F-35 e F-22 voam com um F-16 do Chile, na chegada à FIDAE de 2018
F-35 e F-22 voam com um F-16 do Chile, na chegada à FIDAE de 2018
Caças F-35 e F-22 da USAF voam com um F-16 do Chile, na chegada à FIDAE de 2018

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Aéreo

A informação está publicada, de forma discreta, na metade final do artigo que o jornalista Óscar E. Aránguiz, editor do blog Noticias FFAA Chile (o mais importante desse país sobre assuntos militares), assinou, a 30 de junho último, no portal de notícias Infodefensa.com.

O texto de Aránguiz, intitulado Lockheed Martin, guiando a la FACh hacia la quinta generación?, chama a atenção para o fato de que toda a Aviação de Caça chilena, hoje, é de origem americana, e informa: no período de 2023 a 2040, fase que irá se seguir à presente etapa do chamado Plan de Desarrollo Centenario, os militares chilenos poderão encomendar um lote de caças de 5ª geração F-35A Lightning II – aeronaves iguais à que esteve presente na mostra aeronáutica FIDAE 2018 (entre 3 e 8 de abril).

Aránguiz dá outra informação interessante: ao contrário do que se poderia esperar, o F-35 e o F-22 da USAF não retornaram aos Estados Unidos imediatamente depois do evento.

Lo habitual, es que las aeronaves visitantes comiencen el regresso a sus bases de origen el mismo día del término de la feria, o al día siguiente, argumenta o jornalista chileno, sin embargo, los dos cazas de quinta generación despegaron desde Santiago el 14 de abril con rumbo desconocido para la opinión pública. Es decir, permanecieron durante 15 días em el Grupo de Aviación Nº 10 de la Fuerza Aerea de Chile (Fach).

Contatos – De acordo com o texto do portal Infodefensa.com, durante a Fidae, tanto o comandante en jefe da Força Aérea chilena, General Jorge Robles, quanto o comandante do Comando Logístico da corporação, general Álvaro Aguirre, se revezaram em contatos com a numerosa equipe que a Lockheed Martin mandou a Santiago: o vice-presidente executivo Dale Bennet, os gerentes de desenvolvimento de negócios internacionais Ana Wugofski e Trent Stehling, e mais quatro outros funcionários da companhia.

Dados acerca de entendimentos entre militares chilenos e fabricantes do caça F-35 são recorrentes.

O articulista lembra que, a 1º de abril de 2007, o jornal El Mercurio – principal diário chileno – noticiou uma suposta oferta de F-35 feita pela Lockheed Martin à Aviação de seu país. A aeronave entraria no patrimônio da FACh como substituta dos caças F-16 chilenos.

El más moderno avión de combate del mundo está totalmente disponible para Chile, afirmou, à época, Ronald Covais, então diretor internacional de negócios da Lockheed.

A reportagem lembrou ainda uma outra declaração de Covais: Las puertas están abiertas para que la FACh – cuando busque al sucessor de sus F-5 Tigre III en 2015 – considere como uno de los candidatos al moderno F-35. En esa fecha no existirá ningún avión em el mercado com essas capacidades y ninguno que cueste menos. Desde nuestro punto de vista, Chile es un país amigo y un cliente confiable. Por supuesto que estamos dispuestos a ayudar a la FACh en esa decisión si lo solicita.

A FACh espera chegar ao final da primeira fase do Plano de Desenvolvimento Centenário, em 2023, com 56 caças F-16C/D Block 50, F-16A/B MLU e F-5E/F Tigre III.

A expectativa do mercado é de que, a partir de 2019, o F-35 americano possa ser comercializado pelo valor unitário de 85 milhões de dólares (quase tanto quanto o que a Marinha do Brasil pagou para ter o porta-helicópteros Atlântico, ex-HMS Ocean).

Subscribe
Notify of
guest

210 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
julio

Isso mostra como foi barato o Ocean!

Rui chapéu

Bom para os chilenos.

E se eles vão pagar 85 milhões nesses não seria mais barato do que pagamos pelo gripen???

GERSON

Só que não tem transferência de tecnologia, mas os chinelos não se preocupam com isso.

Jorge F

Vendemos a EMBRAER… Deveríamos continuar nos preocupando com isso?

Bruno Rocha

A Embraer é uma empresa privada. Não “vendemos” a Embraer.

Eduardo

Privadissima, é tão privada que nem sabiamos que tinha sido usurpada do Brasil com ajuda interna.

Snake

Jorge F na moral mano, mais pelo amor de deus cara, já foi dito, te dito, rê rê rê dito, mil vezes, que a parte militar, gripe, super tucano, kc 390, e ai vai, não está no acordo com a Boeing, apenas a parte comercial…….

Clésio Luiz

Pela milésima vez, nenhum comprador fora os EUA adquire aeronaves militares pelo preço “flyaway cost”. Só quem compra são as forças armadas americanas. Qualquer país que se interessar pelo F-35 irá: – Pagar por treinamento; – Pagar por simuladores; – Pagar por documentação; – Pagar por peças sobressalentes; – Pagar por infraestrutura nas bases que irão operar o novo tipo; – Pagar por armamento; – Pagar pelas aeronaves em si. Agora me diga: tem como um F-35 custar esses 85 milhões por unidade contando todos os itens acima? Lógico que não. Na prática o preço unitário das unidades pode até… Read more »

Rui Chapéu

Então pela milésima vez, qual o preço do “flyaway cost” do Gripen e quanto custaria um F-35 com todos os custos informados?

Na maioria dos lugares que eu vejo o preço dele é o mesmo 85 milhões.

Fernando "Nunão" De Martini

Rui, Procure matérias aqui no site com contrato de venda do F-35, pacote completo, para outros países e verá que dividindo o valor do contrato pelo número de aeronaves haverá casos como o que o Clésio mencionou, em que o preço praticamente dobra em relação a esses “85 milhões” por incluir um monte de coisa. Cada contrato, para cada país, é diferente. Esse valor mencionado é só para a aeronave, em aua configuração padrão de produção, sem qualquer outro item de logística, manutenção, treinamento etc incluído, e sem isso ela é só um bibelô, a não ser que o país… Read more »

Rui Chapéu

Achei isso nessa matéria:

O Gripen sueco foi oferecido a Rs 455 crore (US$ 68 milhões)
https://www.aereo.jor.br/2018/06/27/caca-indiano-tejas-custa-mais-caro-que-um-sukhoi-su-30/

Se esse é só o flyaway cost, pagaríamos 25% a mais no F-35, ou 17 milhões.

Só o futuro dirá se fizemos o certo ou deveriamos ter comprado o F-35.

Rui Chapéu

Fazendo as contas e usando os valores das matérias, estamos pagando por todos os itens além do avião 82 milhões!

5,4b / 36 = 150milhões – 68 = 82 milhões.

Tenho lá minhas dúvidas se esse custo não seria equivalente ou pouco superior caso comprassemos F-35.

Humberto

Clésio, Tudo que você colocou, a FAB vai precisar também com os Grippen. Rui Chapeu, Sobre os valores, em valor absoluto, o Grippen deverá ser mais caro que o F-35 (nos pretensos 85 milhões de dolares) MAS uma coisa é simples compra e outra bem diferente é montagem com absorção de tecnologia. Se o primeiro é mais barato e rápido, o segundo tende a dar mais independência e possibilidade de outros voos (no caso, por exemplo o biplace). Temos que esperar o futuro para verificarmos qual a estratégia é a melhor (com a divisão da EMB, o cenário mudou), sem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Tudo que você colocou, a FAB vai precisar também com os Grippen.”

Humberto, e é justamente por isso que o valor do contrato de compra do Gripen pelo Brasil é de 5,4 bilhões de dólares (que dividindo por 36 aeronaves dá 150 milhões cada uma), porque já inclui boa parte de tudo isso que o Clésio mencionou, além dos treinamentos de centenas de técnicos e engenheiros para participarem do desenvolvimento do caça e de sua produção.

Humberto

Exato Nunão, um bom naco do valor que a FAB está pagando tem muito a ver com a transferencia de conhecimento, aviônicos diferentes e montagem dos caças no pais. Precisamos disto? A FAB (que conhece do riscado) achou importante e o Estado aceitou.
Torcendo que o programa Grippen seja diferente que a do AMX.

