Home Aviação de Ataque Trump bloqueia a venda de jatos F-35 para a Turquia

Trump bloqueia a venda de jatos F-35 para a Turquia

8783
130
F-35A da Turquia
F-35A da Turquia voando nos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei que bloqueia a venda de jatos F-35 para a Turquia devido a sua persistência na compra do sistema de defesa antimísseis russo S-400.

A transferência dos caças foi originalmente planejada para março, mas só será iniciada quando o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o secretário de Defesa, Patrick M. Shanahan, fornecerem uma atualização ao Congresso dos EUA sobre a compra do S-400 na Turquia.

A Turquia originalmente tinha como objetivo comprar 100 jatos F-35 nos próximos anos, e foram entregues dois em junho do ano passado nos EUA, com mais dois previstos para este ano. A transferência para a Turquia, no entanto, será bloqueada até novembro.

A compra do sistema de defesa antimísseis S-400 pela Turquia – o sistema de mísseis antiaéreos de longo alcance mais avançado da Rússia – perturbou os EUA, que alegaram que o sistema e os jatos não são compatíveis. O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, afirmou, no entanto, em janeiro que “o acordo do S-400 já é um acordo finalizado. Podemos negociar com os Estados Unidos pelo Patriot, mas se for sobre o S-400, não”.

Os EUA determinaram o prazo de 15 de fevereiro para a Turquia cancelar a compra do sistema S-400, ou a venda do sistema de mísseis Patriot dos EUA seria interrompida. A Turquia se recusou a cumprir o prazo, e na semana passada, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, falou contra a compra do sistema pela Turquia, afirmando que “não ficaremos de braços cruzados enquanto aliados da OTAN compram armas de nossos adversários… Não podemos garantir a defesa do Ocidente se nossos aliados se tornarem dependentes do Oriente”.

A Turquia contribuiu de forma proeminente para a produção do caça F-35, pois a indústria de defesa assumiu um papel ativo na fabricação de peças para jatos por meio de empresas como Alp Aviation, AYESAS, Kale Aviation, Kale Pratt & Whitney e Turkish Aerospace Industries. O país ainda não recebeu o número desejado de jatos, apesar de fazer parte do programa F-35 desde 1999.

Partes do F-35 feitas na Turquia
Partes do F-35 feitas na Turquia

130
Deixe um comentário

avatar
27 Comment threads
103 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
66 Comment authors
JeffSPQRCoutinhoFlankerAntonio Palhares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Hélio
Visitante
Hélio

Olha a diplomacia dos atabaques aí, faça parte do projeto, produza partes importantes do avião para acabar sendo proibido de opera-lo.
E a quem defenda a próximação militar com os EUA, inclusive acabando com os projetos nacionais para comprar equipamentos deles. Como manter uma politica de longo prazo com uma diplomacia tão instável e partidarizada? Cada presidente faz o exato oposto do último, isso sem falar da interferência de qualquer vereador de onde o Judas perdeu as botas.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

A tentativa americana de ‘amarrar’ um monte de compradores com uma pequena participação no projeto, não está dando bons resultados.
Alguns participantes congelaram seus pedidos e potenciais compradores não estão dando as caras.
Só pequenas encomendas muito pontuais
Pelo contrário, vários países estão planejando produzir seus próprios aparelhos.
No final, o custo estratosférico desse polêmico projeto será quase todo americano.

Ricardo N. Barbosa
Visitante
Ricardo N. Barbosa

Negativo Antoniokings, o F-35 já possui mais clientes do que o originalmente previsto. Dos sócios iniciais, somente o Canadá ainda não adquiriu a aeronave.

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

E a Bélgica e Dinamarca ?

Andre
Visitante
Andre

Bom resultados quem está tendo é a sukoi com seu ótimo, mas ainda sem motor, su57. Vendendo muito….estratégia acertadíssima. Deixa para entr

Por outro lado, acertado o presidente Trump em se afastar desse rascunho de ditador Turco.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Comentário sem embasamento.

SPQR
Visitante
SPQR

Fui o voto negativo número 100. Onde retiro meu prêmio?

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Você esta errado, seja qual fosse o presidente americano tomaria a mesma decisão, ja que a turquia antes aliada participou sim do desenvolvimento F-35, mas agora que Erdogan quer manter relações militares com a Russia nao da pra querer achar normal entregar o ouro ao bandido, porque com certeza de posse dos F-35 e do sistema de mísseis Patriot, com certeza iria repassar todos segredos e as informações técnicas vitais ao parceiro Russo.

