na Ásia-Pacífico, os países que provavelmente estarão interessados ​​no Su-57E incluem a China e a Índia. “A China recebeu recentemente 24 aviões Su-35”, disse Kladov, “e nos próximos dois anos ela tomará a decisão de comprar Su-35s adicionais, construir o Su-35 na China, ou comprar um caça de quinta geração. Esta poderia ser outra oportunidade para o Su-57E “.

Ao comercializar a aeronave para exportação, Kladov disse que é improvável que os clientes sejam dissuadidos pela Adversaries America Through Sanctions Act (CAATSA) dos EUA. Esta legislação, introduzida em agosto de 2017, propunha sanções aos clientes de defesa da Rússia em resposta à alegada interferência de Moscou nas eleições presidenciais de 2016 e na anexação da Crimeia.

Clique nos gráficos para ampliar

Subscribe
Notify of
guest

239 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Madureira

Aposto que um dos prováveis compradores poderia ser a Argélia??, que como é sabido há muito vive com problemas com o marrocos??, com quem tem disputas territoriais e estão sempre em uma leve corrida armamentista.

Sas

SU57 para “leve corrida armamentista”? O comentário omitiria deslumbramento por Miami? euforia pela conclusão de um curso de geopolítica na Disney?inveja do oriente? Não se sabe, mas estudar mais esclarecerá as coisas, acredite.

Joao Moita Jr

Grande coisa. Ficarão babando quando o Brasil liberar a exportação do até agora secreto Tie Fighter Block B…

Adriano Madureira

Amigo você deve estar doente..

Miami?⁉️Disney⁉️

Pelo visto você deve ser um fanboy russo…

E não meu caro, eu não tenho desconhecimento algum, eu sou bem informado…
É sim, leve corrida armamentista, pois Marrocos e Argélia vem comprando armas, mas não em ritmo frenético, pode se dizer até que moderado, alguns anos atrás, os argelinos compraram até um LHD.

Joao Moita Jr

O bicho é bonitão paca. Isso não podemos negar.

francisco

A Turquia poderá comprar para substituir os F-35 que os USA não querem entregar.

Paulo Costa

seria ótimo eles na turquia mesmo

TITAN

É bem improvável, isso poderia gerar uma briga na Otan, já que um membro da Otan não pode depender da Russia. Não é atoa que o Americanos estão bloqueando as entregas dos f-35s, a Turquia quer usar os sistemas de defesa anti-aéreo S-400 tornando eles dependente da Russia, mesmo sendo apenas no treinamento das primeiras unidades que operarão esse sistema. E no caso dos SU-57 a mesma coisa.

Adriano Madureira

A Grécia tem S-300,qual o problema⁉️

Os turcos também têm navios russos e nunca teve problemas, se Ankhara quer comprar armamentos, o dinheiro é deles, podem comprar até caça argentino e iraniano?…

Amauri Soares

Concordo o dinheiro e deles e são livres para compra o que bem entendem. Essa história de ficar restringindo nações a não comprarem equipamentos de outros países só mostra que não a liberdade de escolha na Otan. Isso mim faz lembrar da velha história da base de Alcântara , se Brasil escuta aqui eu quero alugar a base mas o dinheiro que vc vai receber vc vai usar aonde eu mandar blz , será que eles pensam que somos tão tolos assim . O dinheiro e meu e eu faço o que eu quiser e pronto .

mcremp

Só não esqueça que quem diz “eu faço o que eu quiser” não pode reclamar quando os outros fazem o mesmo….

Jacinto

A questão não é de dependência da Turquia da Rússia, mas da possibilidade de o S-400 ser utilizado como um “cavalo de Tróia” contra a Otan. A defesa aérea da Otan tem uma rede informatizada de comando e controle integrada (NATINADS) incluindo os AWACS. A inserção do S-400 nesta rede serve como uma porta de entrada nesta rede, que pode eventualmente ser explorada.

André Zanatti

Se o Brasil não fosse pau mandado do Tio Sam, e tivesse dinheiro em caixa pra gastar, eu adoraria ver o nosso País comprar uma frota de 36 Su-57, caças de verdadeira força de superioridade aérea… e os Gripens como complemento, uns 72 tava de bom tamanho, pras nossas necessidades 😉 😀

Antoniokings

Já imaginaram China, Rússia e Índia, três das maiores potências do Mundo, usando o Su-57 ?!?!
Prevejo suicídio coletivo de ‘american fanboys’ .

Marcos10

Índia já caiu fora e a China tem seu próprio avião.

JPC3

Acho que a índia volta, não tem outra opção. O F-35 tem um propósito diferente daquilo que os indianos esperavam inicialmente.

Antoniokings

A Índia voltou a mostrar interesse.
A China, apesar de ter o seu, pode muito bem utilizar o Su-57 também, visto as suas enormes necessidades militares que seu atual papel no Mundo demanda.
Sem contar, que dinheiro não é problema para ela.

sagaz

Xings,

Até para os EUA o dinheiro se tornou problema um dia(Bolha). A questão da China é até quando.

Nós aqui no Brasil sabemos como funciona quando um país vive em função de um partido, e olha que aqui ainda há intituições que podem confrontar o executivo.

WVJ

Riqueza real baseia-se em produção. Qdo o líder chinês anterior chamou os EUA de ‘tigre de papel’ não entendi na época. Imagino que referia-se à forma virtual de ganhar dinheiro dos EUA, que não se sustenta com o tempo.

JPC3

Se os indianos financiarem o projeto provavelmente a Rússia não terá permissão de vender para a China.

Mauricio R.

China e Índia operam Su-30MK.

JPC3

Sim, mas quando a Índia comprou o Su-30 ele já estava desenvolvido. Claro que ninguém pode prever o futuro, porém se os indianos participarem financeiramente do desenvolvimento do Su-57 eles podem contestar as vendas conforme foi dito no início do projeto.

Carlos Campos

Seria maravilhoso, o SU57 não é tão furtivo, não tem a tecnologia embarcada de um F35, então seria bom para os EUA os inimigos com uma arma mais fraca.

Rafael Coimbra

Toninho não sabe nada de geopolítica…. Índia e China juntos no mesmo projeto fe caça kkk só vc mesmo! sempre brincalhão…

Flanker

Ué, mas e os fuderosos J-20 chineses? E a Rússia vai ter que abrir o bolso….só 13 Su-57 encomendados até agora…..sem esquecer do sufixo E dessa versão….downgraded como todos os caças russos de exportação?

Joel Queiroz

Se a Rússia fosse alguma coisa, não faria parte do BRICS

Bruno de Oliveira Malgor

Joel vc disse que “se a Rússia fosse alguma coisa não faria parte do BRICS!”, mas o BRASIL faz parte do BRICS entao vc quer dizer que o Brasil não é nada ou China ou Índia? Não entendi a sua colocação tem como vc explicar mais ? ou seu comentário foi apenas movido por uma antipatia á Rússia e não racional !

José

Seu fanatismo cego e infantil beira a insanidade.A aeronave russa é uma tentativa falhada de copiar as aeronaves congêneres americanas,é apenas um simulacro,pois,apenas,detêm a aparência exterior sem ter a real dita furtividade.
Suas apologias apaixonadas e intervenções no site,se explica se a mesma trata-se de um provocador plantado a fim de aumentar a frequência de intervenções contrapondo a sua.