Manuel Flávio

Olá, Nunão.

Vale ressaltar que o financiamento foi assinado em Coroas Suecas e naquele período era um período de alta frente ao dolar.
SEK 39.882.335.471,65.
Na cotação de hoje está em USD 4,56 bi. Por várias vezes eu acabei respondendo isso em outros fóruns e o valor em dólares era sempre bem menor do que aquela época.
A FAB já encaminhou nota para imprensa:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/21898/NOTA-OFICIAL—Aquisi%C3%A7%C3%A3o-de-Ca%C3%A7as-Gripen-NG

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, de fato também tem esse “detalhe”.

Roberto Lobo

Nunão.
Ainda tem a transferência de tecnologia, Além da Embraer tem outras empresa Brasileiras envolvidas no projeto do Gripen.
Falando nisso a fábrica de peças para de fuselagem do Gripen que ia se criada em São Bernado do Grampo saiu do papel?

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto,

Seu corretor puxou seu tapete, o nome da cidade é São Bernardo do Campo.

Quanto a sair do papel, já saiu. Não chegou a ver reportagens do Poder Aéreo sobre o tema nos últimos dois meses?

Seguem as duas partes da principal reportagem a respeito. Tem outras também:

https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/alem-do-gripen-saab-apresenta-fabrica-de-aeroestruturas-do-caca-no-brasil-de-olho-no-mercado-mundial/

https://www.aereo.jor.br/2018/06/15/alem-do-gripen-parte-2-conversa-com-piloto-de-provas-da-saab-e-atualizacoes-sobre-o-programa/

wilson

Boa tarde, em todo este debate deve-se levar em conta que o Chile, junto com a Colômbia, são aliados preferenciais dos EUA na América do Sul. Falando de outra forma, os EUA venderiam o F-35 ao Chile mas não venderiam ao Brasil, simples assim. O Gripen, o Sukhoi e o Rafale eram o teto tecnológico imposto ao FX-2. A FAB nunca teve/tem a possibilidade de adquirir aviões de primeiríssima linha dos EUA. Mesmo o F-18, oferecido no FX-2, viria com downgrade (radar). Os EUA não veem o Brasil como tão confiável ou se reservam a possibilidade de intervenções mais “quentes”… Read more »

Felipe Morais

Boa tarde Wilson.

E o exposto na matéria abaixo? Como fica? E olha que foi em tempos de governo eminentemente de esquerda.

https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/

Acho que não tem isso. Hoje, havendo grana, os americanos não vetariam a venda do F35 ao Brasil. Por enquanto, o vetor proibido ainda é só o F22.

Robsonmkt

Somente lembrando que o F35 NÃO fez parte do FX2 na época, portanto, não tinha como ser adquirido. Somente agora ele começa a ser oferecido para um país latinoamericano, no caso, o Chile. E somente no ano que vem estima-se que ele poderá ter o custo fly away de U$ 85 milhões. Ou seja, na época em que o Gripen foi escolhido, o F35 estava completamente fora da realidade, tanto orçamentária quanto operacional. Além disto, o país tem mais de 200 engenheiros de diversas empresas brasileiras trabalhando no Gripen, inclusive lá na Suécia, absorvendo conhecimentos em diversos níveis. Não teríamos… Read more »

Rinaldo Nery

Robson, o F-35 saiu da short list porque os russos se RECUSARAM a transferir qualquer tecnologia. Eu estava na COPAC em 2009. Simples assim.

JT

F-35 e Russos? Não dê ideia para o pessoal das teorias de conspirações…

Fernando "Nunão" De Martini

JT,
Acompanhando a sequência de comentários e o contexto, pra mim é evidente que o Rinaldo, sem querer, escreveu F-35 ao invés de Su-35.

Gustavo

Clésio, eu já desisti. haahaha admiro sua vontade em sempre “ensinar” outra vez.

Antonio Palhares

Clésio. É isso ai.
Este avião jamais vai sair por 85 milhões de dólares, para outro país. Nem “pelado”. E com o agravante do avião nunca poder ser usado contra amigos dos Estados Unidos.

Junior

A cada vez que o Clésio Luiz repese seu mantra “flyaway cost” o F-35 fica mais barato , em um futuro próximo teremos um F-35 com o pacote Full (armas e treinamento custando) menos que os 150 milhões que pagamos em cada Gripen.. Ai vai nos restar uma aeronave de 4ª Geração e a transferência de tecnologia para a Boieng …Vai ser engraçado

Delfim

Por este preço só se Papai Noel inteirar o valor real.

MarceloRJ

Nunca o F-35 será mais barato que o Gripen, são aeronaves de gerações diferentes.

Eduardo Ramos

Se o Chile vier a ter em sua Força Aérea o F-35 o sono dos Argentinos e Peruanos vai ficar prejudicado e a Bolívia vai esquecer esse negócio de saída para o mar

Russia Bear

Somente o sono dos argentinos e peruanos? Os brasileiros também devem ficar com a orelha em pé. A décadas, no quesito defesa o Brasil tem somente quantidade é baixíssima qualidade em seus equipamentos de defesa. Defasados e obsoletos. Aviões da década de 70 e 80 é inaceitável. parabéns chile.

ODST

Brasil? Não fazemos fronteira com o Chile, eles não possuem FAA capaz de vir até aqui nos atacar, sofrem com a pouca quantidade de soldados e não tem grana para manter uma guerra com o país que possui a maior extensão territorial, a maior população e a maior economia de toda a região. Além de tudo isso, sempre mantivemos boas relações com eles.

Antonio

E fim de papo!

HMS TIRELESS

Acho que nem com a cara cheia de Casillero Del Diablo os militares chilenos vislumbram o Brasil como ameaça!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Nem o Brasil tem condições econômicas de lutar uma guerra, nem mesmo contra a Bolívia…

Edison Castro Durval

Cuma????

Cada coisa que se escreve aqui.

Me explica qual país na America do Sul sozinho pode vencer o Brasil?

Ricardo

Se os SU-30 nas mãos de um louco na Venezuela não tiraram, imagine os F-35 nas mãos de aliados históricos (e responsáveis) como o Chile…

BILL27

Não vai tirar o sono de ninguem …A America do Sul ,tirando a Venezuela ,está td em paz ….Não vejo nenhum tipo de problema em curto medio prazo que justifique algum temor

Luiz Claudio Reis de Oliveira

o cocaleiro boliviano que não tente uma saída pro mar …nem vai ver oque o atingiu ..aliás já não ia ver mesmo ..kkkkk

Washington Menezes

A Argentina vai querer analizar a possibilidade de comprar alguns também.

Roberto Dias

“A Argentina vai querer analizar a possibilidade de comprar alguns também.”

Não!!! Eles vão partir para fabricar o próprio F-35!

Rui Chapéu

E vai ser um F-35 nuclear ainda!

Guacamole

E com capacidade de navegar debaixo d’água.

Rui Chapéu

Não…

Se por debaixo d´água afunda por falta de manutenção….

Cbamaral

Vai ser idêntico ou shield, ou então a discovery de star treck

Jagdverband#44

Chile dando um banho em nós. Como sempre.
760.000 Km quadrados
17 Mi de habitantes…
PIB ~ 250 Bi US$

Defensor da Liberdade

O problema do Brasil é esse estado grande e a burocracia excessiva, do contrário era para termos padrão de vida europeu, era para sermos no mínimo a 4ª maior economia do globo. Aí sim teríamos F-35, porta aviões nuclear, uma dezena de subnucs e uma dezena de FREMMs.

