domingo, agosto 14, 2022

Gripen para o Brasil

Força Aérea Israelense aposenta caças F-16A/B ‘Netz’

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

f-16a-netz

A Força Aérea israelense retirou de serviço seus jatos F-16A/B “Netz” na manhã do dia 26.12.16 durante uma cerimônia que aconteceu na Base Aérea de Ovda no sul de Israel. O F-16 “Netz” completou 36 anos de atividade operacional com a Força Aérea Israelense.

“Há pouco, o ‘Netz’ retornou de seu último voo depois de 36 anos de serviço”, disse o coronel Itamar, comandante da Airbase de Ovda. “Hoje, dizemos adeus a um avião incrível que parece ter sido criado por um artista, um avião que se adapta às suas missões como uma luva”.

“Hoje assinamos o último capítulo da aeronave ‘Netz’ na IAF”, acrescentou o tenente-coronel Udi, comandante do esquadrão “Flying Dragon”, que tem pilotado a aeronave nos últimos anos. “Apenas aqueles que tocaram na aeronave, apenas aqueles que foram tocados pela aeronave, sabem que o ‘Netz’ não é apenas um objeto – ele tem uma alma”.

Os F-16A/B foram introduzidos no serviço da IAF em 1980 e tiveram como primeiro “kill” um helicóptero Mi-8 sírio em abril de 1981.

O “Netz” realizou inúmeras missões e participou em muitas operações como a Segunda Guerra do Líbano em 2006, Operação “Grapes of Wrath” em 1996, Operação “Cast Lead” em 2008, Operação “Pillar of Defense” em 2002 e Operação “Protective Edge” em 2014.

Durante seus anos de atividade, a aeronave realizou 474 mil saídas e 335 mil horas de voo. “Nos livros de história, o ‘Netz’ será escrito como o avião que mudou a face do Oriente Médio”, afirmou o Brigadeiro-General. Amir Eshel, Comandante da IAF, na cerimônia.

O “Netz” também participou da Operação “Opera” contra o reator nuclear iraquiano em 1981.

FONTE: defense-watch.com

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Silva

Olá.
No cinema apareceram no filme “Iron Eagle”.
SDS.

Últimas Notícias

Grécia enviará uma carta de solicitação para atualizações de 38 caças F-16V em breve

Segundo informações, é apenas uma questão de alguns dias até que o Estado-Maior da Força Aérea Helênica envie a...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -