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LCA Tejas MK I recebe a ‘Final Operational Clearance’ da IAF

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LCA Tejas MK1: quase 40 anos depois que a HAL começou a estudar a aeronave de combate leve com a MBB da Alemanha, o caça finalmente atingiu sua FOC

20 de fevereiro de 2019 é um dia significativo na jornada da Light Combat Aircraft Tejas MK I para a Força Aérea da Índia (IAF), quando a declaração formal de Final Operational Clearance (FOC) da aeronave foi feita pelo Secretário de Defesa R&D e Presidente da DRDO Dr G Satheesh Reddy.

O dia também testemunhou a entrega do Certificado FOC e Liberação para o Documento de Serviço (RSD) ao Chefe do Marechal da Força Aérea BS Dhanoa, na presença do Secretário de Defesa Shri Sanjay Mitra e Presidente e Diretor Administrativo da Hindustan Aeronautics Limited Shri R Madhavan

A FOC envolve o acréscimo de recursos essenciais às aeronaves Initial Operational Clearance (IOC), que são capacidades Beyond Visual Range, reabastecimento em voo, armamento ar-solo e expansão geral do envelope de voo.

O RSD fornece os recursos, capacidades e tecnologias que a aeronave padrão FOC terá na incoporação à IAF. O padrão FOC já foi introduzido nos projetos das aeronaves que foram entregues à Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para iniciar a produção depois de incorporar as principais mudanças sobre a aeronave padrão IOC.

A Initial Operational Clearance da aeronave ocorreu no ano de 2013 e as aeronaves padrão IOC foram introduzidas no Esquadrão No. 45 da IAF, em julho de 2016. O Esquadrão da IAF já voou 1.500 surtidas com sucesso na aeronave.

É um dia de orgulho para todas as agências envolvidas no projeto, desenvolvimento e produção da aeronave, ou seja, a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA), a sociedade autônoma DRDO como agência de design e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) como fabricante.

Muitos outros laboratórios da DRDO, como ADE, GTRE, LRDE, CEMILAC, etc., bem como outras agências, como BEL, CSIR, DG-AQA e agências do setor privado, contribuíram na jornada da LCA.

Cockpit do LCA Tejas biposto
Cockpit do LCA Tejas biposto
LCA Tejas MK I

FONTE: Ministério da Defesa da Índia

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Brunow Basillio
1 ano atrás

Se não me engano 36 anos depois do inicio do projeto… E ainda querem fazer o primeiro protótipo do AMCA voar em 2025…

Fred
Fred
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

Farão. E provavelmente ainda estará nessa cadeira fazendo pouco de grandes feitos. (risos)

Reconheça, estão de parabéns.

PauloSollo
Reply to  Fred
1 ano atrás

Discordo. Um caça cujo projeto durou 35 anos, cuja FOC foi atingida depois de 18 anos, cujas entregas estão atrasadas em 9 anos, que segundo os indianos não entrega as capacidades exigidas, principalmente em relação a autonomia, com apenas 500 km de raio e 53 minutos de resistência em combate, e ainda segundo os indianos, custando mais caro que F-16 e SU-30 e fazendo bem menos que eles fazem, além do fato de ser basicamente construído com componentes, principalmente os mais críticos, importados de outros países, não vejo porque estão de parabéns, é um péssimo exemplo. O JF-17 muito mais… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

A Índia é um pais onde a corrupção e a incompetência do Estado são até maiores que no Brasil. É um milagre que tenham entregue o avião…

Marcus
Marcus
Reply to  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
1 ano atrás

Still they are far ahead in space program and making LCA while we import Gripen even after having Embraer . Shame on us they are better than us in every way

Fred
Fred
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

Fizeram uma aeronave. E você, um comentário depreciativo de 11 linhas.

Na balança, o ponto é dos engenheiros indianos. Nada pessoal.

Marcus
Marcus
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

Ignorance is bliss . Costly version is Mk-1A NOT Mk-1 which is this one . Read some facts before you comment next time .

Marcus
Marcus
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

35 year ? i read this program got sanctioned in 1993 and joined service in 2016 . How its 35 year ? F-16 combat radius is 550 km and JF-17 combat radius is 530 km .FA-50 even lower just 310 Km.

Marcus
Marcus
Reply to  PauloSollo
1 ano atrás

JF-17 ? A fighter which lacks Helmet Mounted System and uses an outdated fly by wire flight controls And smokey Russian RD-93 engine is good ? It crashed twice already . India’s Tejas is no F-22 but its much better than Chinese junk like JF-17

Marcelo Bardo
Marcelo Bardo
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

Oloko…

Gustavo
Gustavo
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

o problema não é o tempo, é o custo e a maneira que foi feita. Mas ainda assim existiram ganhos de conhecimento… e estes terão seu valor no futuro.

