Home Data Comemorativa KC-390 abrirá o desfile aéreo no Dia da Independência

KC-390 abrirá o desfile aéreo no Dia da Independência

5518
72

Embraer KC-390 (2)

Esquadrilha da Fumaça também fará apresentação ao público no evento cívico

A aeronave KC-390 abrirá o desfile aéreo previsto para a cerimônia de celebração da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A solenidade começará às 9 horas da manhã da quarta-feira, dia 7 de setembro. Outras aeronaves da Força Aérea Brasileira também sobrevoarão o evento, entre eles os caças A-29 durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No solo, mais de 300 militares comporão a tropa da FAB no desfile.

Dos nove grupamentos que passarão na Esplanada, haverá um grupamento de aeronavegantes composto por 40 militares que exercem funções específicas nas aeronaves da FAB e uma tropa feminina com 60 militares profissionais de diversas áreas. Além disso, 120 cadetes representarão a Academia da Força Aérea (AFA). A Banda da Base Aérea de Brasília, o Grupamento de Especialistas – representando as unidades da FAB localizadas no DF – e a Companhia de Cerimonial Santos Dumont também participarão do evento.

Desfile Aéreo – No total, 23 aeronaves da FAB farão sobrevoos para o público presente. Além do KC-390, os caças F-5 e A-29, o C-97 Brasília, o U-35A Learjet e os helicópteros A-H2 Sabre e VH-34 Super Puma. Ao final do desfile, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação sobre a Esplanada dos Ministérios.

Veja outros desfiles da Independência pelo País que contarão com a participação dos militares da FAB:

Santos (SP) – A Base Aérea de Santos participará das comemorações do 7 de Setembro com desfile da tropa na cidade. Cerca de 76 militares estarão compondo o grupamento que representará a FAB na baixada santista. O desfile militar está programado para às 9h na Avenida Bartolomeu de Gusmão, orla da praia de Santos, entre os canais cinco e seis.

Fortaleza (CE) – A Base Aérea de Fortaleza participará do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, às 9h, na Avenida Beira Mar com uma tropa formada por 340 militares, distribuídos em nove grupamentos.

Campo Grande (MS) – A Base Aérea de Campo Grande participa do desfile militar com todo o efetivo da BACG e unidades sediadas, entre elas: Banda de Música, Comandante da Tropa e Estado-Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas, Grupamento Armado, Grupamentos do Comando e Subcomando da BACG e dos Esquadrões Flecha, Onça, Pelicano e PARA-SAR. O desfile acontece na Rua 14 de Julho, no centro da cidade.

Recife (PE) – A Guarnição de Aeronáutica de Recife participará do desfile do 7 de setembro, que será realizado na Avenida Mascarenhas de Moraes. A Força Aérea Brasileira será o 6º grupamento a desfilar e contará com a Banda de Música da Base Aérea de Recife, o Batalhão de Infantaria Especial de Recife, a Prefeitura de Aeronáutica de Recife, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Núcleo do Grupamento de Apoio de Recife, a Base Aérea do Recife e Esquadrões Carcará e Pastor.

Barbacena (MG) – A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participará do desfile alusivo ao Dia da Independência na Avenida Governador Bias Fortes, em Barbacena (MG). A solenidade, que começará às 9h, será presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura e terá a presença de autoridades representativas da cidade. Mais de mil militares irão compor a tropa que representará a instituição no desfile, como grupamento do corpo de alunos, banda de música, grupamento formado por ex-alunos e um pelotão formado pelo efetivo da unidade. Haverá também a participação das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). Segundo a Polícia Militar, o tradicional desfile tem a expectativa de atrair um público de 5 a 9 mil pessoas da cidade de Barbacena e regiões vizinhas e, ao todo, 14 entidades participarão do evento.

Natal (RN) – A programação em comemoração ao Dia da Independência do Brasil na capital potiguar contará com desfile cívico-militar no dia 7 de setembro. Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participarão do desfile para um público esperado de quase 20 mil pessoas.

Guarulhos e São Paulo (SP) – A Tropa da Base Aérea de São Paulo (BASP) desfilará em Guarulhos. A solenidade terá inicio às 8h30min, na Avenida Paulo Faccini. Já às 10h30mim a tropa da BASP participará do desfile no Sambódromo do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, Santana, São Paulo.

Guarantã do Norte (MT) – O efetivo do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) realizará o desfile de 7 de Setembro no município de Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso. O desfile está programado para ocorrer na Avenida Jatobá, no centro da cidade, com início às 11h30min (horário de Brasília). A tropa será composta por cerca de 75 militares, entre eles a Guarda Bandeira e um comboio de viaturas e motocicletas. Um pelotão realizará, no decorrer do desfile militar, evoluções de ordem unida.

Anápolis (GO) – No interior de Goiás, os militares da Base Aérea de Anápolis (BAAN) participarão do desfile de 7 de Setembro da cidade. A tropa será composta pelos Esquadrões Jaguar, que futuramente será equipado com os caças Gripen NG; Guardião, que opera a aeronave de reconhecimento R-99; o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea; além da Banda de Música, do Grupamento da Guarda Bandeira e do efetivo da BAAN.

