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Infográfico do caça russo de quinta geração PAK FA T-50

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A agência russa de notícias produziu um infográfico detalhado do caça de quinta geração Sukhoi PAK FA T-50.

Os aviões de combate russos PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoy Aviatsyi) começarão a entrar em serviço nas Forças Armadas do país em 2019.

Para acessar o infográfico, clique aqui.

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Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Os dados não são nada que já não tenha sido divulgado na mídia, aparentemente são só estimativas do pitaqueiros, apenas reunidos num único local.

Felipe silva
Felipe silva
3 anos atrás

Muito elucidativo sobre as capacidades do T-50. Ao que parece não é uma aeronave stealth.

Rodrigo M
Rodrigo M
3 anos atrás

Que máquina.. Como é bonito esse avião!
Se o desempenho corresponder pelo menos a metade do visual, já não vai ter pra ninguém.
*turminha americanófila: Eu como aficionado em aviação não me importo com a nacionalidade do avião.

donitz123
3 anos atrás

Ainda está devendo o super-cruise.

ederjoner
3 anos atrás

Incrível as distâncias de alcance radar e dos misseis divulgados pelos russos, será verdade?
No mais, não deve ser desmerecido, pois se trata de uma aeronave com procedência já reconhecida, logo logo existirá as centenas na força aérea russa.
Quanto as comparações, fica bem complicado, pois prefiro tratar assim, “Os fabricantes fingem que publicam a verdade sobre seus vetores e nós fingimos que estes dados são reais, qualquer que seja a origem do aparelho”, ou alguém acredita mesmo que um fabricante que gastou bilhões para desenvolver um produto para defesa vai publicar na net todos os dados de seu produto…

Paulo Maffi
Paulo Maffi
3 anos atrás

Infográfico a altura dessa linda aeronave! Óbvio que eles não vão dar de bandeja suas capacidades reais exatas e informações cruciais do projeto, mas não duvido do seu potencial, visto que parte de uma plataforma bastante consagrada que deu origem a uma família de respeito. Penso que a nossa cultura e doutrina operacional ocidental nos condiciona a enxergar sempre com desconfiança os projetos que surgem do lado de lá – desde os Chineses, passando pelos indianos e paquistaneses, a até mesmo os experimentados russos.

Rodrigo M
Rodrigo M
3 anos atrás

donitz123 19 de julho de 2017 at 12:44
.
Consta nos dados divulgados neste infográfico, a informação de uma segunda geração de motores com 180Kn cada.
E pouco mais abaixo a informação de velocidade de cruzeiro de 2100km/h.
Resta saber, se será a partir do uso desses novos motores.

Ivanmc
Ivanmc
3 anos atrás

Excelente!

donitz123
3 anos atrás

Rodrigo M 19 de julho de 2017 at 13:12
.
De fato a pré-série não oferece a capacidade de super-cruise. O futuro motor promete isso. Sem essa capacidade será um caça da “4.9” geração.

Flamenguista
Flamenguista
3 anos atrás

Creio que os russos quiseram fazer um caça que fosse de difícil detecçao pelos radares…. Parece que estao no caminho certo. Ja o F 35 me parece ter sido feito para ser realmente invisivel aos radares. Tenho minhas duvidas!!
SRN

Emmanuel
Emmanuel
3 anos atrás

Os russos estão de parabéns. Ponto. Se o T-50 é melhor que o F-35 ou vice-versa eu não sei. Apenas sei que eles têm que correr atrás do prejuízo. Os Estados Unidos têm o F-22 operacional há anos. Está vindo com o F-35 agora. Nada mais natural que os outros países também tenham um “istelfi” para chamar de seu. A Rússia está concluindo o seu projeto. China também. Alemanha e França deverão fazer um em conjunto, ou seja, nem começaram ainda. Coréia do Sul também. A Suécia pensa o mesmo. Nós que ficamos para trás. Acredito que deveríamos entrar no… Read more »

Bardini
Bardini
3 anos atrás

Russos chutam que o RCS fica em torno de 0,3-0,4 m^2?
Pessoal desse lado chuta que o RCS fica em torno de 0,1m^2?