Antoniokings

Falei que ia ter mimimi de ‘american fanboy’.

Evgeniy (RF).

Com licença, como você determinou o verdadeiro “sigilo” do avião russo, se os coordenadores do SU-57 voarem, não estão cobertos com um revestimento totalmente absorvedor de rádio, e há um bocal no motor? Ou seja, a aeronave destinada a uma grande série, ninguém ainda viu, e o raciocínio sobre o “sigilo” já está lá.

Paulo siqueira

Além do mais,a Índia sempre foi e sempre será uma aliada ocidental!Ela faz parte do commonwealth,portanto uma aliada do Reino Unido!

francisco

Falou um grande engenheiro aeroespacial. Esse cara sabe tudo sobre os projetos russos. Ele abe até sobre os projetos da Russia que nem a CIA tem acesso.

Nilton L Junior

Uma mente criativa é capaz de imaginar qualquer coisa.

Carlos Campos

seria bom para os EUA, equipamento inferior na mão do inimigo

Chris

Se liga… Esse avião é tão “stealth” qto um Gripen.

Eqto os americanos escondem até os parafusos…
Esse aí deixa até os motores expostos sem nem pintura stealth !

Aposto que é até por isso irão exporta-lo normalmente !

francisco

Se a Sukoy faz isso é porque tem capacidade de se defender de qualquer um e não precisa se esconder como os “stealths”.
Em diversas ocasiões caças norte-americanos fugiram, ao se depararem com um S-35, imaginem quando tiverem que enfrentar um Su-57.
Somente os alienados pela propaganda note-americana faz propaganda contra os aviões fabricados na Russia.
Fica uma pergunta: porque vez ou outra fica-se sabendo que os USA adquiriram aviões de fabricação russa?

Juscelino

Treinar usando um alvo real e conhecer a capacidade do oponente. Somente isso.

Rodrigo Martins Ferreira

Enumere as diversas vezes, sem dados de sputinik

Porque pelo Sputnik a Rússia dominou até o Brasil e nós não sabemos ainda.

Brunow Basillio

“Stealth como o Gripen” ai também não né, Gripen não tem baias internas, quanto a esconder parafusos ou motor etc ,ele e apenas um protótipo, devagar vai haver alguma mudança..
Da uma olhada nesta foto, e dos últimos protótipos , e já tem uma aparência diferenciada dos primeiros..
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fb_img_1549215215070-jpg

Chris

Eu sei Brunoh ! Só uma maneira de ironizar..

Bosco

O tóxico Antonio sempre feliz pela possibilidade de destruição dos EUA, Israel, Bolsonaro…
Coitado!!!

francisco

O Brasil poderia ser um dos compradores, pois faz parte dos BRICS, mas infelizmente a mentalidade dos militares brasileiros não permitirá aquisições de equipamentos da Russia.
O Brasil se contentará em ser depósito de aviões ultrapassados vendidos a preços baixos ou doados pelos USA.

Éder

O pós venda russo deixa na mão na primeira emergência.

Adriano Madureira

Não! Acho que estaremos muito bem servidos com os futuros Gripen…

Não precisamos de caças, precisamos de somente um caça para servir bem a FAB, não precisamos de um mix de vários modelos, não precisamos de Rafale, SH, F-15 /16…

A realidade da FAB será o sueco, gastar recursos para adquirir um caça secundário onde teríamos que gastar dinheiro que não temos com treinamento, ferramental e peças de reposição, seria somente um gasto extra

Vamos seguir com o que teremos…

Paulo Costa

A FAB pensa assim hoje, mas a politica muda as coisas e as situações, quem sabe nao teremos alguns F-15 voando em Anápolis daqui ha poucos meses…. so o tempo dirá

Adriano Madureira

Já está sonhando muito… Duvido muito que o pessoal da FAB aceitaria uma compra de oportunidade e de prateleira para a força de aeronaves Eagles, nem que Bolsonaro impusesse. Eles conhecem bem o orçamento deles e há não ser que aumentem o orçamento da força, parem de fazer descontingenciamento e que os caças sejam dados de graça ou via FMS com a benção de Tio Trump, sim, teremos eles em Anápolis. Mas como a realidade é outra, estaremos bem servidos com os Gripen-E, não iremos lutar contra MiGs e nem contra sukhois russos, nossos futuros caças podem muito bem fazer… Read more »

Paulo Costa

Ta louco colocar os 2 juntos … o Gripen mata ele kkkk

Wellington Rossi Kramer

O Brasil comprou o Gripen E, caso ainda não saiba!

Cinturão de Orion

De duas, uma: 1) se a China é um anunciado comprador, é porque o tal J20 NÃO É NADA DE 5a GERAÇÃO, quer dizer, NÃO TEM NADA DE STEALTH = é só “fuselagem”, só “carcaça”, ou 2) é mais uma PROPAGANDA MENTIROSA da Rússia, como sempre, sobre TUDO DE CAPACIDADE STEALTH deste S-57 e de ser 5a Geração. Cegueira torpe.

Antoniokings

Cegueira torpe é não aceitar que a China é a maior potência do planeta e precisa de mais e mais armamentos. Esse Su-57 é uma excelente opção para reforçar ainda mais o j´s poderoso PLA.

Chris

Só falta vc convencer os chineses que devam comprar o SU-57 ! Kkk

Se os chineses gastam uma fortuna pra desenvolver seus próprios aviões, é pq não querem os russos.

No máximo, podem comprar alguns pra dar uma espiada na tecnologia deles, como sabemos que os chineses adoram fazer.

Essa afirmação, tão absurda, mostra que vc nem tem condições de raciocinar nessa area.

Antoniokings

Essa tecnologia já não é mais mistério para ninguém, basta ter dinheiro.
Tanto é que todos já estão exportando.
Não há mais necessidade de segredos.

Suhre

Correção, pode vir a se tornar a maior potência do planeta, pois ainda está atras dos EUA.

Alex

Os J-20’s nao sao cacas de superioridade aerea, sao interceptadores projetados para derrubar bombardeiros, Avioes tanques e Awacs. Ja os Su-57 foram projetados para derrubar outros cacas. Nao seria fora da realidade a China considerar os Su-57.

Juscelino

Só de ver o avião vemos que é uma fraude. Motor totalmente aparente deve ter uma assinatura de calor enorme. Olha a coloração do metal que foi super aquecido e totalmente exposto, e com o movimento desses motores vetoriais devem aparecer e nomes no radar.

Atirador 33

Cara, para com essa picuinha, leve o debate para um lado mais intelectual, não tenho dúvida que esse avião vai avançar muito, mas no quesito furtividade, os americanos estão na frente, e os chineses também eataram na frente dos russos, nessa área da furtividade existe muita demanda de pesquisas e testes…

Abs

ednardo curisco

Tradução da notícia: não estamos dando conta sozinhos do projeto e precisamos de otários… ops… investidores

O projeto é tão bom que a ìndia pulou fora

Corcel

É,não está fácil pra ninguém…

JPC3

Eles precisam distribuir os custos de pesquisa e desenvolvimento.

