Embraer A-29 Super Tucano

Embraer A-29 Super Tucano

Embraer A-29 Super Tucano
Embraer A-29 Super Tucano

O Jane’s informa que a Embraer quer garantir seu primeiro cliente europeu para o turboélice de ataque leve EMB-314/A-29 Super Tucano, segundo um funcionário da empresa em 7 de junho.

Falando na conferência SMi Close Air Support (CAS) em Londres, o vice-presidente de vendas da Embraer na Europa e Norte da África, Simon Johns, disse que o Super Tucano poderia ser equipado armas aéreas europeias com uma alternativa de baixo custo para jatos e helicópteros em suas missões.

A Embraer também apontou para nações como a Ucrânia, que carecem de financiamento para uma nova aeronave de combate, e que considerariam o Super Tucano uma opção acessível que acrescentaria considerável poder de combate. Além disso, a capacidade do Super Tucano de operar próximo à linha de frente torna-o ágil e flexível o suficiente para responder aos eventos em tempo hábil.

Como parte desse impulso para a Europa, a Embraer está oferecendo alguns aprimoramentos à aeronave padrão. Como Johns observou, as mudanças “incluem a integração de munições antitanque dedicadas, como o míssil Hellfire da Lockheed Martin (AGM-114), que já está no roteiro da aeronave, bem como foguetes guiados a laser.

“Há cenários em que o Super Tucano, operando em um campo de batalha com um sistema de defesa aérea benigno ou semi-degradado no lado oposto, poderia realizar a missão de destruir tanques, missão largamente deixada para helicópteros armados até agora.”

Em função de estar equipado para realizar essas missões, o Super Tucano agora tem um receptor de alerta radar (RWR) e sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS) em desenvolvimento para um ambiente de maior ameaça no teatro europeu.

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Cockpit do A-29
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João Argolo

atrasado

Bueno

Em tempo de conquistar contratos… Começo a sonhar e viajar… A Europa comprando A29 apara Ucrânia, vai ser Show ver atacando tanques dos rebeldes

HMS TIRELESS

Não acho que na Ucrânia os alvos sejam os tanques dos rebeldes, que seriam melhor combatidos pelos Su-25, mas sim outros meios de combate dos mesmos.

Anderson

Sensacional! O Tucano é uma excelente e muito poderosa arma de guerra! Notadamente, o custo de adquirir e manter o A-29 é bem acessível, que o torna muitas vezes mais vantajoso do que helicópteros, claro que não os substituem, mas no apoio aproximado as tropas e contra guerrilha, não há rival a altura. A10 é outro patamar.

Antonio

Imagina-se o Tucano em combate contra insurgentes mal-armados no Terceiro Mundo.
Não creio em sua sobrevivência em qualquer teatro na Europa.
Certamente, qualquer grupo rebelde teria acesso a armas anti-aéreas mais sofisticadas, fornecidas por aliados. De qualquer que seja o lado.

HMS TIRELESS

Apenas complementando Galante, as FARCs usaram em sua guerra contra as forças legalmente instituídas da Colômbia MANPADS comprados no mercado negro ou fornecidos pela Venezuela. Ainda assim a taxa de sucesso dos Super Tucanos foi estrondosa, com apenas um exemplar perdido sem que se soubesse com clareza o motivo.

Bosco

Galante,
Mas vale salientar que a melhor defesa contra manpads serão as bombas guiadas e o sistema de designação de alvos que permite que o avião opere fora do envelope.

HMS TIRELESS

Galante e Bosco, levando a discussão para um nível adiante penso que existem três armas que caso venham a ser integradas ao A-29 irão aumentar ainda mais a sua vantagem no segmento: o AGM-114 Hellfire, o MBDA Brimstone e a GBU-39 SDB.

Mario

Tireless, tem mais uma opção que acho que seria de integração relativamente leve, e a meu ver excelente relação custo/benefício que são os foguetes com guiagem laser. Me parece que para coisas como posição de metralhadora pesada, morteiro ou camionetes com metralhadora na caçamba, aka technicals, um foguete de 70 mm guiado para compensar a falta de precisão normal seria uma solução mais do que suficiente

Antonio

Galante. Refiro-me à possível gama de armas modernas que rebeldes apoiados por potências estrangeiras possam ter acesso, e não apenas a MANPADs.
Inclusive no meu texto eu frisei: ‘Certamente, qualquer grupo rebelde teria acesso a armas anti-aéreas mais sofisticadas, fornecidas por aliados. De qualquer que seja o lado’.
Ok?

HMS TIRELESS

Tendo em vista a assimetria existente entre grupos rebeldes e forças regulares a posse de sistemas antiaéreos maiores que os MANPADS e os onipresentes ZU-23 montados em caminhonetes termina por ser incompatível com tais grupos irregulares. O caso que citei abaixo ( O sistema Buk que abateu o MH-17) é a exceção que termina por confirmar a regra.

Assim, uma vez que a maior ameaça vinda do solo são justamente os MANPADS o A-29 encontra-se plenamente capacitado a enfrentar grupos insurgentes que fazem uso dos mesmos.