Marcus
Marcus
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

36 ? It got sanctioned in 1993 and 23 years later it joined IAF..What Brazil has achieved in all these years except importing fighters from abroad ?

Marcus
Marcus
Reply to  Brunow Basillio
1 ano atrás

We only good in criticizing others they are far ahead of us . We got nothing in Gripen deal .

Rui chapéu
Rui chapéu
1 ano atrás

Já pode começar cair?

Marcus
Marcus
Reply to  Rui chapéu
1 ano atrás

Crashes happen in Brazil too . Making fun of others crashes makes you look so bad . Gripen has crashed 10 times still we bought it .

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Um vetor que ninguém quer.
É como se lançassem um automóvel com a tecnologia do Fiat Tempra em meados do ano de 2010, ninguém iria querer. Simples assim !

Marcus
Marcus
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

It entered Export market recently i guess so too early to judge . They did good job something which we could not .

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Um caça muito atual… para 40 anos atrás

Marcus
Marcus
Reply to  Marcos
1 ano atrás

It still has 4-axis Flight controls compared to Gripen C’s 3-axis outdated flight control system funny

cwb
cwb
1 ano atrás

pergunta do governo e militares:
quanto ficará pronto?
engenheiros:esperamos que TEJA pronto um dia……………
(apesar de saber que nunca tentamos fazer nada disso…)

Marcus
Marcus
Reply to  cwb
1 ano atrás

Its not F-22 but i prefer it over Chinese junk JF-17 Blunder anyday . I hope Argentina dont buy JF-17 either .it Sucks …

Nostra
Nostra
1 ano atrás

Late, deficient , will get shot down etc won’t change the fact that it is operational and in active service.

How many countries can claim to have designed , developed and manufactured a operational 4th generation fighter aircraft on their own ( not joint development ) ?

USA , Russia , France , Sweden , South Korea , Japan , Taiwan , China , India

That ain’t a big list

Nostra
Nostra
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

Thanks , nice to know alteast one person here appreciates the effort which had to overcome countless hurdles etc. Would like to share a interesting titbit with you. ” Please do not allow the first flight of the Light Combat Aircraft to take place. The aircraft has not been developed with adequate rigour, and safety aspects have not been fully looked into. It would be a catastrophe if you allow it to fly. ” This was the gist of a cable through diplomatic channels which landed on then defence minister George Fernandes table in 2001. It came from a major… Read more »

Alisson Marinao
Alisson Marinao
Reply to  Nostra
1 ano atrás

Lockheed Martin?

Nostra
Nostra
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

From Aeroindia 2019 is going on now

Medium weight category Airforce LCA MK2 model revealed

http://www.strategicfront.org/forums/attachments/dz1abcywkaezho9-jpg.4442

http://www.strategicfront.org/forums/attachments/dz03gwfw0aa4psz-jpg.4440

http://www.strategicfront.org/forums/attachments/dz1acfpw0aecesg-jpg.4443

Active close coupled canards,17.5 ton MTOW, dual ejecter racks, 5 hardpoints with plumbing ( total 11), IRST, 6 ton external payload, 28 degree AoA, UEWS etc etc.

Nostra
Nostra
Reply to  Alexandre Galante
1 ano atrás

Naval LCA MK2 model

http://www.strategicfront.org/forums/attachments/nmca2-jpg.4478

http://mobile.twitter.com/livefist/status/1098845569609535488/photo/1

a clean state design featuring optimized deck handling, minimized approach speed (via use of vortex flaps), lighter undercarriage (via outboard shift of wings), active CG control (via pump based fuel transfer) and rear stabilators etc etc

Mauricio R.
Reply to  Nostra
1 ano atrás

There is no Embraer in India…

Diogo de Araujo
Reply to  Nostra
1 ano atrás

Nobody here is doubting of indian capabilities. The fact is that they took to long to develop and release this aircraft on market. It’s an oldated plane and it will face a feral competition which will probably fail. No one is gonna buy it.

Marcus
Marcus
Reply to  Diogo de Araujo
1 ano atrás

Its time we build something and Stop criticizing others like Losers . Importing Gripen from Sweden is Shameful we cant build even an LCA Shame

Marcus
Marcus
Reply to  Diogo de Araujo
1 ano atrás

it took 23 years from being sanctioned and joining service..Not bad at all ..

Chico Novato
Chico Novato
Reply to  Nostra
1 ano atrás

Nevermind Nostra. We Brazilians are naturally born complainers.