Kommander

Se até os EUA “abriram” a gama do F-35, imagina os Russos que tem um orçamento menor…

Corcel

A proposta do F-35 nunca foi ser um “equipamento” restrito como o F-22.
E parece que nem a Rússia vai adquirir muitas unidades do Su-57.
Minha pergunta é quem seriam os supostos compradores já que a China tem seu próprio casa de 5° geração.

Hélio

E o SU-57 por acaso foi concebido para ser equipamento restrito? Desde o começo ele foi promovido para exportação, por isso seu desenvolvimento foi tão transparente.

Andre

Hélio,

Você viu o vídeo que saiu com o teste do motor definitivo do su-57??

Brunow Basillio

Tem video ai , poucos segundos mas tem, se não me engano foi no final de 2017 quando ele voou com um motor novo (Type-30) para testes…

nonato

Sim.
Foi feito para vender mesmo.
Se fosse algo realmente superior, não venderiam.
Como é um caça comum, não há porque guardar só para si.

francisco

A Russia deve ter o seu caça exclusivo e que não é exportável.Assim como os USA tem o F-22 e exportam o F-35, o SU-57 deve ser o modelo de exportação..

Rodrigo Martins Ferreira

Entre o deve e o ter de fato amiguinho…

Teremos algumas décadas e até lá o F22 já virou panela stealth

Carlos Campos

Bom acredito que os Russos estão tentando mitigar os custos que tiveram no desenvolvimento do SU57, a índia pulou fora, as compras internas da Rússia pelo que sei estão se arrastando….. acho que vender ele é a melhor escolha possível.

Willber Rodrigues

Além da Índia ( o comprador mais provável ), quem seriam os possíveis compradores?

JPC3

Não se sabe nem quanto vai custar, amigo. Caça de 5° geração, bimotor, pesado, com diversas inovações e 5 radares deverá custar bem caro.

Tomcat4.0

Quando li sobre a questão dos cinco radares que se complementam e tal eu fiquei boquiaberto viu. Muito diferente e interessante.

JPC3

Impressionante mesmo. Não tem como ser rápido e barato o desenvolvimento de uma coisa dessas.

nonato

Caro não imagino porque não existe uma empresa para morder o cliente.
Desenvolver e produzir um caça não tem que custar os olhos da cara nem precisa levar 20 anos.

Trathanius

Aposto no Egito. Abdel Fattah el-Sisi tem cash e disposição.

Saldanha da Gama

Venezuela?

Willber Rodrigues

“Venezuela”
A Venezuela vai pagar a Rússia com o que? Vender suas Miss Universo pro Putin?

nonato

Putin não iria reclamar…

Antoniokings

Pode pagar com petróleo e ouro. A Venezuela tem muito e os EUA estão de olho.
Mas, os Su-30 deles já são o suficiente.

Luís Henrique

Suficiente para que? 🙂
23 Su-30 sem nenhuma aeronave AEW. Até a FAB com F-5 e Derby + E-99 AEW pode sair vencedora. Contra a USAF e Us Navy pode encomendar 100 Su-57 que não adianta nada.

caio

Petrodólares

Gabriel

Talvez em petrodólares, como costumavam fazer. Ou até mesmo em petróleo cru, que parece ser a bola da vez. Agora, se o gov. Russo se comprometeria politicamente autorizando uma venda desse tipo, ou não, é uma história totalmente diferente.

Daniel Guimaraes Viana Soares

Comprar é fácil difícil é manter

Juscelino

Governo Russo é exportador de petróleo.

francisco

Petróleo e ouro. Pois na Venezuela tem bastante. É somente por isso que os USA estão querendo tomar o poder naquele pais.

Rodrigo Martins Ferreira

Da um F5 na narrativa..

Os EUA hj são o maior produtor de petróleo do mundo, produzem 93% do que consomem.. é mais fácil e barato comprar os 7% que restam que invadir outro país pra isto.

Sagaz

Ouro da Venezuela é de garimpeiros… Assim como os narcotraficantes, essa é uma forte renda daquele ditador bem como boa parte da sua “milícia armada”

Antoniokings

Vc está totalmente enganado.
Quem é craque em garimpo ilegal é o Brasil e em narcotráfico é a Colômbia.
Os dois, aliados dos EUA.

JPC3

Que desonesto, o garimpo ilegal começou muito antes da aproximação com EUA

Darci

Brasil claro né?

100nick-Elã

Turquia compra.

Brunow Basillio

Depois que ele tiver pronto, ou seja com o motor definitivo lá pelos 2023, é provável que venha surgir muitos interessados, mas acredito que o número de aquisições por país vem ser em poucas unidades tipo 12 a 18 …
Os possíveis compradores podem ser Egito,Argélia, EAU, Arabia Saudita,Qatar, Iraque, Vietnam, Indonésia e Índia, esta última compra se houver alguma transferência de tecnológia, mas no fundo vão acabar comprando…

Evgeniy (RF).

Arábia Saudita e Qatar podem ser riscados. Esses países não são os principais mercados para armas russas. Ainda há problemas puramente políticos com esses países.
O principal cliente da versão de exportação é, naturalmente, a Índia. Entregas para a Argélia, Vietnã, Emirados Árabes Unidos, Irã são possíveis.
Mas a exportação de aeronaves, esta perspectiva remota.

Ivan

Brunow,
.
Muito sensato seu ponto de vista.
.
Caças de quinta geração serão caros, mesmo os russos, o que não deverá permitir grandes frotas em forças aéreas intermediárias.
.
Mais uma questão:
A doutrina de guerra aérea dos países influenciados pela Rússia é diferente, usando a IADS como principal instrumento de superioridade aérea sobre o campo de batalha.
.
Finalmente vejo os Sukhois Su-57 como aeronaves que vão atacar, prioritariamente, a infraestrutura aerotranportada inimiga, como os pesados tanqueiros (REVO), AWACS e AEW, vigilância eletrônica e outros.
.
Saudações,
Ivan, o antigo.

Evgeniy (RF).

O Su-57 é principalmente um lutador da superioridade aérea.

Nilton L Junior

Estava esses dias assistindo um vídeo no ytb, onde o produtor de conteúdo falava sobre essa aeronave e como os russos pretendiam utiliza-la. Segundo ele, os militares Russos sabem da baixa ou digamos quase inexistência de baixa detecção da seção traseiras onde são expelidos calor gerado pelo motor, para compensar essa deficiência deram relevância para as seções frontais nas capacidades Stealth. Isso porque a Russia optou por uma capacidade de projeção geopolítica limitada, seus interesses imediatos estão concentrados em suas fronteiras e a Leste, onde pretendem reativar suas frotas de navios quebra gelo para abrir passagens para o comercio internacional… Read more »

Paulo Costa

A nova Russia de Putin é muito pé no chão e sossegada, so age quando realmente precisa, e tem foco mais voltado a Dominar comercialmente e influenciar politicamente o leste europeu e aqueles países, não ta interessada em dominar a Asia ou atacar a Europa e sim vender pra eles

E de vez em quando encher o saco dos Americanos kkk

Nilton L Junior

Na mosca, e quando o faz é pontual, tipo Síria e Venezuela para se manter como resposta a NATO.

Antoniokings

Mesmo porque, o papel de predominância na Ásia será naturalmente da China, que é muito maior do que a Rússia em população e economia.
Hoje, foi publicado um interessante artigo no Valor sobre a mudança de poder no Mundo que agora está no Oriente.