Hélio
Visitante
Hélio

Que ouro? Que bandido? Não, outro presidente não faria o mesmo coisa nenhuma, tanto que a Grécia é consumidora de material russo, inclusive opera o S-300 e isso nunca causou mal-estar algum. A questão é sim a politica trumpista. Se a Turquia participou do programa, é óbvio que ela tem total direito a comprar, tanto que os americanos GARANTIRAM isso e agora voltam atrás. Sem falar quê, pelo que me consta, EUA e Rússia a Turquia, como país soberano, tem o direito de comprar de quem quiser, sem interferência de governo estrangeiro algum, o que é muito diferente de participar… Read more »

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

Como país soberano o EUA vende para quem quer, e participou pq quiz tb!, não seguiu as regras não adianta chorar, Regra numero 1… não compre do inimigo!

francisco
Visitante
francisco

. Os USA receberam antecipadamente e agora não querem entregar os caças que são da Turquia porque já estão pagos.

Hélio
Visitante
Hélio

Quem não seguiu as regras foi os EUA, meu amigo, eles se provaram desonestos, eles não cumpriram o contato, os turcos não cometeram falta alguma para serem excluídos do programa.

nonato
Visitante
nonato

Por que você está tão preocupado já que o F35, de acordo com seu colega Antônio, é um caça fadado ao fracasso?
Eu não tenho nada contra o Seguinte 400.
Acho que o verdadeiro problema é que endorgan não é confiável.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Que preocupado o quê?!?!?
Pelo contrário. Quero que os EUA encomendem 4.000, 5.000 ou 6.000 deles.
Que ‘estoporem’ seu orçamemto.

Hélio
Visitante
Hélio

Caro nonato, como vai seu projeto de míssil feito a partir de tubo de pvc? Se não sabe o que dizer, não diga besteiras.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Meu caro Nonato.
Neste tabuleiro nem reis, rainhas, torres,cavalos,bispos e peões são flor que se cheire. Todos rasgam tratados.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Hélio, você esta completamente errado e o pior que nao aceita isso, seu exemplo da grécia é muito pobre e errado, ja que a grécia nao tem e nem quer ter alinhamento com a Russia, uma coisa e comprar armar e outra e ter alinhamento, cooperação como a Turquia, o Brasil por exemplo compra equipamentos russos helicópteros, misseis mas não mantem estreitamento militar nenhum.
Entregar os F-35 para a turquia é favorecer esse ditado Erdogan e seu regime ditatorial, Entregar os F-35 para a turquia e o mesmo de entregar para a Russia ou ate para a china.

Dudu
Visitante
Dudu

Sou anti Trump total mas nesse caso,a Turquia ,com sua soberania ,assinou acordos pra entrar na OTAN.E assumiu o compromisso de seguir os padroes OTAN.Isso tambem e um contrato.

Alex
Visitante
Alex

A Turquia faz parte da Otan…e a Russia é inimiga dos Estados Unidos…

Hélio
Visitante
Hélio

Não, a Rússia não é inimiga dos EUA coisa nenhuma, é o partido democrata que inventou isso com a mentira das fraudes eleitorais e o Trump se viu obrigado a agir assim para não dar munição para a oposição, e mesmo que fosse, como isso legítima a ação americana? Com que direito eles fazem isso? Oras, vários países da OTAN operam equipamentos russos, se os EUA tratam assim seus maiores parceiros, imagine como é com os outros.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Hélio, a relação dos EUA com a Rússia é ruim desde a guerra em Kosovo (1998) que acabou retirando esta região do controle da Sérvia – uma tradicional aliada russa. E piorou aina mais em 1999 quando a OTAN admitiu a Bulgaria, Estonia, Letônia, Lituania, Romênia Eslovaquia e a Eslovênia. Diz o Putin que o Boris Yeltsin havia obtido o compromisso do “ocidente” de que os países do antigo Pacto de Varsóvia não seriam admitidos na OTAN…

Leonardo
Visitante
Leonardo

A Rússia é inimiga da OTAN . ate porque a OTAN só existe sobre um único estatuto um ataque contra um estado membro é um ataque direto a todos os estados membros.

Logico
Visitante

A OTAN foi criado para “fazer” face a “pacto da Varsóvia “. O “pacto” desapareceu e a OTAN pelo contrário cresceu. Agora ja e contra Rússia? Logica?! Sempre avera uma razao, se nao ha, inventase! A OTAN E O MAIOR AGRESSOR desde sempre!