Maia

Concordo, mas, a burocracia existe por causa do comportamento do brasileiro. Uma lei só é criada para beneficiar ou restringir algo. A “Lei seca” só existe porque teima-se em beber e dirigir. Não se é levado a sério o que se deveria ser levado a sério. Segurança custa caro, nossas fronteiras e riquezas vem sendo dilapidadas há décadas. Como bem mostrou o forista acima, o Chile é um país minúsculo mas há muito tempo leva a sério seus assuntos. Essa “oferta” da LM demonstra a seriedade das decisões tomadas pelo Chile.

nonato

Mas lei seca existe também em outros países desenvolvidos…

Eduardo

Lei seca para restringir que se beba e dirija é uma coisa, mas como se explica leis como a proibição de sal em mesas de restaurantes, como acontece em diversas cidades e estados? O efeito dessa falta de liberdade de atuação imposta pelo Estado, o resultado disso é a cada vez maior falta de interesse em se empreender no Brasil. Alia-se isso ao juros alto pago em títulos públicos até recentemente e o rentismo reina por essas bandas. Na prática, enquanto Elon Musk precisa arriscar seu dinheiro criando empresas fantásticas com o dinheiro que ganhou na venda do paypal porque… Read more »

ODST

Jagdverband#44

“Chile dando um banho em nós.”

“Dando”? Já compraram o avião por um acaso? Apenas ventilaram uma possibilidade….

Jagdverband#44

Observe os índices do Chile e verá o banho que estão dando em nós.
Compare com os nossos, e nem precisa levar em consideração os recursos os quais dispomos, infinitamente superiores aos deles.

J.Leo

A bem da verdade o PIB chileno é de USD 500 bilhões. (último dado oficial de 2016). A inflação está atualmente na casa dos 4%a.a. O nível de desemprego ronda a casa dos 7% da população. Não há como tecer comparativos entre o Brasil e o Chile, nossa economia é complexa, apesar dos desmandos. A economia chilena é baseada na exportação de minerais, sendo o cobre, o mais importante, com participação de 61% do montante. Seguido de Frutas, peixes e vinhos. As receitas do governo chegam a USD 50,7 bilhões e as despesas a USD 57,1 bilhões, deficit de USD… Read more »

Marcos

PIB do Chile é de 246 bilhões

J.Leo

extra oficial do ano de 2018, que ainda não acabou…

Marcos

Filho, nem que o Chile tivesse crescido 20% ao ano desde 2014 o PIB seria de 500 bilhões em 2016 ou 2018

Antonio

Segundo o CIA World Fact Book:
PIB de US$ 452 bi em PPC
PIB de US$ 263 pela taxa do Dólar.

Glasquis7

Tem gente que não tem ideia do que se está falando mas mesmo assim, tem que desmerecer os feitos dos outros.

JT8D

Não amigo, a oferta do F-35 não é apenas por que eles podem pagar. É porque eles são alinhados com os EUA. Não bastaria o Brasil querer o F-35, os EUA teriam que estar dispostos a nos vender. Já quisemos o F-4 no passado, e tudo o que conseguimos foi o F-5

Fernando "Nunão" De Martini

Em resumo é isso, JT8D, mas não exatamente, pois a cronologia é importante. A FAB quis o F-5A como caça tático supersônico por volta de 1965 para substituir o subsônico Gloster Meteor F-8, que estava iniciando processo de baixa por problemas de fadiga nas asas. Os EUA não venderam o F-5A e só ofereceram treinadores a jato com capacidade de ataque para resolver o problema urgente da FAB. Já no final da década de 1960 a prioridade da FAB era interceptafores. Solicitamos que os EUA ofertassem o F-4 como uma das opções em estudo, mas os EUA ofereceram só o… Read more »

GERSON

Acho mais provável eles partirem para o f16 block 70, más…

Andre

Eu sempre ouvi falar do F5 e/f como tigre II e o f20 seria o tigre III. No Chile chamam o F5 e/f de tigre III ou minha memória está me enganando?

Fernando "Nunão" De Martini

Sua memória está lhe enganando. Os chilenos chamam seus F-5 E/F modernizados de Tiger III.

André

Minha memória nunca teve contato em como chamam lá =)

Mais algum lugar chamam assim?

Bueno

Enquanto Itália quer diminuir compras, Lockheed procurando novos clientes.
F35 no Chile, fantástico , só não consigo ver no senário geopolítico do Chile esta poderosa maquina
Na modernização/substituição do F16 da FFACh pode considerar que 1 F35 substitui 2 F16 ?
Conforme é comentado, o F35 não é bom no dogfight, , eles precisarão de duas plataformas, uns 12 F35 e uns 30 Gripen ?

Augusto L

Talvez no futuro eles prevejam um cenário onde terão inimigos com poderosos sistemas AA, mas a questão é eles ainda tem inimigos ?? Sendo que questão com o Peru foi resolvida e o Peru é uma democracia igual ao Chile e demonstra querer evoluir e não ser tipo uma Russia da vida, mas sim, uma democracia ocidental plena.

Bueno

Augusto L, é verdade.

Agnelo

Quão resolvido foi? Quão perene é essa solução? As FFAA peruanas investem muito em AC, pq as Forças Bld chilenas são superiores as deles. Cabe salientar, que assim como Infantaria, Cavalaria e Artilharia, existe no exército peruano a Arma AC. No mais, o Chile não pode se dar aio luxo de entender q algo está resolvido. Uma mudança de política externa e econômica no Peru, Bolívia e /ou Argentina, o Chile se vê ameaçado. Com um território como o deles, q pode ser facilmente partido ao meio… nunca estarão de calças curtas. Vislumbrar o F-35, por mais caro q seja,… Read more »

romp

Ta a questão da Bolívia reivindicar a saída para o mar pelo Chile, acho que isso não vai dar em nada, mas nunca se sabe né. Os cara já tomaram uma refinaria nossa a força.

Agnelo

A força????????
Ou comprometimento ideológico regado a propina do nosso governo de então?

Leandro Costa

Bueno, só uns dois pequenos adendos sobre o F-35 não ser bom de dogfight:

http://www.businessinsider.com/why-f-35-worth-every-penny-heritage-foundation-2016-8?op=1

https://theaviationist.com/2016/03/01/heres-what-ive-learned-so-far-dogfighting-in-the-f-35-a-jsf-pilot-first-hand-account/

São duas matérias relativamente antigas, e as versões de software mais atuais o tornam ainda mais capaz.

E OBS.: Sério, quem aprende à usar um tijolo voador como um F-4 em um dogfight, sinceramente consegue fazer qualquer missão com algo que tenha asas, né? hehehehehe

André Bueno

O vetor deve entregar tudo [ou quase] o que promete. Mas o valor é algo e sua manutenção também deverá ser.
O Chile precisa de F-35?
Como meu “primo” acima mencionou, há a questão da “deficiência” no dogfight. Irão trabalhar com duas plataformas?

RicardoNB

Não existe deficiência em dogfight, seja lá o que for esse termo. F-35A pode puxar 9g de carga e atingir 55° de ângulo de ataque, ou seja, é mais manobrável que nossos F-5M por exemplo. F-35 não e um caça super manobrável como F-22 ou Su-35S, o que é bem diferente de ter deficiência em dogfight. Carregado o F-35 pode ir mais rápido e manobrar mais que um F-16 carregado.

André Bueno

A “deficiência”, note as aspas, deve ser levada em consideração contra as ameaças que de fato irá encontrar, predominantemente opositores de origem chinesa e russa. Um dogfight não é uma situação em que uma aeronave persegue outra com proximidade? Então, neste cenário são relevantes aceleração, capacidade de manobra e armas: mísseis de curto alcance e canhões.
Abraço.

Clésio Luiz

“Carregado o F-35 pode ir mais rápido e manobrar mais que um F-16 carregado.”

Não foi o que um experimento feio nos EUA, e noticiado aqui no PA, mostrou. Mas não é que o F-35 seja um tijolo em dogfight, apenas não é melhor que o F-16, mesmo este sendo do modelo biplace (mais pesado) e carregado 2 tanques subalares.

Ao que tudo indica, o desempenho em manobras do F-35 é equivalente ou superior ao F-18, mas inferior ao F-16, que ainda é o benchmark em dogfight.