Nilton L Junior

Só se for versão básica, duvido os Russos compartilhar tecnologia de ponta.

francisco

Assim como os USA fazem ao exportar o F-35 e deixar o F-22 somente para a sua força aérea.

Paulo Costa

Se a Índia comprar devera sim ter transferência de tecnologia ou nada feito então deve ser completa essa versão exportação

Antunes 1980

Arrisco dizer que este SU-57 conseguirá cerca de metade das vendas do F-35.
Muitos países não alinhados com Washington terão finalmente a possibilidade de ter um vetor de quinta geração.
China, Índia e até mesmo a Argélia podem adquirir ele sem muito esforço.
A Rússia acertou em cheio nesta nova política de venda.
Com certeza com esta atitude, a régua será colocada acima novamente. E o ciclo mundial de compras militares continuará em ritmo acelerado.

JPC3

A China já tem dois 5G. Se comprar o Su-57 é mais provável que comprem poucos só para roubar tecnologia, isso se os indianos não dificultarem por causa de sua participação no projeto.

Algumas fontes dizem que os indianos pularam fora, mas não tenho tanta certeza, cada dia dizem uma coisa diferente.

Jacinto

Parece que os chineses tambem usam caças russos para ter uma régua com a qual medir seus próprios equipamentos. Um analista chinês de algum site que eu nao me lembro qual e justificou desta forma a aquisição do Su-35 em uma quantidade pequena (para os padrões chineses). Ele afirma que dentro da realidade chinesa, com milhares de caças, a quantidade adquirida não tem grande justificativa operacional senão a de adquirir conhecimento e medir a própria evolução.

JPC3

Interessante. Realmente, é um pouco estranho uma força igual a Chinesa comprar apenas 12 ou 24 unidades de um determinado modelo de caça.

J-20

Fora isso, eles precisam de uma referência para atualizarem as quase 3 centenas de J-11 e variantes que operam

PauloSollo

Não vejo futuro promissor para esta aeronave, a não ser que entreguem de bandeja o projeto aos indianos ou aos chinos.

Robero

E o Brasil.

Edilberto Jorge da Silva

China Rússia em pânico; qualquer projeto deles a NASA cobre ; basta falar que vai fábrica em longa escala do b 2 invisível ao radar pra entrar em pânico

Hélio

Jesus Cristo, é cada uma que me aparece…

Coutinho

Concordo. Dei muita risada aqui.

Hélio

O Peru é o potencial comprador mais próximo de nos, quero ver o que a FAB fará diante disso, já é 2019 e nem sinal do JAS 2020.

ANDERSON CAMELOT

Baseado em que você diz isso?
Hoje em dia o Peru vôoa com alguma aeronave russa??

Carlito

Mig-29, Su-25, e operou muitos anos o Su-22.

Tutu

Eles não tem dinheiro para isso, provavelmente vão de mig-35 ou rafale.

Brunow Basillio

Tutu
Se eles tem dinheiro para Rafale então tem para Su-57, F-35, J-31…

Tutu

O SU-57 e o J-20 são os mais caros dessa lista devido ao baixo número de encomendas.

Brunow Basillio

Pergunta para os Indianos quanto saiu cada Rafale que eles compraram, somando os 36+ treinamento,armas etc, deu 7,8 bi de dólares….

Jacinto

Mas as Índia usa os Rafales no papel de ataque nuclear. Isso coloca um pouco mais de sal na precificação.

Alessandro

Eu posso estar escrevendo besteira, mas acho que a Rússia só liberou a exportação do SU-57 pq nem eles confiam plenamente nesse projeto de “stealth” dessa aeronave, por isso compraram tão pouco, sem contar que estão com dificuldade em sua economia e o dinheiro de vendas seria bem vindo para eles. Na minha opinião a Rússia ficou para trás nessa disputa com os EUA e a China por essa corrida de armamentos “stealth” e até eles sabem disso, e agora estão concentrando suas forças em armas de destruição em massa mais sofisticadas e sistemas antiaéreos, pois é oq dá para… Read more »

MGNVS

A despeito do SU-57 ainda nao ter demonstrado realmente a que veio e nem se vai ser um stealth “puro”, uma coisa tem que se admitir, o aviao é bonito, principalmente com essa pintura.

Saldanha da Gama

Podem me xingar, dizer que não podemos operar etc e tal, que a FAB não deseja mais que 1 vetor patatipatatá… Assim como o SU35 este pak é lindo e gostaria muito de vê-lo capitaneando uma esquadrilha com o Gripen. ( tb gostaria do f16x, su´s, rafale e f18 sem problema, pois, minha avó já dizia ” Nunca ponha todos os ovos no mesmo cesto).Podem descer a lenha. st4

Renan

Amigo, ninguém deve te criticar, pois não falou nenhuma besteira. As nossas condições econômicas não deixa ter vetores diferentes em números expressivos. Mas concordo, um pais deste deve ter a capacidade de não depender apenas de um vetor. E apos comprar mais de 100 Gripen, poderíamos sonhar em ter um vetor maior de superioridade aérea de preferencia um de 5° ou 6° geração ira depender do tempo para nossa economia melhorar, ou a vergonha bater na cara dos políticos e diminuir os gastos públicos com o pessoal (civil), reduzir o números de militares para sobrar dinheiro para o que é… Read more »

Antropólogo

A maioria aqui eh engenheiro Saldanha. São todos sabichões.

Willber Rodrigues

Não vou te criticar por essa idéia. Mesmo porque, sou leigo, e não tenho autoridade para tal. Mas acho sua idéia pouquíssimo provavel de acontecer. Dificilmente a FAB vai comprar um vetor russo. Dificilmente a FAB terá grana pra adquirir outro tipo de vetor, seja de qual país for. Se a FAB conseguir que o GF abra a carteira pra comprar um segundo lote de Gripen, já vai ser motivo mais do que suficiente pra comemorar dando tiros pro alto. E, por último, não se esqueça que, nos próximos 4 anos, o presidente e sua turma vão ser fortemente inclinados… Read more »

francisco

Não é por falta de grana que a FAB não adquire aviões da Russia. É por pura ideologia colonialista.
Quando da seleção do F-X foi divulgado que os pilotos da FAB ficaram impressionados ao voarem no S-27. Mas quem ganhou a concorrência? ganhou o projeto de um caça que depende basicamente de peças fabricadas nos USA (a FAB vai estar na mão dos norte-americanos).
Nem o Raffale o Brasil pode comprar (porque o francês detinha uma certa independência da industria norte-americana). .

Flanker

Você leu o relatório final do F-X2? Para afirmar isso, com toda essa convicção, deve ter tido acesso à esse relatório. …
Pelo pouco que foi divulgado, o caça russo não atendia às exigências de transferência de teconologia que a FAB impôs. E não esqueça que o próprio governo petista estava por escolher o Super Hornet ….só não o fez pq Obama não se desculpou à Dilma após o vazamento da wikileaks….
Então, essa história de mente colonizada tb cabe ao governo petista da época….pelos dois lados….pela intenção em comprar o SH e depois pela compra do Gripen….