Qual o RCS para ser considerado 5ª Geração?
Pq se for isso ai, tem mais algumas aeronaves que poderiam ser consideradas 5G…

Paulo Jorge
Paulo Jorge
3 anos atrás

Os números de performance só devem ser mensurados e valorados quando for divulgado o preço da aeronave. Se o T-50 custar mais que o F-35, não será todo esse monstro alardeado, mas se vier custando até 30% menos, já será uma aeronave bem sucedida. Ninguém em sã consciência pagaria num F-16 a etiqueta do Raptor. Não que o modelo russo seja um “F16” do Oriente, muito pelo contrário. O atrativo pelos equipamentos russos sempre foi o preço junto à performance no estado da arte. O T-50 tem pela frente um programa não tão transparente quanto o JSF e uma escala… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
3 anos atrás

Afinal, qual será a designação do T-50 PAK FA? Su-50, ou outra coisa?!

Gustavo Affonso de Paula
Gustavo Affonso de Paula
3 anos atrás

Que bacana o infográfico!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

Wellington, se for seguir a disciplina da época soviética, ele seria chamado Su-37 ou Su-39, pois os Sukhois monopostos são sempre números ímpares (com algumas exceções).
.
Se for para seguir a disciplina da FAB, ele poderia ser qualquer coisa…

ScudB
ScudB
3 anos atrás

As designações Su-37/39/47/49 já foram usados.
Provavelmente vai ser algo SU-5x (Su-50 e Su-55 bi-posto ou Su-57/59).Imho…
Um grande abraço!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
3 anos atrás

ScuB, nenhuma aeronave operacional surgiu delas. A designação Su-35 por exemplo, foi reciclada.

Nonato
Nonato
3 anos atrás

Esse RCS realmente não é stealth. O RCS envolve apenas o radar, não é? E nada tem a ver com o calor dos motores? Até que ponto os novos motores reduzirao a emissão de calor? Vocês acham que com esse RCS será detectado a que distância? Será um avanço em relação aos su 27, 30 e 35 ( qual o RCS deste último?). Esse tipo de divulgação é complicada. Querem fazer propaganda. Quanto melhores os números divulgados, mais medo metem no adversário que evitam guerra. O que é melhor? Aumentar ou reduzir os números? Sobre preço, é tudo besteira. Essa… Read more »

ScudB
ScudB
3 anos atrás

Isso é típico deles (Su-7 , 17 tb foram)..

donitz123
3 anos atrás

Nesse meio tempo os russos e indianos vão se entendendo.
.
https://www.rt.com/business/396808-india-russia-generation-fighter-aircraft/

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
3 anos atrás

Não tem radar e nem motor definitivo. Existem dúvidas acerca do RCS do aparelhos. A Rússia não tem grana para levar adiante o desenvolvimento do aparelho. Para piorar a mídia russa é de desonestidade ímpar além do que ali a consura é forte. E ainda assim há quem diga que o aparelho é o P* das galáxias.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Dos caças de quinta geração atualmente em operação e desenvolvimento o pak-fa é o que menos apostou em baixa detectabilidade ao radar. A maioria das análises aponta pra algo próximo aos atuais Europeus quando “pelados”, ou seja, incapazes de realizar missões de combate e ataque, contudo é preciso lembrar que estamos vendo uma aeronave utilizando motores provisórios, então mudanças são possível e prováveis, acredito que miram um RCS frontal na casa dos 0,01 m²…. Os russos privilegiaram o desempenho aerodinâmica e capacidade de detecção em múltiplas bandas na quinta geração de caça e o resultado foi muito bem resumido neste… Read more »

Plamber
Plamber
3 anos atrás

@HMS TIRELESS

Existem pessoas que dizem que até o F-35 é o pica das galáxias, então nada mais justo do que acontecer o mesmo com o T-50.

Ulisses
Ulisses
3 anos atrás

Pessoal é impressão minha ou o RCS divulgado é menor do que o do esperado para o Grippen E?

Ulisses
Ulisses
3 anos atrás

Corrigindo: “É maior do que o do Grippen E”?