Of course Tejas is not an F22, but to be able to develop a fighter from the scratch (and not by reverse engineering) is totally remarkable.

When Brazil deploys its first nuclear powered sub, you guys should make fun of us as well, just to check on our reaction.

Nostra
Nostra
Reply to  Chico Novato
1 ano atrás

Well we faced lots of problems trying to develop the LCA, lack of experience , lack of facilities , lack of civilian industrial companies capable of producing aerospace grade components and sub systems , sanctions , technology denial , confistication of our materials relating to our FBW being tested in LM iron bird by US government , lack of funding , political interference and apathy etc etc But in a both funny and tragic way the scientists and technicians working on LCA had to face lot of problems at personal level too especially during the late 80s the 90s and… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Parabéns a India pela persistência em um projeto nacional e autônomo!
Daqui a pouco estarão no mesmo patamar evolutivo das grandes potências, ou seja estão fazendo o dever de casa,
Enquanto que no “quintal” das nações ocidentais ao trópico de Capricórnio a alucinação megalomaníaca e esquizofrenia estratégica seguem descabidas.

teropode
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Belas e lúcidas palavras cara , as críticas ao Tejas não resistem a uma análise sem preconceito . Os caras já chegaram em Marte , crescem 8%ao ano e mesmo assim são desdenhados pelos tupiniquins .

Marcus
Marcus
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

We are sore losers we cant build anything but criticize others . Lets first build an LCA

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

Pronto, receberam diploma para poder derrubar avião.
Espero que o assento de ejeção seja bom

Marcus
Marcus
Reply to  Leonardo M.
1 ano atrás

I hope Gripen ejection seat is good too as it have crashed 10 times already . Lets give them credit they did something which we cant .

Jadson Cabral
Jadson Cabral
1 ano atrás

É impressão minha ou essas intakes são idênticas às do F-18?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Sei que não dá pra fazer super-trunfo, mas entre o Tejas e o JF-17, qual dos dois é o melhor?

Marcus
Marcus
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

JF-17 have 2 crashes already . It uses Smokey RD-93 engine and lacks decent flight controls or even a basic Helmet Mounted System. Tejas far better than Chinese junk JF-17

kaziranga
kaziranga
1 ano atrás

O caça de 4g com menor RCS, veloz, ágil, sistema fly by wire de primeira categoria, armado com produtos europeus, israelenses, russos e indianos, radar eficiente ( AESA muito brevemente).
A autonomia pode ser reparada com quantidade, sem falar nos outros caças à disposição.
No combate ar-ar o Tejas é excepcional. Veja a opinião dos próprios pilotos indianos, repleta de elogios . Comparem o Tejas com o Gripen ou as mais modernas versões do F-16, não com o JF-17.

teropode
Reply to  kaziranga
1 ano atrás

Críticas temperadas com o famoso preconceito.

Leonel Testa
Leonel Testa
Reply to  kaziranga
1 ano atrás

Ta de brincadeira comparar o Tejas com o Gripen ou versoes novas do F16 ne ?.

Marcus
Marcus
Reply to  Leonel Testa
1 ano atrás

Gripen C has outdated 3-axis flight controls compared to Tejas which has latest 4-axis FCS . Ever wonder why Gripen crashed 10 times already ?

teropode
1 ano atrás

O Tejas possui linhas elegantes é um belo pássaro , levaram 35 anos para chegar a condição operacional mas a despeito do que dizem por ai ,este atraso foi causado pela necessidade de se concentrar na resolução de problemas mais imediatos e nos projetos mais prioritários ( desenvolvimento de foguetes balísticos e o programa espacial ) , portanto nao creio que o atraso tenha sido motivado por questões relativas a capacidade científica, ta certo que desistiram do motor caseiro e de parte da avionica, mas a China ainda trabalha no motor nacional, resumindo ,o Teias foi deixado pra quarto plano… Read more »

Marcus
Marcus
Reply to  teropode
1 ano atrás

23 years not 35 . It got sanctioned in 1993 and joined service with IOC in 2016 .

Jonny
Jonny
1 ano atrás

E o caça desenvolvido no Brasil? ONDE ESTÁ? Ah sim, não temos!
Fácil demais criticar os Hindus.

Ricardo
Ricardo
1 ano atrás

Ainda falam mal do AMX. O Tejas é um desastre!!!

Elton
Elton
Reply to  Ricardo
1 ano atrás

O AMX não é ruim apenas foi negligenciado pela FAB quando isrresponsavemente não adquiriu as armas avançadas adequadas para ele ,não instalou o radar,nunca completou o MLU na frota e manteve porcamente as aeronaves adquiridas e agora apenas um punhado de aviões está em condições de vôo.pelo que custou e representa o AMX devia ter tido melhor atenção da força.