Antonio

A importância de um grupo rebelde pró-Moscou que opera perto das fronteiras da Rússia pode levar ao acesso de armas mais poderosas por esses insurgentes. Esses grupos seriam assim muito mais suscetíveis a receber armamento mais sofisticado, inclusive podendo ser operado por soldados russos. Na verdade, na situação do local, ninguém nem vai descobrir quem estará operando tal equipamento. A Rússia NUNCA vai permitir que forças aliadas suas sejam derrotadas perto de suas fronteiras. Nem que parece isso forneçam (ou operem) BUK, Pantsir ou chega lá o que for. Já conflitos de baixa intensidade em uma floresta qualquer da América… Read more »

Antonio

Digo, ‘seja lá o que for’.

Justin Case

Olá, Galante. Não entendi a relação do fato de ser turboélice com a assinatura infravermelha. Como o turbojato e o turboélice têm o mesmo princípio de funcionamento e usam o mesmo combustível, a assinatura tem relação direta com a potência ou o combustível que está sendo consumido no momento. O calor gerado é semelhante ao de um motor turbojato ou turbofan de mesma potência. A potência aplicada faz uma diferença enorme. Como exemplo, uma vez, eu estava testando a capacidade de acoplamento de um míssil IR, no setor traseiro de um C-130, e constatei que a distância de detecção caiu… Read more »

Caçador Cometa

Endosso o que foi dito pelo Cel acima. A melhor defesa para o A-29 em TOs como os da Colômbia, e porque não o da Amazônia brasileira, é a escuridão da noite. A não ser que os sistemas de detecção IR disponham de capacidade de visão noturna, aí o jogo muda de novo.

nonato

Mas a labareda de fogo de um jato não é mais quente do que o vento quente de um motor com hélice?

Bosco

Justin,
E tem o fato que uma das maiores vítimas dos manpads são helicópteros.

Caerthal

Em comparação com os jatos típicos as aeronaves leves com propulsão turboélice queimam muito menos querosene por unidade de tempo e com melhor eficiência energética. Isso se traduz em menor assinatura IR.

Bosco

Senhores, A primeira geração de manpads operava na banda média do infra vermelha (3 a 5 µm) e se dirigia à chama do motor a jato. Os mísseis atuais são sensíveis também à banda longa (8 a 15 µm), que é sensível ao calor gerado pelo corpo da aeronave. O fato da chama de um motor a jato ser mais ou menos quente que os gases e o calor liberado por um motor turbohélice é irrelevante. O míssil é capaz de trancar nos dois. A assinatura térmica menor ou maior tem a ver com a distância que o trancamento é… Read more »

Justin Case

E ainda, um turbofan atual, com high bypass ratio, quase se assemelha a um turboélice carenado.
Abraços,
Justin

Caerthal

Justin Case,

Não compare um motor turbofan de aeronave comercial com de um caça de alto desempenho. São razões de by-pass totalmente diversas (0,3:1 vs 10:1).

Justin Case

Olá, Caerthal.

Certamente eu não estava comparando turboélice PT-6 com turbofan de caça de alto desempenho.
Um concorrente turbofan do A-29 seria o Textron Scorpion, que usa 2 motores turbofan de aeronaves “comerciais”, embora sejam de concepção mais antiga e de razão de bypass bem mais baixa do que os motores de útima geração.
Abraço,

Justin

HMS TIRELESS

No caso da Ucrânia as armas são levadas por soldados russos “em férias”….

E levam de tudo, inclusive um lançador de mísseis Buk. Uma delas, por sinal, ao pretexto de abater um Il-76 da Força Aérea Ucraniana terminou por derrubar o MH-17

Antonio

Está aí. É uma possibilidade. Do mesmo jeito que rebeldes de Donbass (ou russos)podem ter operado um Buk, algum grupo rebeldes pró-ocidental pode operar um similar americanos ou europeu. Mas, o raciocínio é esse.

HMS TIRELESS

Não há registros de grupos rebeldes apoiados pelo Ocidente que tenham operado armas antiaéreas maiores que MANPADS. Até mesmo esse episódio foi extremamente atípico visto que uma arma do porte de um lançador de mísseis Buk é incompatível com grupos guerrilheiros, rebeldes ou insurgentes, que pela assimetria de forças precisam disparar e logo se retirar.

Antonio

Evidentemente, vc não vai ver russos cedendo BUK ou Pantsir para os rebeldes curdos ou da Papua-Nova Guiné. Mas, é perfeitamente possível que opere em Donbass (na sua fronteira) Vou dar um exemplo: Vc deve lembrar da proclamada República da Krajina que era um enclave sérvio na Croácia e que contava com apoio do Exército sérvio. Imagine que a Croácia usasse aviões nos combates. Nada impediria que o Exército sérvio, em apoio aos rebeldes, utilizasse sistemas anti-aéreos pesados para derrubar aviões croatas. A realidade de alguma regiões da Europa é bem distinta da tradicional figura do guerrilheiro isolado no meio… Read more »

JOEL EDUARDO SOARES

Prezados boa tarde!
O ST pode receber o mesmo painel panorâmico do Gripen ?

Sds

elton

talvez possa ser utilizado para monitoramento e interceptaçao de trafego aereo ilegal de aeronaves de baixo desempenho ou drones na deixando aeronaves mais caras para missoes mais importantes

TOP GUN

Alguma chance de França, Itália, inglaterra, Alemanha e Suécia na compra do A-29?