RicardoNB

Esse “experimento” é a maior falácia quanto a forma como foi abordado pela maior parte da mídia . O mesmo envolvia o estudo do envelope de voo do F-35 em elevados ângulos de ataque. Nota-se, o F-35 ainda estava limitado a 5g e se quer exisitia manual de combate para a aeronave. Não foi um dogfight e sim uma das etapas de ampliação do envelope de voo em que o piloto de F-16 tinha mais de 1000h de voo e o do F-35 100h de voo em suas respectivas aeronaves. Se vc colocar dois pilotos com experiência tão diferente o… Read more »

Clésio Luiz

Ricardo, sabe qual é o limite de G quando o F-16 está levando cargas externas? 5G. No seu impulso de defender a “honra” da aeronave, você esqueceu esse detalhe importante. O teste efetuado era apenas para verificar a qualidade de resposta dos comandos da aeronave, que na época era insatisfatória. Mas ao iniciar o circulo com o F-16D carregado com os tanques, o F-35 não conseguiu segui-lo. So isso. Isso torna a aeronave um desastre em dogfight? Não. Tanto é que a taxa de curva demonstrada em shows aéreos ainda é melhor que a do Mirage 2000 e do F-18,… Read more »

RicardoNB

Aqui temos uma comparação básica de curva mínima entre um F-16 a 9g e um F-35 a 7g. Notar que o F-16 está limpo. https://youtu.be/SPqUvCnWcrk

HMS TIRELESS

Amigos, nem tanto céu nem tanto o mar…. Naquele experimento foi utilizado um protótipo do F-35 (AF-2) que além de estar longe da configuração operacional também era estruturalmente limitado a 5g. Ou seja, estava em clara desvantagem a um F-16D cuja única restrição eram dois tanques subalares. Quanto à comparação F-16 x F/A-18 não quer dizer que o caça da LM seja melhor. Na verdade o caça da Boeing é projetado para manobras em alto AoA sendo que inclusive é o melhor aparelho nesse quesito sem TVC. E o F-35 segundo pilotos que o voaram seria melhor que o Hornet… Read more »

Antonio

Que coisa bizarra.
‘Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá’.
Talvez sintoma da baixa demanda pelo supra-sumo.
Dentro em breve, também na FAP – Força Aérea Paraguaia

André Vedoze

Por quê algumas pessoas não experimentam fazer um comentário técnico ao menos uma vez?
Daqui a pouco vem alguém e morde a isca e começamos a discutir geopolítica de boteco pé sujo mais uma vez…

Antonio

Por que é a realidade. Chile com F-35?
Era só o que faltava.

Antonio

Porque depois de comentários glamourosos de como o F-35 furaria as defesas russas, chinesas, atacaria Moscou e Pequim está sendo ofertado para sobrevoar algumas aldeias mapuches.
Desculpe-me, mas é isso.
Com todo o respeito.

Glasquis7

Você já deu uma olhada naquelas que você chama de “aldeias Mapuches”? Saib que há muitos países que adorariam ter “aldeias Mapuches” como as dos Chilenos.

Antonio

Certamente não tem as defesas de Moscou ou Pequim.
Assim, qualquer Bronco serve para atacar, né?

Renan

Tenho para minha consciência
Que um país como o Chile não precisa de mais que 4 F-35, para colocar a todos da América do Sul em situação complicada.
Mas se adquirir 6 unidades e continuar (comprar novos e manter o possível) com os F16 será com certeza a melhor força da região
Um vetor que por estas bandas não tem como ser derrotado a não ser em solo.

Sim no papel
Pois teoria é uma coisa Prática é outra

Walfrido Strobel

Por falar em prática e teoria, o F-35 ainda é um avião de teorias, pois na prática só jogou algumas bombas em acampamentos no Síria.

Guacamole

Quem bom para os Chilenos.
País que leva a a sua defesa a sério é isso: já tem uma das forças aéreas mais modernas do nosso continente (um pouco inferior ao da Venezuela se todos os aviões estiverem operacionais) e mesmo assim, não ficam vivendo apenas nos louros. Já estão pensando em adquirir caças ainda mais modernos.

Quem sabe um dia, o brasileiro médio também comece a levar a defesa tão a sério quanto leva novela e futebol.

Sonhar é um direito.

willhorv

Nada do outro mundo. É o Chile assumindo e mantendo sua posição de destaque na América do Sul, voltada para o Pacífico.
Falta um certo país que tem tudo para ser uma potência voltada para o Atlântico fazer o mesmo…
E não é nenhum absurdo um país com o PIB do Chile operar e manter 12/24 ou 36 aeronaves desta natureza…basta planejamento, competência e seriedade de seus comandantes (incluso o governo)…isto eles tem!
Já no que se refere a nós……
A começar pelo povo que não sabe se quer se vacinar…

Bueno

willhorv , correto sua analise. Vejo que o Chile é importante para os EUA como uma contrapartida do avanço da Rússia na Antártida. Investir na suas FFAA é de interesse dos EUA, e eles apoiarão.

Renato de Mello Machado

Compra triste seria essa,num caso de conflito que é uma coisa muito irreal para o nosso cenário,atual onde os países mal se aguentam em pé,seria apenas uma rainha de hangar.No caso o Gripen seria mais lógico bom,bonitinho e barato.

Gabriel

Aproveitando o título, e guardadas as propostas, o F-35 estava “totalmente” disponível ao Brasil. A questão fundamental é que o Brasil tem buscado investir na sua industria de defesa e o aporte financeiro necessário é muito maior dessa forma. Eu compreendo que para alguns a “grama do vizinho sempre será mais verde”. Contudo, ninguém na América Latina tem nada parecido com o conjunto formado pelo Prosub, Programa de aquisição do Gripen, Astros 2020, projeto CCT, projeto KC-390, Programa de aquisição do Guarani, programas de desenvolvimento e fabricação de mísseis e outros projetos e programas menos badalados, mas que também estão… Read more »

Helio Eduardo

Perfeito!

MARCELO MORAES DO NASCIMENTO

Fecha o tópico!

Delfim

O então Min.Def. Nelson Jobim descartou o F-35, enquanto o Brig. Sato ficou apaixonado.

Davi

Disse tudo.

Alessandro

Gabriel 10 de julho de 2018 at 9:42

assino embaixo! Vejo essa bajulação ao Chile, mas ninguém na américa latina tem, ou está fazendo um projeto de aparelhamento das nossas 3 forças a longo prazo, com a qualidade que estou vendo no conjunto formado que vc citou, e olha que estamos fazendo a conta gotas no orçamento.

Antonio Palhares

A capacidade industrial e tamanho da economia aliadas à população e recursos naturais são os requisitos básicos que definem se um país tem condição ou não de entrar numa guerra. O Brasil nunca precisou ficar de prontidão contra nenhum país vizinho. Ao contrário do Chile e Perú. Tem gente que diz que não ganharíamos guerra nem da Bolivia. Dá licença..

Glasquis7

” guardadas as propostas, o F-35 estava “totalmente” disponível ao Brasil.”

Como assim? o F 35 nunca esteve dentro do FX II ou eu estou enganado?

JT8D

Amigo, não leve a sério, senão você vai ficar maluco

Fernando "Nunão" De Martini

Glasquis, informações sobre possível oferecimento do F-35 são do início de 2008, alguns meses antes de ser expedido o RFI do programa F-X2, quando o então ministro da Defesa Jobin e comandante da Aeronáutica Saito, em visita aos EUA, foram apresentados ao F-35, conforme a imprensa noticiou na época. O caça da Lockheed Martin que acabou oferecido para atender aos diversos requisitos do F-X2 foi o F-16.

Glasquis7

“ninguém na América Latina tem nada parecido com o conjunto formado pelo Prosub, Programa de aquisição do Gripen, Astros 2020, projeto CCT, projeto KC-390, Programa de aquisição do Guarani, programas de desenvolvimento e fabricação de mísseis e outros projetos e programas menos badalados, mas que também estão em execução.”

Os outros países, guardadas as devidas proporções, também avançam em projetos de desenvolvimento de armamentos nas empresas locais como por exemplo COTECMAR, FAMAE, SIMA, etc. O Brasil não é o único que faz isso.