Marcus
Marcus
Reply to  Ricardo
1 ano atrás

if Tejas is disaster then AMX is bigger load of crap . AMX is outdated how can u compare it with any 4 gen fighter like FA-50 Tejas or JF-17

jodreski
jodreski
1 ano atrás

Não acho burrice o que os Indianos fizeram, construíram um caça local da maneira que puderam, se fosse fácil qualquer país fabricaria o seu. A força aérea da Índia é grande o suficiente para poder bancar o desenvolvimento dos caças Indianos, é bem diferente da nossa que se juntarmos todos os caças que temos não chega a 100 unidades. A burrice não mora na tentativa de ser independente e sim de tentar e desistir frente a primeira dificuldade, é preciso ter continuidade de projetos e pedidos para que assim as indústrias locais possam evoluir. O Tejas é o que ele… Read more »

Nostra
Nostra
Reply to  jodreski
1 ano atrás

The new version of LCA ie LCA MK2 design phased is finished. It is now basically a new aircraft in medium weight category and different from LCA mk1/1a.

Metal cutting of airforce version of medium weight category LCA MK2 will begin next month.

The clean slate design of naval LCA MK2 is fixed and awaiting approval to move to next phase.

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

É um lift bacana. Parece ter qualidade, é construído quase em toda sua totalidade de Carbono Composito, motor GE, radar AESA, capacidade BVR…
Tem tudo, em tese, para ser um ótimo Low.
Eu não dispensaria.

pangloss
pangloss
1 ano atrás

Se entendermos o Tejas como um passo no processo de aquisição de know how, então a India está de parabéns.
Em si, o programa não é exitoso. Demorou muito para entregar um produto de pouco valor militar.
Só poderemos avaliar o resultado se o programa seguinte puder se valer das lições adquiridas – aí incluídos os erros e os acertos.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
1 ano atrás

Sem preconceitos eu digo que é um lift bonitinho. Melhor seria renomear como FA- Tejas porque com uma pitada de sorte estão no mesmo nível que o KAI FA-50 Golden Eagle.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

É por isso que os Aliens não visitam os Hindus a NASA não deixa eles serem estudados

Wellington Góes
Wellington Góes
1 ano atrás

Tirou o dedo!!!

carvalho2008
1 ano atrás

Parabens a India!!

Aos criticos, vejam se entendem de uma vez por todas que embora um produto, ele jamais foi idealizado como objetivo comercial.

O objetivo sempre foi ser um desenvolvedor de tecnologias.

Um projeto desenvolvedor de tecnologia nunca sera barato.

Entao, eles conseguiram isto e alcançaram seu objetivo.

Possuem um caça nacional, Sim, utilizam alguns equipamentos do ocidente, mas ate o Rafale possui peças de fora.

Foi um grande feito, um degrau que impulsiona sua industria de defesa para novos objetvos e desafios.

Wellington Góes
Wellington Góes
1 ano atrás

Eu sou um crítico ácido dos indianos sobre muitas coisas, mas neste ponto eles dão um banho em nós. Por mais demorado e problemático que é este projeto, é deles, podem fazer o que quiser com ele, inclusive melhorá-lo (que é o que normalmente os países fazem, menos o Brasil). Isto é independência, uma força que quer trilhar seus próprios caminhos, suas próprias decisões e não, tão somente, um aeroclube. Pode-se criticá-los pela bagunça operacional que são, mas não pelos seus avanços tecnológicos. Vale lembrar que eles lançam, sozinhos, seus próprios foguetes e satélites espaciais. Produzem boa parte dos seus… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Wellington Góes
1 ano atrás

Eu concordo. Assim, eu não critico os Indianos, no aspecto aeronáutico militar, por um simples motivo, o qual não depositaram a sua Força Aérea num único vetor de combate, muito pelo contrário.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

What we Brazilians have made that we criticize others ? We cant even make an LCA and import Gripens from Sweden what a Shame !! Tejas is not F-22 but still has advanced Helmet Mounted Sight , 4-axis flight controls , BVR capability . JF-17 lacks Helmet Mounted Sight and uses outdated Hybrid flight control system. FA-50 lacks BVR and laser guided munition attack capability . Tejas is not Gripen but its better than other LCAs i am sure . Good job Indians .

smichtt
smichtt
1 ano atrás

Congratulations to India! The second photo shows a display’s protective plate kneaded. Please improve the finish.