Nonato
Nonato
3 anos atrás

HMS.
Posso estar enganado.
Mas acho que desenvolvimento de equipamentos militares na Rússia não depende de dinheiro.
Dinheiro para o quê?
Vão comprar o que de quem?
Tem empresas próprias e públicas.
Os engenheiros já estão lá. Têm computadores, etc.
Alguns locais de desenvolvimento até parecem (e talvez sejam) bem rudimentares…

_RJ_
_RJ_
3 anos atrás

Achei fantástico a projeção do RCS da aeronave. Assim que entrar no mercado o caça Stealth Pak-FA T-50, o Rafale e o Gripen-E se tornarão caças Stealth também (por comparação)…

Bosco
Bosco
3 anos atrás

Só lembrando pessoal, que a se confirmar um RCS tão grande do T-50 ele ainda tem a vantagem sobre os eurocaças de 4,5ª G de manter esse RCS mesmo “totalmente” armado, com os compartimentos internos de armas “repletos”.
Os caças europeus de 4,5ª G e os F-18E/F têm RCS frontal entre 0,1 e 1 m², mas “limpos”.

Nikiti
Nikiti
3 anos atrás

Hahaha… Nossa essa papo de Russia dem dinheiro. Ele financeiramente são muito mais saudáveis que a maioria do Ocidente.
– Baixíssimo endividamento
– Maiores reservas de Petróleo e Gás
– Uma das maiores reservas de Ouro e Dinheiro do mundo
– Economia deles já saiu da recessão em 2016
– Alta escolaridade
– Um dos maiores credores dos países daUnião europeia junto a China

Bosco
Bosco
3 anos atrás

Bardini, Caças de 5ª G e aeronaves stealths em geral são ditos terem RCS frontal nível VLO (very low-observable), o que deve ficar abaixo de 0,1 m² (-10 dB) , provavelmente abaixo de 0,01 m² (-20 Db). As aeronaves ditas semi-stealths ou nível LO (low-observable) tem RCS abaixo de 1 m². Os caças de 4,5ª G podem ser considerados semi-stealths desde que tenham uma quantidade de carga externa que não comprometa muito o RCS, como por exemplo um par de mísseis BVR e um par de mísseis WVR. E só! A se confirmar o RCS do T-50 sendo de 0,4… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
3 anos atrás

Meus caros,

para aficionados e fans da aviação em geral como eu, vai aqui um vídeo pra você se esbaldar, babar mesmo. Pegue o lenço pra limpar a baba…
.
Vídeo de treino de um SU 35S para o MAKS 2017….incrível!!!! Sinta o barulho do motor do bichão…
.
https://www.youtube.com/watch?v=bAkFQFwWuvU

Grato

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
3 anos atrás

Obviamente meus caros não podia deixar de brindar os amigos com o elemento deste post…
.
Então, saiam da frente os medrosos pois aí vem ele…
.
Sukhoi T50 em seus voos de treino para o MAKS 2017.
.
https://www.youtube.com/watch?v=EVlTjSlo4fM
.
O vídeo é PICA…
.
Grato

MadMax
MadMax
3 anos atrás

Só pra comparar, alguém tem aí o RCS dos silent Eagles?

MadMax
MadMax
3 anos atrás

Também tem armas internas, seria uma boa comparação.

Bosco
Bosco
3 anos atrás

Este gráfico é ilustrativo acerca do que se considera “convencional”, “LO” e “VLO”.
comment image
Eu me lembrava dele no “ausairpower” e quase acertei. rsrs

Rodrigo M
Rodrigo M
3 anos atrás

MadMax,
.
Aqui no PA tem muitas matérias sobre esse natimorto, é só procurar lá no campo de busca.

Bardini
Bardini
3 anos atrás

Bosco,
Agradecido pela resposta.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
3 anos atrás

Eu não acho que o Su-50 seja tão bom quanto os Americanos, acredito que é uma geração 4.8 e não 5¤ geração. A queda da União Soviética atrasou a Rússia em relação ao ocidente, e isso não se recupera da noite para o dia. Mesmo com todo o Know How adquirido na era soviética, alcançar os EUA em tecnologia militar é praticamente impossível, é o maior orçamento e o melhor sistema de ensino (P&D) do mundo os Russos sabem disso. Mas o X da questão é o mesmo que aparece quando aparece a pergunta: Qual rifle é mais preciso, o… Read more »

Bosco
Bosco
3 anos atrás

O grande e potente radar AESA (na verdade são 3) do T-50 combinado com seu RCS reduzido sem dúvida o deixa superior aos caças de geração 4,5. O míssil K-77 terá alcance capaz de atuar de modo satisfatório combinado com as duas variáveis anteriores contra os caças de geração 4,5.
Também os engenheiros russos acreditam que o RCS relativamente alto do T50 seja suficiente quando combinado com os radares banda L para pelo menos igualar as coisas em relação aos caças de 5ª G americanos.

