MiG-21 Bison

MiG-21 Bison

MiG-21 Bison
MiG-21 Bison

Por Alexandre Galante

Em meio à escalada das tensões depois que a Força Aérea Indiana (IAF) bombardeou o maior campo de treinamento da Jaish-e-Muhammad na Caxemira, caças indianos MiG-21 Bison entraram em combate com caças JF-17 paquistaneses.

Autoridades das Forças Armadas do Paquistão divulgaram no Twitter alguns vídeos e imagens mostrando um piloto de caça indiano abatido no seu lado da Caxemira. O Paquistão diz que abateu dois MiG-21 e tem dois pilotos em custódia, enquanto a Índia só reconhece a perda de uma aeronave e o desaparecimento do seu piloto.

No vídeo compartilhado pelo Paquistão, um dos pilotos estava vestindo um traje de voo e é ouvido dizendo que é o Wing Commander Abhi Nandan.

Uma fonte informou que o Comandante de Ala Abhi Nandan é piloto de de MiG-21 do 51º Esquadrão da IAF.

Dois caças MiG-21 Bison teriam sido acionados para interceptar dois JF-17 do Paquistão que invadiram o espaço aéreo indiano na Caxemira. No engajamento, pelo menos um MiG-21 indiano foi abatido.

Houve relatos de que, antes do abate do MiG-21, caças paquistaneses e indianos tiveram encontros durante o dia sobre a Caxemira, travando os radares uns nos outros, mas sem engajamento.

JF-17 Thunder da PAF
Estabilizador horizontal de um MiG-21 abatido
Militar paquistanês sobre destroços de um MiG-21 indiano

F-16

Enquanto isso, a mídia indiana informou que um caça F-16 da Força Aérea do Paquistão (PAF) também foi abatido no lado paquistanês da linha de cessar-fogo na Caxemira.

Tanto a Índia quanto o Paquistão reivindicam toda a Caxemira, mas controlam apenas partes dela.

De acordo com um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Índia, a PAF visou instalações no lado indiano da Caxemira e uma aeronave da PAF foi abatida, caindo em território paquistanês. Fontes não oficiais afirmam que um MiG-21 foi responsável por derrubar o F-16.

As escaramuças acontecem um dia depois de a Índia ter realizado um ataques aéreo no Paquistão, com jatos Mirage 2000 empregando bombas de precisão Spice 2000 contra instalações do grupo Jaish-e-Muhammad em Bala Kote.

O ataque aéreo indiano foi lançado em resposta a um ataque de militantes na Caxemira que matou 40 soldados indianos – o mais mortífero ocorrido durante uma insurgência de três décadas contra o domínio indiano na Caxemira. Um grupo paquistanês assumiu a responsabilidade pelo ataque.

NOTA DO PODER AÉREO: Durante a madrugada foram publicadas muitas informações falsas sobre os abates de aeronaves, tanto do lado paquistanês quanto do lado indiano. Foram publicadas também imagens antigas de aeronaves indianas acidentadas como se tivessem sido abatidas. A guerra de informações falsas gera muito ruído na rede e dificulta o trabalho dos jornalistas.

Subscribe
Notify of
guest

176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

E a índia é besta em mandar seus aviões melhores?! kkkkk

Tomcat4.0

Até covardia Mig-21 museu contra JF-17 jovem e evoluindo!rs
A coisa ta escalando rápido por lá hein, vixe!!!

Hélio

Mas o vovô Mig-21 foi lá e abateu o “invencível” F-16. Como eu sempre falo, o que importa é o nível de capacidade da força, não os aviões, bom que sirva de exemplo para os fanboys que adora alardear a “superioridade” do equipamento americano quando ele é usado em imensa vantagem por uma potência militar contra o país pobre sem suporte algum.

HMS TIRELESS

um lado apresentou os destroços fumegantes do Mig-21 abatido e o piloto capturado. Já o outro veio com a desculpa de que o F-16 “caiu em território inimigo” e não apresentou sequer uma imagem do fato.

Fala a verdade quem apresenta as provas. No caso…..

Régis Athayde

Você não leu a nota do editor? Tanto Índia quanto Paquistão costumam publicar notícias falsas sobre abates de aeronaves, especialmente pedaços de aviões acidentados como se fossem vitórias em combates.
Como dizem: “Na guerra a primeira vítima é sempre a verdade”

Greyjoy

Na própria matéria fala que a Índia reconhece a perda de pelo menos 1 Mig 21.

Alfredo Araujo

Kkkkkk
Pelo jeito, vc que não leu né ?

Peter nine nine

Tireless, a Índia tem bem mais credebilidade que o maldito do Paquistão. Nao tenho dúvidas que a Índia tem condições de abater F16 paquistaneses, com mig21 ou outro, não se trata de o mig 21 ser obsoleto, mas da capacidade da Índia de gerir e maximizar a força que tem. Com o auxílio de todo o aparato militar que a Índia tem ao dispor, abater um F16 com um mig21 inferior não me surpreende. Por mais, duvido imenso que que o mig 21 tenha sido abatido por um jf, para mim é propaganda, usaram F16 e disseram que tinha sido… Read more »

Chris

Como os relatos dizem que antes disso acontecer, os caças apenas brincaram de travar o radar um no outro.