ROBINSON CASAL
Visitante

Por que as duas aeronaves que já foram entregues aos turcos pela Lockheed ainda permanecem em solo americano?
https://www.youtube.com/watch?v=YwkaNAfK9_c

Cadu
Visitante
Cadu

Grande comandante, sempre acompanho o “a arte da guerra”. Saudações!!!

Flanker
Visitante
Flanker

Treinamento das tripulações e equipes de solo. Todos os compradores passaram por esse processo. E agora, com esse imbróglio, é que não vão sair de solo americano mesmo. E de quanto dinheiro foi a cooperação turca no programa do F-35? Era 1 bi de dólares o tratado, mas eles repassaram, pelo que foi noticiado, uma fração disso até começar essa desavença. Se essa proibição de entrega das aeronaves se efetivar, devolve o dinheiro que eles já pagaram e tchau! Isso se não houve quebra de contrato por parte dos turcos…afinal, ninguém aqui sabe os termos desse contrato. Eu particularmente, estou… Read more »

SPQR
Visitante
SPQR

Hélio, acho que tem muito gás na sua cabeça, cuidado para não decolar e invadir o espaço aéreo venezuelano.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Isso era algo que já era esperado, culpa do Erdogan, ele vem constantemente ganhando poder por meio errados, aparelhando o judiciário, as forças armadas, prendendo jornalistas, a tomada do poder tentada e falhada por membros das forças armadas da Turquia poderia resolver tudo isso, porém acredito que não tem mais volta, vi esse processo na Venezuela, vi no Brasil mas foi impedido graças a eleição do Bonoro, tô vendo na Turquia, deixar o F35 com eles é um erro.,,,,,,, pelo lado da Turquia já demonstrou interesse no SU57 caso fique sem F35, bora ver como essa novela desenrola.

André Macedo
Visitante
André Macedo

Carlos, acredito que no contrato não tenha nada sobre “se os EUA quiserem fazer birra e não fornecer, poderão fazê-lo”, não tem nada a ver essa questão de compatibilidade e nem com o Endorgan, os EUA descumpriram seus compromissos e ponto, se não é compatível é problema dos turcos… Endorgan não é um santo, mas contratos e compromissos devem ser cumpridos

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

PACTA SUNT SERVANDA, eu entendo o seu pensamento, mas existe mais do que um contrato, existe um sistema de centenas de bilhões de dólares que pode cair na mão de um inimigo, então é normal que os EUA bloqueiem ou queira bloquear. por mais que existe um contrato cumprir ele seria um erro.

André Macedo
Visitante
André Macedo

Realmente, pensei sobre a possibilidade dos russos colocarem a mão num F-35 só depois de publicar o comentário e a mesma existe, mas pergunto-me até onde é proteção da tecnologia nacional justificada e até onde pode vir a ser uma tentativa de alienar os países para só comprar dos EUA, seria interessante observar a reação americana numa situação parecida mas sem o país se aproximar tanto da Rússia como a Turquia está fazendo…

Ellion Matheus
Visitante
Ellion Matheus

Não se trata de EUA estar alienando ngm, se trata de que você está numa aliança cujo principal objetivo é conter a Rússia e aí um dos membros dessa aliança vai e compra do inimigo número 1 da aliança suas armas, se não quer estar na OTAN que saia e fique cercada geopoliticamente pelos Russos no norte, pela Grécia no oeste, pelos iranianos no leste, no sul pelos Russos, Curdos, sírios e etc, mas o que não dá é ficar pagando de falso amigo e dando dinheiro pro inimigo !!

Leonardo
Visitante
Leonardo

O F35 é muito seguro nesse ponto, se abrir ele os americano vão saber.. Ai meu querido os turcos vao se ferrar pra valer .podem ate sair da OTAN e entrar na lista de sanções

Hélio
Visitante
Hélio

Não tem nada a ver com os russos “botarem as mãos” no F-35, é os EUA que não querem que a Turquia tenha defesas antiaéreas de alto nível, eles só foram buscar o S-400 depois que os americanos se negam a vender sistemas para eles.

Gabriel
Visitante
Gabriel

André …. não quando a segurança nacional está em causa ….