JT8D

Pronto, começamos a discussão de “quien la tiene mas grande”

João Carlos

Não… creio que foi apenas um lembrete de que olhar apenas pro seu próprio umbigo e se achar lindo não ajuda em nada. É comum ver nestas discussões que o Brasil é a maravilha detentora de força industrial e tecnológica da A.L. e que todos os demais países são uns “nada” ou uns “titica” que só fazem compras de “prateleira” e por ai vai… comentando sem conhecer as realidades de outros países.
Só o Brasil produz aviões, só o Brasil constrói navios, só o Brasil constrói Astros, só o Brasil faz fuzis… etc. Isso incomoda, a ignorância incomoda.

Russian Bear

Todas as vezes que comentei que o Brasil não era nem um pouco quisto e muito menos considerado um parceiro relevante para os Estados Unidos e OTAN, fui atacado. Mas a verdade está aí. Chile com equipamentos como os tanques Leopard 2, F-16 Block 50, helicópteros Cobra etc. É necessário uma revolução geral no comando de todas as forças armadas, assim como investir pesado em equipamentos da mais alta tecnologia. Pois se não o Brasil estará no nível de Angola e Argentina.

SmokingSnake ?

Do jeito que partidos que estão sempre propagando ódio contra os EUA costumam ganhar, eles seriam muito burros se não ficarem com um pé atrás em relação ao Brasil.
Os chilenos foram mais inteligentes ao conquistarem a confiança de países desenvolvidos mais próximos, conseguem várias vantagens como entrarem em blocos econômicos e acesso aos equipamentos que quiserem. Já o Brasil preferiu virar as costas a esses países e se aproximar de países do outro lado do mundo, isso é muito ruim estrategicamente até própria distancia em si.

Antonio Palhares

Os Chilenos não competem com eles em nada. Portanto podem ser amigos. Não estão de olho nos seus recursos naturais , na sua água e no seu agro negócio.

Gabriel

Meu Deus.

Quanta demonstração de desconhecimento em tão poucas linhas.

Bueno

Intrigante a informação que os F-35 e o F-22 que foram para a feira ficaram 15 dias no Chile.

Delfim

O Chile tem as maiores reservas de cobre do mundo, e em caso de expansão militar chinesa são a primeira linha de defesa da América do Sul. Então ganharam esta oferta. . Com alguns clientes iniciais do F-35 pulando fora, a “xepa” vai começar. Se não vender o valor unitário sobe. . O Grupo Nº10 da FaCh opera Nº10 C-130B/H Hercules, B-767-300ER, B-737-300/500, KC-135E Stratotanker, EB-707 Cóndor, Gulfstream G-IV. Estariam demonstrando capacidades stealth com o Condor ? . Quais as configurações do F-35 demonstrado ? Apenas os EUA e o RU receberão F-35 totalmente top. E ainda tem quase 200… Read more »

Antonio

Não creio que uma possível compra pelo Chile diga respeito a ameaças externas. Qualquer grande potência que estacionar um porta-aviões nas costas chilenas, certamente interditará o espaço aéreo deles. Acho que a preocupação chilena diz respeito a desavenças com seus vizinhos por disputas territoriais antigas.

Antonio

Qualquer potência estrangeira que atacar o Chile, terá condições de desabilitar sua força aérea em pouquíssimo tempo. Seja EUA, Rússia, China, França ou Inglaterra. Acredito que seja apenas para questões regionais.

HMS TIRELESS

A treta dos chilenos é com Peru e Bolívia em virtude da Guerra do Pacífico de 1870. Como os K-8 bolivianos não representam ameaça o alvo de uma eventual aquisição seria a FAP.

Marcos

Capacidades stealth com o Condor? MDS, fechem o sanatório

O que um condor faz que 5 E-99 e 3 R-99 não fazem?
Temos mais aviões de transporte e abastecedores que o Chile

Gulfstream G-IV????

Glasquis7

assim de inicio, o Condor detecta objetivos a uma distância de 580 Km. Conta com uma completa suíte de guerra eletrônica similar à que foi utilizada por Israel na síria.

Rinaldo Nery

O que compõe, exatamente, essa suíte de guerra eletrônica?

Bueno

Delfin, ótima observação. Talvez treinaram reabastecimento ou um estudo da possibilidade de base avançada para os F22e F35, A Colômbia entrando na OTAN e o Chile com base dos EUA?

Jagdverband#44

Excelentes comentários Willhorv e Russian Bear.
Seja em qualidade de vida, inovação, segurança jurídica, dentre outros, o Chile lidera na AL.
Visando a expansão Chinesa pelo círculo do Pacífico ou simplesmente ser benchmark em defesa na AL, o Chile está avançando.

Antonio

A China está comprando tudo quando é mina no Chile e na AL. Principalmente de lítio. Sem atritos. Pelo contrário.

ODST

Pois é Antonio, ao contrário do EUA, a China sabe negociar muito bem, sabem como ser persuasivos sem serem soarem agressivos ou deselegantes.

ODST

*sem soarem (sem o serem).

Antonio

Se eu não me engano, os chineses compraram a maior mina de cobre do mundo que fica no Chile, ainda em 2014.
E compraram parte da maior mineradora de lítio chilena.
Esse papo de bloquear a ameaça chinesa é ‘viajar na maionese’.
Os negócios estão rolando solto.

Glasquis7

Qual mina Chilena pertence à China?

Glasquis7

Antes de comentar, deveria se certificar do que está postando. A China comprou a maior mina de cobre do Peru. As minas Chilenas de Cobre não podem ser vendidas por ordem constitucional, o cobre é considerado “Riqueza do Povo Chileno” e por isso não podem ser vendidas as minas nem as jazidas. Todo e qualquer cobre que seja produzido no Chile é, obrigatoriamente, negociado pelo governo do Chile.

Antonio

Vc tem razão. Comprou a maior mina de cobre do Peru. E vem comprando minas de lítio e desenvolvendo projeto de minério de ferro no Chile.
Em que pese essa correção, isso demonstra claramente o aumento da cooperação com a China em toda a região e afasta comentários pueris de ‘ameaça chinesa’.

DOUGLAS TARGINO

Pois é, e a lógica vai ser essa mesmo! Já estão super bem de aeronaves para seu pais! Devem encomendar pelo menos 12 células na próxima década e assim deixando o Brasil para trás novamente.

MSB

Como os parceiros “RICOS” estão pulando fora do barco ” furado”, querem empurrar esta conta para os mais “inocentes” …. vai que cola né …!!!

Cesar Tomich

Chile com f35 só levará a uma corrida armamentista, seus vizinhos vão comprar mais armas, caças SU57 (se possível ), etc… Isso é tudo que os fabricantes de armas mais querem…. Só eles ganham, os países da América do Sul perdem, ao gastar mais com armas e menos com melhoria de vida para seus povos…. Não são gastos cada vez maiores com armas que irão trazer segurança para os países sul-americanos, o caminho não é por aí. .. O Brasil, diante de seu PIB, gasta pouco com armas, mas, nossos vizinhos parece que estão gastando muito….

Luís Henrique

O Brasil possui 57 caças.
O Chile possui 58. 🙁

Os 57 caças do Brasil são todos do modelo F-5 Modernizado.

Os 58 caças do Chile são:
10 F-16 C Block 50/52
36 F-16 MLU
12 F-5 Modernizado

Um país pequeno, com população pequena, com uma força aérea pequena, e nós estamos levando SURRA.

Quanta incompetência.

E agora, estamos felizes porque na próxima década vamos receber míseros 36 Gripen.
E o Chile vai de F-35. kkkkkk
é rir para não chorar.

SmokingSnake ?

pois é kkkkkk

Pablo

só que tem dois detalhes que tu está esquecendo
1 o Chile tem blindados e aviões devido a sua necessidade contra Argentina e Peru
2 Me confirma que o Chile comprou o F-35. Do contrário é apenas boato e nada mais!
Essa mania de aumentarem um boato para uma noticia global não termina.

SmokingSnake ?

A Argentina está bem pior do que o Brasil. E a matéria não diz que já compraram o F-35, mas sim a intenção de comprar um caça de 5ª geração a partir de 2023.

Pablo

Me mostra o contrato de compra dos F-35 do contrário é só especulação. Quanto a Argentina estar pior que o Brasil, isso não tenho dúvidas, só que independente do estado militar e financeiro da Argentina eles não deixam de ser ameaça, aliás, qual país sob ameaça não vai estar preparado????? e o Brasil mesmo na situação que está faz frente a qualquer país das América com exceção do EUA.