Boa Vista (RR) – A Base Aérea de Boa Vista (BABV) participará do desfile que terá início às 8h (horário local), na Avenida Capitão Ene Garcez – Centro. A tropa será composta pelo grupamento feminino, grupamento de pilotos, grupamento armado e desarmado, banda de música e bandeiras históricas.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest
72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Comitiva de 300 empresários italianos rumo ao Brasil, KC-390 na pauta.
Arábia Saudita também interessada.

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Maria do Carmo Lacoste 6 de setembro de 2016 at 13:31
Torço para que a primeira encomenda estrangeira venha logo. A Embraer está precisando muito disso nesse momento

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Quantos KC-390 foram produzidos até o momento?

Alguem saberia me dizer?

O ideal seria um flyby de pelo menos umas tres aeronaves.

mbp77
mbp77
4 anos atrás
JT8D
JT8D
4 anos atrás

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 13:44
São apenas dois protótipos. Acredito que haja um terceiro, mas apenas para testes estáticos

Aldos
Aldos
4 anos atrás

Se não me engano são 2 protótipos

camargoer"
4 anos atrás

Olá Tadeu. Acho que são dois protótipos, sendo que um deles esteve na Europa e Oriente médio meses atrás. Não sei se os dois estão disponíveis esta semana mas parece que ao menos um está. O outro pode estar em testes ou até meio desmontado na Embraer para testes e verificações. Pelo que sei, serão apenas 2 protótipos. A terceira aeronave já será um modelo de série e provavelmente irá para a FAB que tem uma encomenda firme de 28 aeronaves.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 13:44 Duas aeronaves, ambas voando quase todos os dias em voos de testes, li uma matéria rápida sobre defesa em outro site, e diz que o governo já liberou dinheiro para a construção do terceiro avião para este ano, e para o quarto no ano que vem. __________________ Estive pensando, dizem que a FAB vai precisar de um treinador amais avançado além do A-29 antes do piloto chegar no Gripen E. Me pergunto se não seria interessante negociar – se for o caso – a compra do Aermacchi M-346 italiano, um belíssimo… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Amigos, O muito obrigado pelas respostas. Maria Celeste, Quanto ao M-346 concordo plenamente contigo. Seria ideal para a FAB. Quanto a Israel comprar os KC-390, eu não vejo muita utilidade por dois motivos: 1 Israel não possui uma força expedicionária. A filosofia da IDF é puramente defensiva. 2 Israel é uma nacão com um espaço aéreo que voçê cruza em questão de minutos. A assimetria tecnológica entre Israel e o Brasil é muiti grande, mas pelo menos êles estão abertos a fazer negócos no Brasil. Seria muito oportuno enviar cientistas e engenheiros brasileiros para o Instituto Technion , para o… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
4 anos atrás

Tadeu Mendes.
Não acho “ataques preventivos” israelis como puramente defensivos. E o exíguo território israeli obriga a empurrar as batalhas pra fora de seu território.
E não comprarão KC-390, compram C-130 via FMS com desconto.

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 14:59
“1 Israel não possui uma força expedicionária. A filosofia da IDF é puramente defensiva.”
Tadeu, sugiro que você assista o filme “Vitória em Entebbe”. Você verá que um KC390 poderia ser bem útil para Israel

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

JT8D,

A operação em Entebe foi realizada pelo Sayeret Matkal. Foi uma operação de Comando.

Talvez o KC-390 serviria para o transporte e a logítica operacional.

Mas esse tipo de ações fora to território isrselense são muito raras.

Somente o Mossad atua fora de Israel.

Delfim,

As batalhas fora de Israel são terrestres, ou via IAF.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Não estou querendo dizer com isso que o KC 390 não seria bom para Israel, mas a relação custo/beneficio talvez não seja algo prático para a IDF.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Maria do Carmo Lacoste, me desculpa pelo ato falho.

Pela gaffe cometida ao escrever seu nome.

Freud explica? Talvez…rsrsrs.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Segundo protótipo está voando agora sobre Ribeirão Preto.

Alberto Figueiredo
Alberto Figueiredo
4 anos atrás

Muito legal a participação do KC-390 na comemoração de 7 de Setembro em Brasília. Quem sabe assim, comece uma campanha contra o “viralatíismo” brasileiro, que infelizmente está enraizado em nossa cultura. Sem exageros, sem partidos e sem ignorância, dou meus parabéns para todos os envolvidos nesse projeto (KC-390) e dou também, um simples “alo” para aqueles que foram incompetentes em não ter realizado o projeto anteriormente. Um abraço também para os teimosos de plantão, que não enxergam um palmo na frente do nariz e se acham os donos da verdade… Difícil onde opiniões seguem regras.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Gente, o KC390002 está voando até agora, voou um bocado hoje, está parecendo que vai pousar, mas está alto ainda e voando a mais de 800 km/h.
Mas já está vindo para o pouso…
Vamos ficar de olho em qual protótipo vai pra Brasília, acho que é o 001, só não sei se vai com as vagens de reabastecimento.