Daglian
Visitante
Daglian

Você acha mesmo que os EUA prejudicariam a própria segurança nacional e o seu projeto militar mais caro da história somente para que você e demais críticos os taxassem como um país que “honra contratos? O que os EUA farão se a Turquia vazar para os russos e chineses dados preciosos dos F-35 em relação ao S-400? Acorde, isso não é brincadeira! Os EUA não permitirão que o programa F-35 seja sabotado desta forma, e se para isso tiverem que não cumprir um contrato ou o que seja, o farão, pois para os EUA nos próximos 50 anos o F-35… Read more »

D.Soares
Visitante
D.Soares

Longe de ser o dono da verdade, só uma opiniao: O unico motivo da Turquia ser tolerada na OTAN é a posição estratégica dos caras. Nng em sã consciencia faria negocios com os caras se não tivesse algo mto importante em jogo. Eles sempre deram, historicamente, as cartas na região em virtude da importancia das rotas maritimas ao redor. Então, natural que os EUA tenham adotado os caras como parceiros estrategicos: vc mantem a influencia russa e chinesa longe, eu te trago pro Big Game. Nao o joguinho com o Brasil e assemelhados, mas sim producao de tecnologia militar de… Read more »

Edison Castro Durval
Visitante
Edison Castro Durval

Mais esse sistema S400 não é uma porcaria que pode ser abatida por um drone ???

Pois é os EUA no fundo estão corretos, não se deve colocar o seu maior trunfo na mão de um parceiro falso.

Hélio
Visitante
Hélio

Olha só o nível do malabarismo que você faz para defender o indefensável.
Mas já que você “pensa” assim, ótimo, quero ver se você vai defender aproximação militar com um país que não cumpre a própria palavra e passa a perna nos aliados.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Helio, essa sua indignação não é meio seletiva? Porque se formos ver os países que já passaram a perna em outros… No Brasil, por exemplo, teríamos a China, que obteve o reconhecimento de que é economia de mercado em troca de apoio a pretensão do Brasil em ser parte do Conselho de Segurança da ONU – e não cumpriu; a Venezuela que se comprometeu a fazer investimento conjunto na refinaria Abreu e Lima e não cumpriu. A Bolívia que estatizou uma instalação da petrobrás; O Paraguai, que forçou a revisão do tratado de Itaipu; A Argentina, que sistematicamente viola alguma… Read more »

Maus
Visitante
Maus

Isso é só o começo, talvez a Turquia até saia da OTAN.

Hélio
Visitante
Hélio

Depois que a OTAN financiou terroristas que atuam contra eles é o mínimo que deveriam fazer.

pangloss
Visitante
pangloss

E por que não seguem em frente? Eles sabem que são importantes para a OTAN, por motivos geopolíticos (sobretudo Bósforo e Dardanelos). Mas também sabem que haverá consequências se ficarem fazendo jogo duplo com os russos.

teropode
Visitante

Oque séria ótimo para a Otan e para os Curdos .

Ellion Matheus
Visitante
Ellion Matheus

A Turquia é o pior país da OTAN pra sair da OTAN ksksksk, são os mais cercados de inimigos geopoliticamente falando, gregos/Cipriotas no leste, russos no norte, iranianos no leste, russos, sírios e curdos no sul, sem contar que o que garante/garantia que a Rússia não ia/vai fazer da Turquia outra Criméia são aquelas 20-80 bombas nucleares americanas lá estacionadas, se eles saírem é eles contra o mundo + a perda de diversos contratos que a indústria militar turca consegue só por estar na OTAN, saindo dela a concorrência vai ser contra tudo e todos desde a área econômica até… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Será? Os Turcos tem mais a lucrar com a Russia ou com todos os Países que compõe a OTAN? O déspota que governa a Turquia é tudo, menos um idiota ao se submeter a esfera de influência do Putin e as potencialidades econômicas da Russia (com um PIB muito similar ao Brasil).

francisco
Visitante
francisco

A OTAN vai acabar. Os países que fazem parte dessa aliança estão de saco cheio da ditadura norte-americana. Mais dias menos dias a Europa criará a sua própria aliança.

Humberto
Visitante
Humberto

Meu caro chico, vc está bebendo ou fumando algo muito bom heim?
Os países da Europa, sair do guarda chuva do americanos? Para que? Para ficarem a merce da Russia? Teriam que gastar tubos de dinheiro para se defender e ele não querem. É mais fácil os gringos se mandarem da Europa que o contrário.