Pablo

das Américas (no plural)

Bruno w

Se o governo Chileno quiser, condição eles tem ..
Pois comparando o Chile com a Dinamarca que comprou o F35, pude ver os seguintes dados econômicos ..
Dinamarca
PIB = $U 324 Bi.(2017)
Crescimento econômico = 1,9% (2018)
Gasto com defesa= 1,2%

Chile
PIB= $U 325 Bi (2018)
Crescimento econômico= 3,1% (2018)
Gasto com defesa = 1,9%
Mas acho que no futuro a FACh vai de F16 Block 70 ou GripenE..

Edson Wagner Campos dos Santos

Tipo assim se a Bolívia quiser comprar o T 50, que o faça, é soberano, mas isso só mostra a incompetência da chamada liderança regional do Brasil.

Mateus

É uma matéria de 2007 sem fontes confiáveis, estimulada pelo chauvinismo chileno nos mesmos moldes de matérias que dizem que o Chile venceria o Peru em meia hora durante uma guerra.

Deveriam publicar essa matéria aqui http://www.janes.com/article/81546/chilean-military-troubled-by-personnel-shortages. Julho de 2018

Janes publicou que o Chile dispõe de apenas 26 pilotos para os 44 F-16, reforçando a fala de um oficial aviador chileno em 2008 http://www.soitu.es/soitu/2008/03/23/info/1206286498_464676.html

Glasquis7

Não, a matéria é do início deste mês e está publicada oficialmente no Site Infodefensa. O oferecimento do F 35 é de 2007.

Compreensão de leitura é importante.

Delfim

Calma.
Embora o Chile seja um país às vezes supreendente, duvido que receba algum F-35 antes de 2030.
Isso dá ao BR no mínimo 12 anos para se chegar a uma opção 5G para mantermos a liderança que vamos adquirir com o F-39.
Certamente a FAB está pensando no assunto.
Eu apostaria em uma união no projeto FS-2020.

Glasquis7

Mas quanto alvoroço por uma notícia. Esses caças foram ofertados ao Chile em 2007 se não estiver enganado e até hoje o Chile não opera nenhum F 35. É possível que dentro dos próximos 10 anos compre mas é apenas isso, uma possibilidade e nada mais. Na atualidade o Chile está muito bem servido e com suas ameaças muito bem controladas. Não precisa de F 35. Muito tem se especulado por conta dos seus F 5, já foram vendidos ao Uruguai, já foram devolvidos aos EEUU, já os trocaram por F 16, por Block 50, por Gripen, por typhon, etc.… Read more »

Matheus de Oliveira

Seria fantástico no cenário da América Latina ter o Chile com F-35. Resultaria numa corrida tecnológica e militar pelo continente. Agora analisando as potencialidades do F-35 apenas 4 destes, 1 avião de alerta e controle e 16 f-16, já os colocam como potencia na região!

Daniel

Os chilenos desde longa data são mais preocupados com defesa do que os brasileiros. Na verdade em minha opinião, são mais “sérios” em quase tudo, provavelmente consequencia de viverem em um país “isolado” (deserto no norte, gelo no sul, Andes a leste, oceano a oeste), sem tantas terras férteis (por isso usam bem o que tem) e sujeito a terremotos, vulcões e tsunamis. Sobre o F35, opinando como leigo, sempre o vi como uma versão mais “simplificada”do F22, muito bom quando focado em superioridade aérea e ataque a áreas densamente defendidas, mas não é “pau para toda obra”. Carregar carga… Read more »

Antonio Oliveira

Totalmente esperado. Essa compra de prateleira vai sair
A próxima é a Colômbia. Chile e Colômbia são 100% aliados as decisões norte-americanas (leia-se submissos) Países do porte deles, que não tem nada para oferecer em troca, só conseguem equipamentos decentes deles assim. O mínimo resmungo contra o papai e o avião já não consegue mais sair do chão.

Ivan BC

Jesus, que comentário infantil. Submissos? Agora ter boas relações com os EUA é ser submisso? O Brasil planeja comprar aviões sherpa para o exército, helicópteros cobra, artilharia rebocada, veículos Oshkosh para o exército, compramos blindados 113, blindados remuniciadores, blindados de comando e controle etc…tudo isso dos EUA. Agora somos submissos dos EUA? Grande parte dos componentes do gripen são de origem americana e inglesa, começando pelo motor. Os próprios suecos são colados nos EUA. A Venezuela comprando armamento russo e chinês não é submissa? Pegando empréstimos de dezenas de bilhões de dólares da China não é submissão? Vivendo essencialmente da… Read more »

Alessandro

Ivan BC, deixa eu te explicar o raciocínio “lógico” desse pessoal, quando alguém compra equipamento militar da China ou Rússia, e tbm vende suas principais fontes de commodities para eles, ae não são submissos, são países que tem “opinião própria” (professor e menino maluquinho Plano brazil) rsrs…

Helano Moura

A esperança seria a marinha operar uma pequena frota de f35b !! Eu acho

Ivan BC

Parabéns para o Chile!
Eu acredito que em um futuro próximo eles vão continuar com f16 em maior número e f35 para complementar.
O Chile nunca irá desenvolver um caça de 5 geração, sem dúvidas o país não tem pretensões militares de Rússia, China, Japão e alguns europeus… então faz todo o sentido não se preocupar com transferência de tecnologia. Nesse sentido, pagar 85 milhões de dólares em um F-35 é algo bem razoável, principalmente se isso acontecer a partir de 2028 – 2030, ou seja, daqui 10 anos.
O Chile opera super tucano?

Glasquis7

“O Chile opera super tucano?”

Sim, 18 unidades.

TJLopes

Um país como o Chile não precisa de F-35, é jogar dinheiro fora, o certo seria eles comprarem o F-16V Block 70 “Viper”.

Gabriel

O Chile é e continuará a ser a melhor força aérea da região e ponto….até 2023 o Chile terá PIB per capita de primeiro mundo e será considerado um país rico ao contrário de nós.

Marcos

Em que sentido?

Disserte. Afirmações não são argumentos

Gabriel

A Diferença entre um Gripen E , receberemos a primeira unidade por volta de 2022, para um F-16 modernizado não é tão gritante. Os pilotos chilenos são se bobear são os que mais voam nessa região e tem um treinamento de muita qualidade…as aeronaves de apoio e treinamento estão sendo substituídas por outras mais modernas(Eles tem orçamento fixo). O PIB per capita chileno é quase o dobro do nosso e com o afastamento da esquerda do poder a projeção de crescimento deles é alta ( Esse ano vão crescer 3,8 %), o sistema educacional chileno é o melhor da América… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“A Diferença entre um Gripen E , receberemos a primeira unidade por volta de 2022, para um F-16 modernizado não é tão gritante.” Depende do F-16 que foi modernizado, quando e em que extensão. Se está falando dos F-16 A/B MLU do Chile (aviões comprados da Holanda, a maioria dos quais entrou em serviço na Força Aérea Holandesa na primeira metade dos anos 80 e foi modernizada em meados dos anos 90 do século passado), em que pese serem caças muito bons, a diferença tecnológica para os jatos Gripen E/F sendo produzidos agora, na segunda década do século XXI, é… Read more »

Glasquis7

“Se está falando dos F-16 A/B MLU do Chile (aviões comprados da Holanda, a maioria dos quais entrou em serviço na Força Aérea Holandesa na primeira metade dos anos 80 e foi modernizada em meados dos anos 90 do século passado)” PELAMORDEDEUS!!! Nunão, até tu dando uma dessas? Como podem ter sido modernizados nos anos 90 se foram comprados pelo Chile em 2008? Os MLU Chilenos acabam de passar pela sua modernização e subidos a TAPE IV recebendo um up grade completo pra que possam operar com misseis AIM 120 C7. Se não me engano, o último MLU foi entregue… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Glasquis, leia direito. Estou falando do MLU – modernização de meia vida – sofrido quando em serviço na Holanda, não a atualização posterior pela qual passaram no Chile. Os serviços realizados no Chile não foram MLU, foram atualização de alguns sistemas importantes para utilização de armamentos mais modernos (não estou desdenhando disso, mas é diferente das trocas e modernizações do MLU anterior dos caças quando em serviço na Holanda) e revitalização da estrutura, num programa de extensão da vida útil. Mais calma na hora de ler, por favor. E atenção ao que os outros escrevem, na terminologia utilizada e no… Read more »

Gabriel

Cara, me paga uns 600 reais que eu te mando um relatório completo…não trabalho de graça para preguiçoso!

