A secretária da Força Aérea, Heather Wilson, e o chefe de gabinete da Força Aérea, general Dave Goldfein, respondem às perguntas da mídia. Um novo memorando congela as comunicações da Força Aérea com o público até que seja realizado um novo treinamento com os oficiais que farão relações públicas

A Força Aérea dos Estados Unidos está suspendendo as interações com jornalistas, visitas a bases e entrevistas “até novo aviso” e “limitará temporariamente o número e tipo de compromissos públicos” por oficiais de assuntos públicos e outros enquanto eles são treinados para proteger informações confidenciais, de acordo com orientação obtida pelo Defense News.

“De acordo com a nova Estratégia de Defesa Nacional, a Força Aérea dos EUA deve aprimorar sua cultura de engajamento para incluir um foco maior na prática de segurança operacional sólida”, afirmou o novo memorando de orientação.

“Ao engajar o público, devemos evitar dar insights aos nossos adversários, o que poderia prejudicar nossa vantagem militar. Agora devemos nos adaptar ao ressurgimento da grande competição de poder e à realidade de que nossos adversários estão aprendendo com o que dizemos em público”.

Notavelmente, a nova orientação da Força Aérea não distingue entre informações secretas e não secretas. Também não define o escopo de “informações operacionais sensíveis” que devem ser protegidas.

O memorando de 1º de março de 2018 foi relatado (e postado) em “Unidades da Força Aérea congelam divulgação pública” por Valerie Insinna, David B. Larter e Aaron Mehta, Defense News, 12 de março.

Por acaso, uma contra-argumentação a favor da divulgação melhorada de informação da Força Aérea foi feita na semana passada pela Secretária da Força Aérea, Heather Wilson.

“A Força Aérea tem a obrigação de se comunicar com o público americano, incluindo aviadores e famílias, e é de interesse nacional se comunicar com o público internacional”, afirmou a Secretária em uma diretriz do 8 de março.

“Através da liberação responsiva de informações e imagens precisas para o público nacional e internacional, os assuntos públicos colocam as ações operacionais em contexto, informam as percepções sobre as operações da Força Aérea, ajudam a minar os esforços de propaganda adversária e contribuem para a consecução de objetivos nacionais, estratégicos e operacionais”.

“A Força Aérea deve responder a solicitações de informações e material liberáveis. Para manter a credibilidade do serviço, os comandantes devem assegurar um fluxo oportuno e responsivo de tais informações “, escreveu ela.

Mas, da mesma forma, os atrasos injustificados ou interrupções no fluxo público de informações da Força Aérea ameaçam minar a credibilidade do serviço. Consultar Gestão de Relações Públicas, Diretriz de Políticas da Força Aérea 35-1, 8 de março de 2018.

FONTE: Secrecy News

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago

Estao certos eles. Demorou. Essa questão de muita “transparência” nao ajuda em nada taticamente. Acho q nem deveriam ser divulgadas tantas infos assim do caos do programa f35 q tds adoram discutir, por exemplo.

Ricardo Da Silva

A questão é que quando as notícias e informações servem como propaganda positiva dos EUA e seus produtos, eles adoram divulgar mas quando não vai de acordo como eles querem vão restringir. Compare o o F-117 e o F-35: O 1º, um jato de ataque estratégico furtivo para uso exclusivo da USAF, não precisava ser vendido => só foi divulgado quando operacional e com missões Já realizadas; O 2º, um jato proposto para substituir caças na classe do F-16 no maior número de forças aéreas do mundo => para ser vendido foi dada visibilidade, lamentavelmente as notícias não foram as… Read more »

Flamenguista

Eae, Galante!! Com certeza foram os posts negativos sobre o F35 que o Poder Aereo publicou nesses , ultimos dias!! Enquanto vcs nao publicarem algo positivo sobre o caça, a situaçao será essa.
Tem colegas que desconhecem aquela frase… Não matem o mensageiro!!!

SRN

Rodrigo

O Pentagono esta muito preocupado com as fake news deste blog, cujo objetivo é impedir que o Brasil e Argentina adquiram o F-35, como vetor princicpal quando este estiver operacional.

Antonio

Quando o F-35 estiver operacional, a China e a Rússia estarão fornecendo algo semelhante à Enterprise e a naves Klingon.

Gustavo

hahahahahaha

Advisor

Hein?

João Augusto

aeuhaeuhaeuhaeuaehauehuehueahaueahuauheuha
Agora foi…
Daqui a pouco estão chamando os editores de petralhas.

Gustavo

pensei o mesmo hahaha

Ivan

Ops…

Eduardo de Castro

Eis o upgrade que faltava ao F-35. Agora vai!

