Home jornalismo Nota de falecimento: Cosme Degenar Drumond 1947 – 2018

Nota de falecimento: Cosme Degenar Drumond 1947 – 2018

1545
13
AEL Sistemas
Cosme Degenar Drumond
Cosme Degenar Drumond

Faleceu na madrugada de 16 de maio de 2018, o jornalista Cosme Degenar Drumond, muito conhecido no meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil.

Sua morte ocorreu devido a complicações de saúde, em Recife (PE). A Família está transladando o corpo para São Paulo onde será sepultado.

Carioca, nascido em 1947, iniciou carreira no então Ministério da Aeronáutica, trabalhando como redator no período de 1974-1983.

Técnico em Assuntos Culturais pelo Museu Histórico Nacional, integrou a equipe que organizou e inaugurou, em 1976, o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. Atuando na imprensa especializada desde 1985, cobriu os setores aeroespacial e de defesa no Brasil e no exterior, tendo artigos em publicações nacionais e internacionais.

Lançou várias publicações e também participou de muitas delas. Em especial no setor aeronáutico e de defesa, entre outras: Aviação em Revista, Tecnologia & Defesa e Forças de Defesa. Seu último projeto foi o relançamento da revista Defesa Latina. Ele publicou também inúmeros artigos no site DefesaNet.

Recebeu diversas vezes o Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo, tendo sido condecorado pelo governo brasileiro com a Medalha do Pacificador, Medalha Santos-Dumont e Medalha do Mérito Aeronáutico.

Degenar e Alexandre Galante, no lançamento do livro Indústria de Defesa do Brasil, em 2014

Publicou vários livros, entre eles:

  • O Museu Aeroespacial Brasileiro – The Brazilian Aerospace Museum (1984);
  • Asas do Brasil (2004);
  • Alberto Santos-Dumont – Novas Revelações (2009);
  • Indústria de Defesa do Brasil – História, Desenvolvimento, Desafios (2014), e,
  • Salgado Filho – uma Biografia (2016).

NOTA DO PODER AÉREO: O ano de 2018 está sendo particularmente difícil para o meio Aeronáutico e de Defesa do Brasil. Perdemos o engenheiro Reginaldo Bacchi, depois o jornalista Ricardo Bonalume Neto e agora o escritor Cosme Degenar Drumond.

13 COMMENTS

  1. Outra triste perda para todos nós. O tempo não tem misericórdia, mas seus trabalhos irão permanecer para ajudar à lançar luz às novas gerações que Brasileiros, profissionais ou entusiastas que desejem se aprofundar no tema.

  2. A constância da leitura de determinados artigos, desde muito anos, nos torna tão próximos dos seus autores como a presença física. As revistas que os contém, guardadas com o zelo da coleção, nas estantes, os tornam então praticamente “da casa”. Suas perdas, assim, são de fato como de achegados . . .

    Meus sinceros sentimentos à família na sua mais completa acepção. Descanse em paz, agora no capítulo eterno da vida.

  3. Realmente esse ano está sendo cruel! Depois do Mestre Bacchi e do Ricardo Bonalume agora o Cosme Degenar. Os grande estão deixando a cena…

  4. Triste… Li muitos de seus artigos e, por vários anos fui leitor assíduo da Tecnologia e Defesa, dentre outras. Que descanse em paz!

  5. Uma pena mesmo.. descanse em paz!

    Tb li vários artigos na Revista Tecnologia e Defesa, da qual continuo sendo leitor assíduo e sempre faço questão de falar com o Francisco Ferro nas LAADs da vida, aqui no RJ.

    Tenho o livro “Asas do Brasil”na minha estante aeronáutica.

  6. Meus pêsames aos familiares.

    No entanto, esta é a triste realidade da vida; e todos temos tempo limitado neste mundo. Por isso, é importante que os conhecimentos sejam sempre passados para as gerações mais novas, e também é fundamental que a história seja preservada. Esses, certamente, foram pontos nos quais o Sr. Cosme Degenar Drumond contribuiu imensamente.

  7. 2018 perdemos três grandes nomes da literatura, história e jornalismo brasileiros. Aqueles que são leitores assíduos de tais assuntos há anos como eu sentirão muito a falta desses grandes brasileiros que deixaram seus nomes e suas contribuições na história da formação de uma mentalidade de Defesa no Brasil como é a citação da Missão da Trilogia Forças de Defesa.

    Meus sentimentos e pesares aos familiares e amigos de Cosme Degenar Drumond.

  8. Nossos sentimentos á familiares, colegas e amigos.
    Além dos três articulistas citados pelos colegas, cito a quarta perda, em 2013, de Jackson Flores (RFA).

    Sds.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here