ederjoner
3 anos atrás

Acredito que também foram considerados outros dois fatores: Embargos e Preço: Provavelmente haverá países que queiram o F-35 mas terão seu pedido negado por Washington, desta forma os russos devem conquistar estes clientes, provavelmente os países que já conhecemos… Quanto ao custo, não sabemos ainda o preço real do F-35 e muito menos o preço de T-50, mas imagino que o caça russo seja mais barato de comprar e manter, e se isto for verdade, pode ser levado em conta na hora da compra, ainda mais se a diferença de preço for bem considerável, como por exemplo o preço de… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
3 anos atrás

O Vídeo do T-50 pode até ser P* mas o fato é que o programa está enfrentando atrasos e como já disse não apenas ainda não tem os motores e radares definitivos como também a redução de RCS se mostra aquém da desejável para um avião que é apresentado como furtivo. No mais essas manobras podem até ser muito bonitas em Show aéreo mas em combate aéreo aumentam a sua chance de ser abatido, algo que os pilotos italianos descobriram tragicamente no norte da África durante a II Guerra Mundial e muita gente sedizente esperta até hoje ainda não compreendeu.… Read more »

Antonio Oliveira
Antonio Oliveira
3 anos atrás

Eu acho particularmente não que os russos são crianças oligofrênicas sem malícia, como muitos aqui pensam.
Aí nesse angu tem caroço. Não iriam gastar tanto tempo para desenvolver algo ultrapassado.
Esse RCS já havia sido divulgado bem antes e já se especulou muito sobre o motivo de ser tão alto comparado aos caças stealth ocidentais, como ausência de material RAM por exemplo.
Não divulgaram esse número para mostrar que são atrasados tecnologicamente ou incapazes

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
3 anos atrás

Antônio, os russo não estão gastando tempo desenvolvendo algo ultrapassado mas sim estão tendo muitas dificuldades, inclusive financeiras, para desenvolver um vetor no estado da arte. Ocorre que certas categorias desonestas de comentaristas ao mesmo tempo em que atacam o F-35 cantam loas ao T-50 apesar de todos os problemas enfrentados pelo projeto.

Jorge F
Jorge F
3 anos atrás

Queria que nós brasileiros tivéssemos esta disposição de gastar recursos para alcançar a excelência. Se / quando os russos resolverem os problemas do T-50, mais uma vez se colocaram como nação respeitada, dominadora dos ciclos de produção. E nós voaremos Gripens com motores ingleses, radares Europeus, aviônica da ELT made in USA e fanfarrões anunciaremos ao mundo que temos o caça com melhor custo benefício do mundo e que dominamos a tecnologia aeroembarcada nas aeronaves. Teremos uma montadora de Gripen na América Latina que venderá as aeronaves para países como Colômbia, Perú e talvez o Chile. Quando / Se essas… Read more »

Jorge F
Jorge F
3 anos atrás

Ainda acho estranho nesse T-50 a aparente ausência de compartimentos para os mísseis, típicas do F-22 e do F-35. Não é possível que gastem uma nota com tecnologia furtiva para deixar a míssil pendurado na asa?

João Borges
João Borges
3 anos atrás

PRAEFECTUS 19 de julho de 2017 at 21:01

Nossa, que manobra é aquela do SU-35 aos 6:38 minutos do vídeo! Nunca havia visto, sensacional!

ARC
ARC
3 anos atrás

O T-50 já vem demonstrando seus avanços, é questão de procurar na net pra achar dados oficiais e o cronograma do projeto caso não haja no demonstrativo. Sendo um projeto de grande avanço, com foco de avanço em todos os componentes, será um caça único no oriente, agora se vai igualar, ser inferior ou superior aos americanos só o tempo dirá, e isso é muuuito relativo, dado que o caça em comparação direta tem variáveis a serem consideradas muito complexas de serem comparadas, e dentro da doutrina onde atua mais ainda. Creio que o cronograma segue sendo obedecido segundo a… Read more »

Jr
Jr
3 anos atrás

Jorge F, quem disse que o T-50 não tem compartimento para mísseis???? Tem até vídeos no YouTube dele lançando mísseis de dentro do compartimento, você deve estar confundido o T-50 com o KF-X Sul Coreano