Jacinto
Visitante
Jacinto

O Euro nasceu do medo que a França tinha de uma Alemanha reunida, que ficaria tão economicamente poderosa que, eventualmente, se tornaria hegemônica na Europa. Com o Euro, o poder alemão seria moderado pela regras de governabilidade criadas na UE – pelo menos, era essa a intenção do Mitterrand (que deu errado já que a Alemanha é o motor econômico da Europa e a UE a auxiliou nisso). Contudo, apesar de seu poderio econômico, o poderia militar alemão está muito aquém do que poderia ser. Muito, muito aquém. Essa displicência alemã com sua defesa só é possível – para alívio… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Então que façam isso! Saiam da OTAN e caminhem com as próprias pernas e aprendam a criar Forças de verdade. A OTAN é bancada, financeiramente, em mais de 50% pelos EUA. Se eu fosse contribuinte americano gostaria muito que os EUA saíssem da OTAN. Os países europeus se fiam na presença e nas bases americanas na europa. O maior exemplo é a Alemanha, que como foi noticiado aqui, possui uma disponibilidade ridícula de seus caças, seus carros de combate são apenas uma fração do que eram e sofrem para manter o contingente humano. Tá ruim com os EUA? Não tem… Read more »

Thiago Telles
Visitante
Thiago Telles

Putz!!! Q sorte da Turquia! Ganhou nanmega da virada.

Érico
Visitante
Érico

E azar da Rússia que vai ficar sem os dados coletados do F-35.

MSB
Visitante
MSB

A Turquia ja recebeu 2 aparelhos … já bastam para Russia e China copiar (RISOS)

Érico
Visitante
Érico

Recebeu 2 aparelhos que estão nos EUA ainda.

Gorgoroth
Visitante
Gorgoroth

Este manja

Leonardo
Visitante
Leonardo

Já pensou que eles podem ter recebido 2 armadilhas … Só pra sabe de que lado eles estão

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

MSB, procura o comando UNINSTALL para o acesso ao Blog.

Sincero Brasileiro da Silva
Visitante
Sincero Brasileiro da Silva

Vc se esqueceu que a China já tem o “F-35”? Espionagem, projetos, agente, Chengdu… kkkkk

rodrigo
Visitante
rodrigo

Era isto mesmo que a Turquia queria, fizeram de tudo para se livrar do F-35 cheio de problemas, e com virus americano que trava qualquer ataque a Israel, Arabia Saudita, Grecia.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E parece que a Turquia também rejeitou as condições para a compra de Patriots.
Bem-vinda Turquia ao lado bom da força.

Maurício.
Visitante
Maurício.

Antoniokings, você realmente acredita nessa ladainha de lado bom da força, ou você faz esse tipo de comentário apenas para provocar a ira dos pró EUA?
No fundo deve ser só provocação não é mesmo ? Se bem que ambos os lados se utilizam do mesmo modus operandi, vocês têm os mesmos treinamentos, só que por agências diferentes…rsrsrs

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

não existe lado bom da força xings, EUA, UK, FRA, CHIN,RUS, são todos vilões mocinhos.

Sequim
Visitante
Sequim

Nem isso. São países com interesses. E só.

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Fosse Erdogangster, daria os f-35 recebidos para Pequim e Moscou estudarem, só para retaliar…

Érico
Visitante
Érico

O problema é que esses f-35 nunca vão chegar na Turquia…

Leonardo
Visitante
Leonardo

Que coragem…. E depois oque acontece ? Depois ia achar outra casa pra morar neh?

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

Alguém conta para o Adriano que os F35 ainda estão no EUA!

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Dificil viu…

Sincero Brasileiro da Silva
Visitante
Sincero Brasileiro da Silva

A China não precisa! Ela já tem! O J-31 foi concebido graças a ineficácia do EUA em proteger seus projetos militares da espionagem chinesa… kkkkk

Fabio Jeffer
Visitante
Fabio Jeffer

AntonioKings
Não sou fã dos EUA mas vc é de outro planeta.
Um cara que cultua o Maduro não é normal

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Oba!

Lembram do grupo Mamonas Assassinas? eu lembrei de uma musiquinha deles:

Quanta gente, quanta alegria!
A minha felicidade é o divórcio
Da NATO e Turquia!

(eu fazendo dancinha da vitória).

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Que venha a Turquia!
Seja bem-vinda.
Teremos assim um enorme e poderoso ‘cordão’ de nações grandes e poderosas.
Indo da China à Turquia passando por Paquistão e Irã entre outras.
Saudações!