Carlos Alberto Soares

Ucrânia ?
Combinaram com o Putin ?
Proteínas animais BRF etc ….?
Kkkk
Dúvidas rsrsrs

Antonio Palhares

Carlos Alberto.
É a segunda vez que concordo contigo hoje.

Victor Moraes

Aproveitando o suceesso estabelecido pelo Tucanão, eu quero fazer um comentário Off Tópic, se permitido, a respeito do imbróglio judicial que se tornou o satélite brasileiro lançado recentemente. Apesar de todas as minhas críticas ao que foi feito, como foi feito, agora eu tenho que apoiar o governo. Mas que _________são este juízes. O satélite dá um prejuízo diário elevadíssimo se subutilizado, e as __________ vão lá e proíbem a utilização. Porcaria! Cobra-se “a posteriore” os eventuais prejuízos provocados por ilegalidade da Telebras e Visiona, mas _______________________ Não interrompe o uso do satélite! Provavelmente são _______________ como infalíveis, que não… Read more »

Victor Moraes

Valeu! Obrigado! Eu agradeço o espaço e considero o nível exigido. Eu apenas me revoltei. Aprecio a oportunidade dado por este jornalístico para a expressão livre de nossas idéias, como fator principal de aprimoramento cultural, como quis nosso legislador constituinte.

SmokingSnake ?

O erro dos militares foi aceitar esse negócio de colocar banda larga no satélite, que lançassem outro satélite apenas para isso, agora o satélite fica sujeito a toda essa picaretagem da política. Mesmo que não afete a parte militar mesmo assim causa incomodo e usam a parte militar como argumento para impedir que alguma empresa estrangeira possa oferecer o serviço, mas acontece que nenhuma empresa brasileira quer fazer os investimento exigidos e a banda larga do satélite fica inutilizada dando prejuízo.

Victor Moraes

O erro dos militares maior foi não terem eles mesmos desenvolvidos dois satélites pelo preço de um. Ate´as crianças de Ubatuba sabem fazer um satélite. Ainda que eles tenham feito um “cubesat”, eles sabem como. Na realidade é vergonhoso, de tão simples…

nonato

Não conheço esse projeto mencionado por você.
Mas sempre disse e repito. Tecnologia não é difícil.
Ontem no programa do esquedista Bial passou um brasileiro de 19 anos que estudou em escola pública e recebeu um prêmio científico internacional. Algo relacionado ao uso do efeito do membro fantasma em amputados para desenvolver mecanismos de controle cerebral sobre próteses artificiais.
Ele também inventou um scanner portátil para usar para o monitoramento do cérebro de pessoas em coma.
Muita coisa pode ser feita.
O próprio Supertucano.
Não é nada do outro mundo.
Nada que nenhum país não pudesse projetar.

Tadeu Mendes

O Supertucano é uma aeronave COIN, para ser usado em guerra assimétrica. Correto?

Em que TO usariam um ST na Europa?

HMS TIRELESS

Quando você tiver por lá uma guerra assimétrica ou então quando uma força aérea de algum país integrante da OTAN como França ou Grã-Bretanha enfrentar grupos dessa natureza em operações no exterior. É bom lembrar que pela falta um vetor como o A-29 a França durante a operação Serval no Mali precisou atacar guerrilheiros com o Rafale.

Marco Aurélio Magalhães

Esse avião me faz lembrar do P-51 Mustang na aparência. Tem jeitão de avião de segunda guerra.

Gilbert

Não sei porque tanto estardalhaço, os Super Tucanos vendidos na Europa serão fabricados nos EUA, por funcionários norte-americanos e rendendo divisas para o tesouro dos EUA.

Fernando "Nunão" De Martini

Não é bem assim, Gilbert. Para vendas de A-29 promovidas pela Embraer as aeronaves são montadas aqui. Outro dia mesmo foi informada a venda de seis aviões, e a imensa maioria dos A-29 fabricados foram montados aqui e vendidos pela Embraer. Para vendas de A-29 promovidas pela Sierra Nevada (parceira da Embraer nos EUA), com venda via FMS, as aeronaves são montadas nos EUA. Em ambos os casos, as partes da fuselagem e asas são fabricadas no Brasil, seja para envio à linha de montagem final brasileira, seja para a linha de montagem final americana, e as vendas geram divisas… Read more »

Walter Moraes

E geram royalties para a FAB.

JT8D

Gilbert, você tem a mais remota idéia do que está falando? Super Tucanos montados nos EUA são somente os que são pagos por eles e depois distribuídos a seus aliados via FMS. É este o caso dos países europeus? Os EUA vão praticamente doar Super Tucanos aos europeus? E se fizerem isso o problema (e o custo) é deles, porque a Embraer vai receber do mesmo jeito. É interessante que quando a Saab permite que a Embraer monte Gripens no Brasil, ninguém diz que os suecos são “entreguistas”. Mas a Embraer, para agradar certos brasileiros teria que produzir tudo aqui,… Read more »

Adler Medrado

Acho que seria interessante para países como Letônia, Lituânia e Estônia.