Pode ser que o(s) abate(s) tenha sido de surpresa.

(Se é que ocorreram. Ambos os países mentem muito, e só ha provas de 1 Mig21)

Antoniokings

Já é o segundo F-16 abatido nos últimos meses.

Paulo

‘Wishful thinking’ é dose.

Vandeir

Será que o piloto do F16 teve um mal súbito antes do combate e por isso foi abatido?
É a única chance para o mig 21.

BILL27

Claro que não …Dependendo da quantidade de MIG 21 no cenario ,isso pode acontecer sim

Arsénio Sapatinha

bem pensado. muito inteligente e interessante a abordagem que aqui nos trazes meu caro, pena existirem muitos ainda presos no mundo das maravilhas!

Vinicius

Deveria ter mandado logo uns 10 para esgotar os hardpoints do JF-17 e enfim manda-lo para o chão. A India subestimou o EP.

Minuteman

O batismo de fogo do JF-17 foi bom.

Edi moura
Fabio Araujo

A verdade é sempre a primeira vítima da guerra. E nestas versões a única certeza é de um Mig-21 abatido e o piloto capturado. Em relação ao segundo Mig-21 e ao F-16 abatidos por enquanto só especulações dos dois lados! Mas de novo fica a questão por que os indianos usaram o Mig-21 antigos em vez dos modernos SU-30?

Dodo

Evitar perderem um vital instrumento de combate com o é a “joia da força aérea” deles. Por exemplo ontem eles usaram o su30 como escolta dos m2000 que realizavam o bombardeio.

Brunow Basillio

Caiu um Mi-17 da IAF na Caxemira logo de manhã, poderia ter sido este o segundo Mig-21 abatido pela PAF..

Antunes 1980

Acho que na história, este é o milésimo MIG-21 abatido.
É loucura enviar caças tão obsoletos e limitados a um palco tão complexo como este.
A Índia deve se desfazer destes caças soviéticos o quanto antes.
O cenário ideal para esta missão, eram pares de Mirage 2000 e Su-30.

Dodo

O mig 21 também é o caça que mais abateu aviões na história, principalmente durante a guerra do Vietnã. É o caça mais produzido pelo homem tbm. Enfim, uma lenda aerea, mas concordo que seu tempo de serviço já bateu o limite

HMS TIRELESS

“O mig 21 também é o caça que mais abateu aviões na história, principalmente durante a guerra do Vietnã” Tem algo de bastante errado na sua matemática! Na Guerra do Vietnã os norte-americanos perderam 79 aviões em combate aéreo para todos os modelos operados pelo Vietnã do Norte ( Mig-17, Mig-19 e Mig-21). Por outro lado no mesmo conflito os F-4 Phantom derrubaram 105 Migs. Esse número, somados aos 116,5 que foram derrubados pelos F-4E da Heyl Ha’Avir perfaz um total de 221,5 caças inimigos derrubados pelo Phantom. E somados os outros conflitos (ex: Guerra Irã-Iraque) o score do caça… Read more »

Leandro Costa

Tireless, você mencionou apenas os 105 kills feitos pelos Phantom da USAF. Faltaram aí uns 40 e poucos da USN/USMC.

Antoniokings

Quanto contorcionismo para tentar esconder o fato que o F-16 é um avião ultrapassado frente ao que encontramos no mundo.
E o pior é que as forças aéreas dos EUA e de Israel têm milhares e não podem se desfazer com facilidade.

Leandro Costa

Só você consegue enxergar um embate ideológico e um debate puramente técnico. Não se trata de o F-16 ser ultrapassado ou o MiG-21 ser obsoleto, mas se trata em analisar o que realmente pode ter acontecido e as formas em que os meios disponíveis de cada lado foram utilizados. Para efeito de comparação, um Super Tucano, com toda a tecnologia embarcada e data de nascimento bem recente, dependendo de como for utilizado, poderia levar um baile de algo tão antiquado quanto um P-47. Da mesma forma que um MiG-21, por mais completamente antiquado e obsoleto que pareça ser, dependendo da… Read more »

Leandro Costa

Caça que mais abateu aviões na história? De onde você tirou essa informação? Caça mais produzido pelo homem? Só se for de aeronaves supersônicas.

Dodo

Simples pesquisa em livros e sites sobre aviação militar Leandro. O canal hoje no mundo militar tbm fez um video sobre essa aeronave. Ah esqueci de mencionar tbm que o mig 21 foi o caça que mais participou de guerras em diferentes regiões do mundo( cenários de conflito no Oriente médio, América do Sul, Europa e Ásia)

HMS TIRELESS

A afirmação de que o Mig-21 seria o caça mais bem sucedido em combates aéreos é mais falsa que uma nota de 3 reais. Sinto muito.