Jacinto
Visitante
Jacinto

Paquistão e Irã aliados? Amigo, semana passada (ou retrasada) houve um atentado terrorista no Irã, bem na região fronteiriça com o Paquistão, que matou 27 soldados da Guarda Revolucionária do Irã. A Reação do Irã foi acusar o Paquistão de apoiar os terroristas – e ameaçou fazer o Paquistão pagar “um preço alto” por este apoio; é famoso o relacionamento entre exército paquistanês e o exército saudita a ponto de alguns acreditarem que a bomba nuclear do Paquistão foi financiada pela Arábia Saudita como uma “bomba sunita”.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pouco importa o que o Paquistão pensa do Irã e vice-versa.
O que importa é que os dois estão alinhados à China e à Rússia.
E será na Ásia que a disputa estratégica se dará (aliás, já está ocorrendo).
Pode anotar isso.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Antonio, O mundo não é preto e branco. Essa coisa de alinhamento automático, que você acredita ser a norma, é exceção. Se você tiver a curiosidade de ver as maiores economias da Asia, você observará que há poucos países que alinham-se automaticamente com os EUA, mas nenhum que se alinha automaticamente com a China: Se você olhar para as maiores economias da Asia, temos: 1. China 2. Japão 3. Índia 4. Coreia do Sul 5. Indonésia 6. Taiwan 7. Tailandia O que está ocorrendo no mundo não é tão simples quanto um jogador de futebol que muda de clube e… Read more »

Jeff
Visitante
Jeff

Certeza que este tipo de comentário MAV é só pra gerar atritos. Procurar um psiquiatra com urgência.

PauloSollo
Visitante

Erdogan é atualmente o líder menos confiável e mais traíra da atualidade. Não é aliado de ninguém, um verdadeiro X9. Está comprando o S-400 por imposição de Putin para amenizar o abate desnecessário do SU-24 e evitar retaliações mais sérias. Certamente que se o F-35 chegar a suas mãos o russos irão pressioná-lo para que tenham acesso irrestrito ao caça. E assim como quer comprar dos dois lados, pode vender informações para ambos.
A melhor coisa para a OTAN é se livrar deste falso aliado traidor o quanto antes para evitar problemas mais sérios.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Russos não precisam de F-35s.
Além de eles terem o próprio avião deles, já possuem os métodos para detectar os do adversário.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

então pq existe cyber ataque russo a empresas americanas, sempre teve espionagem dos equipamentos militares dos EUA feito pelos russos, o que vc diz não se baseia na realidade xings.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Sim, afirme isso para um o piloto israelense.
Mas você, ai do subúrbio do “river of january” deve saber algo sobre o F35 que o pessoal da IAF não sabe.
É cada uma…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pelo jeito, estamos compartilhando informações, né?

PauloSollo
Visitante

Aí você caiu da cama e acordou pra dura realidade que seus sonhos insistem em negar…

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Detectar é diferente de rastrear e travar no alvo com precisão suficiente para guiar um missil. nem isso voce sabe?

Leonardo
Visitante
Leonardo

O pak 50 ou su57 , ta cheio de defeitos , mal tem motor , já foi anunciado que sera feito uma meia duzia deles só, é normal dos russos as coisas funcionarem bem só no papel. Quantos paises quiseram comprar o su57 ? Essa questão de detecção eu também duvido muito. É muito complexa, já li muito a respeito, pq se fala em detecção por ondas de radio.. Mas já parou pra pensar quando ele sair do modo passivo e começa supressão eletrônica que é o mais complexo nos f22 e f35 com mais de 20 antenas em sua… Read more »

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

AH Sim o SU57 sem motor…… é bom eles pensarem também em um radar para detectar IL20 e emprestarem para seus parceiros rsrsrs… depois ficam colocando a culpa em Israel… kkkk Os Russos são cômicos…

Davi
Visitante
Davi

Não sei porque tanta reclamação contra os EUA.
A Rússia não faria o mesmo? Ninguém quer entregar a senha do cofre para o inimigo.

Daglian
Visitante
Daglian

Qualquer país com um mínimo de inteligência faria, mas como se trata do F-35 e dos EUA, então é muito conveniente atacar e fazer o maior drama do mundo. Mas quando os russos não fazem a sua parte e se mostram incompetentes no projeto do Su-57, levando os indianos a abandonarem o programa, ouviu-se alguma crítica aos russos? Muito poucas, e há tempos esse assunto sequer é mencionado. Esse pessoal anti-americano histérico realmente acredita que todos são trouxas e não percebem seu óbvio viés anti-F-35, mas no fim sabemos quem critica o projeto com argumentos racionais e quem o faz… Read more »

Hélio
Visitante
Hélio

Não me consta que outro país já tenha feito isso, até para os EUA é algo inédito.

francisco
Visitante
francisco

O que interessa em um avião desse são os fontes. E os fontes só os USAS tem, nenhum pais que comprar o F-35 terá acesso aos programas.