Marcos

______________
______________

O primeiro Gripen NG vai estar no Brasil no próximo ano

Quais as suas fontes de que os caças chilenos voam mais que os nossos mikes? é afirmação fundada em achismo?

Quer comparar o PIB per Capita de um país com 17 milhões de pessoas com um país de 200 milhões?

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

Carlos

Tenho opinião precisa portando argumento. Estão em 38 no IDH com 0,847 com PIB per capita de 13.792 dólares, para comparar Brasil em 79 lugar com IDH de 0,754 PIB per capita 8.649. Continuam crescendo e tem feito bons acordos internacionais, até já estão na OCDE, embora têm de tomar cuidado com a armadilha da renda média. Tudo indica que entre 2020 e 2025 serão considerados desenvolvidos. Em termos de força aérea: 58 caças sendo: 10 F-16 C Block 50/52 36 F-16 MLU 12 F-5 Modernizado O Brasil, em 2023, espero que já esteja com alguns Gripen e de maneira… Read more »

Marcos

Na OCDE o Chile tem as piores estatísticas, superando apenas o México em relação aos demais membros. A desigualdade social no Chile lidera na OCDE. Aquela velha máxima reina: O Chile vai bem, os chilenos não. Tirando os velhos F-16 chilenos, a força aérea chilena não ganha em absolutamente nada da FAB Condor vai para um museu nos próximos anos, os C-130H vieram todos do EDA e precisam ser substituídos com urgência. Você se engana muito com as forças militares do Chile Lembro do parlamento alemão tendo que se explicar a revista “Der Spiegel” sobre a venda de leopards 2A4… Read more »

Glasquis7

“Na OCDE o Chile tem as piores estatísticas, superando apenas o México em relação aos demais membros. A desigualdade social no Chile lidera na OCDE. Aquela velha máxima reina: O Chile vai bem, os chilenos não.”

https://www.oecd.org/eco/surveys/Brazil-2018-OECD-economic-survey-overview-Portuguese.pdf

Vamos ler mais e analisar melhor esses dados por favor.

Glasquis7

“Tirando os velhos F-16 chilenos, a força aérea chilena não ganha em absolutamente nada da FAB”

Os velhos F 16 do Chile são bem menos velhos que os “novíssimos” F5 M FAB.

Glasquis7

“Tirando os velhos F-16 chilenos, a força aérea chilena não ganha em absolutamente nada da FAB”

Vamos ver:
Alguns sitemas Ground Master 400 com Skyguard III não dão muita coisa ne?

Os Mygale com radares TRS2620 GERFAUT, os Sentinel AN/MPQ-64F1 com os Avenger não contam?

Que tal as baterias NASAM II?

Isso só considerando a defesa Antiaérea.

Quer partir pra misseis?

Glasquis7

“Condor vai para um museu nos próximos anos, os C-130H vieram todos do EDA e precisam ser substituídos com urgência.”

O condor acaba de sair da sua Modernização e atualização de sistemas. Deverá estar operativo até 2025 sem precisar de modernização.

Poderia postar de onde você tirou a informação que os C 130 H da FACH precisam ser substituídos?

Glasquis7

“Você se engana muito com as forças militares do Chile” JANES: Militar chileno incomodado por falta de pessoal Jose Higuera, Santiago – Defesa do IHS Jane Weekly 05 de julho de 2018 As forças armadas chilenas estão sofrendo com a crescente escassez de pessoal devido aos baixos níveis de retenção, com o exército enfrentando atualmente uma lacuna de 8.000 pessoas, enquanto a Marinha e a Força Aérea têm déficits menores, mas não menos complicados em suas fileiras. Santiago contou a Jane. Como resultado da situação, a Força Aérea do Chile conta atualmente com pilotos suficientes para operar plenamente apenas 26… Read more »

Glasquis7

“Lembro do parlamento alemão tendo que se explicar a revista “Der Spiegel” sobre a venda de leopards 2A4 e Marders”

As unidades compradas passaram por uma profunda modernização e jamais foram consideradas ” “equipamentos velhos e em péssimo estado”. Apenas foi considerado conveniente devido a que foram modernizados por empresas alemãs e isso gerou divisas.

Mas você deve ter a matéria onde diz que eram ” “equipamentos velhos e em péssimo estado”.

Walfrido Strobel

Um diz que os EUA precisa do Chile para se opor a expansão russa na Antartica, outro diz que precisa para se opor a China no pacífico, é muita viagem, os EUA não precisam do Chile para operação militar nenhuma, é uma simples questão de manterem um cliente para seus produtos. A aquisição de F-35 pelo Chile não traria nenhuma preocupação ao Brasil, não são nossos vizinhos e nada do que eles fizerem em relação aos seus vizinhos podem nos criar problemas, eles que se entendam com seus vizinhos que os odeiam. Qualquer país tem recursos para comprar meia dúzia… Read more »

Bueno

Walfrido, Referente , boa tarde.
Nesta parte da matéria, o que vc tem a acrescentar?
Grato.
Aránguiz dá outra informação interessante: ao contrário do que se poderia esperar, o F-35 e o F-22 da USAF não retornaram aos Estados Unidos imediatamente depois do evento (FIDAE 2018 ).
Es decir, permanecieron durante 15 días em el Grupo de Aviación Nº 10 de la Fuerza Aerea de Chile (Fach).

Filipe Prestes

A LM oferecer o F-35 é uma coisa. Outra é o Chile ter bala na agulha para adquirir e manter o F-35. Mas enfim, boa sorte aos chilenos. Talvez o único país (quiçá tb o Uruguai) de fato “amigo” que tenhamos aqui na América do Sul

Marcondes Cobra

Antes de mais nada, parece que o problema do brasileiro é interpretação de texto. O articulista apenas informou, por meio de uma fonte chilena, que a Lockheed Martin teria feito uma mera oferta do F-35 ao Chile. Ofertar é uma coisa, comprar é outra. Válido lembrar que qualquer negociação de tal monta tem de, primeiro, passar pelo crivo do Congresso dos Estados Unidos. No referido texto não houve a confirmação que o Chile vai, de fato, comprar, manter e operar o caça de 5ª geração. Enquanto isso eles vão seguir de F-16 por no mínimo, na melhor da hióteses, pelos… Read more »

Alessandro

eu to mais preocupado se um dia o Brasil terá condições de comprar um segundo lote de Gripens NG, do que na possibilidade de comprar meia dúzia de F-35 rsrs…

Walfrido Strobel

Realmente é o que importa, mas com certeza não vamos conseguir manter a aviação de caça de alto nível em SM, CO, SC(RJ), AN e MN no futuro com a aposentadoria dos F-5M e A-1, com só 36 F-39 teremos que comprar mais um lote daqui a uns anos.

Hélio

Parece que aquela estória de equilíbrio reginal e contexto geopolitico só serve para o Brasil. Colômbia na otan, Chile com f35 e o Brasil recebendo material usado por “não precisarmos de coisa melhor” quando é sabido que isso é uma estratégia (muito bem sucedida) para sufocar nossa indústria belica. Tem gente que ainda se preocupa com a venezuela, eu acho que os inimigos estão na cupula das forças armadas.

Walfrido Strobel

Esta conversa mole de Equilibrio Regional se mostrou uma farsa na justificativa da venda dos F-35 para Israel onde o Sec. da Defesa dos EUA justificou como para manter a superioridade de Israel na região, mostrou que estão se lixando para o equilibrio regional.

André Bueno

Aí depende da região. O presidente Carter tinha uma política de contenção de vendas de armas para a América do Sul a pretexto de manter um equilíbrio e evitar uma escalada, mas o Oriente Médio é uma região quente e Israel é a mão dos EUA por lá.

