Home jornalismo Nota de falecimento: Cosme Degenar Drumond 1947 – 2018

Nota de falecimento: Cosme Degenar Drumond 1947 – 2018

1937
13
Cosme Degenar Drumond
Cosme Degenar Drumond

Faleceu na madrugada de 16 de maio de 2018, o jornalista Cosme Degenar Drumond, muito conhecido no meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil.

Sua morte ocorreu devido a complicações de saúde, em Recife (PE). A Família está transladando o corpo para São Paulo onde será sepultado.

Carioca, nascido em 1947, iniciou carreira no então Ministério da Aeronáutica, trabalhando como redator no período de 1974-1983.

Técnico em Assuntos Culturais pelo Museu Histórico Nacional, integrou a equipe que organizou e inaugurou, em 1976, o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Atuando na imprensa especializada desde 1985, cobriu os setores aeroespacial e de defesa no Brasil e no exterior, tendo artigos em publicações nacionais e internacionais.

Lançou várias publicações e também participou de muitas delas. Em especial no setor aeronáutico e de defesa, entre outras: Aviação em Revista, Tecnologia & Defesa e Forças de Defesa. Seu último projeto foi o relançamento da revista Defesa Latina. Ele publicou também inúmeros artigos no site DefesaNet.

Recebeu diversas vezes o Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo, tendo sido condecorado pelo governo brasileiro com a Medalha do Pacificador, Medalha Santos-Dumont e Medalha do Mérito Aeronáutico.

Degenar e Alexandre Galante, no lançamento do livro Indústria de Defesa do Brasil, em 2014

Publicou vários livros, entre eles:

  • O Museu Aeroespacial Brasileiro – The Brazilian Aerospace Museum (1984);
  • Asas do Brasil (2004);
  • Alberto Santos-Dumont – Novas Revelações (2009);
  • Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios (2014), e,
  • Salgado Filho – uma Biografia (2016).

NOTA DO PODER AÉREO: O ano de 2018 está sendo particularmente difícil para o meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil. Perdemos o engenheiro Reginaldo Bacchi, depois o jornalista Ricardo Bonalume Neto e agora o escritor Cosme Degenar Drumond.

13
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
BascheraGonçalo JrCésar A. FerreiraLuiz AntonioRommelqe Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Outra triste perda para todos nós. O tempo não tem misericórdia, mas seus trabalhos irão permanecer para ajudar à lançar luz às novas gerações que Brasileiros, profissionais ou entusiastas que desejem se aprofundar no tema.

Ozawa
Visitante
Ozawa

A constância da leitura de determinados artigos, desde muito anos, nos torna tão próximos dos seus autores como a presença física. As revistas que os contém, guardadas com o zelo da coleção, nas estantes, os tornam então praticamente “da casa”. Suas perdas, assim, são de fato como de achegados . . .

Meus sinceros sentimentos à família na sua mais completa acepção. Descanse em paz, agora no capítulo eterno da vida.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Realmente esse ano está sendo cruel! Depois do Mestre Bacchi e do Ricardo Bonalume agora o Cosme Degenar. Os grande estão deixando a cena…

Jorge Tadeu
Visitante
Jorge Tadeu

Triste… Li muitos de seus artigos e, por vários anos fui leitor assíduo da Tecnologia e Defesa, dentre outras. Que descanse em paz!

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Uma pena…Meus pêsames! Descanse em paz!

Gustavo
Visitante
Gustavo

Meus sentimentos a família.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Uma pena mesmo.. descanse em paz!

Tb li vários artigos na Revista Tecnologia e Defesa, da qual continuo sendo leitor assíduo e sempre faço questão de falar com o Francisco Ferro nas LAADs da vida, aqui no RJ.

Tenho o livro “Asas do Brasil”na minha estante aeronáutica.

Daglian
Visitante
Daglian

Meus pêsames aos familiares.

No entanto, esta é a triste realidade da vida; e todos temos tempo limitado neste mundo. Por isso, é importante que os conhecimentos sejam sempre passados para as gerações mais novas, e também é fundamental que a história seja preservada. Esses, certamente, foram pontos nos quais o Sr. Cosme Degenar Drumond contribuiu imensamente.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

Li excelentes artigos produzidos por ele. Meus oesames à familia e amigos.

Luiz Antonio
Visitante
Luiz Antonio

Que Deus conforte seus entes querido e torne essa passagem menos dolorosa.

César A. Ferreira
Visitante
César A. Ferreira

Meus sentimentos aos familiares.

Gonçalo Jr
Visitante
Gonçalo Jr

2018 perdemos três grandes nomes da literatura, história e jornalismo brasileiros. Aqueles que são leitores assíduos de tais assuntos há anos como eu sentirão muito a falta desses grandes brasileiros que deixaram seus nomes e suas contribuições na história da formação de uma mentalidade de Defesa no Brasil como é a citação da Missão da Trilogia Forças de Defesa.

Meus sentimentos e pesares aos familiares e amigos de Cosme Degenar Drumond.

Baschera
Visitante
Baschera

Nossos sentimentos á familiares, colegas e amigos.
Além dos três articulistas citados pelos colegas, cito a quarta perda, em 2013, de Jackson Flores (RFA).

Sds.