Mas não é tecnologia nova. Minha mãe, no alto de seus 91 anos, chama isso de varrer a poeira para debaixo do tapete.

Ahh, e antes que alguém venha retrucar citando (de novo, e de novo e de novo) caças russos e chineses: eles também detêm essa tecnologia, e fazem uso dela o tempo todo.

Rinaldo Nery

Acho que o Bosco mandou um email reclamando do excesso de transparência. …. kkkkkk
Desculpem a brincadeira. Não resisti.

Julio

kkkkkkkkk

Pensei a mesma coisa.

PC de Bordo

Excelente. Acho que assim, talvez, o status do F-35 e de outros projetos americanos subam e cheguem ao níveis dos similares chineses e russos.

PauloR

Pronto, agora o F-35 se torna o avião dos sonhos do fã-clube. Ninguém vai saber que não presta e é caro.

Doug385

Verdade. Finalmente eles aprenderam a gerir um programa de caça de quinta geração com russos e chineses onde os problemas simplesmente não existem e os custos ninguém nunca vai saber.

Victor Moraes

Fazem muito bem… finalmente

Gabriel

Conter as informações sobre o Abacaxi Voador é a palavra de ordem.

HMS TIRELESS

O único problema é que isso não tem nada a ver com as informações do F-35, que são oriundas de relatórios do órgão de auditoria do Congresso.

Chato né?

Bosco

Na verdade a grande fonte dos defeitos do F-35 são os relatórios do DOT&E, que se reporta ao Secretário de Defesa..

HMS TIRELESS

Bosco, também o GAO (Government Accountability Office) do Congresso tem essas informações..

Rodrigo M

Humm.. Então a grande questão, não são as centenas de problemas do avião, mas sim as fontes que os relatam..
Interessante.

HMS TIRELESS

Não, a questão é que os problemas do F-35 continuarão de conhecimento do público pois essas informações são oriundas de órgãos de controle do legislativo e do executivo e não da assessoria de imprensa da USAF.

Tem gente lamentavelmente que pensa que os EUA são a Rússia ou a China ou seja, uma autocracia ou uma ditadura totalitária.

Bosco

Rodrigo,
A questão é maior do que isso. A questão é que pelo menos a USAF parece ter compreendido que as características dos EUA, dominado atualmente pelo politicamente correto, não podem ser utilizadas livremente em desfavor do próprio EUA, e no processo beneficiar os “inimigos” dos EUA que não têm as mesmas características e não rezam pela cartilha do politicamente correto.

Jefferson Ferreira

Não sei o que é mais engraçado essa nova diretriz ou quem acredita que TUDO que acontece era divulgado. Pode ter certeza do que vem a tona é só uma parte dos problemas, incluído o do F35…

Willhorv

Resumindo….
Calem a boca sobre nossos projetos, melhorias, estudos e desenvolvimento.
Tudo será classificado como área 51….
Pois foi uma exigência dos manos que vieram no óvine nestes dias passados…

Daglian

Demoraram (e muito) para fazer o que chineses e russos sempre fizeram. O contribuinte tem direito de saber dos problemas do F35, mas informá-lo também avisa os adversários dos EUA. Como lidar com esse paradoxo sem prejudicar a questão da democracia? Penso que a solução será essa da USAF: a transparência ficará de lado, já que qualquer informação passada aos inimigos é extremamente negativa para a segurança dos EUA.

Andre

Agora ele terá a mesma quantidade de problemas dos su57

Eduardo de Castro

Exatamente. A partir de agora ele já pode voar através de cúmulo-nimbos e só precisa trocar de pneus em 2050. Até a Argentina já pode encomendar algumas unidades.

Flanker

Todo tipo de informação de programas militares americanos só são divulgadas se eles quiserem. Quantos programas secretos eles já tiveram? Lembram do F-117? E eles podem estar desenvolvendo outros projetos sem que ninguém saiba. E quanto a esconder os problemas do F-35, é algo que não foi feito até agora, pois até o porteiro do meu prédio sabe das deficiências desse projeto. E agora eles resolveram dar uma segurada. Acho normal. Os parceiros do projeto e aqueles que estão adquirindo esse caça saberão em que pé anda a solução dos problemas, sem que para isso todo mundo deva ficar sabendo.… Read more »

luiz Antonio

De uma coisa eu tenho certeza: Um país que devido a uma bobeada homérica sofreu o ataque das Torres Gemeas, teve um lição dolorosa e inimaginável. O que estão fazendo agora é apenas um afago nos egos da imprensa especializada e demais “paraquedistas” que significa “acabou a moleza”. O resto é teoria da conspiração.
Agora, afirmar que a USAF esta preocupada com o que discutimos aqui é um pé-no saco heim? Brincadeira tem limites e não pode ofender a inteligência dos nobres colegas conscientes.
Abraços

