Jaguar Darim III indiano modernizado

Jaguar Darim III indiano modernizado

Jaguar Darim III indiano modernizado
Jaguar Darim III indiano modernizado

Os motores do Jaguar tiveram uma redução de 15 a 30% no empuxo e o custo da atualização é muito alto. Um Sukhoi pode desempenhar o mesmo papel de dois Jaguares

Nova Délhi: A Força Aérea da Índia (IAF) está preparada para adiar o plano de uma atualização do motor da aeronave de penetração profunda Jaguar, devido ao alto custo envolvido. Em vez disso, poderá comprar mais Sukhoi Su-30MKI para substituir a aeronave que será aterrada, segundo o ThePrint.

As principais fontes do setor de defesa afirmaram que os motores Rolls-Royce Adour 811 da antiga aeronave bimotor dos anos 80 registraram uma redução de 15 a 30% no empuxo. Isso significa que o Jaguar não pode carregar sua carga total de armas.

A IAF planejou uma atualização do motor e selecionou os motores F-125IN da empresa norte-americana Honeywell. Mas as fontes classificaram o programa de atualização do Jaguar como sendo desajeitado.

“O preço cotado pela Honeywell e o HAL para ‘reengenharia’ é muito alto. Pelo preço de dois desses upgrades, podemos obter um Rafale básico”, disse uma fonte.

Atualmente, a IAF opera um total de seis esquadrões do Jaguar. No entanto, na força real, existem apenas cinco esquadrões, já que o sexto não é um esquadrão completo.

A atualização da aviônica não ajudará

O Jaguar já está passando por uma atualização aviônica – do Darin I ao Darin III –, mas este programa está sete anos atrasado.

“A atualização Darin III é toda sobre aviônicos e um melhor sistema de cockpit. No entanto, o problema está nos motores. Como o problema está na propulsão, a aeronave já está voando com menor carga durante as operações de tempo de paz como medida de precaução”, disse uma fonte.

Fontes acrescentaram que chegará o momento em que as aeronaves serão aterradas quando o empuxo do motor chegar abaixo de um ponto específico, já que colocaria em risco a vida dos pilotos.

Os pilotos da IAF têm uma piada mórbida entre si de que os motores atuais da Jaguar são tão pouco potentes que, no caso de uma falha do motor, o segundo leva a aeronave até o local do acidente, não de volta à segurança.

Mais Sukhois

Uma fonte disse que o plano para adquirir mais Sukhois estava sendo considerado porque poderia cumprir um papel similar.

“Um plano é pedir mais Su-30MKIs para substituir os caças que seriam aterrados. No que diz respeito à função, um Sukhoi pode desempenhar o mesmo papel que dois Jaguares”, disse a fonte.

“Não podemos arcar com os custos da frota inteira se os motores se tornarem um problema. Se fizermos isso, nossa força de esquadrão de combate será reduzida à do Paquistão. Não se esqueça de que, desses 25 esquadrões, ainda temos alguns dos MiGs antigos”.

FONTE: ThePrint

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto L

O melhor caça hoje não stealth para ataque de penetração é o Rafale, mas o SU-30 deve ser mais barato e fazer tudo que os indianos querem áquilo que não podem fazer, mísseis de cruzeiro resolvem.

kaleu

Boa Tarde Augusto,

A questão deveria ter foco no custo de manutenir tais esquadrões (HV) e sinceramente em que pese a excelência dos dois vetores que mencionou, são duas opções extremamente caras de operar.

WVJ

A Índia leva muuito a sério a diversificação de vetores.

João Souza

Os caras operam de tudo!!! Até Embraer tá lá na jogada kkk.

Brunow Basillio

Em matéria de diversidade, ninguém ganha dos Egípcios..

Ironcop

.

João Souza

Pelo que entendi é o começo do fim para o Jaguar então? Parece que vão substituir gradativamente por mais su 30.

João Souza

Um pouco fora do tema mas nem tanto…Vou vender meu peixe…O super tucano seria uma boa pra eles controlarem insurgentes, aeronave barata de manter e comprovada em combate, acho que os indianos não possuem nenhum similar em uso…enfim, so uma ideia.