Groo_SP

Um parlamentar britânico, na época dos ataques à Líbia, ao criticar os gastos do governo com defesa, disse em uma sessão que pelo preço de um único Typhoon daria para comprar uma esquadrilha de Super Tucanos.
Como não vejo nenhuma possibilidade de mudança da situação mundial para melhor em um horizonte próximo, acho que o caminho é as forças aéreas adquirirem aeronaves mais baratas de adquirir e operar.

Foxtrot

Mustang P-51 do século XX rsrsrs. Mas é uma bela aeronave! Para mim, isso só prova que a Montaer (Embraer), tinha e tem capacidades de construção de um caça nacional. Quem sabe uma evolução do AMX? Se fosse um país sério como Índia e Coréia dos Sul, faríamos como eles. iríamos adquirir caças mais capazes tecnlogicamente e ao mesmo tempo desenvolver um caça menos potente localmente ( caso da HAL e o KFX, apensar que esse ultimo estará em pé de igualdade de muito caça moderno). Mas investimos uma fortuna em um caça tático, com promessa de transferência de tecnologias… Read more »

HMS TIRELESS

Quem chama a EMBRAER de “Montaer” demonstra de forma cabal e inequívoca desconhecer a empresa. Deve ser também saudades dela estatal falida…

André Bueno

Mas a estatal [ainda que não esteja com saudades] foi a precursora nos importantes projetos. O Bandeirante nasceu fora mas Xingu e Brasília muito contribuíram para o ERJ 145 e daí vai.

Mikhail Bakunin

Vergonha de ler tanta abobrinha que você escreve, vai procurar outra coisa para se indignar.

Russian Bear

Lógica da Sierra Nevada by Tio Sam. Governo americano promove a russofobia em todos os países europeus assim como na maioria as ex repúblicas soviéticas. Na sequência exige de forma pública que os parceiros da OTAN mantenham seu percentual de participação bélica custe o que custar . Por fim através destes dois mecanismos força à venda de F-35 a Supertucanos. Não faz sentido adquirir este vetor que faz as mesmas ações que um helicóptero leve ou drone, só que a um custo superior em 30%. Matemática ocidental as vezes é impressionante.

Mk48

Se você é tão ___________assim, vai morar em Moscou e tenta escrever as _____________ que habitualmente escreve com a liberdade que você tem aqui.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO E NÃO FAÇA ATAQUES PESSOAIS. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ É ADVERTIDO.

Adler Medrado

Meus parentes e amigos na Letônia tem pavor dos russos… Não é necessário um agente externo criar russofobia, bastam os próprios russos…

HMS TIRELESS

Bem colocado! E além dos países bálticos também no leste europeu esse sentimento é muito forte, agravado por 45 anos ocupação brutal.

Antonio

Os países bálticos estão definhando, até mesmo pela falta de população. Arrisca chamarem de volta os russos. kkkkkkk

EduardoSP

No aspecto demográfico a situação da Rússia também é crítica. A população vai se reduzir em termos absolutos, e o território russo é gigantesco. Se hoje já há “vazios demográficos”, daqui a trinta anos a coisa estará pior.

nonato

Sou leigo. Todo mundo sabe disso. Mas vejam bem. Muitos sugerem o ST para uso fora da Europa no lugar de Rafales, Typhoons, etc. Sem dúvida. Mas, na minha opinião de leigo (seria importante especialistas traçarem eventuais cenários de uma guerra dentro da Europa com uma invasão russa – como seria? Ataque de mísseis de cruzeiro, batalhas de caças no ar, seguidos de invasão imediata?), os ST poderiam ser usados na Europa. Claro que não podem ser usados em batalhas aéreas contra SU 27 ou 35. Desconsiderando a existência de caças de alto desempenho (que seria a única possibilidade de… Read more »

Victor Moraes

Eu ainda torço por uma evolução. Admiro o sucesso do Tucano. Mas… Bem, se se meche o corpo, tipo, cancela a saidinha em Búzios, você pode fazer uma novo “chassi”, usando o mesmo trêm de pouso, os mesmos eletrônicos, as mesmas armas, para uma coisa nova, que agregue novidades arquitetônicas com fins de por exemplo, furtividade, desemprenho melhorado do motor, uma estrutura mais leve, e mais forte, até arriscar, por que não, uma propulsão coaxial. Uma inovação. As inovações são importantes para toda indústria nacional. Se Embraer ou Avibras, ou Embraer e Avibras em parceria, ou outro parceiro ou empreendedor… Read more »

DaGuerra

Sei não. ..aviões turboelice no teatro europeu? Operações irregulares e o sinismo poderoso do kremili podem armar “rebeldes” com meios AAA suficientes para alijar o relativamente lento ST da linha de frente, não?

Leandro Costa

Se lentidão for parâmetro para operações no TO europeu, não haveria um único helicóptero de ataque em todo o continente.

Wellington Góes

Em operações de baixa intensidade, as forças europeias teriam um ótimo vetor a um custo bem interessante, principalmente em algumas das suas intervenções na África, caso da AdL’Air no Mali, por exemplo.

Bardini

No Mali os franceses voaram e muito os seus Tiger.
.
Super Tucano seria certamente muito interessante para este tipo de TO. Equipado com FLIR, foguetes de 70mm e as suas metralhadoras, poderia fornecer boas opções de engajamentos.
.
Os custos de operação certamente seriam inferiores aos do Tiger.
Mas a grande vantagem do Tiger seria poder operar sem a necessidade de uma toda uma infraestrutura.
Outra grande vantagem, seria o canhão de 30 mm.