Jacinto

Dodo, acho que o Leandro Costa se refere aos caças da 2ª Guerra. O venerável P-51, por exemplo: mais de 15 mil construídos e tem 4.950 abates na sua conta…

Bitencourt

Fiz um comentário mas pelo visto os moderadores não aprovaram, enfim, eu acreditava que o mais produzido era o Me 109, segundo um livro antigo da coleção Renes, mas pesquisando aqui vi que o mais produzido Ilyushin Il-2 – 36.183 Unidades, 2. Yakovlev Yak-3 – 31.000 (aproximadamente), 3. Messerschmitt Bf 109 – 33.984 unidades, a reação foi o Mig 15.

Leandro Costa

Exatamente o que o Jacinto disse. Estou levando em consideração ‘caças’ em geral, exatamente como você colocou. Só o Bf-109 teve mais de 30.000 construídos. E sabe-se lá quantas kills. Só Hartmann teve 354, que é mais do que o MiG-21 conseguiu abater, por exemplo. Se levarmos em consideração somente caças à jato, o MiG-15 teve mais unidades construídas. E sobre kills do MiG-21, as fontes variam bastante, mas em geral, é aceito que, entre aeronaves supersônicas, o F-4 ainda é o campeão, com uma média de umas 100 kills a mais que o MiG-21, mesmo contando com Vietnã, onde… Read more »

Bitencourt

Só um adendo, eu achava que o caça mais produzido na história era o Me-109, segundo um antigo livro da editora Renes, mas pesquisando aqui vi que na verdade foi o Ilyushin Il-2 com 36.183 unidades, em segundo vem o Yakovlev Yak-3 – 31.000 unidades,Messerschmitt Bf 109 – 33.984 unidades, quarto Focke-Wulf Fw 190 – 29.000 Unidades, quinto Supermarine Spitfire – 20.350 Unidades, fonte aeromagazine, da era a jato foi o Mig 15 com 12.000 unidades, seguido do Mig 21 11.000 unidades, o ocidental mais produzido foi o F 86 sabre com 9.000 unidades , valores aproximados.

Leandro Costa

Bitencourt, é isso aí. A única correção que faço é que o Il-2 Sturmovik não era um caça, mas sim uma aeronave de ataque.

Bitencourt

De fato , ai o Me-109 passa a ser o mais produzido seguido do Yak3!

Gabriel

Me vem a mente a possibilidade da Índia precisamente querer ter alguns de seus caças mais velhos abatidos. Talvez dessa forma seja possível justificar uma guerra defensiva e tomar o território contestado de fato. Paenas um devaneio, claro.

Marquês de São Vicente

Até que ponto esse conflito irá se desenrolar? Veremos F-16 encontrando SU-30MKI?

paddy mayne

Possível. Mas mesmo que ocorra, será uma análise complexa para determinar a superioridade de um sobre o outro. Os dois lados mentem pra caramba…
Pergunta aos experts: qual das duas FA tem os pilotos mais treinados?

Antoniokings

‘….será uma análise complexa para determinar a superioridade de um sobre o outro.1
Mode ironic on.
Vc colacar um F-16 para confrontar um Su-30 seria considerado suicídio.

HMS TIRELESS

Não foi o que vimos no Red Falg, quando os Su-30 indianos foram derrotados pelos F-16 agressores

https://www.aereo.jor.br/2008/11/19/transcricao-da-palestra-do-coronel-terrence-fornof-da-usaf-1a-parte/

Paulo

Mais ‘wishful thinking’.

paddy mayne

É verdade, kings. Suas simulações no super trunfo provaram isso.

Ricardo N. Barbosa

Se não estou engano os MiG-21 da Índia estão modernizados, pelo menos alguns, ou seja, não é um alvo simples, pode ser perigoso, principalmente no combate dentro da arena visual.

Régis Athayde

Sim, são conhecidos como MiG-21 Bison, se não me engano. E foram modernizados com alguma ajuda de Israel.

Ivan

Sim, Ricardo. . Citando a Wikipédia mesmo: . “MiG-21 BisonUpgraded version for export, the Indian Air Force being the first customer. Equipped with the Phazotron Kopyo (Spear) airborne radar, which is capable of simultaneously tracking 8 targets and engaging 2 of them with semi-active radar homing air-to-air missiles, such as the Vympel R-27. The radar also enables the fighter to deploy active radar homing air-to-air missiles such as the Vympel R-77 when an additional channel is incorporated. Russia has claimed that this version is equivalent to the early F-16. The Indian Air Force has since then upgraded its avionics with… Read more »

Bosco

Ivan,
Tava sumido meu caro amigo. Que houve?

Marcos

Um MIG-21 abatendo um F-16 Block 52

The World is insane hehehehe

HMS TIRELESS

Mig-21 abatendo F-16 é lenda urbana amigo!