Walfrido Strobel

O problema deles é Paquistão e China, um ST não teria nenhuma serventia neste cenário, viraria alvo fácil.
Para insurgentes sobram helicópteros para atacar, agora estão fazendo o seu próprio e tem 179 encomendados.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/HAL_Light_Combat_Helicopter

João Souza

Não é uma aeronave de superioridade claro…mas é muito melhor equipada, veloz e barata de manter que um heli por exemplo, leva bombas e mísseis variados e pode ficar hrs e hrs no céu.

Fernando Turatti

O problema é que a Índia não enfrenta crise com insurgentes. Suas forças armadas são vastas e poderosas, o que naturalmente já os faz conseguir reger o território que julgam ser deles. O Super Tucano é excepcional em alguns casos, como países com problemas dentro do próprio território(Brasil, Colômbia, a África quase inteira excetuando o norte) e pra alguém que tenha interesse em manter guerras contra insurgentes fora do seu território, sendo o único caso atual os EUA. Pra um país cujos únicos problemas são China e Paquistão, melhor poupar a verba porque a economia de operação do ST em… Read more »

Entusiasta Militar

“O problema é que a Índia não enfrenta crise com insurgentes”
Fernando
A Índia tem crise de insurgente na região toda da Caxemira e ate tem guerrilhas armadas emboscado e matando autoridades em outros estados do País e você disse isso …
Ta mal informado

Nostra

There are infact 2 types of indigenous combat helicopter being inducted

Rudra WSI based on ALH MK4 for both army and airforce.
comment image

LCH light combat helicopter
comment image

Total combined numbers expected to be ordered is approx 300.

Raduga

Esse peixe é da Boeing.

João Souza

Setor militar da Embraer não foi vendido.

Coutinho

Você está se referindo ao Super Hornet? Porque nos EUA quem monta o Super Tucano é a Sierra Nevada. E a Embraer e a FAB ganham com cada venda que ela fizer.

Renato B.

Parte do conteúdo é feito no Brasil e de qualquer modo eles pagam os royalties o projeto é brasileiro. O Iphone é feito em China e ninguém diz que ele é Chinês.

Chris

Vem cá… Vc iria lá na Caxemira ou no Paquistão atirar em terroristas de ST?

Bom… Talvez o Paquistão ache que é uma pegadinha e os F-16 não façam nada !

Entusiasta Militar

João, você esta certíssimo na sua ideia de vender pelo menos uns 120 super tucanos para a Índia, é um grande comprador militar e acho ate que a Embraer já deve ter oferecido a aeronave a eles.
No que eles vão usar ou não o ST nem me interessa só a venda já estaria ótimo para a imagem do avião e para Embraer.

Brunow Basillio

Vem aí mais uns 72 Su30-MKI podendo ultrapassar as 340 unidades na IAF, triste é saber que um Sukhoi montado na Índia vale U$ 73,3 milhões, e comprado direto da Rússia U$ 42,15 milhões..

JPC3

Assisti no India Defense Upadte que o fabricante quer produzir mas 72 Su-30MKI ´para manter a linha de montagem, mas a força aérea indiana quer apenas mais 10 ou 18 para repor as perdas e completar mais um esquadrão.

https://www.youtube.com/watch?v=Leugk2JkXjI

Brunow Basillio

Sim foi oferecido 72 no Valor de U$ 5 bi, por enquanto a IAF não quer, mas se não vão revitalizar os Jaguar mais, isso pode abrir as portas para as 72 unidades, pois se não comprarem a Fábrica pode fechar em meados do ano que vem…

JPC3

Acho que é isso.

Nostra

IAF will not buy anymore Su30mki except a few as replacements for the attrition loses.

Priority is towards upgrading the existing Su30mki into the Super Su30mki version which according to unofficial estimates will cost anywhere between 4-6 billion dollars.

Peter nine nine

That would also alow to maintain the Indian SU factory

Sérgio Luís

Este glorioso idoso e tá passando da hora de aposentar.

Gustavo

demoraram pra chegar nessa conclusão, não?
eles tinham por volta de 140 jaguares… Eu acredito que a proporção de 2 pra 1 seja conservadora, mas são eles que conhecem os problemas deles… então, de 60 a 70 SU-30 resolveriam o problema e diminuiriam o “caos” logístico por lá.
Eu, sinceramente acredito que 40 a 50 SU-30 fazem muito mais que os 140 jaguares capengas.