HMS TIRELESS

Amigo Bardini, salvo engano há opções de pods de canhões de 20mm ou de 30mm para o A-29. Contudo, creio que naquele TO do Mali os veículos dos Guerrilheiros/ Terroristas podiam ser neutralizados pelas metralhadoras de 12.7 mm orgânicas do aparelho.

Bardini

Não faz muito sentido para mim, um operador de Super Tucano abrir mão de dois pilones que poderiam levar ou combustível ou foguetes, para levar um par de canhões de 20 mm, nessa situação. Isso fazia sentido para o Tucano, que não tinha a metralhadora internamente. Se já vai ter de levar algo pendurado mesmo… Leva uma 20mm de uma vez. . Um canhão 30 mm em um helicóptero como o Tiger, faz muita diferença na situação do Mali. O problema não eram veículos. No Mali, os franceses avançavam centenas de quilômetros e os inimigos cediam terreno sem muito combate… Read more »

Caerthal

Bardini,

Interpreto que a importância dos helicópteros de ataque é algo bastante artificial. Seu espaço foi criado pela restrição que os exércitos tem em prover capacidade de ataque com o emprego de aeronaves de asa fixa. Na maioria dos caso as FFAAs detêm o monopólio do emprego o que obriga aos Exércitos e Marinhas a procurar soluções de asas rotativa que possivelmente seriam melhor atendidas por aeronaves como o A-29.

Em comparação ao Tiger o A-29 tem uma autonomia muito maior e maior velocidade. Mais importante uma proteção muito maior para a tripulação pelo sistema ejetor.

Leandro Costa

Super Tucano + Hellfires, SDB’s e RWR/MAWS = DELÍCIA! ?

franklin

Super Tucano agora tem um receptor de alerta radar (RWR) e sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS) https://www.aereo.jor.br/2018/06/06/leonardo-apresenta-o-chamariz-de-misseis-britecloud-55-t/
pronto acho que colocar esses três sistemas operando junto da pra vender pra ucrânia

ScudB

Resta saber quem vai pagar? A Ucrânia falida não tem grana nem para pagar nem a manutenção dos 4 T-84 que foram para Strong Europe Tank Challenge e pregaram no meio da competição ficando em ultimo lugar bem juntinho com os britos e Challis deles.Uma piada..

HMS TIRELESS

FMS

ScudB

ão que não amigo HMS. Pois deve passar pelo congresso. E eles não vão deixar de vender armas letais via FMS..Pelo menos sem ressalva (como foi no caso dos Javelins) de não usar em ATO no leste da Ucrânia.

Adriano R.A.

Que forçada de barra…. o A-29 não tem a menor condição de operar na Ucrânia… junto às barbas de Putin. Para o A-10 já seria um tremendo desafio. Ucrânia não é Afeganistão.

Antonio

Assino embaixo.

willhorv

Os nossos possuem a capacidade e atualizações necessárias para operarem estas opções de armamentos? Também com Flares e chaffs controlados por Maws e RWR?
E a torreta flir?

Mk48

Também gostaria de saber.

Flanker

Nossos A-29 não possuem chaff/flare e nem RWR e MAWS. A FAB já estuda uma atualização na frota de A-29, que provavelmente contemplará a instalação desses sistemas. Possuem FLIR Star Safire II e CCIPI/CCRP para lançamento bastante preciso de armas burras.

MARCOV

Fora do contexto, mas de interesse para a EMBRAER:

“AIRBUS and BOMBARDIER Finalize C Series Deal”

https://www.ainonline.com/aviation-news/aerospace/2018-06-08/airbus-and-bombardier-finalize-c-series-deal

O planejamento inicial era concluir o acordo até dezembro de 2018, mas estará efetivo a partir de 01 de julho.

Tadeu Mendes

HMS você tem toda a razão. A relação custo benefício favoreçe ao Supertucano nesse exemplo que você citou.

Joli Le Chat

E dá-lhe globalização. Aeronave brasileira com bandeira dos Estados Unidos da América em busca de um operador europeu.

João Adaime

Impressionante
Enquanto a Embraer e seus associados ficam procurando 1001 utilidades para o nosso ST, alguns aqui ficam enumerando 1001 problemas para os europeus e outros possíveis clientes não adquirirem esta fantástica aeronave.
Se serve ou não, deixe que eles descubram depois de comprarem. A Empresa e as forçar armadas sabem dos riscos.

Luiz Floriano Alves

Em toda a situação de confronto teremos as armas adequadas para o TO que se apresentar. Não vamos envir o Atlântico para os afluentes do Am,azones, nem se aparecer uma tropa de inimigos por lá. No ar tb podemos ter objetivos pouco defendidos e sem caças de cobertura. ´É o chamado cenário Insurreição. Tivemos isso na Colombia e lá, o ST se consagrou ao detonar acampamentos insurgentes fora do alcance das armas defensivas. Em qualquer oarte do globo pode surgir este cenário. Até é mais comum do que os grandes exércitos levando tudo de roldão. Também nos chamados conflitos assimérticos,… Read more »

Foxtrot

Mikail e Tiroless, __________
__________________________.
Suas observações são insignificantes para mim!
Se não gostam do que escrevo, ou se o que escrevo afeta o ___________________, não leiam e continue na sua _______________.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ATAQUE OS DEMAIS COMENTARISTAS. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

HMS TIRELESS

Pode isso moderação? Na ausência de argumentos para justificar as bobagens que escreve o sujeito vem atacar a mim e outro comentarista.