Jacinto

Francisco se fosse ideologia colonialista a FAB so usaria equipamento americano mas a historia da FAB e justamente a oposta. Por muitos anos- decadas na verdade – o principal equipamento brasileiro foi frances (mirages) e hoje e americanos (F-5) porque ficou dificil continuar operando ($$) os Mirages 2000. E FAB e o EB usam equipamentos russos.

Jeff

“Não é por falta de grana que a FAB não adquire aviões da Russia. É por pura ideologia colonialista”
.
Errado, se fosse assim não teríamos helis russos. Pare de falar abobrinhas ideológicas.

Sagaz

Só pegou esses helis russos por conta da ideologia cleptocrata que dominava na época. Para essa turma da lacração tudo é colonialismo, integrismo, mesmo contra os fatos técnicos e financeiros.

Carlos Gallani

Lindo avião, deve ter um desempenho excelente mas sem provar sua capacidade stealth, que é pra lá de duvidosa, NÃO é um caça de 5ª geração!

JPC3

A Rússia não tem mesma necessidade de stealth que os americanos, preferem que o avião ainda seja furtivo mas, ao mesmo tempo, mais fácil de manter que um F-22 ou F-35.

No combate aéreo ele compensaria essa desvantagem com uma nova geração de sensores.

Leonel matos

Preferem não simplesmente ainda não foram capazes de torna lo tão stealth

Brunow Basillio

Se os Chineses que são adolescentes na aviação conseguem, por que os Russos sendo veteranos não conseguiriam? Eles não só tem capacidade de fazer como tem condição de espionar os projetos americanos, mas eis o problema os Russos conseguiria manter os custos de operação de 100 F-22/35 ?

francisco

Só eles sabem. O resto é especulação de torcedores norte-americanos.
E se simplesmente os russos estiverem escondendo a sua real capacidade? em guerra não se pode mostrar tudo o que tem.

JPC3

Não, quem disse isso foi a Sukhoi em um dos vídeos promocionais do PAK-FA.

francisco

Quanta alienação. — Quando o F-117 foi abatido na Sérvia em 1999, os destroços do avião foram entregue aos russos. Então você acha que com 20 anos de estudos, os cientistas russos ainda não conseguem fabricar um avião stealth.
Caia em sí amigo. Até a China que copia tecnologia da Russia já fabrica aviões “invisíveis”.

Agnelo

Acredito q foi entregue aos chineses, ou vc acha q o bombardeio da embaixada (uma agência de inteligência por excelência) chinesa logo depois foi por engano mesmo?
Sds

JPC3

Conseguir eles conseguem, o problema é pagar depois.

Andre

Quando o f22 ou f35 foram colocados a prova ? EUA passou vexame nos anos 90 quanto teve uma aeronave “invisivel” abatida por um sistema russo da década de 60

Foxtrot

Mais uma dor de cabeça para os Americanos e aliados .
Algo que parece ser outra máquina mortífera Russa.

Alessandro

Até os Klingons ficaram com medo depois do seu comentário rsrs..

Foxtrot

Aí ai.
Vai bajular os Trump,s tanto do Sul quanto do norte e ou a Rainha careca.
Fassa de conta que sou buraco na rua e vê se me erra rsrs.

Flanker

Fassa não, é faÇa….

Foxtrot

Obrigado professor de português.
Ensina isso ao meu móbile kkkk.

Alessandro

foxtrot vc tá muito sensível, foi apenas uma brincadeira pra descontrair, relaxa.

Foxtrot

Não há sensibilidade na verdade amigo, e eu apenas a digo.
Tranquilo ! Kkkk

Gorgoroth

Ri muito

Foxtrot

Bobó ri atos mesmo.

filipe

A Venezuela vai comprar esse caça, e ai tudo muda na AL, os Gripens vão virar obsoletos… Esse caça é um Sukhoi Furtivo, e o Gripen é o matador de Sukhois não furtivos.

Willber Rodrigues

É mais fácil o Brasil e Chile comprarem F-35, do que a Venezuela comprar esse caça. Só se os Russos doarem ele, mas mesmo assim a Venezuela não teria grana pra tirá-lo do chão.

francisco

Não se prenda a propaganda note-americana. A Venezuela tem bastante petróleo e muito ouro. E o principal não são lacaios dos USA.

Willber Rodrigues

“A Venezuela tem muito petróleo e muito ouro”
Então porque eles não usam isso pra sair de uma inflação de 6 dígitos e resolver sua crise econômica?

Deixe-me ver…..culpa do “imperialismo iamque malvadão”, certo?

Renan

Exatamente, vc está certo! Impossível mesmo com toda a riqueza Venezuelana sair do buraco. Uma vez que haja restrição internacional o país não é capaz de fazer comércio. E sem conseguir ter acesso aos mercados internacionais será impossível resolver seus problemas econômicos, políticos etc. Se hoje o mundo parar de fazer comércio com qualquer país em 15 anos este país não Terá mais condições econômicas, sociais e militares para nada. Pode ser os EUA ou a China não a país no mundo que viva bem com embargos econômico (conhecido como guerra híbrida ). Atualmente todos os países que temos intervenção… Read more »

Jacinto

O problema da Venezuela e que a produçao de petróleo lá está em declinio há muitos e muitos anos – desde muito antes de haver embargo. O problema é de subinvestimento na produção. A PDVSA, ao invés de usar o dinheiro que obtinha para investir e reinvestir, era obrigada a usar parte substancial de sua receita para patrocinar as medidas do governo venezuelano. Veja só, a situação era tão bizarra que a Citgo (sucursal da PDVSA nos EUA) chegou a doar dinheiro para os EUA…

Sagaz

O mais absurdo na argumentação desse povo da lacração é o fato de que o socialismo, a Rússia, a China, etc é/são a verdade absoluta, mas a Venezuela está do jeito que está por culpa dos EUA!! Ou seja, o mundo arco íris deles só funciona se a maior representação do capitalismo (os EUA) não realizar negócios com a Venezuela!! O que manda no mundo é $$, a Rússia quer mais é que a Venezuela não produza uma gota de petróleo e ela, Rússia, ganhe cada vez mais com o petróleo que produz, e ainda por cima tem a Venezuela… Read more »

Jacinto

Sagaz, a coisa é ainda pior. A Rússia emprestou um dinheiro para a Venezuela na forma de serviços (ou seja, não mandou dinheiro em espécie, mas ajudou economicamente fornecendo serviços) cujo pagamento é realizado em petróleo fornecido por um preço abaixo do mercado. Como a Venezuela está com dificuldades em produzir petróleo, a situação que está ocorrendo é esta: A Venezuela produz (relativamente) pouco e boa parte do pouco que produz acaba sendo entregue à Rússia (e à China, que tem acordos parecidos) subprecificado e sem o recebimento de pagamentos em dinheiro. A lama econômica da Venezuela não é um… Read more »

Flanker

Pode ate ser….mas, ainda assim, prefiro morar no Brasil do que na Venezuela. …

Leonardo

China adquirir SU57E vai ficar pequeno para estados unidos é seus cachorros de raça da Otan.

Jacinto

Se um pais desenvolveu dois caças de 5a geraçao, como fez a China, comprar aviões estrangeiros da mesma geraçao nao seria uma forma de admitir o fracasso dos proprios projetos?

100nick-Elã

Não.