Walfrido Strobel

São usados para missões específicas de ataque, então não adianta imaginar um Su- 30 fazendo missões de ataque de 4 Jaguar, a relação de 2×1 deles é mais realista.
Para superioridade aérea um Su-30 faria o serviço de vários Jaguar, mas não é o caso.

Gustavo

Sim, concordo. Mas será que eles não estariam bem servidos, de qualquer maneira, com cerca de 60 Su-30?

Fernando Turatti

Caro Gustavo, pra ser justo, eles estariam bem servidos até sem esses 60 Su-30 a mais. Os caras tem uma força gigantesca!
Su-30, Rafale ou mesmo o Tejas, o que vier em 60/70 unidades pra dar baixa nos vovôs jaguares já continua mantendo eles decentes.

Peter nine nine

O jaguar foi pensado tendo em conta uma ideologia táctica específica, tem características que nenhuma outra aeronave replica e a sua capacidade de aterrar em pistas completamente despreparadas, na prática, campos minimamente livres de obstáculos e planos, é fascinante de se ver e imaginar tacticamente.
Hoje, o conceito parece obsoleto e a aeronave nunca foi usada no cenário imaginado, daí que que nunca foi dado prosseguimento a nada semelhante.
Mas tem mérito, o jaguar é um bicho.

Luiz Trindade

Os SUKOIS é a opção mais em conta para eles. SU-30 MKI na Força Aérea da Índia.

leonidas

De fato me parece bem questionável a relação custo x benefício em gastar tanto para modernizar uma plataforma que nos anos 80 já estava sendo substituída pelo Tornado.
Deste modo acho bem melhor a opção mencionada (que li em um site) onde seriam comprados mais unidades do caça SU 30.

Observador.

Como diz o ditado, “O que não tem remédio… Remediado está!”.
A solução é comprar mais SU-30 e aposentar os Jaguar assim que possível. Como bônus eles deixam de ter que treinar pessoal para operar e manter um tipo de aeronave. Quem sabe daqui a uns 90 anos nesse rítimo, eles consigam padronizar um pouco mais a frota para economizar.

Fernando Turatti

Eu creio, honestamente que sequer é o objetivo deles. A Índia tem como visão estratégica a manutenção de vários fornecedores para evitar de que, caso um os embargue, tenham problemas irremediáveis.
Precisa ser essa salada de fruta toda? Óbvio que não. Eu creio que um fornecedor ocidental e a Russia somados já garantem que nunca terão um embargo total.

Observador

Pois eh… Se comprassem do Tio Sam, pai do capitalismo, e da mãe Rússia, que deu a luz ao socialismo, já estariam sussa. Mas eles tem que comprar da mesma quantidade de fornecedores, que eles tem de deuses e divindades, aí dá nisso.

Fernando Turatti

LOL
eu creio que dificilmente terão acesso a linha de frente americana, no caso o F-35, então eu particularmente se fosse eles continuaria com a europa, uma velha conhecida deles. Os indianos precisam é dar seus pulos pra fazer o Tejas acontecer de verdade.

Arariboia

Será que eles não poderiam ir pro SU-34? Leva até 12 toneladas dependendo do raio de combate, um radar altamente sofisticado e especializado, maior autonomia e com um RCs frontal menor que os SU-30MKI/SM.
Fora que os russos lançaram o pedido pela nova versão do SU-34.

Fernando Turatti

Eles querem produzir localmente pra não fecharem suas fábricas, fora que o Su-34 ainda alteraria a própria logística da força. Se o Su-30 já tem tudo o que eles precisam, conhecem e conseguem manter, não vejo ganhos significativos para reverem todos os seus planos pro Su-34, que incluiriam uma nova fábrica ou mudança grandiosa na já existente, fora um novo pedido para aviônicos israelenses, treinamento etc.
É gasto demais pra benefício de menos.

rdx

Enfim um pouco de sensatez na IAF

Luís Henrique

A Índia tem necessidade para muitos caças, mas uma dor de cabeça para manter tantos modelos diferentes. Se eu fosse eles, faria o seguinte: No novo programa para 114 caças, escolheria o Rafale pois já adquiriram 36. Assim, totalizaria 150 caças Rafale. Aposentaria todos os Jaguares e todos os MiG-27. E encomendava junto a Dassault outro lote de 36 Rafale para serem produzidos na França com entrega mais rápida. Totalizando assim 186 Rafale. O processo da marinha indiana daria a Vitória para o Rafale M, com 57 unidades. Levando o total de Rafale na Índia para 243 caças. Os Su-30… Read more »

rdx

Esqueça mais Rafales. Agora a IAF pretende comprar 114 caças monomotores.