Heitor

É aquela peça que fica entre o banco e o manche rsrsrs.. qual míssil será que usou?

HMS TIRELESS

Os paquistaneses certamente usaram o AIM-9 ou algum míssil chinês. Já para um abate inexistente não posso dizer nada….rs!

Heitor

Claro que vão negar.. imagina a vergonha ter um F-16 novo em folha abatido por um caça soviético antiquado. A Índia pode estar mentindo, o Paquistão tbm. Não sei em quem acredito menos.

HMS TIRELESS

Os paquistaneses apresentaram os destroços fumegantes do Mig-21 abatido. Já os indianos vieram com a desculpa de que o F-16 “caiu em território paquistanês” e não apresentam sequer uma imagem do fato.

Quem está falando a verdade? Simples, quem apresentou as provas, no caso os paquistaneses….

Minuteman

Não foi confirmado o abate.

HMS TIRELESS

Exato! E o Paquistão nega. Portanto….

Pedro

Portando é verdade! Sempre qdo o Paquistão nega algo, é pq ele ocorreu de fato. Ontem mesmo eles haviam negado que a India havia bombardeado o campo de treinamento de terroristas; negou por anos que o Bin Laden estava lá; negou que havia terroristas no lado da Caxemira seu; negou os ataques da India na Campanha da Cargil, e até o Atlantic abatido negou o quanto pode, até aparecer os destroços do mesmo, negou que seu serviço de espionagem estivesse envolvido com os Afegãos nos anos 80. Ahhh, em 86/87 teve um dos seus novinhos F-16 abatido por Mig-23 Sovietico,… Read more »

HMS TIRELESS

Meu caro Pedro, os russos apresentaram alguma prova de que seus Mig-23 abateram um F-16 paquistanês? Nenhuma, portanto o que vale é a posição de Islamabad visto que a prova do fato cabe a quem alega. Por outro lado os F-16 paquistaneses abateram algo em torno de 10 caças russos que violaram o seu espaço aéreo, especialmente Su-22 e Mig-21 mas também alguns Migs-23, todos esses abates devidamente comprovados visto que em muitos casos os pilotos foram feitos prisioneiros. No presente caso os Paquistaneses apresentaram não apenas os destroços do avião como o piloto capturado. Por outro lado tudo o… Read more »

Dodo

Assino em baixo Pedro! Tal qual a Arábia Saudita, o Paquistão é o país que mais apoiam movimentos terroristas na região. Lembram -se dos atentados de 2008 ?

rdx

O Paquistão é o “padrinho” do Talibã.

MGNVS

Pedro
Assino embaixo.
Igual vc disse, o Pakistan é um ninho de terroristas, igual a Arabya Saudita.
Nos atentados de 11 de setembro a maioria dos terroristas eram sauditas e a pergunta que fica: pq os EUA nao colocam sancoes contra a Arabya Saudita igual fazem com o Iran?
Simples, se as ditaduras sao “aliadas” dos EUA entao eles fecham os “olhos” pra isso. Pq sera q os EUA nao vao levar a “democracia” e “ajuda humanitaria” para os povos oprimidos da Arabya e do Pakistan?

HMS TIRELESS

Meu caro MGM, O Paquistão é uma democracia, embora não saiba até quando…

MGNVS

Caro Tireless O Pakistan “democracia”? Vc deve estar de brincadeira! O Pakistan é uma TEOCRACIA fundamentalista islamica tao ruim quanto o Afeghanistan, qnto o IRAN ou Arabya Saudita. Eles tbm vivem sob o julgo da Sharia Islamica. E alem do mais o Pakistan tbm é um celeiro de terroristas. Os EUA so nao fazem nada com o Pakistan e a Arabya Saudita, pq eles americanos, sao uma naçao HIPOCRITA. Se os EUA realmente se preocupassem com a democracia e direitos humanos entao ja teria derrubado os governos destes países. Pq sera que os EUA nao derrubam a Ditadura Saudita? Simples!… Read more »

Dodo

Tireless, você nem percebe, mas já está tão doutrinado a achar que tudo do Ocidente é superior que mesmo a luz dos fatos Vc e se recusa a aceitar a realidade. E qual é o seu argumento ? “Se o Paquistão negou então é porque não ocorreu”, sendo que você mesmo a um tempo atrás criticou essa lógica quando a Síria disse que os missies disparados em seu território não acertaram nem um alvo…. sinceramente, o senhor precisa acordar para a realidade. Não existe equipamento melhor ou pior só porque foi feito num país que você tenha predileção ideologia, existem… Read more »

HMS TIRELESS

“…a luz dos fatos..”

À luz dos fatos temos um Mig-21 abatido e o seu piloto capturado. Enquanto isso tudo o que os indianos fazem é “alegar” que derrubaram um F-16 sem apresentar prova alguma. E agora?

Paulo

O Tireless está correto no raciocínio.

Quem alega tem que mostrar a evidência, e neste caso o Paquistão o fez.