Cristiano de Aquino Campos

Muitos dizem que ele não e um 5°geração puro e tal. Eu só sei que se ele for um SU-35 com a metade da assinatura radar com armas com 50% ou o dobro do alcance atual e com os sensores que tem, vai dar muita dor de cabeça para o F-35.

JPC3

Não terá alcance 50% maior. Pelo o que foi divulgado até agora, ele leva um pouco menos combustível interno que o Su-35, porém com armas no compartimento terá melhor aerodinâmica.

O alcance deve ser maior, mas não tanto.

nonato

Falou alcance de armas.

Cristiano de Aquino Campos

Me referia ao alcance das armas.

JPC3

Isso seria mais útil contra os caças não furtivos.

Jacinto

Ou para os aviões que fornecem suporte aos caças: reabastecedores, awacs etc..

JPC3

Verdade.

Nilton Reis Jr

Esse avião é lindo e pavoroso, dependendo do ângulo a ser visto.
Quanto à notícia, talvez os russos queiram diluir o custo do desenvolvimento, para baixar o custo final da unidade e assim conseguirem comprar mais unidades.
A Rússia tem know how e competência para desenvolver, mas falta grana para comprar (Armata, SU57).

CRSOV

O Iran também é um possível comprador desse caça !! Como em 2020 encerra o período de 5 anos em que o Iran não poderia comprar equipamentos militares por conta do Acordo Nuclear e como os EUA já abandonaram esse acordo é bem possível que a IRIAF (Islamic Republic of Iran Air Force) compre Sukhois, J 17 Thunders Block 3, J 10 e quem sabe até esse novo caça russo !!

Adriano Madureira

E não se esqueça que os Iranianos receberam de volta todos seus ativos que estavam congelados em bancos estrangeiros, se não me engano ou era USD40BI ou USD84BI…

Deve dar para fazer uma feira legal…

Alex

Acho melhor os Americanos nao regularem o F-35 pra Turquia, senao os Turcos vao cair de boca no Su-57.

Adriano RA

Em minha humilde opinião, os Russos estão sendo usados. Erdogan usou o S400 para colocar um bode na sala de Trump (e Congresso americano) e fazê-lo aceitar uma série de condições necessárias para manter sua ditadura na Turquia. Na hora certa, a compra do sistema antiaéreo russo será devidamente cancelada. Tanto turcos como americanos tem muito a perder em uma escalada de retaliações entre os dois aliados na OTAN.

Munhoz

Essa questão tem também a disputa com a Grécia, os Turcos querem ter a capacidade de atacar e também se defender, já ouvi falar que os misseis anti aéreos da OTAN não servem para atacar caças da OTAN !

A Grécia por exemplo já opera os S 300, mas na época da compra não teve muitos problemas !

francisco

Porque será que todo governante que não se submete aos USA são taxados de “Ditador” pelos torcedores norte-americanos?
Por outro lado ditadores sanguinários como o da Arábia Saudita é chamado de “Príncipe”.
Quanta alienação dos fanboys cucarachas.

HMS TIRELESS

Sugiro a você estudar para aprender as diferenças entre monarquia x República e Democracia x ditadura

Adriano RA

De onde tirou essa leitura de meu post? Por acaso eu disse que na Arábia Saudita não existe ditadura? Em sua opinião Erdogan não é ditador? De qual frase concluiu que sou fanboy americano? Aprenda a ler e respeite as pessoas.

Quatzy

Verdade, Francisco!

Adriano Madureira

Quando um governante não está alinhado com washington e não é receptivo a seus interesses, com certeza esse sentirá o peso da justiça e da indignação americana ante regimes ditatoriais, afinal eles têm ojeriza a déspotas sanguinários que oprimem seu povo. Talvez seja por isso que Washington mantém relações com democracias tão sólidas como Gabão, Guiné Equatorial, Uzbequistão, Myammar, Azerbaijão, Etiópia, Tadjiquistão, Ruanda, Camboja, Uganda, Kirguistão, Quênia, Djibouti, Kasaquistão e Vietnã. Alguns desses com governantes que estão no governo a 20-30 e até quarenta anos no poder. Mas quem somos para contestar a visão torpe e a justiça seletiva e… Read more »

Sagaz

A Alemanha não se bate com os EUA e ninguém tá falando que a VerMERKELha é uma ditadora.

Adriano RA

Belo avião que sem dúvida vai colocar um pulga atrás da orelha de qualquer piloto ocidental, em especial pela combinação de sensores com banda X, L e Ka. Não se sabe bem qual será o resultado disso na detecção de aviões furtivos… A principal limitação é que, ao contrário da China, a Rússia não nada em dinheiro, possuindo um PIB muito menor…. Então imagino que será adquirido a conta-gotas.

Munhoz

Talvez não, o PIB Russo por PPC é quase do tamanho da Alemanha !

O gasto militar russo é declarado em 10% do equivalente dos EUA, no entanto o dos EUA cobre os salários etc, já o dos russos somente as aquisições e operações sobre o valor declarado, sendo assim podemos deduzir a equivalência diante dos EUA em 20%, ai vc analisa este gasto em PPC também e poderá deduzir a equivalência em 50% aproximadamente do que os EUA gastam !

Ou seja porque vc acha que os países europeus estão receosos com a Russia ?

ScudB

“já o dos russos somente as aquisições e operações sobre o valor declarado” Negativo.. Orçamento militar da Rússia é dividido em aquisição (60%) e manutenção (40%) da forças e estrutura de mobilização (ate as contas de luz e pagamento das faxineiras das juntas militares). Exemplo : salário (médio) de tenente é orçado como 1000$ , major -1500 , sub coronel – 1800 e etc.. La (no orçamento) já estão definidas aposentadorias , indexação anual e contratação dos soldados e sargentos. No ano 2019 é calculado como 2.8% de PIB (se contar junto com a parte “fechada” do orçamento – beirando… Read more »

Adriano Madureira

Mas apesar de não nadar em dinheiro, está constantemente comprando ouro, fora suas riquezas minerais que são inúmeras.
E agora estão se desfazendo dos títulos da dívida americana, e diminuindo suas reservas de dólares e trocando por euro, libra e outras.

Mas oque me espanta nós russos é como eles usam seu orçamento militar, que mesmo pequeno, conseguem ter bons resultados, será que o fato de depender menos de tecnologia estrangeira embarcada em seus equipamentos militares, isso acarreta no preço dos mesmos?

Munhoz

Um pouco, mas na verdade as compras são mais ou menos subsidiadas pelo estado, um caça é vendido para o governo russo em rublo e para outros países em dólar ai o governo russo paga entre 15 ou 20 milhões por um caça que é vendido a 60 ou 80 milhões para outro pais !

Jacinto

Pequeno? O esforço russo em defesa, que e medido pelo percentual do PIB que um pais dedica a sua defesa, só e menor do que o da Arabia Saudita.

Fernando Jesus

Imagino o preço da hora de voo.

Farroupilha

Los gentiles hermanos argentinos querem saber o preço da criança e da sua hora de voo.

Peter nine nine

?

pangloss

Tava demorando para que alguém lembrasse dessa galhofa…

Sérgio Luís

Tipo assim!
O lençol está curto!
Só é furtivo no radome e o motor fica totalmente exposto!?!
Esse é outro pseudo furtivo!

