sexta-feira, setembro 17, 2021

Gripen para o Brasil

B-36 no Strategic Air Command & Aerospace Museum

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

b36-2Recentemente publicamos um post sobre a notícia da possível descoberta de uma bomba atômica que foi perdida em 1950  por um B-36 que caiu na costa oeste do Canadá (para ler o post clique aqui). Logo em seguida também publicamos um post sobre a fase de ouro do SAC (Strategic Air Command) durante a década de 1950 (clique aqui e leia a matéria completa e seus ótimos comentários).

O nosso amigo e colaborador Roberto F. Santana, que também participou dos comentários dos posts acima, nos presenteou com uma séria de fotos relacionadas aos textos. As fotos abaixo são de um B-36 preservado no Startegic Air Command & Aerospace Museum. Em post posterior publicaremos mais fotos sobre os aviões desse museu.

b36-1 b36-3

- Advertisement -

9 Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

Esses aviões conseguem ser feios e magníficos ao mesmo tempo…
Feios porque você enxerga como o detalhamento do projeto era primitivo, você olha e pensa “é uma geringonça que voa”.
Magnífico porque… porque simplesmente é! A superação inventiva da humanidade em uma velocidade nunca vista (pra matar, é claro). Simplesmente magnífico, embora não seja o meu preferido.

Celso Reis

O Convair B-36 é um dos aviões mais fantásticos da história da aviação, e o YB-60 derivado dele é também fabuloso.

Delfim Sobreira

Roberto Santana.
Sim, mas ele tinha um canhão 37mm e dois 23mm justamente para a impressão durar pouco tempo…

Leandro Costa

Ainda bem que consegui voltar à comentar hoje. Então, antes de mais nada, Roberto, obrigado pelas fotos! O B-36 sempre me fascinou, e ainda por cima você enquadrou uma das minhas aeronaves prediletas (ok, são muitas prediletas), o A/B-26 Invader. E interessante que conseguiu capturar também um XF-85 Goblin, um caça parasita projetado para operar à partir dos B-35 e B-36 devido ao curto alcance das escoltas em relação à esses bombardeiros. Não foi para a frente, mas a idéia era bem interessante para a época. . No B-36, como em qualquer outra aeronave, o ‘Aircraft Commander’ é o piloto.… Read more »

Marcelo Andrade

é. até hoje, o maior bombardeiro construído nos EUA.

Leandro Costa

Roberto, conheço os dois filmes. Muito bons, por sinal. A operação de checagem era o terror dos ‘Wing Commanders’ do SAC. Eram as chamadas “ORI’s” – Operational Readiness Inspections. Elas eram absolutamente rigorosas, e dependendo da nota de cada unidade, elas poderiam acabar com a carreira de muitos oficiais da unidade inspecionada. . Para tanto, existiam tripulações especialmente selecionadas pela sua eficiência durante essas inspeções, e que assim tinham uma ‘nota’ mais alta que as demais tripulações e eram designadas STANBOARD/EVAL porque elas acabariam por treinar um sem número de outras tripulações com o intuito de se conseguir tripulações da… Read more »

Delfim Sobreira

Leandro e Roberto.
Não pude deixar de ler sobre o nível de exigência das ORI’s sem lembrar da Teoria de Administração Científica de Taylor.

Rinaldo Nery

O comandante da aeronave tem gerência sobre assuntos relacionados à segurança na operação da aeronave. O comandante de missão gerencia a missão e seu perfil. O piloto (pode ser até mais antigo) é apenas o “motorista” (just the driver). Quem conduz o briefing do perfil da missão é o Mission Commander..
Inspeções anuais nas unidades subordinadas são comuns em todas as FA do mundo. Já sofri várias e conduzi algumas.

Leandro Costa

Sim, de fato após um briefing geral de uma missão, as tripulações STANBOARD/EVAL brifavam outros tripulantes em detalhes específicos, por exemplo, os navegadores líderes brifavam os navegadores das outras tripulações em um briefing específico para eles, etc.

Últimas Notícias

Governo argentino reserva US$ 664 milhões para compra de caças JF-17 Thunder em 2022

Segundo o site Aviacionline, foi apresentado ao Congresso Nacional da Argentina o projeto de orçamento para o ano fiscal...
- Advertisement -
- Advertisement -