A Índia, não. Esta usou o que se chama de ‘evidência anedótica’.

Que é uma falácia.

André

HMS TIRELESS…tem momentos que me pergunto como tu é infantil.

Dá vontade de colocar tu e o Antonio trancados sem internet…parecem crianças mimadas.

Vcs dois estão tornando esse site insuportável.

HMS TIRELESS

Bem colocado amigo Paulo! Obrigado!

Guina

Tireless e Antonio são os dois cânceres desse site.

HMS TIRELESS

Agora falar a verdade virou “infantilidade”? Por que motivo? Explique-se…..

Lima

Guina, concordo em gênero, número e grau. Uma pena que os editores tenham retirado os índices de positivo e negativo. A rejeição a esses dois e mais algumas pessoas é imensa. Tornam o ambiente tóxico e insalubre ao debate, porque vão logo destratando as pessoas que tem opinião contrária.

Marcelo-SP

Você já deve ter visto aquelas demonstrações na troca de guarda da fronteira Índia-Paquistão. Então, eles parecem ter levado aquilo para o ar! Faz 2 dias que esses caras ficam brincando de “o meu é maior” voando uns nos radares dos outros na fronteira. Numa dessas, se você vai mostrar que cospe mais longe e na volta oferece o tail do avião ao adversário, uma vez que o míssil está no ar e travado, não importa muito mais quem lançou. É o caça perseguido tentando sobreviver contra o míssil. Por mais fraco que seja o piloto do F-16 paquistanês, fosse… Read more »

wwolf22

Sera que o Paquistão vai estrear o MAR “made in Brazil” nos radares indianos??

Juarez

Quais?????

Denys

Sacanagem dos indianos.

MBP77

Será que depois destes recentes episódios, a concorrência indiana para um novo caça vai ser acelerada ou vão arrastar a novela e continuar a confiar nos já longevos (por demais) MiG-21?
Sds.

Leandro Costa

Não duvido que isso possa acontecer.

Heitor

O Paquistão disse que está pronto para sentar e conversar, agora não sabemos qual será a resposta da Índia.

Fabio Araujo

A situação vai complicar ainda mais se não houver pressão externa para o fim dos combates, Moscou já esta se movimentando para buscar uma solução pacífica, o Trump que esta perto bem que poderia fazer algo também, não é saudável para o mundo dos potências nucleares trocando bala!

Adilson

Quais as chances dos MIG 21 ter sido perdido por pane e o Paquistão se aproveitado do fato? Convenhamos, que o histórico de acidentes deste avião não é dos melhores.

Leandro Costa

Acho difícil que essa seja a causa da queda. Pelo menos julgo que seja improvável.

Luiz Floriano Alves

A India fabricou estes Mig-21 em grande quantidade, (para o cenário local). Não irão se desfazer desates Mig-21, como nós não aposentamos os vetustos F-5. ainda tem trabalho para eles.

Antoniokings

Mig-21 abatido. F-16 abatido.
Esse filme poderia ser passado em preto-e-branco.

Flanker

O Mig foi abatido, admitido e com fotos. O F-16, por enquanto, é só suposição, o que não quer dizer que não tenha sido abatido tb. Não sou partidário de que o F-16 é invencível e imbatível. O que não dá é vc querer dizer que o F-16 é tão antigo quanto o Mig-21….há pelo menos uma geração inteira de caças entre eles.

Flanker

Primeiro voo:

Mig-21: 14/02/1955
F-16: 20/01/1974
F-15: 27/07/1972
Su-27: 20/05/1977
Mig-29: 06/10/1977

Vemos que o Mig-21 é de uma geração anterior ao F-16, que é contemporâneo do Mig-29, Su-27 e F-15. Se o F-16 é velho, esses três últimos também o são.

PauloSollo

Mig-21 abatido com provas apresentadas, fotos e filmagens dos destroços e do piloto capturado. F-16 abatido? onde? cadê as provas? não têm provas? Não teve abate. Nem de longe aprecio o estado terrorista do Paquistão mas a India têm que mostrar e não inventar.

Paulo

Tente explicar isto para o russóilo, senhor ‘kings’.

Tomcat véio de guerra

Alguém saberia explicar o do por que essa região da Caxemira ser tão contestada? Qual o real valor estratégico ou geográfico ou econômico tem essa região afinal?

Peter Lenhart

Oficialmente são motivos históricos vinculados com religião, mas a região é nascedouro de diversos rios (água potável) e minas inexploradas de alguns minerais valiosos…

Tomcat véio de guerra

Valeu Peter!!!!!!

Ivanstop

Tirando a possível localização da mítica Shangrilá e da lã que é produzida lá talvez valor econômico não seja o caso, épossível dizer que é mais uma briga de vizinho pra saber onde é o lugar certo da cerca. Eu imagino algo como se a França resolvesse dar a independência da Guiana e os países vizinhos brigarem pra para querer anexar o território.

