JetBlue teve desconto de até 72% para trocar Embraer por Airbus, diz Moody’s

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Concepção do Airbus A220-300 da JetBlue

Airbus A220-300 da JetBlue

Concepção do Airbus A220-300 da JetBlue
Concepção do Airbus A220-300 da JetBlue

Venda foi a 1ª após compra do programa C-Series, da Bombardier, pela fabricante europeia

DALLAS – A americana JetBlue Airways conseguiu um negócio e tanto em sua recém-anunciada compra da Airbus, segundo o Serviço para Investidores da agência Moody’s.

A companhia aérea vai pagar cerca de US$ 1,4 bilhão a US$ 1,7 bilhão por 60 jatos Airbus A220-300, ou entre US$ 23 milhões e US$ 28 milhões por avião, disse o analista Johathan Root, da Moody’s, em relatório desta sexta-feira, citando estimativas de especialistas e descontos tipicamente praticados em grandes encomendas. O valor representa um desconto de até 72%, afirma.

“Como para a maioria das empresas aéreas, acreditamos que a decisão foi tomada com base no menor custo total, porque os aviões de corredor único (narrow-body) fabricados pela Airbus e pela Boeing têm capacidade e custos operacionais similares para a maioria dos operadores”, explica Root.

A compra de 60 jatos pela JetBlue em substituição aos jatos Embraer, anunciada no último dia 10 de julho, foi a primeira fechada desde que a Airbus adquiriu o controle do programa C-Series da canadense Bombardier e rebatizou o avião como A220. Embora descontos relevantes sejam comuns em compras de aviões, os detalhes sobre os preços são geralmente confidenciais.

No ano passado, antes da Airbus comprar o C-Series, a Boeing registrou uma queixa comercial contra a Bombardier, alegando que a fabricante canadense havia vendido o avião para a americana Delta Air Lines por preços “absurdamente baixos”. Apesar de, num primeiro momento, o Departamento de Comércio dos EUA ter decidido impor tarifas de até 300% para importação do avião, o painel comercial americano, que é um órgão independente, rejeitou a medida.

Para a Airbus, construir um banco de encomendas para o A220 é um desafio crucial já que a empresa com sede em Toulouse, na França, trabalha para reduzir custos. Para tornar o avião viável, a companhia alega que é preciso chegar a uma redução de dois dígitos nos custos de sua cadeia de fornecedores e vem tocando negociações para alcançar esta meta.

FONTE: O Globo/Bloomberg

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Doug385

Pra quem acha que a Airbus entrou de brincadeira nessa fatura do mercado. A Embraer sozinha dificilmente aguentaria tal competição.

Gilbert

Esse é o objetivo apavorar a opinião pública para fazer pressão para que a Embraer seja vendida logo e assim mata uma forte e futura concorrente de ambas no nicho do A-320 e do B-737, onde a Bombardier já está querendo colocar o primeiro pé e logo seria ou será a vez da Embraer

Doug385

Concorrente de quem? Tú tens idéia do lobby que Boeing e Airbus tem? Tens idéia do poder econômico dessas empresas? Acredita que o governo brasileiro subsidiaria a Embraer a risco de ser acionado junto à OMC?
Acorda, rapaz!

Petardo

O Brasil já fez isso é, inclusive, já perdeu na OMC por conta desta prática.

HMS TIRELESS

Estão levando os aviões praticamente de graça!

Eduardo Holanda

Bombardier não venderia um A220 sequer se fosse vendido pelo preço devido. Os primeiros foram vendidos a preço de banana com a Bombardier sustentando o prejuízo de cada venda. Tava na cara que a empresa não sobreviveria muito tempo dessa forma.

Agora com a Airbus, fica mais possível oferecerem descontos, através de vendas conjuntas, sacrificando um pouco a margem de lucro da venda de aeronaves próprias da Airbus para vender o A220.

CSeries é um avião muito inovador, mas o projeto custou uma fortuna.

Vanessa Cioffi

O CEO da Airbus foi muito claro e nós funcionários aqui na Embraer estamos ciente…
Em outros palavras, ele disse “Vamos matar todas as Vendas de E2 a Embraer nos próximos 18 meses”

Pq ele sabe muito bem que a Embraer sozinha não consegue competir, seja porque não tem um governo para subsidiar e não tem capital em caixa para absolver uma venda com um preço tão baixo

Que a Embraer consiga se seguras nesses 18 meses

Jr

O detalhe é que a aeronave escolhida foi o A220-300, infelizmente a Embraer não tem uma aeronave para competir com a verão 300 do C-series, a Embraer adora forçar a barra em dizer que o E-195, que ainda esta em testes, compete com a versão 300 do C-series.

