Em 28 de novembro de 2018, caças F-16A do componente aéreo das forças armadas belgas escoltaram um caça Su-27P da Aviação Naval da Frota Báltica da Marinha Russa que voava perto do espaço aéreo lituano.

Os caças da Bélgica estão localizados nos Estados Bálticos, no âmbito do programa da OTAN para a Patrulha Aérea Báltica, a fim de proteger o espaço aéreo da Lituânia, Letônia e Estônia contra as invasões de aeronaves russas.

Assista ao vídeo feito por um dos caças belgas durante a escolta do Sukhoi russo.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blackbird

Será que a câmera do caça russo registrou isso?

BILL27

Pelo que me lembro o SU 27 não tem camera na traseira.

Blackbird

Jura?

Antunes 1980

Caças russos sem mísseis não impressionam.
Mais um voo de rotina para testar a prontidão e o tempo de reação das forças da OTAN. Só achei estranho o F-16 belga ainda ser da configuração A.
Sobre a questão política, acho que passou da hora da OTAN também começar a fazer este tipo de “ teste” sobre kalingrado e a crimeia.

Eduardo

Sem os americanos para fazerem isso, não há a menor chance de os europeus fazerem isso.

Não me levem a mal, mas a minha opinião é que depois da SGM os europeus viraram paz e amor e se apoiaram ( ou escoraram ) nos EUA, poxa até para resolver a guerra da Iugoslávia eles precisaram dos EUA.

Jorge F

Concordo

Ypojucan

Só na semana passada 14 aeronaves dos EUA/OTAN foram interceptadas pelos Russos ao longo das fronteiras ( inclusive próximo ao estreito de Kersh ). Então, os dois lados fazem isso toda hora. Quando os Russos dão “chilique” todos ficam sabendo pois as imagens são vistas no mundo todo. Porém, normalmente o que ocorre são interações normais e profissionais entre Russos e EUA/OTAN.

Rommelqe

Alguem poderia informar qual foi camara do F16 que captou estas imagens em IR? É um equipamento organico da aeronave ou esta instalada em um pod especifico?

Nilton L Junior

O piloto Russo deu até um não enche o saco, mas o vídeo em comparação com outros é bem comportado.

Flanker

Interceptação deve ser feita assim! Sem firulas ou manobras arriscadas.Essa é uma missão real, e assim sendo, não é lugar para demonstrações ou exibicionismos. Foram lá, inteceptaram o alvo, o acompanharam até onde deveriam e pronto. Missão cumprida. Responsabilidade e segurança em aviação, ainda mais aviação militar e mais ainda, em uma interceptação real, são mandatórias. Qualquer outra coisa diferente disso é temeridade e irresponsabilidade.

Alessandro

Os russos fizeram com os Belgas, o mesmo que os americanos fizeram com eles na Síria no caso do F-22, deixaram tirar uma foto pra moldurar e colocar na parede rsrs..

Carlos Alberto Soares

F 16A ?

Flanker

Carlos, os F-16 belgas são, sim, da variante A. Foram submetidos ao MLU há anos, mas não deixam de ser A. Talvez tenha faltado a colocação no texto do “MLU”, mas são F-16A/MLU.

Vovozao

01/12 – sábado, btarde, F-16, seriam muito bem vindos na FAB, em substituição aos F-5, não sei quando serão disponibilizados, só sei que a FAB deveria fazer sondagens na Europa.

Luiz Floriano Alves

Com milhares de F-16 na frota de reserva, se algum dia vier, será via FMS. Trump, bem que poderia fazer esse “agrado” para o novo presidente. Os Gripens ainda vão demorar bastante, além de serem poucos. E Marte está polindo sua trombeta. Uns 50 viriam a calhar.

Ivanmc

Luiz Floriano Alves, a Lockheed Martin já oferceceu 24 F-16 do AMARG, de graça, até que seus F-16V ficassem prontos. A Boeing ofereceu 12 F-18 até que ficassem prontos os modelos novos que iríamos usar, só colocar combustível. Mas, teve a história (mimi) de custo hora voo, transferência de tecn(ulugia), a turbina do F-16 era um aspirador de pó, muito feio… E outras prozopopéias flácidas para ninar bovinos.

Flanker

Cada matéria em que aparece um caça do tipo, como F-16, F-18, até F-15, pipocam sugestões para a FAB adquirí-los. Parece que o pessoal não lê e não acompanha o PA e outros pela internet. A FAB escolheu o Gripen. A FAB disse que ele será seu único vetor. Quanto à “demora” na entrada em serviço do F-39, o que não considero como demorada, mesmo que a FAB decidisse por um tampão (o que não acredito que irá ocorrer, de modo algum), a entrada em serviço desse tampão levaria em torno de dois anos, mesmo que se decidisse por isso… Read more »

paulo souza

quem escoltou quem? pra mim foi o inverso. e a rússia descobriu um pouco mais sobre a defesa aérea belga.