AVISO DOS EDITORES: ANTES DE RECLAMAR, LEIA AS REGRAS DO BLOG E AGUARDE A AÇÃO DOS EDITORES DO SITE. NAS REGRAS ESTÁ ESCLARECIDO QUE OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL. O COMENTARISTA EM QUESTÃO JÁ FOI ADVERTIDO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JT8D

O problema dos seus comentários não é sua ideologia. É que você simplesmente diz coisas sem lógica. Eu particularmente procuro não discriminar as pessoas por suas opiniões, mas fica difícil debater com quem diz coisas sem sentido

André

__________
__________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO AOS DEMAIS COMENTARISTAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Flanker

Foxtrot, vc chama a Embraer de montadora, com sentido pejorativo, e ao mesmo tempo diz que ela tem capacidade de desenvolver uma evolução do AMX, por exemplo. Isso é uma contradição! Você repetidamente se refere ao Gripen E/F como um “caça tático” que “custou uma dortuna”. Pois bem, discorra sobre o peoblema em esse caça ser “tático” e ainda sobre o que vc considera “uma fortuna”. Vc diz ainda que o que está sendo tranferido para o Brasil (lembre-se que não é somente a Embraer que está absorvendo tecnologia) são tecnologias que já possuímos. Pois bem, lembro à vc que… Read more »

HMS TIRELESS

Parabéns amigo Flanker! Irretocável!

Nickless

Essa galera acha que desenvolver um vetor é barbada. Esquecem que ninguém desenvolve nada hj nessa área sem ter um comprador. O Brasil gastaria dezenas de bilhões num projeto pra vender 36 unidades para o Brasil e depois? Como ficaria a linha de produção sem pedidos? quem bancaria esse projeto e prejuízo? Muita gente acha que cabeça é feita pra usar boné. ou boina com estrela vermelha.

Gustavo

Excelente comentário. Parabéns!

Delfim

A OTAN está pensando numa aeronave de baixo custo contra insurretos barbudos. Está de muito bom tamanho.
Podem contar que vai ter proteção aérea. Não vai encarar Sukhois p.ex. Outros caças mais capazes o farão.
.
Dá o que pensar, se vão abandonar o “swing/omnirole” para usar um A-29 para ataque terrestre e os caças exclusivamente para combate aéreo.

Flanker

Não é bem assim. O A-29 é feito para operações específicas, principalmemto COIN. Bem equipado é um vetor de respeito. Mas, é claro que não fará ataques contra alvos bem defendidos. Aí entram aeronaves mais capazes, que no caso europeu, são os Typhoon tranche 3, os Rafale, os F-16 e logo os F-35. O A-29 não faz tudo que um caça multifunção faz, ao passo que faz muitas dessas coisas, quando a missão permite, a um custo muito menor, e com a mesma eficácia.

Sérgio Luís

Via Nevada!?!??
Dou conta não!!!

JT8D

Quem disse? Onde na reportagem diz que será via FMS? A matéria cita uma declaração de um funcionário da Embraer. O resto é histeria dos ________________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO.

HMS TIRELESS

Mas eu não descartaria a venda pela Sierra Nevada, especialmente pelas facilidades decorrentes do FMS.

JT8D

Aí quem paga é os EUA. Se eles quiserem fazer isso, é uma opção deles

HMS TIRELESS

Sim, aí são eles quem pagam mas ainda assim as fuselagens serão construídas em Gavião Peixoto e a FAB vai receber os royalties…rs!

JT8D

Minhas desculpas

DaGuerra

Obrigado por responder. Mas os Heli compensam pela combinação de flexibilidade, meios modernos de obtencaode alvo, armas inteligentes mas principalmente o aproveitamento do terreno para manobrar e atacar, sim ou não? Levando em consideracao que o ST precisara de pistas e não ser furtivo, como sobreviver em um teatro com AAA emassada?

Edson Parro

Justin Case 10 de junho de 2018 at 3:04

Caro Justin Case, sem querer abusar de sua paciência, lá vai uma pergunta de leigo: o fato de estar voando, digamos assim “no rabo” do C-130 – com um rastro de calor, será que não modifica as condições de engajamento IR para melhor? Ao contrário de um MANPADS, que engaja do solo, numa posição bem menos favorável?
Saudações

Justin Case

Olá, Edson. Se os mísseis tiverem visada direta com as fontes de energia IR, mais fácil é o acoplamento. Por isso, a deteção é mais fácil pelo setor traseiro. Em alguns casos, como medida de redução de assinatura, busca-se “sombrear” essas fontes de calor. Como exemplo, veja como os estabilizadores verticais do A-10 escondem parcialmente a tubeira de cada motor, para quem está no setor traseiro, às 5 ou 7 horas, posição mais tradicional para a aproximação de um míssil que navega para um alvo que está manobrando defensivamente. Se o ponto visível mais quente estiver vários metros atrás do… Read more »

Justin Case

comment image

Ramon Grigio

Justin, permita-me lhe fazer uma pergunta offtopic, mas preciso aproveitar a sua presença aqui.