Maus

Se a França desse independência a Guiana hoje ela formaria outro país. O Brasil só pode atacar outro país em caso de agressão do mesmo e outros países latinos não tem poderio e dinheiro para anexar outro território.

Glasquis7

“outros países latinos não tem poderio e dinheiro para anexar outro território.”

O senhor esquece a Guerra do Cenepa e as tentativas da Venezuela de tomar campos petrolíferos da Guiana, as tentativas da Bolívia, do Peru e da Argentina sobre o Chile.
Qualquer país poderia, em teses, anexar um território. Mas isto é reprovado pela ONU… A não ser que seja uma anexação legal e justa e isso na atualidade só EEUU. ( Ironic mode on )

HMS TIRELESS

Só uma lembrança: O nível dos pilotos paquistaneses historicamente sempre foi superior ao dos indianos, aliás os pilotos do Paquistão são considerados os melhores do mundo muçulmano. Um piloto paquistanês que estava em intercâmbio na Jordânia em 1967 participou da Guerra dos Seis Dias e a ele são creditados o abate de 3 aviões israelenses, um deles um Mirage III.

Leandro Costa

Sim, Tireless, o nível dos pilotos paquistaneses era excelente. O que fizeram em ’65 com seus Sabres foi fantástico. Mas hoje em dia não faço a menor idéia de qual o nível de preparo deles. Sei que os pilotos indianos treinam com frequência, mas não tenho maiores informações do lado Paquistanês.

Vamos ter que aguardar para ver quais informações são divulgadas. Até o momento parece confirmado apenas a derrubada daquele MiG-21. Ainda precisamos saber sobre o outro MiG-21 e o F-16.

Antunes 1980

Os pilotos indianos tem feito bonito nos exercícios redflag e com os russos.
Hoje ao meu ver eles são superiores aos pilotos paquistaneses.
A perda do MIG-21 foi em decorrência da obsolescência tecnológica.
Se duvidar até um igla derruba um MiG-21.

Alexandre

Se não estou enganado o lendário Chuck Yeager passou vários anos no Paquistão dando consultoria para a força aérea deles.

HMS TIRELESS

Entre 1971 e 1973 sendo que inclusive seu avião pessoal (um Beechcraft Bonanza) foi destruído em um ataque aéreo indiano.

Arariboia

Os Migs 21 são tão modernizados como F-5EM .

Vinicius

A Índia sabia que ia perde-los. Isso tá com cada de boi jogado as piranhas, para tentar apaziguar a situação.

Sidney

OFF TOPIC.

Da série mundo estranho.

“Quando um míssel nuclear que você fabricou para jogar na cabeça de seus inimigos fica preso no tráfego de uma de suas cidades.”

Antes de fazer os mísseis não teria sido melhor treinar os motoristas que o transportariam?

https://defence-blog.com/news/russian-intercontinental-ballistic-missiles-were-stuck-in-a-traffic-jam.html

Brunow Basillio

Se este fosse o único míssil que eles tivessem seria um grande problema , mas para quem tem centenas distribuídos em silos, submarinos ,mísseis de cruzeiros etc , creio que não a problema dele ficar preso no tráfego, até por que se estivessem em guerra ele jamais passaria por ai…

Nilo Rodarte

Dois países detentores de armas nucleares nessa tensão toda não é bom pra ninguém.

LBacelar

Aposto que caiu sozinho kkkk

Dod

Pra mim tanto faz qual é o caça melhor, o que é realmente bom é que a paz seja instaurada nesses 2 paises o quanto logo, a guerra sempre deve ser a ultima opção quando se trata de vidas inocentes, ñ quero ver nem um f-16 travando alvo num su-30 ou vice-versa.

Luís Henrique

Isso deve acelerar o processo de aquisicao de 110 caças pela Índia. E se os EUA se posicionaram do lado indiano nós veremos 110 Super Hornet Block 3 para a força aérea indiana e mais 57 para a marinha.

paddy mayne

O paquistão é “Major non-NATO ally”. Não será uma equação simples de resolver.

Eduardo

Veja a diferença de noticiar um abate que supostamente aconteceu e noticiar um abate que de fato aconteceu.

Aqui temos a foto do avião Indiano abatido.

AQUINO

esses mig-21 devem ser os bison modernizados pela Rússia no começo dos anos 2000 possuem o radar phazotron kopyo permite o acompanhamento de até dez alvos e ataque simultâneo contra dois alvos seu está estimado entre 70 a 80 km estão compatíveis com r-73 r-77 e os r-27 mira montada no capacete sistema rwr da tarang indiano e vários sistemas modernos fabricados pelos indianos.

André Ribeiro

Índia devia devolver aquele poço de problemas a maioria ali e mulçumana mesmo, é convenhamos eles gosta de uma treta,pelo menos o jf-17 ganhou uns pontos nesse abate quem saber o iran não compre eles.

Jagderband#44

O bixo ta pegando mesmo.
Todos os voos comerciais que partem da Índia e sudeste asiático para Europa estão desviando pela rota do norte do mar arábico.

