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MAKS 2017: sessão de treinamento

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Jornalistas e fotógrafos puderam acompanhar ontem a sessão de treinamento para o Show de Aviação Internacional e Salão de Espaço MAKS-2017 no aeroporto internacional de Zhukovsky, na Rússia.

O evento inicialmente organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia até 2009, foi mais recentemente assumido pelo Governo de Moscou e Aviasalon. O primeiro show, Mosaeroshow-92, foi realizado em 1992. Desde 1993, o show aéreo foi renomeado como MAKS e é realizado em todos os anos ímpares.

O MAKS é um evento importante para a indústria de aviação russa e a Comunidade de Estados Independentes (CEI). Embora tenha começado principalmente como um evento de entretenimento, o show logo se tornou um mercado onde empresas russas aeroespaciais poderiam negociar contratos de exportação e as companhias aéreas russas poderiam fazer contatos estrangeiros.

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Rodrigo
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Rodrigo

O piloto da Belarus nao teve tanta sorte, teve que se ejetar do MIG-29 na decolagem.
https://www.youtube.com/watch?v=aGEXUSvlz2U

Alfredo Araujo
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Alfredo Araujo

As manobras de stoll do Pak-FA… foram DUCA$@## !!!
Palmas para o piloto !!!! E p/ a FA russa de colocar um protótipo para fazer uma demonstração dessas… rsrs

diogo de araujo
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Existe algum registro de su 27, 29, 30 ou 35 vencendo alguma batalha aérea? Porque todo mundo fala muito bem deles mas nunca encontro nada sobre sua eficácia em combate

carcara_br
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carcara_br

Diogo procure pelo conflito Etiópia x Eritreia

Paulo Jorge
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Paulo Jorge

O PAK FA tem tudo para deslanchar na arena de combate da primeira metade do século.
Só espero que ele tenha mais sorte do que os Flankers que ficaram restritos a conflitos insignificantes em nações irrelevantes.

Sds

Ivanmc
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Ivanmc

Uma verdadeira aviação de caça sem dependência alienígena. Ótima matéria.

Antonio de Sampaio
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Antonio de Sampaio

O novo presidente do Peru não quer nem mais ouvir falar dos russos e seus equipamentos militares, me parece que se alinhou completamente aos Estados Unidos. Tenho muitas dúvidas sobre a real capacidade furtiva do T-50, além do formato, isso também é garantido pelo material de que é composto e fabricado, até mesmo da pintura, e da parafernália eletrônica que transporta a bordo, acho difícil que os russos tenham chegado ao refinamento tecnológico do F-22. Não consigo entender essas duas enormes bocas de escape de gases, sem tratamento térmico algum, é direto e pronto, é algo realmente denunciador da posição…… Read more »

Renan
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Renan

Lindo, todas as aeronaves são belas uma obra de arte.

Wilton Feitosa
Visitante
Wilton Feitosa

Me perdoem, mas não consigo entender esse ceticismo em relação a Russia …
Os caras tiveram e ainda tem, matemáticos e físicos fantásticos…
Inventaram tecnologias incríveis que mudaram o mundo …
Durante anos estiveram na vanguarda das viagens espaciais …
Desenvolveram tecnologias incríveis…
Outro dia, um subnuc, apareceu para tomar um sol em pleno golfo do México …
O fato dos caras não estarem alinhados ao ocidente não os tornam menos capazes, a China é outra prova disso …

Rodrigo M
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Rodrigo M

Antonio de Sampaio 17 de julho de 2017 at 0:19
.
“Não consigo entender essas duas enormes bocas de escape de gases, sem tratamento térmico algum..”
.
Olha, não sei quem decretou essa lei que obriga toda aeronave de 5°G ter bocais de saída dos motores iguais aos do F-22, mas pelo jeito os próprios americanos se esqueceram de segui-la no F-35.
By the way… Quando é “Made in USA” não tem problema.

Ypojucan
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Ypojucan

Rodrigo, na verdade ninguém decretou nada. Na verdade, não só o F-35 não os tem, como os projetos do novo caça da Korea do Sul, Turquia e mesmo o novo projeto dos Europeus para um caça furtivo também não tem. O que ocorre é que desde o primeiro voo do F-22, lá se vão mais de duas décadas e com o passar do tempo, parece que a furtividade nos bocais dos motores hoje é realizada de outra forma, com outros tipos de materiais que reduzem a assinatura térmica dos motores e não mais com o conceito dos bocais a la… Read more »

Diogo de Araujo
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Obrigado Roberto Santana e Carcara

Rodrigo M
Visitante
Rodrigo M

Ypojucan,
Eu sei disso tudo..
Mas, como tudo indica que outros comentaristas ainda não saibam, valeu sua explicação.

Bosco
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Bosco

Os americanos se esmeraram em tubeiras de escape nos F-117, F-22, B-2, nos UAVs RQ-170 Sentinel e General Atomics Avenger, nos mísseis JASSM e AGM-129, no futuro o B-21 e em todos os esboços dos futuros caças de 6ª G. Praticamente todas as aeronaves furtivas dos EUA independente de terem entrado em operação ou serem apenas de testes ou demonstradoras de conceito tiveram uma tubeira stealth. Só o F-35 é que tem uma tubeira “convencional” mas mesmo assim é dito ter reduzido RCS devido ao bocal picotado, mas parece não ter havido intenção alguma em reduzir a assinatura térmica. O… Read more »

PCOA
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PCOA

Vai ver a quantidade de calor liberada é tão imensa que se torna secundário a utilização dessas tecnologias frente ao refinamento dos sensores IRST

Bosco
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Bosco

PCOA, Mas teoricamente a diferença da assinatura radar deixariam os furtivos fora do alcance dos sensores térmicos dos caças inimigos independente de quão grande possa ser o calor emanado, e sem dúvida a radiação IR emitida pelo corpo das aeronaves stealths devido ao atrito com o ar (inclusive do F-35) tem uma redução e mesmo no caso do F-35 a radiação da chama da tubeira só seria “visível” no caso dele estar em pós-combustão e só a partir de determinados ângulos. Em relação à redução da assinatura térmica de modo geral em relação às defesas de terra o que se… Read more »