Os mirage lllE possuíram em algum momento na FAB, RWR e dispensadores Chaff/Flare?

E também, existe algum material disponível online sobre as capacidades da nossa frota na época (números)?
Sempre fico curioso em compará-lo ao F-5E (antes da modernização).

HMS TIRELESS

Esses recursos (RWR, Chaff/Flares) foram introduzidos na FAB pelo A-1 salvo engano. E os Mirage III nunca o receberam até onde sei.

Aliás, uma informação interessante é que ao recolocar em vôo os Impala Mk-2 monoplaces comprados da África do Sul o pessoal da FAB envolvido ficou surpreso ao ver nesses aviões justamente esses itens (RWR, Chaff/Flares).

Ramon Grigio

Ao HMS TIRELESS. Obrigado! se for então esse o caso, o fato é que tanto os caçadores de F103E e F-5E voavam surdos (não tinham RWR), cegos (radares extremamente limitados em cobertura/alcance, mal armados (até a chegada do Python 3) e desprotegidos (sem chaff/flares). Ou o vetoramento fazia magia negra de coloca-los na posição certa na hora certa, ou já era caso o inimigo pilotasse um caça 4g (ou até mesmo um recauchutado como o Tigerlll). Não é surpresa o resultado das cruzex antes de 2006. A defasagem de material era muito grande. Mas não vou alongar mais pois é… Read more »

Edson Parro

Justin Case 10 de junho de 2018 at 18:47

Agradeço a atenção e as explicações.
Aliás, bela imagem do A-10

Forte abraço

Foxtrot

Flanker ter capacidade não quer dizer que queira. A Montar optou por montar aviões por ser mais rápido, lucrativo para seus acionistas. O descontentamento com os rumos da empresa não é só meu, mas também de seu criador Odores Silva. Mas a culpa não é exclusivamente da empresa, temos um governo laico, submisso e sem nenhuma aspiração de autonomia. Sendo assim a empresa realmente tem que buscar lucro para seus acionistas. Como exemplo que usei de início, temos a índia e sua empresa HAL, que mesmo desenvolvendo é fabricando um avião que apresentou muitos problemas, continuam investindo no projeto,ao mesmo… Read more »

Aerococus

Acho que você vive num mundo alternativo. Ou talvez eu tenha vivido nos últimos 15 anos.
Embraer montadora de avião!? Explica isso aí.
Claro que com experiência de causa… e não uma descabida carteação sem fundamentos.

Foxtrot

Não temos conhecimento em matérias compostos, melhor avisarem a Novaercraft que desenvolveu e fabricou o Calidus todo em materiais compostos, temos a fibra forte, AKAER etc. Melhor eu pegar meu diploma de engenharia mecânica e jogar no lixo, pois não aprendi nada lá kkkkkk. Transferência de tecnologias avançadas, você realmente acredita que um país ou empresa fomentará outro que em futuro próximo concorrerá com oesmo? Que com uma parte de dinheiro, vão transferir conhecimentos que gastaram bilhões para desenvolver ? E para seu conhecimento, no projeto GRIPEN o Brasil gastou mais de 20 bilhões ( se não me engano) de… Read more »

_RR_

Foxtrot, Assumindo que a Embraer leva a cabo projetos originalmente seus, então pode se dizer sim que esta desenvolve aeronaves, e não somente as monta… Quanto a sistemas embarcados, é até mais conveniente buscar o que já existe no mercado e assim facilitar o acesso a este. Aliás, esse foi um dos fatores que levou esta empresa a ser o que é hoje… Quer um exemplo de bateção de cabeça de um país que faz tudo e não conseguiu mercado? Rússia… Seus projetos civis simplesmente não decolam, e uma das razões consiste justamente em componentes que não tem a confiança… Read more »

Flanker

Se vc, como engenheiro que diz ser, acredita que materiais compostos de aeronaves a hélice tem as mesmas características e exigências de uma aeronave supersônica, não digo mais nada….. Quanto a transferência de tecnologia, se a Embraer aprender a calcular, projetar, desenvolver e produzir uma asa e e fuselagem de perfil aerodinâmico supersônico (coisa que ela não sabe fazer), o custo de 5,5 bilhões de dólares já terá valido a pena. E quanto pagaríamos por outros caças? Os dois outros concorrentes custavam bem mais caro e iríamos aprender menos. Nunca fui adepto da tal ToT. Mas, nesse caso especifico, com… Read more »

ivanmc

O A-29 é o “Bruto” voa em qualquer circunstância, local e tempo. Eu acho que é o melhor turbo-hélice militar que existe na atualidade. Apoio a tropas terrestres, uma aeronave para executar missões de ataque ao solo, apoio aéreo aproximado, reconhecimento armado, patrulhas diurnas e noturnas de fronteiras, além de escolta e controle aéreo avançado, e por aí vai…
A manut do tucano é um pincel com Lithium Grease 190 e querosene está pronto, carrega as enfitadeiras e já era.

Delfim

US$ 1500,00 a hora de voo, é isso mesmo ?