Jagderband#44

Aliás um SAAB 2000 AWACS da PAF acaba de ligar o transponder, rota 24 graus, perto de Islamabad.

Pavan

Independente de quem começou na frente no combate aéreo, o que está prestes a acontecer é mais uma guerra entre dois países com um arsenal considerável de armas atômicas… Salvem se quem puder !!

PauloSollo

Enviar Mig-21 para a frente de batalha é sacanagem. O piloto já sai fazendo as preces de despedida deste mundo. Se eu fosse piloto de uma FA que me obrigasse a combater com estes fósseis, pediria baixa e ia trabalhar da aviação comercial. E sobre esta fake news indiana dizendo que abateu um F-16 sem apresentar quaisquer evidências, para os americanofóbicos, que são abundantes por aqui, qualquer mentira já vale já que na vida real a história mostra a esmagadora superioridade dos caças americanos sobre os russos com números que jamais serão igualados. A vida é assim, uns nascem para… Read more »

Willber Rodrigues

Independente se houve abate ou não, e independente de quem começou essa treta, não custa lembrar que ambos os países possuem armas nucleares, e fazem fronteira com outro país que tambem as possui.
A melhor coisa que pode acontecer é esfriarem a cabeça e resolver ( mesmo que momentaneamente ) no diálogo.
As pessoas falam em guerra nuclear entre EUA X Rússia, ou EUA X China, mas acho que o mais provável é que seja entre Paquistão X Índia.

Kemen

Hoje bem cedo, na internet vi a foto publicada de um avião não identificado caido do lado da India, mais tarde vi outro foto de um identificado MIG 21 abatido e seu piloto capoturado, do lado do Paquistão. Agora veremos uma vez mais informações e contra informações dos dois lados. Vou pesquisar com detalhe e tentar filtrar algumas informações que me parecerem mais consistentes.

PEDRO

Tomara que fiquem apenas nestas pequenas escaramuças. Se vier a virar conflito, nossa economia vai sofrer, os mercados emergentes são os primeiros que perdem com a retirada de dólares. Fora a crise aqui em nossa fronteira.

Cavalo-do-Cão

Parece que mais um produto Ching-Ling andou soltando pecinha….só que desta vez acertou por acidente os desavisados, né pessoal!…

Alexandre

Mig 21? Caramba!

Jacinto

Sendo imparcial, é difícil saber no que acreditar. Agora, há twitters (@KashmirIntel) dizendo que apenas um dos dois aviões indianos abatido era um Mig-21. O segundo teria sido um Su-30.
Cada vez mais eu sou como São Tomé: só acredito vendo.

Chevalier

F-16 derrubado por Mig-21? Caracas ein!

HMS TIRELESS

O problema é que isso não aconteceu…rs!

Marcelo-SP

Tireless, não existe comparação entre um F-16 e um Mig-21, ainda que modernizado. Tudo pode ser uma bravata, mas uma vez lançado, o míssil pode vir de Mig-21, F-16, Su-30 ou F-15. Sempre pode derrubar. Então acho que pode ter ocorrido, e ter sido consequência da falta de clareza do engajamento, que parece estar ocorrendo por lá. O F-16 paquistanês pode ter se aproximado para mais uma demonstração de força, emquanto o Mig-21 indiano viu como ameaça e disparou primeiro. Daí, tudo que havia de vantagem do F-16 foi jogado fora, virando presa ao invés de caçador. Se você tem… Read more »

Marcelo-SP

Obrigado, Roberto! Pelo que consegui ler até agora, nada confirmado.

HMS TIRELESS

Tem diversos comentários meus retidos aqui. Nenhum ofensivo, apenas esclarecendo a verdade dos fatos. Favor liberar sim!?

Carlos Alberto Soares

Pergunto:

A IAF possui …..
Mig 29
Cy 27
Cy 30
Mirage 2000
Tejas

E está enviando Mig 21 ?

Essa manutenção não deve ser fácil ….

Diogo araujo

eles têm Rafale já tbm, não têm?

Ricardo

Vi vários comentários chamando o Paquistão de “estado terrorista”. É interessante perceber como qualquer país que esteja perseguindo seus próprios interesses, que não são necessariamente os interesses das potências ocidentais, é imediatamente rotulado como “estado terrorista”. Apenas governos subservientes como o nosso são vistos com bons olhos pelas grandes potências. Resumindo, meu comentário não significa apoio incondicional aos atos do governo paquistanês mas sim um desagravo à visão ideologizada de muitos aqui.

HMS TIRELESS

Que o Paquistão assim como o Irã protege e fomenta o terrorismo isso é um fato que todos conhecem só que no caso em tela isso não tem nada a ver com “os interesses das potências ocidentais” mas sim com o fato de Islamabad estar exercendo o direito de resguardar a sua própria soberania.

Ou seja, ao querer fazer um desagravo à “visão ideologizada” de alguns você é que se mostra ideologizado.

mcremp

“estado terrorista” é uma expressão tão ideologizada quanto “governo subserviente”.