Silvano Conti

Nem adianta comentar, os supostos “elogios” ao suposto “poder militar” do Chile, são na verdade uma forma indireta, consciente ou não, de atacar o que temos no Brasil. Lembrando que o Brasil tem uma indústria de defesa, coisa que nem em décadas e décadas o Chile terá, pois não investe e não domina tecnologia alguma, e se um dia vier a ter algo do que temos hoje no Brasil em termos de produção industrial em geral e em defesa, já estaremos anos luz deles, como estamos hoje neste quesito. O Brasil tem uma arma já em fase final de desenvolvimento… Read more »

Marcos

Primeiro comentário lúcido

Ivan BC

Silvano Conti 10 de julho de 2018 at 15:55
Bom comentário! Também tenho essa visão.

Alessandro

Silvano concordo com tudo

Glasquis7

“Lembrando que o Brasil tem uma indústria de defesa, coisa que nem em décadas e décadas o Chile terá, pois não investe e não domina tecnologia alguma, ” O Chile tem construído: Blindados Piranha, Lançadores de misseis, misseis Ar Terra, terra ar, Superfície, etc. Constrói seus próprios fuzis desde 1985, entre eles SIG e Galil, Entrenadores Básicos, Caças a reação de apoio próximo, VANT, Navios e NaPOc, entre outros. Antes de postar deveria tentar ler e se informar um pouco, não faz mal a ninguém se inteirar um pouco sobre algum assunto que queira discutir. Mas menosprezas só por menosprezar… Read more »

Silvano Conti

Cópia autorizada, não tem projeto próprio algum, me atrevo a dizer que é como a Zona Franca de Manaus, também “fabrica” de tudo, desde Celular de última geração até TV de Plasma, o problema é que na verdade vem tudo pronto de fora, algumas vezes, quase que 80% montado, deve ser essa a “Indústria de Defesa” do Chile, sem desmerecer. Outra coisa, na década de 80 o Brasil chegou a ser o terceiro país exportador mundial de material de defesa, entre os países do chamado “Terceiro Mundo”, e hoje em dia, o Brasil é o décimo exportador mundial de material… Read more »

Glasquis7

Espera aí, está querendo comparar? Ou seja, este assunto é de quem a tem maior?

Infantilidade da sua parte. Se o Brasil faz melhor ou pior acho que não vem ao caso.

Você se sentir ofendidinho por que o país “A, B ou C” está melhor ou pior do que você pensa ão contribui em nada ao debate. Falamos aqui sobre FFAA e neste ponto o Chile está muito bem pros padrões da região com um modestíssimo orçamento.

Glasquis7

O senhor sabe quem fabrica o motor do Guarani?

Glasquis7

“Fuzil SIG e Galil?? por favor, vem pronto de fora, além de cópia, vem semi montado.”

Isso demonstra o quanto o senhor é ignorante sobre o assunto e pior, se esforça por manter uma mentira pra defender a sua argumentação.

O Chile produz 7 tipos de Fuzil e 3 tipos de Sub Metralhadora, além dos SIG que são produzidos sob licença e dos Galil que são Co produzidos com Israel.

Glasquis7

“Tem gente falando até que o Chile já comprou os Cobra, quando a oferta, pelo menos de forma prioritária, foi feita ao Brasil.”

O Chile não comprou Cobra mas, A oferta foi de 12 unidades ao Chile e 8 ao Brasil. Em nenhum momento foi dada prioridade ao Brasil.

Glasquis7

“O Chile em seus sonhos de grandeza querer o F-35 é uma coisa,” Acho que o senhor está equivocado na sua afirmação, o Chile nem sonha em dizer “O gigante acordou” então, está longe, muito longe de ter sonhos de grandeza. As FFAA do Chile são na atualidade, as mais modernas e melhor equipadas da região, resultado de seriedade e principalmente, racionalidade sobre as suas capacidades e recursos. Ser o primeiro operador dos Scorpene do Chile em 2006 foi um divisor de águas, ter uma frota silenciosa completa com a capacidade de lançar misseis mesmo submersos e ser os únicos… Read more »

Antonio Palhares

Silvano Conti.
Eu não costumo ler textos longos e enfadonhos de ninguem.
Li o seu porque diz coisa com coisa e é de uma grande lucidez.
o Chile é um país que conheço e gosto. Realmente muito organizado.
Porém não é o Brasil, com tudo que somos e temos.
Parabens.

JT8D

Colegas, vamos fazer uma vaquinha pra comprar meia dúzia de F-35 para a FAB? Enquanto não fizermos isso será impossível ler o blog sem ser incomodado pelo choro compulsivo e histérico dos fans do avião da Lockheed

Frederico

_______
_______

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. AVISO DOS EDITORES: RECARREGUE A PÁGINA DO SITE POIS SEU COMENTÁRIO ORIGINAL QUE FICOU RETIDO PELO SISTEMA JÁ ESTÁ PUBLICADO. SOLICITAMOS TAMBÉM QUE ESCOLHA UM ÚNICO NOME PARA COMENTAR.

Bruno w

Uns dizendo que o PIB do Chile é U$500bi, outros dizendo que é U$246…
Segundo estimativas do FMI o produto interno bruto chileno pode alcançar U$325 bi no início de 2019 ,mas são estimativas; um bom site com todos os dados mundiais…
https://tradingeconomics.com/country-list/gdp?continent=america

Juvenal Santos

O Chile como sempre na frente da américa latina, sempre fazendo boas aquisições, comprando armamento americano de ponta, suas forças armadas são bem armadas e treinadas, isso tudo com um PIB bem inferior ao nosso, parabéns aos chilenos que sabem equacionar a pouca verba que dispõe com compras de oportunidade ótimas e bem equilibradas. Se realmente adquirirem o F-35 vão se tornar a melhor força aérea da américa latina. Não existe hipótese de guerra com o Brasil, isso é besteira, eles lá e a gente cá, mas é de invejar a capacidade deles em comprar certo, com bons preços. Coisa… Read more »

Sargento Pincel

FAKE NEWS, o Chile dificilmente vai entrar nessa, a Italia pulou fora, é um caça muito caro e ainda não há um grande numero de unidades vendidas, o Brasil está no caminho certo com essa parceria com a Suécia. Seria mais recomendável aumentar- mos para mais de uma centena de gripens; e continuar o programa de mísseis ( TA, AA e tambem aumentar a capacidade do matador para 500km)

rodrigo

A maior ameaça do Chile é um tsunami, e quanto a sua situacao economica,eles tiveram um Pinochet, enquanto outras republiquetas latinas tiveram populistas.

Guizmo

Natural o Chile ter no futuro o F-35, afinal é o único país latino-americano considerado “desenvolvido”, pela OCDE, já passou do estágio de “em desenvolvimento “. Isso significa maior injeção de investimentos;

Um belo país, destoa positivamente de outros países do continente

nonato

Sei que o Chile é um país com suas qualidades, que dificilmente está em crise econômica.
Mas não vejo onde está o “desenvolvimento” chileno.
Não creio que a qualidade de vida dos chilenos seja grande coisa.
Eles mal têm fábricas (de automóveis não têm).
A única grande empresa que têm que eu saiba é a LAN, que comprou a TAM.

Guizmo

Voce ja foi pro Chile? vc acha que o unico indicador de desenvolvimento é a quantidade de fabricas?? Nonato, vc é sensato. O Chile tem qulidade de vida, tem produção industrial em setores que é lider, tem gestão pública e econômica eficiente.
A economia chilena é do tamanho da paulista, ou até menor, mas o que vale nao é tamanho do PIB, e sim como é distribuído e usado em benefício social. E nisso, é outro 7×1 que tomamos deles. E como disse, nao dei minha opinião, relatei um FATO de órgãos internacionais

Luiz Monteiro

Prezados,

Pelo que me lembro, foi o Ministro Jobim que descartou o F35 no F-X2. A LM chegou a consultar , mas o próprio ministro descartou. (https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/)

Assim como descartou os 2 submarinos Akula2 que os russos ofereceram para leasing (opção de compra no final) ao Brasil.

Abraços