Mulheres em STEM: Grupo +Unidos e Instituto Embraer promovem ação de incentivo às jovens estudantes em tecnologia

4

Acontecimento contará com a presença de estudantes bolsistas de excelência acadêmica do Instituto Embraer e profissionais convidadas

São Paulo, 2 de agosto de 2018 – O Grupo +Unidos e o Instituto Embraer realizarão no dia 13 de agosto, na cidade de São Paulo, o evento Mulheres em STEM. O encontro, que conta com a participação de lideranças femininas no setor de exatas e tecnologia, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens mulheres.

Para conduzir as discussões sobre igualdade de gênero em carreiras de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), o debate contará com Camila Achutti(fundadora e CEO da MasterTech), Paula Paschoal (diretora geral do PayPal Brasil), Roseli de Deus Lopes (professora e pesquisadora da Escola Politécnica da USP) e Desuíta Campelo (digital factory transformation leader na Embraer).

O projeto surgiu a partir da parceria firmada entre o Grupo +Unidos e o Instituto Embraer, duas organizações sem fins lucrativos que buscam o desenvolvimento educacional e social de jovens no Brasil. Em conjunto, as entidades concedem bolsas de custeio de despesas a estudantes mulheres de baixa renda que estão cursando o ensino superior em carreiras de STEM.

O segmento de STEM representa um campo crescente da economia e do mercado de trabalho. No entanto, ainda que as mulheres já representem mais do que 50% de taxa de ocupação nas Universidades brasileiras, a atuação feminina em ciências exatas ainda é incipiente. Conforme estudo divulgado pela ONU Mulheres, 74% das meninas possuem interesse na área, mas apenas 30% seguem efetivamente uma carreira relacionada.

Alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Nações Unidas, o Grupo +Unidos e o Instituto Embraer consideram o fomento dessa agenda, representada no ODS 5 – Igualdade de Gênero –, fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
 
Mulheres em STEM
Data: 13 de agosto, segunda-feira
Horário: 9h até às 12h e 30 minutos
Local: Auditório do Civi-Co (http://civi-co.net/)
Endereço: R. Dr.Virgílio de Carvalho Pinto 445, São Paulo – SP[9]
IMPORTANTE: caso tenha interesse em participar, confirme via e-mail: contato@maisunidos.org 

Sobre o Instituto Embraer
O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2001, com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados para educação. As iniciativas têm como base três frentes de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória. As iniciativas são conduzidas de forma alinhada ao poder público, parceiros locais e empregados voluntários engajados. Há ainda crescente participação das comunidades locais na definição de prioridades estratégicas, por meio de consultas públicas e pesquisas de opinião.

Sobre o +Unidos
O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um grupo de fundo de investimento social idealizado pela Embaixada Americana, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, tem trabalhado desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALEXANDRE

Que mais jovens se interessem pelo mundo militar estude e contribua para segurança nacional

Delfim

E ainda afastam as mulheres das Humanas, que as transformam em feminazis e vitimymymynistas.

Tadeu Mendes

O Brasil tem que investir pesado em currículo STEM. Mas sem apelar para políticas de inclusão social, ou cotas raciais.
O critério deve ser por meritocracia pura, baseada exclusivamente no potencial cognitivo dos estudantes.

Países que não investem na intelectualidade científica de seu povo, sempre irão ficar no patamar de Republica de bananas.

Carnaval, futebol, e tantos outros costumes culturais, sociais e comportamentais não acrescentam nada para o progresso nacional.

Thiago

Com certeza o Brasil precisa invéstir pesado em pesquisa científica /tecnológica e na preparação de profissionais qualificados , com muita atenção para que esse investimento não seja vão . Fugir das armadilhas de áreas fúteis como a Queer theory , teoria do gênero e idiotices várias. Tudo isso porém não implica rejeitar a nossa cultura e costumes. Assim como os EUA possuí suas expressões culturais, Halloween ou St Patrick, que certamente nao são o suprassumu do intelecto, eventos mediáticos e esportivos – Super Bowll – nós possuímos os nossos que certamente não são inferiores. O futebol forneceu notoriedade e diversão… Read more »