Ivan

Paulo Sollo, . O amigo escreveu: “Enviar Mig-21 para a frente de batalha é sacanagem.” . Respeitosamente, penso diferente. . Parece ser planejamento. Frio, calculista, até mesmo insensível, mas dentro do plano. . A região da Caxemira é uma área conflagrada, onde todos os países deverão manter CAPs (Combat Air Patrol) constantes, com regras de engajamento estritas (Rules of engagement – ROE), possivelmente exigindo identificação dos alvos e – quem sabe – das intenções dos mesmos. . Muito provavelmente os eventuais combates aéreos serão visuais (WVR – Within Visual Range), com alta probabilidade de abate mútuo e pouco tempo de… Read more »

Ivan

Errei na edição, ao NÃO fechar o itálico na citação do primeiro parágrafo.
🙁

Leandro Costa

Concordo, Ivan. É bom lembrar que os MiG-21 tem perna curta, ou seja, devem estar baseados nas redondezas.

Júlio Costa

Os Tejas são leves, mas não são baratos.

HMS TIRELESS

E ainda por cima são ruins

Juarez

Ivan, boa noite. Bela análise, extremamente coerente racional. parabéns pela lucidez em meio a delírios dos “ostrogodos aéreos”.

Mig35

Até o Thunder está provando há que veio. Coitado do Gripen.

JPC3

Nada a ver.

O incauto

Nada a ver 2

Defensor da liberdade

E tem gente que especula guerra entre EUA e China, mais fácil explodir uma guerra aí nestas bandas. O pior que os dois players tem nukes para transformar boa parte da asia num aterro nuclear.

Agostinho Wolfart

Não entendo porque a India ainda utiliza o Mirage 2000 e nós já o desativamos.

Renato B.

Eles gastaram os tubos na modernização e por aqui decidiram que não valia a pena. Decisões baseadas em custo x benefício.

JSilva

A resposta à usa pergunta é China e Paquistão.
Nós não tínhamos dinheiro para modernizá-los, preferimos usar os F-5 até o talo e esperar o Gripen E/F, não acreditávamos na variável Venezuela. Já a India não pode se dar ao luxo de perder nenhum avião sem substituição, então gastaram 60 milhões de dólares para modernizar cada um de seus Mirage 2000.

Nostra

Some clarification if anybody interested Initially Pakistan claimed they had shot 2 IAF mig21s and captured 2 pilots. Now 2 hours back they back tracked and claimed only one pilot in their custody. Indian official press release few hours back says 1 MiG-21 shot down and 1 F16 shot down. Also out of the 5 MiG-21 which were scrambled only one mig21 did not return to base. The same pilot of mig 21 who was shot down over Pakistani airspace had previously engaged the one of the F16 inside Pakistan airspace and shot it down, the wreckage fell on the… Read more »

Leandro Costa

I think it’s safe to say that a lot of people will be interested in any clarification. I understand that only one MiG-21 was confirmed lost due to the pictures of the captured pilot and wreckage. I wish there was a way to positively confirm the F-16, but since there’s still no visual proof, I’m going to have to keep considering it a ‘non-confirmed.’ It’s not that I don’t trust the pilots’ accounts, it’s just that it wouldn’t be the first time a damaged aircraft, seemingly out of control, was able to be nursed back to base. So if you… Read more »

Nostra

The F16 was shot down over Pakistani airspace and wreckage fell on their territory , no way to take take pictures. Radar tracks will never be published.

Neither will Pakistan show the pictures due to the propaganda reasons . And internet and cellular shut down there.

However it is possible HUMINT assets on the Pakistan side may be able to send some pictures or evidence

So will have to wait.

Leandro Costa

Yep, hopefully we’ll eventually get some more info, but I’m not holding my breath. Propaganda wars and security measures will no doubt make any info very hard to come by.

Ivanmc

Agora ficou melhot o layout dos comentários.??

BILL27

Não achei ..voltou a ser como era antes …aqui tem uma limitação no numero de respostas , e vc precisa mencionar no comentario o nome da pessoa a que mvc ta respondend oo que gera confusão …Eu falei para o Galanete sobre o Disqus ,tomara que ele teste aqui .Tenho certeza que depois q ele colocar ,vai bombar ,pois eu uso ele em um outro site e a interação entre os comentarisdtas é muito mais facil e dinamico

Diogo de Araujo

todo caça tem seu recorde, o do MIG é como “caça mais abatido”

Felipe Fg

Batismo de fogo do JF 17
Boa propaganda para o cacinha sino-
paquistanês

Mauro

Sim.

Wellington Góes

Então o Thunder JF-17 já fez sua estréia em combate?! Ao que parece, foi uma aeronave dessas que abateu o Mig-21, é isto?! Se foi, a aeronave começará a se valorizar no mercado de caças.

JSilva

Na minha opinião é a opção mais realista para a Argentina