Hoeraldo

Esses SU-57E muito provavelmente serão versões capadas a lá mig-23 enviados aos países árabes

HMS TIRELESS

Capado ou top de linha, a função do Mig-23 foi servir de alvo de tiro ao pato para o F-4 Phantom ( guerra Irã x Iraque), F-15 e F-16 ( Bekaa e fronteira Paquistão – Afeganistão)

Fernando Turatti

Esse espaço pra comentários segue em círculos. Aparece uma notícia sobre um caça de ponta, aí surge alguém achando que seria bom pra FAB, outros falando sobre cem gripens, aí alguém fala de falta de vontade política, descaso dos governos e blablabla aí você vai ver o orçamento da FAB e de qualquer força aérea superior a ela e descobre que com 1/3 do que nós temos pra toda a pasta de defesa, o Paquistão tem uma força aérea INCOMPARÁVEL com a nossa E ai de quem reclamar da mamata dos nossos militares, que trabalham menos e custam mais mesmo… Read more »

Sidy

Veja bem, 3/4 do total do orçamento das FAs é destinado para despesas com pessoal…

Fernando Turatti

“ain porque temos muito efetivo” aí tu vai ver e tem uma tonelada de países com mais gente, menos verba e MUITO mais equipamentos…

Rinaldo Nery

Poderia postar uma relação de exemplos, com números?

Fernando Turatti

Claro! vou listar apenas países com mais pessoal ativo que o nosso, forças mais bem equipadas e que gastam menos: Brasil, 330k, ~25b dólares Turquia, 350k, ~20b Paquistão, 650k, ~10b Egito, 430k, 5b Em contrapartida, temos países muito melhores armados, equipados e preparados para exercer poder em cantos distantes, como França e Reino Unido, com respectivamente contingentes de 200k e 150k, gastando 57b e 47b. Temos gente demais, privilégios demais e equipamentos de menos. Contra qualquer das forças aéreas acima citadas a FAB sequer decolaria, e olha que são países que gastam menos que nós ao todo, mesmo tendo MAIS… Read more »

Flanker

Fernando, saberia dizer se nesses orçamentos de defesa, nos países citados, estão incluídos os gastos com pessoal ativo, inativos e pensionistas? Ou eles incluem no orçamento da defesa somente os ativos…deixando os inativos e pensionistas para a previdência deles? Saberia nos dizer se em alguns deles, inclusive, há a figura do(a) pensionista?

Fernando Turatti

essa é uma pergunta excelente! Eu sei que em países como França e Reino Unido a conta é feita do mesmo modo, mas devido a barreira linguística eu honestamente não consigo chegar nem perto de solucionar a questão com países árabes, eu apenas parti do pressuposto, até porque diversos rankings de gastos militares colocam tais números, então novamente eu presumi que nenhum estudo sério simplesmente ignoraria tamanhas diferenças, contudo, é sim possível. edit: acabei encontrando e, de fato o Paquistão esconde seus pensionistas militares no orçamento CIVIL. As estimativas em 2010 eram de 700 milhões de dólares para tal setor.… Read more »

Sidy

The 2018 Budget of the National Defense Ministry Expected to Reach 40.4 billion TL According to the budget plan submitted to the commission by the Ministry of National Defense, the 2018 Budget for the Ministry is foreseen as 40 billion 402 million 238 thousand TL (est. $10.6 billion). Approximately 50 percent of the aforementioned budget, that is 20 billion 329 million TL (est. $5.34 billion), is expected to be composed of the goods and services procurement expenses including modernization projects. 13.8 billion TL (est. $3.63 billion) of this figure is planned to be allocated for the requirements as part of… Read more »

Luís Henrique

No site globalfirepower existem 45 países com quantitativo superior ao nosso em caças. Incluindo o Chile.
Não concordo com tudo que o Fernando escreveu, mas em número de caças e vários outros equipamentos nós passamos vergonha.
Nosso tamanho econômico, territorial e populacional que coloca nosso país em 7o, 5o e 5o lugar respectivamente ficam muito distantes nas análises de número de equipamentos militares em várias áreas, sendo a aviação de caça uma das piores.

Luís Henrique

Maior população x Maior força militar China 1º e 1º (1,4 bi de pessoas x 2,18 mi militares na ativa) Índia 2º e 2º (1,3 bi de pessoas x 1,36 mi militares na ativa) EUA 3º e 3º (320 mi de pessoas x 1,28 mi militares na ativa) Brasil 5º e 15º (210 mi de pessoas x 330 mil militares na ativa) Realmente existe um problema grave em nosso orçamento militar. Somos a 7ª ou 8ª maior economia do mundo, temos o 11º ou 12º maior orçamento militar do mundo. Mas sobra quase nada para investimentos. (reforma da previdência Já… Read more »

Fernando Turatti

ah pronto, agora tu quer remover a aposentadoria militar do ORÇAMENTO MILITAR e esconder ela igual ao Paquistão, aumentando AINDA MAIS o orçamento que já não é nada pequeno. Tem que reduzir o efetivo, se a França com todos seus territórios ultramarinos, sendo o país com MAIS FUSOS HORÁRIOS DO MUNDO consegue gerir tudo, tendo uma marinha e força aérea INCOMPARÁVEIS a nossa, com míseros 200 mil, nós também conseguimos. Esconder a merda que são os benefícios dos militares no orçamento da previdência civil não é resolver. Aumentar esse gasto está TOTALMENTE fora de questão. Temos um orçamento que por… Read more »

Sidy

Chupa essa manga…

“…levantamento feito pela consultoria de orçamento da Câmara dos Deputados mostra que, para 2018, do orçamento de R$ 101,9 bilhões, R$ 76 bilhões (74,5%) seriam destinados para pagamento de gasto com pessoal e encargos sociais e R$ 7,7 bilhões para investimentos (7,5%). O restante, ou equivalente a R$ 18,2 bilhões (18%), seria direcionado, principalmente, ao custeio da máquina, além de pagamento de dívidas e reserva de contingência.”

Fernando Turatti

101 bilhões de reais roubados da população pra sustentar a mamata de uma força armada absolutamente incapaz de nos defender de qualquer país de verdade.

Rinaldo Nery

Qual a solução? Demitir? A FAB tem 70 mil homens e mulheres. A PMSP tem 100 mil. Somos 206 milhões de habitantes. Tem que reduzir a PMSP também?

Fernando Turatti

Sendo bem sincero, você entende a diferença entre polícia, que literalmente é usada TODO DIA A TODO MOMENTO e um exército né? Você entende que o exército é a força mais rápida de ser expandida em caso de necessidade, correto? O mais necessário sempre será manter uma prontidão alta em posições de difícil treinamento, como marinheiros, pilotos etc. Nosso maior gasto com pessoal está no exército. Aliás, vê lá o orçamento do Estado de São Paulo, vê se tem um déficit de 150 bilhões de reais sem nem contar os juros da dívida e vai entender. Sim, a solução é… Read more »

Fernando Turatti

206 milhões de brasileiros com um PIB per capita de 8/9 mil dólares anuais. Acho que você não está entendendo o quão miserável é esse país, assim como não está entendendo a diferença entre uma força de uso DIÁRIO e uma força que não é usada em combate desde a segunda guerra mundial, mas que mesmo assim gera de déficit previdenciário 43 bilhões de reais por ano, se aposentando com 100% em 30 anos de serviço enquanto um americano de mesmo tempo teria 60%.

smichtt

Fernando,

É mesmo por aí. Acrescento que isto é apenas um exemplo entre tantos desta sociedade onde uns poucos privilegiados que se penduram no Estado vivem com o dinheiro dos impostos que nós, aqueles que produzimos, pagamos. Lembro de um livro que li há décadas cujo título explicita nossa situação: “A Sociedade contra o Estado”.