Ivanmc

É por aí, e quase todo valor da hora voo é o combustível mais de 600 litros.

Foxtrot

Flanker você como Tiriless, Blu. Eyes etc. São conhecidos meus de outros fóruns, onde tem visões contraditórias contra tudo e todos. O problema de vocês é acharem que são únicos donos da verdade, pois a verdade suas são únicas e pronto. Como você mesmo disse, aqui é um espaço aberto, onde todos contribuem com o que sabe e cada contribuição tem algo válido. Sendo assim, ninguém é especialista de nada, e todos juntos sabem de tudo. Engraçado fibra de carbono, liga de titânio, aramida etc não são empregadas em aviões TH e super sônicos? Quando disse que não estou aqui… Read more »

Aerococus

Prezado,

“Eu sou especialista no que trabalho. Ainda bem!”
Aerococus

Sustento minha família graças a isso. Sou tão especialista para te afirmar que chamar a Embraer de montadora é um absurdo.

Por favor, para de propagar isso. Tá dando vergonha alheia. Desencoraja a leitura de seus comentários, mesmo que eventualmente apresentem pontos razoáveis.

Flanker

Tá bem…..não vou nem argumentar! Toca o barco!…….

Caerthal

Poder Aéreo também é um espaço para a filosofia! Saravá!

Caerthal

Acho que podemos lançar a campanha “Adote um Bloqueiro Sem Noção”. No final de semana nos revezaríamos levando essa gente para passear onde poderiam alimentar os pombos e conversar com os cachorros.

Gonçalo Jr

O que eu gostaria de saber daqueles que acham que tudo pode ser feito aqui é o custo em P&D até o produto final. E custos em números finais de tudo. Todo aquele que diz que não deveríamos comprar sucatas e desenvolver aqui jamais apresentaram os custos em números. Nunca vi. Por este motivo abro aqui um debate a respeito. Coloquem aqui em números o quanto nos custaria um projeto como o FX-2 levando-se em conta um caça bimotor como Rafale F4 (ultima versão do caça) ou F-18 E/F que foram os finalistas do projeto junto ao Gripen NG. O… Read more »

Sérgio Luís

Quem do primeiro mundo tem o ST ?

Gonçalo Jr

Ninguém.
Até pq o único pais que esta testando o A29 ST é os EUA no programa OA-X visando uma possível aquisição no futuro de uma aeronave de ataque leve para a USAF.

O A29 é o finalista junto ao AT-6 Wolverine.

Rinaldo Nery

Li aí em cima comentários sobre ¨caça tático¨ e ¨caça estratégico¨. Existe isso? Alguém me explica, não entendo muito….

Flanker

Pois é! O Foxtrot repete isso….até perguntei pra ele qual o problema do Gripen ser um suposto “caca tático”….estou tb agurdando a resposta.

Ramon Grigio

Ele deve estar trazendo isso da aviação de transporte ou de ataque, deve estar falando em relação ao alcance, ou relação alcance x carga paga. Assim espero.

Rinaldo Nery

Amigos, não existe essa distinção. Essa definição, tático ou estratégico, refere-se à campanha aérea e suas fases. Está relacionado com os alvos. Um mesmo tipo de avião pode bater alvos táticos ou estratégicos.

Mauricio R.

Esse OA-X está ficando um tanto qnto lotado…

“Aero Vodochody and its new partner Israel Aerospace Industries are making a late bid to be selected for the US Air Force’s OA-X close air support programme with an advanced version of the L-159 they say could be ready for delivery from 2020.”

(https://www.flightglobal.com/news/articles/aero-vodochody-and-iai-pitch-revamped-l-159-for-oa-x-449391/)

Caerthal

O problema não é estar lotado e sim saber se de fato existirá verba. Quanto mais criteriosa e competitiva for a concorrência, melhor. Até agora caíram fora os mata_mosquitos e o avião experimental.

Foxtrot

Caerthal 11 de junho de 2018 at 23:15
Acho que podemos lançar a campanha “Adote um Bloqueiro Sem Noção”. No final de semana nos revezaríamos levando essa gente para passear onde poderiam alimentar os pombos e conversar com os cachorros.

Por favor, para de propagar isso. Tá dando vergonha alheia. Desencoraja a leitura de seus comentários, mesmo que eventualmente apresentem pontos razoáveis.
Caro moderador, isso não são ataques pessoais?
Bom segue o barco, justo como o judiciário nacional.
Não vou perder meu tempo e me rebaixar a responder, não vale o esforço!

Foxtrot

Gonçalo JR, não precisamos desenvolver tudo localmente, apenas itens critico como ( aviônicos, comunicações, armamentos etc) lembrando que já possuímos capacidades nessas áreas. Uma parceria seria muito bem vinda, vide exemplo do KC-390 (que diga-se de passagem não tínhamos conhecimentos em fabricação de aviões de transporte). Não sou contra aquisições, mas as mesmas devem ser “casadas” com fabricação local. Como acontece com países como Coreia do Sul, Índia, China etc.. O problema nosso é que visamos apenas aquisições e nada de desenvolvimento local. Como você mesmo citou, gastamos fortunas no projeto Xavantes, AMX e agora Gripen e todo esse conhecimento… Read more »