Joli Le Chat

F35 não presta porque todo mundo sabe dos problemas dele? Vou fazer um convite: entre no site da FAA, na parte de diretrizes de aeronavegabilidade e procurem por Boeing 737 (https://www.faa.gov/regulations_policies/airworthiness_directives/search/?q=boeing+737). Serão quase 600 diretrizes de aeronavegabilidade. O que dizer desta aeronave? Também não presta? Problemas são descobertos. Problemas são reparados. A vida segue e o avião continua a ser desenvolvido. Por outro lado, curiosamente, o projeto russo Su-57 é uma maravilha invencível desde os seus primeiros rabiscos. O fato de os russos não terem a mesma política de transparência e não divulgarem nada não quer dizer que o avião… Read more »

Guilherme Poggio

Joli Le Chat

As questões do 737 e os problemas do F-35 são coisa beeeeemm diferentes. Olha o que um entrega e o que o outro entrega. Além disso, o F-35 é construído com dinheiro público (do contribuinte norte-americano) e o 737 é uma iniciativa privada de uma empresa civil.

Julio

Eu não duvido que o F-35 vá ser financiado pelo “black budget” do Pentágono e, com isso, todo o projeto se torne secreto.

Thiago

Historicamente a gente só vai ficar sabendo de tecnologias já sendo aplicadas hj pelos eua daqui uns 15 anos. Se o f35 deram td essa abertura de info imagina oq esta na cartola. Vide f117, b2, até o sr71….

Thiago

Se bem os q citei nunca foram disponibilizados p outros países aliados….

Thiago

Será q o airora existe mesmo.? Podiam colocar umas matérias dessas por aqui mais recentes. Apesar de serem especulativas

Bosco

Thiago, O mais recente projeto secreto americano financiado com verbas secretas e que foi divulgado é o RQ-180, da Northrop, que é um imenso drone stealth subsônico, de alcance global, utilizado para ISR penetrantes (em território contestado) e possivelmente ataque eletrônico e convencional. A USAF ainda não mostrou fotos dele e não disse quantos têm mas já confirmou sua existência e que se encontra em operação. Tudo indica que seja baseado no X-47B, da mesma empresa. Em relação ao Projeto Aurora, o que se tem próximo disso e que oficialmente está sendo desenvolvido pela Lockheed é o SR-72. Também seria… Read more »

Thiago

*aurora

Bispo

Se existisse.. os EUA não estaria atrás de China e Rússia no quesito hipersônico.

Bosco

E quem disse que está??

Bosco

Bispo, Quando se fala de tecnologia hipersônica “stricto sensu” se subentende a tecnologia de voos acima de Mach 5 com motores aspirados (ou planando na estratosfera a mais de Mach 20). Atualmente nenhum país tem armas ou aeronaves assim, apesar dos russos anunciarem que irão colocar em operação o Zircon esse ano, que supostamente seria propulsado por um scramjet. Se o Zircon entrar mesmo em operação os russos poderão se gabar de terem alcançado sucesso primeiro na tecnologia hipersônica (se o Aurora não existir rsrsrs). O míssil Kinzhal apesar de ser hipersônico não faz parte da chamada “tecnologia hipersônica” por… Read more »

Leonardo

Resta saber até que ponto os erros do projeto eram verdadeiros e teriam sido divulgados por “excesso de transparência” ou se eles sequer existem e foram vazados de propósito para a mídia. Se este for o caso, os russos e chineses devem estar pensando que o avião está inoperante, quando já pode estar sobrevoando a cabeça deles.

Ozawa

A USAF ampliando a tecnologia stealth, agora nos espectros visuais, sonoros, eletrônicos e também de mídia.

Aquele último ambiente talvez será o de mais difícil ocultação pelas poderosas contramedidas do, reconhecidamente, investigativo jornalismo dos Estados Unidos que certamente adotará resposta contra o agora baixo “Report Cross Section” da USAF …

Tadeu Mendes

Melhor não ajudar aos inimigos, divulgando tanta noticia. Pelo menos a DARPA guarda seus segredos a sete chaves.

Eduardo de Castro, não viaja na maionese, porque nem russos e nem chineses detêm essa tecnologia. Estão operando fakes.

Tecnologia Stealth foi criada nos EUA, e continua sendo aperfeiçoada nos EUA. O única país que opera tecnologia furtiva, fora os Estados Unidos, por enquanto é Israel com seus F-35.