Luís Henrique

Isso é passado RDX. Primeiro queriam ou F-16 ou Gripen. Mas já desistiram e abriram a concorrência para caças bimotores. São 6 caças participando: f-21 que é um f-16 block 70 com novo nome e Gripen E monomotores. E 4 bimotores, Rafale, Eurofighter, Super Hornet e MiG-35.

Qualquer um que eles escolherem exceto o Rafale, será MAIS UM modelo diferente. Por isso acho que o favorito é o Rafale. Mas vai depender da proposta francesa, se será competitiva ou não. Caso os franceses não se esforcem na proposta, podem perder o favoritismo e o contrato.

rdx

Eu trocaria as aeronaves mais antigas (Mig-21, Jaguar, Mig-27, Mirage 2000 e Mig-29) por um mix de Su-30MKI, Rafale e Gripen E. Aproveitava a oportunidade e encerrava o programa Tejas em favor da fabricação sob licença do Gripen E.

Luís Henrique

Jamais. Eles não vão cancelar o caça próprio.
E Mirage 2000 e MiG-29 estão sendo modernizados. Não serão substituídos tão cedo.
Só na década de 2030 em diante.

A ideia da IAF é substituir os caças leves como o MiG-21 por Tejas Mk2.

Caças mais pesados como os Jaguares e MiG-27 devem ser substituídos por um caça MÉDIO, como o Rafale.

E caças pesados eles já possuem em número suficiente. Agora a ideia é partir para uma modernização nos Su-30 MKI.
E adquirir um caça de 5a geração para rivalizar com o J-20 chinês.

Atirador 33

Não entendo esses indianos, continuam comprando seus aparatos militares de um fornecedor que também fornece para seus inimigos china, não seria sensato um alinhamento com os EUA?

Italo Souza

No importa se o fornecedor é os mesmo, oque importa são as modificações e as diferenças que você vai conseguir diversificando e alterando os aparelhos.

Luís Henrique

O maior inimigo indiano não é a China, é o Paquistão. E hoje ele é armado pela China, mas no início foi armado e apoiado pelos EUA. Por isso a Índia pegou bronca dos americanos e se alinhou com a URSS e a Europa em parte.
O Paquistão tem mais de 80 F-16 americanos.

Space jockey

E o SU 30 pousa nas mesmas pistas de um Jaguar ? pelo que lembro diziam que ele poderia operar até em pistas de barro.

Clésio Luiz

“os motores atuais da Jaguar são tão pouco potentes que, no caso de uma falha do motor, o segundo leva a aeronave até o local do acidente, não de volta à segurança.” Olha, confesso que eu ri mais do que a piada tinha graça. O texto fala em Sukhoi, mas não seria exatamente esse um bom argumento para a compra do Tejas? Afinal, a despeito do tamanho, o Jaguar raramente era visto com mais de duas bombas de 250/500 kg como carga útil. Fora que uma única F404 nova deve ser mais barata de operar que as velhas Adour. Tivessem… Read more »

rdx

Na minha opinião, o substituto ideal do Jaguar já foi comprado…é o Rafale. O problema é que tudo indica que a IAF desistiu de comprar outros lotes de Rafale. A solução imediata é comprar mais Su-30. A logística agradece!

Gordo

Mas e Eles confiam no Tejas? O jaguar era uma aeronave confiável e ate então tem bons préstimos e não é qualquer coisa que vai substituí-lo já que a China e o Paquistão moram ao lado.
A julgar pelo que ja se viu da Índia não duvide que o jaguar ainda ganhe uma remotorizacão mesmo custando caro.

Señor batata

Boa noite a todos. Gostaria de levantar uma questa q sempre me surge quando leio sobre a força aérea indiana. Assumindo que eles tem caça e sistemas aéreos de origem ocidental e oriental. Quão limitada seria a troca de dados de vetores de diferentes origems em combate? Assumo vetores ocidentais por na maioria dos casos usarem o padrão otan sofram menos para se comunicar entre si, mas se els precisarem tricar dados com uma aeronave de origem russa por exemplo? Um avião ocidental poderia ter um link eficiente com a aeronave russa?
Desdém já agradeço as respostas.