LucianoSR71

Essa é uma situação tão absurda que basta ver a venda de 25 EMB-175 p/ a United Airlines, que em conta de padaria saiu a US$ 44 milhões cada, uma aeronave menor e ainda da geração E1, que é mais barata que a E2, enquanto esses ex-C Series, que são bem maiores, e saíram p/ US$23/28 milhões. Se isso não é dumping, eu não sei o que é, talvez presente de natal fora de hora.

Carlos Alberto Soares

Abaixo da tabela “0”.

Pagou para vender LucianoSR71.

E ainda tem muita gente que critica a fusão.

“Boeing e Embraer: uma necessidade.” William Waack comenta:

https://www.youtube.com/watch?v=dwc1oyVy8M0&feature=share

O vídeo é publico.

LucianoSR71

Carlos Alberto Soares, é o que eu tenho comentado. É como se a Embraer fosse um campeão de boxe peso leve, aí seu oponente começa a usar doping ( subsídios do governo canadense ) e como se não bastasse trocam o oponente por um peso pesado e anabolizado. Não há mais regras, virou vale tudo, até dedo no olho. Se a Embraer tentar se manter no ringue da mesma forma que antes, vai correr sério risco de morte.

Paulo Viana

Não é ser contra a dita negociação e sim os valores. Ficar 80℅ para a Boeing e 20℅ para a Embraer é ridículo, pois tudo neste avião foi criado pela Embraer. Numa divisão 60/40 no meu ver se faria justiça. Mas como não tenho ações Quero é que se exploda

LucianoSR71

Acho que vc e muitas outras pessoas ainda não entenderam que essa JV não ficará restrita ao portfólio atual da Embraer e, certamente, deverá contar c/ pelo menos uma nova aeronave situada entre o EMB-195-E2 e o B-737 que deve ficar c/ versões c/ capacidade maiores, já que sua estrutura mais pesada não o torna eficiente p/ uma quantidade menor de passageiros. Tem que bater c/ os “novos modelos da Airbus” ( C-Series ).

Alex

Quem sustentou a Bombardier foi o Governo Canadense. Se nao fosse bilhoes de $$ do povo para a empresa, ja teria falido a muito tempo. Agora o problema e da Airbus.

Nao creio que a Airbus se interessa em projetar avioes tipo CSeries, mais ganhou de bandeja um projeto bom que foi financiado pelo povo Canadense.

Delfim

Eu não acredito nesse valor em termos competitivos. É prejuízo. Surreal.
E a Airbus ainda tem o micão do A-380 para absorver. Não tem como manter tais preços por muito tempo. Se a Boeing der apoio, no final a Airbus vai perder.
.
Lembrando que se realmente os E-Jets ficarem difíceis de vender, passá-los à Boeing pode não ficar tão feio assim, no final das contas.
.
Quero saber como o sindicato dos aeroviários dos EUA faz cara feia para o E-190-e2 e aceitará o A-220 numa boa.

Eduardo

Não precisa manter isso por muito tempo. Só precisa manter 1 dia a mais que a Embraer consegue se manter viva.

Augusto L

Foi para o E175 e E170 concorrentes dos MDs Series da Bombardier.
Quanto ao E190 e E195, A200-100 e A200-300 não há restrições.

Walfrido Strobel

Não entendi?

FIREMAN

Não acredito que a Airbus conseguirá convencer, por muito tempo, aos seus acionistas europeus bancar estes super descontos para emplacar o A-220 (C-series) no mercado americano, justamente num momento de protecionismo exacerbado do Trump, parece ser uma inversão de valores, castigando os americanos com um generoso e abundante desconto, similar aos praticados pelos chineses, mas com a diferença que oferece um produto de alta qualidade, desenvolvido, testado e aprovado com o suor dos contribuintes canadenses e doados e agora bancados em parte pelos europeus… Não acredito que consiga superar os 18 meses sugeridos, antes disto terão dificuldades para manter estes… Read more »

Humberto

Difícil questionar a veracidade de uma análise da Moody’s, pois é uma das maiores agencias de análise do mundo, mas este valor não tem sentido algum. No final do ano, a Delta x Bombardier x Boeing tiveram um embate (a Boeing perdeu o primeiro Round) na compra, pois alegava-se que o avião estava sendo vendido com subsídio (um terço do valor). Ou seja, a Jetblue, pode ser o primeiro do A220, mas a Delta era o lançador do Série C, de repente este foi com a ajuda dos governos canadenses (tanto federal como da província, que sei la se vão… Read more »

MARCOV

Nos EUA, no momento, esta é a empresa a ser monitorada mais de perto.
Na sua frota ela opera 43 MD-80’s, 20 E190’s e 125 A319’s.
Concorrência grande para o E2 e o CSeries.

Gonçalo Jr.

A American Airlaines já está no terceiro pedido de E-175 da Embraer.
Foram 10 em outubro passado 15 em maio deste ano e agora mais 25 aeronaves. Fora que ainda opera o ERJ-140 e ERJ-145 isto é, essa empresa opera todos os modelos de E-JETs da EMBRAER.