Eduardo de Castro

Caro Tadeu

Releia por favor o que eu escrevi. Eu me referia à tecnologia de ocultar informações.
Quanto à detenção de tecnologia stealth por russos e chineses, eu sequer citei no comentário.

Aliás, nunca citei nada sobre isso em nenhum comentário, simplesmente porque russos e chineses ocultam tantas informações, que acho temerário emitir alguma opinião.

Um abraço

JT8D

Não sejam sutis nem usem de ironia ser avisar, porque interpretação de texto é um problema grave no Brasil

Eduardo de Castro

Pois é. Uma pena que não seja permitido editar comentários. Eu teria editado o meu, de forma menos irônica. Se o Tadeu, que acompanho aqui no fórum há muito tempo, não entendeu, imagina o pessoal do ENEM recém-chegados.

Hiroyuki

As pessoas estão apoiando essa atitude, mas estou com uma impressão se fosse a mesma coisa no Brasil essas mesmas pessoas estariam criticando, e falando que censurar de governo comunista, só para deixar claro eu acho essa paranóia de esquerda vs direita uma tremenda idiotice.

Tadeu Mendes

Caro Eduardo de Castro,

Para falar a verdade eu entendi seu comentário de maneira oposta ao seu objetivo.

Penso que foi uma questão de semantica. Ou a sua mensagem foi ambigua ou eu deduzi o contexto erroneamente.

Peço desculpas.

Bruno w

Off
Vem ai o F18 “stelf” ,agora deve dar certo….

Rodrigo M

Ufa…
Finalmente as amantes do Tio Sam agora poderão dormir um pouco mais sossegadas sem tanta preocupação em ler um montão de matérias aqui no Poder Aéreo denegrindo a imagem do F-35.
Já estava mesmo ficando chato..

ODST

O EUA descobriu só agora um truque básico que outros países sabiam já faz décadas; o de não sair divulgando tudo aos quatro ventos…

HMS TIRELESS

Ao contrário de determinadas autocracias governadas por déspotas corruptos e seu círculo de oligarcas e ditaduras totalitárias de partido único, os EUA são uma democracia. E o corolário da democracia é justamente a transparência e publicidade da administração pública. Logicamente que as informações relacionadas à segurança nacional são mantidas em sigilo (e lá quando você não tem traidores como Snowden na jogada o sigilo funciona) mas a regra é que as informações sejam públicas.

pangloss

Para mim, o paradigma de transparência é o Irã, que divulga tudo o que o Qaher-313 faz. Divulgam até o que ele não faz, tamanho o empenho iraniano em informar tudo ao mundo.
Ah, sim: vou seguir o conselho do JT8D e avisar expressamente que eu estou sendo irônico.
Sobre a USAF, será que eles manterão silêncio quando for de interesse deles pressionar a Lockheed Martin (ou qualquer outro fornecedor que não atenda ao contratado)?

Defensor da Liberdade

Deve ser por que vão instalar armas de energia direcionada igual no ACE COMBAT ZERO, e aumentar os custos do projeto em mais 15 bilhões, e mais 1.000 problemas também. Liga a impressora Trump, que tem um bocado de trouxas doidos para comprar o excedente de doletas.

bitten

Essa novidade me lembrou uma piada que correu em Washington na época do caso Irangate. Na época, envolvidos os EUA na guerra híbrida na Nicarágua (sei q o conceito é posterior ao caso Nicarágua, mas todos os elementos formadores dele cabem lá), o estouro do escândalo, que envolvia ações ilegais promovidas pelo Conselho de Defesa Nacional, abalou o governo Reagan, que estava no meio do segundo mandato. Segundo a piada, o vice presidente George Bush convocou seus assessores, e soltou a nova: “Vamos finalmente enfrentar nosso grande inimigo!” Mais da metade dos caras olhou em torno procurando a saída mais… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo, uma obviedade a ser feita diante de um cenário internacional mais agitado.

Conforme for não veremos mais as bases americanas escancaradas no Google Earth,

Sérgio Luís

E por falar em F-35 ( Natimorto) parece que o governo americano vai iniciar a produção do f-18 furtivo!?!

Russian Bear

Em todos os canais da trilogia é uma amontoado de achismo por parte dos ” especialistas” de plantão.
Sabem com clareza de detalhes absurda.. de mísseis intercontinentais até aviões Stealth.
Qualquer afirmação sem estar vivendo de perto estas realidades é pura leviandade.

Formiga

Já vi em alguns blogs que os gastos da China e Russia são irreais. O Putin criou uma conta secreta para gastos com defesa e a China só divulga o que quer.Fazem isso para “disfarcar” o rearmamento.