Mock-up do Gripen NG

Mockup do Gripen NG

Mock-up do Gripen NG
Mock-up do Gripen NG

Durante a Greenk, público vai conhecer projetos estratégicos da Força e participar de jogos virtuais

O Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), é atração na Greenk Tech Show, maior festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil. Uma réplica em tamanho real da aeronave estará exposta na feira de sexta a domingo (25 a 27) no Anhembi, em São Paulo (SP).

A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal. O painel pode ser ligado e permite visualizar algumas das funcionalidades da aeronave multitarefa. Além disso, os protótipos dos armamentos que podem ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter, também estarão expostos.

Os participantes da feira poderão ter uma experiência de realidade virtual com os óculos que simulam um voo com caças Gripen lado a lado e também poderão experimentar o videogame do Gripen, com quatro jogadores ao mesmo tempo.

Além de saber mais detalhes sobre a aeronave que equipará a FAB, e até entrar na cabine do caça, os interessados poderão conversar com os militares para saber como ingressar na Força Aérea, formas de capacitação de novos profissionais e curiosidades sobre o dia a dia dos homens e mulheres que contribuem para a defesa do espaço aéreo brasileiro.

O público estimado é de oito mil pessoas por dia. “Ao longo desses três dias, nós vamos fazer diversas promoções por meio das nossas redes sociais e o público vai concorrer a diversos brindes, kits personalizados da FAB. A ideia é interagir com o público e mostrar as formas de ingresso e um pouco do nosso dia a dia”, ressaltou o Chefe da Subdivisão de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Tenente-Coronel Denys Martins de Oliveira.

Cockpit do mockup do Gripen NG
Cockpit do mockup do Gripen NG

Novo Caça

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som. Os 36 caças serão entregues à Força Aérea Brasileira entre 2021 e 2024. Todos ficarão sediados na Ala 2, em Anápolis (GO), podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o país.

Serviço

Evento: Greenk Tech Show
Local: Anhembi, São Paulo (SP)
Quando: 25 a 27 de maio

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robert Smith

“Todos ficarão sediados na Ala 2, em Anápolis (GO)” Isso é sério? ou especulação?
Pensava que um esquadrão (12 aeronaves) iria para Anápolis e as outras 24 para o 1º e 2º esquadrões do 1º Grupo de Caça…. porque colocar todos os 36 em apenas uma base?

Fernando "Nunão" De Martini

Nossa, Robert, isso é assunto já discutido aqui por anos e anos a fio… A decisão de concentrar inicialmente em Anápolis foi divulgada pela FAB há bastante tempo. Para iniciar a operação de uma aeronave, é comum se concentrar numa só base. A própria FAB fez isso com os F-5 adquiridos novos de fábrica em meados dos anos 70, com todos os 36 F-5E (além da meia dúzia do biposto F-5B) concentrados em Santa Cruz, implementando a doutrina operacional e facilitando a adaptação ao modelo, antes que uma dúzia fosse reequipar o Esquadrão Pampa, no sul. Antes disso, a mesma… Read more »

Robert Smith

Fernando “Nunão” De Martini Muito obrigado pelos esclarecimentos, apesar de ser leitor assíduo dos sites “Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres” desde seu início creio que inadvertidamente perdi os artigos e “posts” sobre esse assunto. Realmente sabia da história dos F-5E/B e da prática de “inicialmente” concentrar um novo modelo em uma base em particular, creio que “assumi” pelo histórico e por Santa Cruz ser próximo a sede da Embraer que seria na propria… é nisso que dá “assumir” qualquer coisa sem melhor se informar… Fico preocupado com a concentração de todos os 36 em Anápolis, ou em qualquer… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Robert, Esse lote de 36 caças Gripen vai iniciar a aposentadoria do F-5 num dos esquadrões de caças de primeira linha da FAB (são 4 os que voam o F-5), e repor em operação um esquadrão que era equipado com o A-1, cuja modernização infelizmente ficou pelo caminho (lembrando que havia 3 esquadrões equipados com A-1, e os dois restantes, em Santa Maria, concentraram as aeronaves mantidas em serviço). Ainda restarão 3 esquadrões de F-5 (que nesse meio tempo dividirão as aeronaves com mais vida útil sobrando) e dois de A-1 (com mais tempo de serviço pela frente) para serem… Read more »

BILL27

ahhh , se bobear vou la só pra ver o Gripen

Marcos

Na maquete do caça é possível ver os seguintes armamentos Spice-1000 MAR-1 A-Darter POD Litening G4 E o Míssil Meteor Em 2015 a Globo fez uma matéria falando das ‘bombas’ que a FAB tinha comprado para o Gripen NG. Na mesma matéria ela diz o seguinte: “Ao G1, a Aeronáutica diz que não divulga os tipos e a quantidade de armas compradas para o Gripen por considerar o dado uma informação “estratégica”.” E como a Globo teve acesso a esses armamentos? O Ministério Público fez uma auditoria nas compras e elas acabaram caindo dentro do espectro da lei de acesso… Read more »

Daniel

Tomara que sim Marcos.
A possível combinação Gripen NG + Meteor seria fenomenal e colocaríamos na vanguarda no continente latino.

Marcelo Moraes

Meu ingresso ja ta no app! espero tirar boas fotos!!

BILL27

opa ,pagou qanto brother ?

GengisDu39

Quando é que este mockup vai dar as caras em BH????
To só na vontade até hoje!!!snif snif.rs

Nonato

Com a greve, sem ônibus nem gasolina, não se sabe como será este fds, ninguém pode se programar para ir a esse evento…

Fernando "Nunão" De Martini

Nonato, não sei de onde você é, mas aqui em São Paulo tem um tal de metrô. Tem trem também.

Dá pra se programar tranquilamente. Tem estação próxima ao local do evento, inaugurada há mais ou menos 40 anos…

Oh, Nonato, oh, vida, oh, azar…

https://www.youtube.com/watch?v=P7yXQguLNug

Marcelo Moraes

Prezado Nunão, a galera do Aéreo estará por la?

Fernando "Nunão" De Martini

Marcelo, gostaria, porque o evento em si é interessante, mas estou com o fim de semana bem tomado, não sei se vou conseguir encaixar mais esse compromisso.

(embora essa vontade seja mais para cobrir o evento e ver as curiosidades, porque as maquetes em tamanho real eu já vi e fotografei bastante, assim como o caça ao vivo – se bem que ver aviões, mesmo réplicas, é algo que não “cansa”, pra falar a verdade…)

Daniel

Moro em Santana, quintal do Anhembi, Campo de Marte e PAMA-SP, bem próximo de onde o mock-up estará.

Infelizmente estou fora de SP, senão iria vê-lo.

Como o “Nunão” disse. O acesso é fácil pelo metrô (Carandiru ou Tietê).