MARCOV

Eu sei e esta é a parte boa, mas não estou falando das linhas alimentadoras (como a American Eagle), mas da linha aérea principal (American Airlines).
Esta utiliza aeronaves maiores e os modelos que citei serão substituídos ou pelo E2 ou pelo CSeries.

Eduardo

Não importa. Por mim a Embraer morrerá abraçada em uma bandeira brasileira. E meu amigo americano acionista da Embraer que se lasque… não, pera….

Audaz

As custas de quantos empregos brasileiros meu caro Eduardo?

Hélio

A JV vai custar quantos empregos brasileiros? A venda para a boeing é como cometer suicídio por não ter coragem de encarar a vida. Antes que lute e desapareça que se render e desaparecer da mesma forma.

Walfrido Strobel

A Embraer ja passou por crises antes sem se jogar no colo dos americanos, a verdade é que esta diretoria quer esta fusão e estão adorando tudo isso para fazer as malas.
Como eu nunca fui fã da Embraer desde que tirou o “Empresa Brasileira” do nome para agradar os acionistas americanos estou achando graça.
A tempos a Embraer virou uma exportadora de empregos, com cada vez mais partes sendo feitas na França, Portugal e EUA, pois que vão de vez embora, este é o objetivo desta administração atual.

Gabriel

Sem a Boeing a Embraer não vai sobreviver no mercado e certamente iria a falência. A aquisição da mesma é muito importante.

Walfrido Strobel

Isso é o que querem que os brasileiros pensem.

Rinaldo Nery

Concordo. Muito tolinho acreditando em ¨lei de marcado¨, ¨globalização¨. A EMBRAER vai desaparecer. A EDS não se sustenta.

GripenBR

A Embraer anunciou durante a feira britânica de aviação de Farnborough que a companhia aérea Wataniya Airways, do Kuwait, fez um pedido firme de 10 jatos E195-E2, incluindo direitos de compra para outras 10 aeronaves, em uma encomenda que pode atingir 1,3 bilhão de dólares segundo preços de tabela do modelo. , também assinou uma carta de intenção com a suíça Helvetic Airways, para a venda de 12 aviões E190-E2. A intenção inclui direitos de aquisição pela companhia aérea suíça de mais 12 aviões que poderão se transformar em E195-E2. Se todos os direitos de compra forem exercidos, o acordo… Read more »

GripenBR

Considerando o valor de aquisição da linha Cseries da Bombardier por $ 1,00 pela Airbus, a que se imaginar que houve muitas cláusulas que não vieram a publico no acordo, que os reais valores que deveriam ser pagos talvez estejam sendo utilizados justamente para subsidiar o velho e bom dumping. Negócio assim, nestes termos, é bom que Embraer não efetive de modo algum! Não pagam as contas, os salários. Nem mesmo a Airbus pode manter essa dinâmica por muito tempo, o lucro na indústria aeronáutica comercial é apertado. As vendas aos poucos estão saindo. E bom lembrar que a Embraer… Read more »

GripenBR

O A220-300 concorre justamente com algumas versões do A-320/319 e 737, o teto de assentos do EMB-195 e2 que ainda não está pronto, está abaixo do piso do de assentos do A220-300. sob este ponto de vista o A220-300 já colo nos modelos Airbus e Boeing.

Telemaco

O mundo está de cabeça pra baixo. Trump passou a semana passada inteira dando esculacho nos seus aliados da Europa. O único país que gostou e abanou o rabinho foi o UK, mas como sabemos que o sonho eterno dos ingleses é ser, um dia, declarado o 51o. Estado dos USA, isso não conta muito. Na semana seguinte ele vai pra Finlândia, age como se fosse “miguxo” do Putin e ainda usa a sua aberrante “diplomacia de twitter” para fazer um mea culpa e dizer que “a culpa é nossa, desculpa aí Rússia!”,ou seja, CIA e FBI não sabem o… Read more »

Saldanha da Gama

Dumping não é crime comercial e que a OMC tende a julgar?

Gilberto Rezende

Simplesmente a Airbus e a Boeing fazem um joguinho de compadres para tirar a Bombardier e a Embraer do cenário comercial internacional. Se terminarem com a Embraer, com o já feito com a Bombardier, as duas mega empresas ficarão hegemônicas no mercado mundial até o fim da viabilidade desse perfil de tecnologia atual de aviação comercial, sendo que mesmo improvável que um concorrente chinês de peso possa vir a emergir. Só se um veículo de transporte aéreo de tecnologia inovadora surgisse o que altamente improvável mesmo a longo prazo. Fala-se aqui e alhures na divisão de 20 contra 80% da… Read more »

Rinaldo Nery

Exato.