Fernando Turatti

Só pra constar, os Su-30, espinha dorsal da IAF, apesar de serem russos, contam com um recheio made in Israel, logo, utilizam “padrão ocidental”.

Kemen

Fernando em relação aos SU-30 MKI, O HUD é israelense montado na Índia, o HUMS é de produção local, Os POD´s são israelenses, o SAGEM é frances, o RWR é de produção local, o SPP é israelense, o resto é de projeto russo.

Nostra

When it comes to defence news any Indian media quoting UNNAMED SOURCES is 99% fake / distorted news.

Only the oldest Jaguars with NavWASS and RR Mk804 engines, around 40 numbers will not be upgraded. There were never meant to be upgraded in the first place.

Needs official confirmation from IAF otherwise bullshit as usual

Nostra

In the meantime HAL working on Darin III upgrades for Jaguar.
comment image
comment image
comment image
comment image

Nostra

If interested some more pics
comment image
comment image
comment image
comment image

Kemen

Bonitas fotos colega, para nosso deleite. Entretanto o Darin III não foi concluido e, com o problema da redução do empuxo entre 15 a 30 % a modernização esta sendo discutida. Vamos ver no que resulta.

Sérgio Luís

Inusitado e único era o transporte de 2 Matra Magic sobre as asas.

Nostra

comment image

ASRAAM WVR missile integration on overwing pylons of IAF Jaguar

Carlos Alberto Soares

Pressão para redução dos preços na MRO necessária, se não “colar” compra F 15X e passa a régua.

Kemen

Para que serve essa velharia dos anos 70 para a geoestratégia da India? Mach 1.1 e olhe lá, com turbinas pedindo descanso. Não acredito que a versão da India permita o lançamento de artefatos nucleares. Merecido repouso final.

Luís Henrique

Kemen, você deve ter confundido. Mach 1.1 é no nível do mar. Cerca de 1.350 km/h. Mas em alta altitude chega a 1.700 km/h.
É uma aeronave de ataque Supersônica, diferente do AMX que é subsonico.

Kemen

Tubo bem Luis Henrique, mas que missão o Jaguar poderia executar a 11 Km de altura? Entretanto situação da ìndia é em relação ao Paquistão e seu creditado aliado a China, a nossa situação é totalmente diferente e os AMX apesar de eu gostar muito desse avião, por ter sido um avanço espetacular da nossa produção militar aeronautica na época, serão possivelmente substituidos devido ao desejo da aeronautica de montar mais Gripen E no Brasil além dos 36 contratados para ir substituindo seus jatos.

Fernando Turatti

A missão de fugir ou chegar rapidamente ao alvo. A missão de disparar seus mísseis antiradiação e por aí vai.

Kemen

Fernando, a 11.000 metros em velocidade supersônica disparando um missil subsônico? Estou imaginando como seria colega, talvez outra “guerra nas estrelas”. Outro detalhe é o alcance do seu radar na função ar-solo mais limitada e a 11.000 metros…

johnwolque

Numa comparação qual é melhor: o nosso AMX (origina)l ou o Jaguar?

Fernando Turatti

O nosso AMX nunca sequer se comparou ao Jaguar, uma vez que veio sem radares basicamente.
Os italianos até se comparavam mais, mas o Jaguar era um avião com uma velocidade bem maior que poderia lhe garantir mais chances num teatro operacional de intensidade elevada.

Johnny

Chama a atenção o fato deles estarem bastante preocupados com os motores do jaguar mas, nesses esquadrões, “ainda temos alguns dos MiGs antigos”.

EduardoSP

Dúvida técnica. Os motores vão perdendo potência com o tempo de uso, mesmo com manutenções programadas?
E a perda pode chegar a 30% do empuxo?

Fidalgo

Tenho a mesma dúvida.

Entusiasta Militar

A Índia tem muitos caças jaguar e só fazer a modernização da avionica sem trocar os motores e jogar dinheiro no lixo …
Talvez, o ideal seria diminuir o numero de vetores no programa pela metade para garantir recursos para a troca dos motores.