Alex
Visitante
Alex

Mas os caças russos são tão bons? Por que a Turquia não compra alguns? Abandona o F -35, pede o dinheiro de volta e compra os super avançados aviões russos…

Hélio
Visitante
Hélio

É o que vão acabar fazendo, se você leu o texto, viu que os turcos tiveram grande participação no projeto, por isso estavam e tinham o direito de compra-lo.

Leonardo
Visitante
Leonardo

Grande ?? O canopy ? Trem de pouso e baias ? Trem de pouso problematico que já foi ate alterado.. Esse lance de usar vários países foi marketing pra a venda ,meu querido acorde o mundo é um lugar malvado mesmo

francisco
Visitante
francisco

Eles pagaram antecipadamente para obter o direito de aquisição.

Flanker
Visitante
Flanker

Grande participação? Pilones, canopi, trens de pouso e portas da baia de armas ….. tudo coisa que é ire tecnologia marciana….kkkk

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Lembro da entrevista do General russo ‘desiludido’ com a tecnologia stealth e afirmando que os 4G ainda tinham muita lenha para queimar.
Os problemas enfrentados pelo F-35 dão total razão ao ínclito General.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Mas os aviões russos são da década de 70 igual o F-16. o projeto deve ser antigo e desgastado como você fala.

francisco
Visitante
francisco

A Russia e é uma baba e só tem equipamentos obsoletos. Não sei porque a OTAN tolera o que eles fazem. Os russos Tomaram a Crimeia, invadiram a Georgia e a OTAN ficou só reclamando feito uma velha fofoqueira. Deveria ter ido lá e dado um pau naqueles pobres e indefesos coitados que só tem armas obsoletas..

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

“Não sei porque a OTAN tolera o que eles fazem”
Eu sei , ta na cara ne , quem tem c tem medo.

Flanker
Visitante
Flanker

Kkkkk….já tá te vacinando contra o fiasco do Su-57?

Dudu
Visitante
Dudu

A aeronave mais problematica da historia.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

F-104 ta rindo desse teu comentario ai.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E cara. Caríssima.

Almeida
Visitante
Almeida

Você não conhece o Tejas indiano né?

elton
Visitante
elton

Os americanos não aprenderam nada desde que venderam os F14 e AIM54 Phoenix pro Iran que repassou a tecnologia deles para os sovieticos na decada de 1980 e parece que tão querendo repetir o mesmo erro com a Turquia .

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Como eles vão repetir o mesmo erro se o governo acabou de bloquear a entrega?

elton
Visitante
elton

esse bloqueio e temporario .o lobby da Lockheed Martin e muito forte e cedo ou tarde eles vão entregar os avioes assim como na vespera da revolução iraniana em 1979 o lobby da Nortrop Grumman fez eles continuarem entregando os avioes praticamente na vespera da queda do governo

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Ótimo.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

O desvio de finalidade nesta venda F-35 é evidente. Com absoluta certeza, a Turquia entregará de bandeja a Rússia ou China, uma boa parte desta tecnologia. Pense da seguinte forma, você compra um caminhão do seu amigo através do consórcio, porém após a aquisição do tal caminhão, ao invés de usar em obras conjuntas (conforme estava especificado em contrato das partes). Você faz uma parceira com o maior concorrente do seu amigo. Difícil demais de entender isso? Esse relativismo tóxico, nos faz perder a noção de certo e errado. O indivíduo que quebra as regras acordadas, sempre é a vitima… Read more »

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Interessante notícia dá conta que os F-35I de Israel destruíram um radar JY-27 de fabricação chinesa na Síria, e segundo consta o aparelho xing-ling teria sido projetado justamente para detectar aviões “Stealth”. Pelo visto não funciona ou “soltou pecinha né?”

J-20
Visitante
J-20

“Alô, Putin. Sabe aquele caça ali que nós ajudamos a desenvolver junto com um monte de países? Então, você quer uns segredinhos aí, né? Vem cá que te passo tudo que eu sei”
De um jeito ou de outro, as informações vão vazar. Agora resta saber como vai ser resolvido o contrato das empresas turcas no programa JSF

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Resposta do Putin:
Ô Erdo! Não me passe problemas que já temos os nossos.
kkkk

J-20
Visitante
J-20

Mano, cê tem… Demência?