Rinaldo Nery

Mas os militares tem os mesmos benefícios dos civis? Adicional noturno, hora extra, periculosidade, FGTS, direito à sindicalização, à greve…? Se não é usada tem que ser pequena? E se for usada amanhã? Como faz pra aumentar? Mobilização? Mas o Brasil não é grande (a FAB controla 22 milhões de km2)? E os 18 mil km de fronteira seca? O poder aquisitivo de um militar americano é infinitamente superior ao brasileiro. Além de terem uma série de benefícios como isenção do imposto estadual numa série de serviços, descontos para compra de carro, mobília, eletrodomésticos. E, quando vão pra reserva, a… Read more »

Fernando Turatti

Eu honestamente parei no “o poder aquisitivo do militar americano é maior”. Se você não entendeu que somos um país com menos de 9 mil dólares de pib per capita e que os EUA tem isso na casa dos 40 mil, eu desisto. Abraço.

Rafael Oliveira

Demitir eu não digo, pois é complicado e inativo é caro! Mas que poderia reduzir drasticamente a entrada de novos militares, principalmente oficiais, isso poderia.
Pela quantidade de aeronaves, radares e torres de controle não se justifica o tamanho da FAB.
E poderia acabar de vez com a pensão das filhas maiores de idade (aquelas que ainda não recebem o benefício, mas que seus pais optaram por pagar 1,5% de pensão em 2001 – devolvam o dinheiro descontado aos pais). Isso causaria um bom alivio ao longo de décadas.

FICO SO OBSERVANDO

A RESPOSTA MAIS COERENTE QUE LI

Victor Filipe

Eu acho que o Assunto das FFAA brasileiras gastarem muuuuito mais com pessoal do que qualquer outra força decente nesse mundo já eram águas passadas. todos sabem que isso é um fato mais do que consumado.

Renan

Pergunta porque em Israel o cara está indo para o 5° mandato e ninguém quer tirar a força do poder para defender a democracia?

Ghutoz

Pq israel é uma democracia parlamentar, existe presidente e primeiro ministro, que são funções e pessoas diferentes, se informe por favor….

Emy

Facto e que quando esta aeronave apareceu nos céus da síria a América e os seus aliados França e reino unido retiraram há ainda quem diga que há aeronaves destas e pilotos russos que chegaram á venuzuela !

Nostra

India had paid 300 million dollars as initial fund for joint R&D and they got zero to show for it. IAF as per it’s assessment is unhappy with the stealth features of SU57 , especially it’s engines. So joint development of FGFA ( india specific SU57 ) is off . Plus internal assessment is Russia is trying to off load R&D costs on to India without transferring the same. And importantly they are unwilling to share the IPR , after the Indians got fooled by the Russians on SU30MKI joint development without receiving the shared profits from the derived versions… Read more »

Augusto L

What’s the options for india to get a stealth fighter without buying the Su-57 ?
Partership with Japan stealth fighter project ?
Partership with Britain in her Tempest project or partership with french-german 6th generation fighter ?
Or just buy some F-35 without technology transfer but with some compesate investements?

Nostra

Japan at the moment is not open to partnership wrt weapon systems. U2 deal has been dragging for too long now. British can’t be trusted , neither India interested in strategic projects with British. French German project no proposal received from them till date , Germany is not reliable for strategic projects. F35 seems plausible provided indian concerns regarding sovereign operational autonomy is guaranteed. And preferably backdoor integration of nukes and strategic weapon systems is allowed. Reason why F16 / Gripen might not make the cut in the MMRCA tender , unless they allow so. French Rafale has the option… Read more »

Mercenário

Nostra,

Indians are completely wrong about the french. France is not a reliable country.

The only advantage is that their fighters already come with the white flag… Sorry, I couldn’t resist the joke.

Cavalo-do-Cão

Será sem duvidas um sucesso de vendas vide o fracasso completo e vexatório dos projetos dos caças de quinta estadunidenses :

https://www.youtube.com/watch?v=J_xJUQxE9tY

JPC3

Tava demorando…..

JPC3

Com todo o respeito mas você também é o Máquina T, não é?

Victor Filipe

tirando o fato de que o F-35 vende em um ano mais do que a Russia sonha em comprar de Su-57 durante toda a sua vida…

Wellington

Qual o preço?

Delfim

Eu acho o Su-57 uma solução de compromisso, dentro das necessidades da Rússia em ter um sucessor dos Flankers para guarnecer seu imenso território, com velocidade e autonomia, o que fatalmente impõe um grande tamanho; e dentro também de seus recursos econômicos e tecnológicos.
.
A falta de cuidado em não tornar furtiva sua seção traseira pode ser contornada pela elevada velocidade que o caça pode alcançar para se afastar de ameaças.
.
E temos que saber o preço, e qto vai entregar.

Carlos Alberto Soares

A Argentina vai mandar uma comissão de alto nível

O Uruguai vai estudar se lhe atende

O Paraguai já está contando as moedas

E o TonyXings vai afirmar que o CaiDuro vai adquirir 2 esquadrões.

Passa a régua.

Antoniokings

Segue o link:

Ásia retoma seu lugar como centro do mundo

Após dois séculos chega ao fim o domínio do Ocidente
Dinamismo da região atrai migrantes e investimentos

https://www.valor.com.br/internacional/6191053/asia-retoma-seu-lugar-como-centro-do-mundo

Delfim

OFF – está rolando uma boataria nas redes que Israel vai nos emprestar 20 F-16 Sufa enquanto os F-39 não chegam… tem como checar isso ?

Delfim

Provável de ser 1º de abril mas estou sem saco pra ficar checando tudo que aparece.

JPC3

Tirando os custos imprevistos até ficarmos experientes no F-16 os gripen já teriam chegado.

Carlos Alberto Soares

Os Helis Cobra estocados da IAF entraram nas conversas em Israel.

Aguardemos.

Viriam todos revisados.

MRO de patrão ?

Quem sabe …..

Sidy

Os americanos nos ofereceram os AH-1W deles e nós vamos comprar de Israel? Me fez lembrar a história dos F-16s que a Croácia queria comprar dos israelenses… na hora H tio Sam bloqueou.

Carlos Alberto Soares

Em Israel nao existe 1° de Abril.

Housemaq

Aahhhhhh !!! Esse eu quero ver na FAB em 3,2,1…

Oiseau de Proie

Só verá em países livres e independentes como a Índia…que se levam a sério…

Luiz Floriano Alves

Os aviões russos são belas células aerodinâmicas. O problema são os motores russos. Tem vida curta e baixa confiabilidade. Esses SU 35 com motores RR ou PW ou mesmo da GE seriam imbatíveis.