Kemen
Visitante
Kemen

Se mudar o presidente norte americano no futuro, a venda até poderia ser autorizada. Na minha opinião a Turquia quis entrar na propaganda do caça imbatível, o 20 x 1 polêmico ao extremo. O detalhe é que no futuro com a disponibilidade do multifunção da Navantia, vai precisar de F-35 B, pois os Harrier mesmo que se consigam usados estão ultrapassados.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Muitos pilotos turcos foram presos por conspiração.
Estas é umas das razões entre varias que eles estão inso de S-400.
No mais a administração Trump, no meu ver fez o certo, bloqueou ate a comissão apresentar um laudo.

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

Uai………porque tanto nhem..nhem…nhem por uma aeronave que dizem que é um lixo?
Explique, mas sem conversa fiada.

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

aliás…o pentágono ja vai colocar pedido para mais de 400..e eí? Mas que projeto fracassado esse não?

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Demorou para tomar a decisão, segue o jogo… definitivamente não mudará a cotação do dolar.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Pergunta do dia: Quem perde mais com essa decisão?
Resposta: A Turquia!

francisco
Visitante
francisco

Muito pelo contrário. Credibilidade não se recupera.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Mas que credibilidade o Erdogan tem? No começo do século ele se declarava amigo pessoal do Assad da Síria, fazia as famílias viajarem juntas de férias esse tipo de coisa: bromance. Na hora que o Assad se enfraqueceu ele não apenas começou a exigir que ele renunciasse como depois aproveitou para invadir o norte da Síria,

Camillo Abinader
Visitante
Camillo Abinader

A queda dos EUA será colossal, tudo está se encaixando perfeitamente, Hillary iria ganhar a eleição, Putin (ex KGB) interfere e elege o fanfarrão marionete Trump, Trump blefa para agradar seu eleitorado americano mas faz exatamente oque a Rússia quer, afasta a Turquia dos EUA (que é oque Erdogan quer tb) e leva a maior potência do Oriente Médio e mundo mulçumano a se aproximar cada vez mais dos russos, é o bloco oriental China, Rússia, Irã e Turquia se fechando, na Ásia e África o tio Sam já foi praticamente expulso, só sobrou o Brasil (até agora) como vitoria… Read more »

Humberto
Visitante
Humberto

Quando os EUA quebrarem de vez, estaremos ralados.
Vamos ter que aprender mandarin, não teremos mais whatsap nem face. Linkedin ou Gmail nem postar aqui (pois usam o wordpress).
Não achem que é só mudar o site que a coisa vai funcionar.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Perfeito Camilo.
Já tinha comentado isso. A expansão chinesa está ocorrendo em todas as regiões da Ásia e agora começa a se incrementar Oriente Médio.
Tenho lido sobre a crescente cooperação da China com o Egito, Arábia Saudita e etc.

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Caro todos os países/império/Estados número 1 caíram para ceder lugar a outro. Pouco importa quem está no topo uma hora cair. Quem alveja o topo deve estar preparado para cair e para se levantar… O maior problema é que para cair precisa de guerra com derramamento de sangue (diretamente e/ou indiretamente….)

Exemplo recente URSS, Reino Unido esse último precisou de 2 Guerra Mundiais para ir para 2° plano (militarmente)…

Coutinho
Visitante
Coutinho

“quem almeja o topo”. Malditos corretores ortograficos.

Sérgio Luís
Visitante
Sérgio Luís

Os russos só estão aguardando o acesso a telemetria do S-400 enquadrando o F-35!

cwb
Visitante
cwb

lembre que o f-35 noruegues transmitia para a LM os dados do avião,será que não será o contrário…..

Tonolucro
Visitante
Tonolucro

EU acredito que o F-35 tem alguma carta na manga contra o sistema S 400, portanto ao utilizar o F-35 juntamente com o s400, as forças armadas turcas conseguiriam identificar alguma maneira de fazer o sistema de defesa identificar o caça stealth, durante calibração, treinamento e suporte logo os russos iriam achar a assinatura do caça…

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Faz muito bem Trump. A Turquia (assim como o Libano) de democracia tolerante de perfil ocidental, ganhou gosto pelo totalitarismo. Não é confiável, acha visto seu apoio a ditadura Venezuelana.

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

“Ah, mas os EUA respeitam os contratos que assinam”. É né?! Kkkkkk

Ah tá, Off Topic
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/empresa-resultante-de-acordo-com-boeing-podera-concorrer-com-embraer-em-jatos-executivos.shtml

Brasileiro é muito “ixperto”. Rsrsrsrs