Silvio RC
Silvio RC
4 anos atrás

Vai ser uma verdadeira e brilhante surpresa se a EMBRAER mandasse os dois protótipo para o desfile. Um escoltado por caças F5 e o outro por Super Tucanos.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

A-29 Super Tucano fez uma demonstração no Paraguai no domingo, estavam presentes o presidente do Paraguai e o Ministro da Defesa, o pessoal da Embraer foi junto para explicar sobre as qualidade do avião, pelo teor da matéria, parece que a venda está quase fechada. http://m.ultimahora.com/moderno-avion-guerra-hara-demostracion-autoridades-n1021341.html Paraguai rumo a última tecnologia aérea, outro dia vi um vídeo da FAE, exaltando as qualidade do A-29, como lança armas inteligentes com grande precisão, bem longe da posição do inimigo, fora de suas vistas. Espero que o Paraguai compre. Também já li que o Uruguai está negociando com o Brasil a compra do… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
4 anos atrás

E no Rio não terá apresentação aérea, será por causa da prontidão na Paralimpíada ?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

” Dizem que a FAB vai precisar de um treinador mais avançado. …” São vocês aqui na trilogia aqui que dizem. Na FAB ninguém “dizem”. Nunca disseram. Quem define a vida da Aviação de Caça são o COMGAR e a III FAE. Os requisitos de qualquer equipamento são redigidos pela Terceira Subchefia do EMAER. Quem vai comprar será a COPAC. Em nenhum desses quatro setores se falou em LIFT. Nunca ouvi. A FAB não terá LIFT.
As opiniões são livres. Óbvio.

Ricardo Sant'Anna
4 anos atrás

Esse desenvolvimento faz parte de um projeto que não morreu: yornar nosso País uma potência Regional, um pólo de poder mundial. Agora estamos nos inserindo pela porta dos fundos.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Parece que a FAB não precisa de LIFT, não precisa de caças, não precisa de bombardeiros, não precisa nem de helicópteros.

Só com o GTE já tá bom demais. A FAB não é uma força aérea. A FAB é uma compania aérea.

Um grande cabide de emprego, só isso.

Possani
Possani
4 anos atrás

Alguns ficam nervosos quando alguem da um choque de realidade huahuahuahu

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
4 anos atrás

“Maria do Carmo Lacoste 6 de setembro de 2016 at 14:34”
O Cel RN já postou diversas vezes:
Está definido, é A 29 – Simulador e F 39, não haverá um Lift ou algo parecido.
Para tal se viesse …. “se”, o mais lógico seria o ALCA L 159 New, os Checos
são parceiros no KC 390, muito mais correto com possibilidade de CKD na Embraer.
Ainda teríamos um “novo” produto num segmento que deve crescer muito.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Off: Vem novidades na minha Amada Embraer, aguardem …. breve. Área civil executiva.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
4 anos atrás

Para ilustrar, ALCA L 159 New = L 39 NG
http://www.aero.cz/en/defence-mro/programs/l-39ng-program/#scrollTo=obsah

++++++++++++++++++++++++++++

Reiterando pela centésima vez:
“Rinaldo Nery 6 de setembro de 2016 at 21:50”
É isso ai Cel.
G Abraço

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
4 anos atrás

Lift ?
Mais
https://www.youtube.com/watch?v=GPZpyylEFYM
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Glass Cockpit
https://www.youtube.com/watch?v=2GMDqBlpVVg
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Esta será a parceira ideal para a Embraer, CKD
Este mercado precisa ser “atacado” pela EMB

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Protótipo 002 neste momento no ar rumo a Brasília, entrou no espaço aéreo de Goiás agora, está sobre Caldas Novas, na reta para o DF.
460 kts, 27.000 ft.

_RJ_
4 anos atrás

E ele passou rapidamente. Pena que esse ano só a TV Brasil transmitiu o desfile de Brasilia (aqui no RJ). Parece que as emissoras privadas fizeram questão de abafar o evento, mesmo com tanta coisa legal para mostrar.

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Desculpe o off-topic, mas alguém sabe quando o primeiro protótipo Gripen NG vai voar? O roll-out já foi faz algum tempo e desde então não tenho ouvido mais notícias sobre isso.

JT8D
JT8D
4 anos atrás

_RJ_ 7 de setembro de 2016 at 10:42
Pois é, se fosse a invasão de algum prédio público por baderneiros a cobertura da TV duraria horas

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Parada Gay da mais IBOPE que o Desfile de 7 de Setembro.

A que ponto chegou o Brasil??? Se alguem aqui viveu nos anos 70, sabe muito bem do que eu estou falando.

Renato Carvalho
4 anos atrás

belíssimo desfile em Brasília…ponto alto a passagem do imponente KC 390, destaco também a passagem dos Guaranis, unidade na qual eu servi no longíquo ano de 1992, orgulho de ver produtos brasileiros, temos capacidade….basta extirparmos os malditos cupins que corroem nossas riquezas.

Renato Carvalho
4 anos atrás

Obs ;
A unidade que me refiro é o 3° Esq C Mec
os gloriosos Boinas Preta!

Matheus Henrique
Matheus Henrique
4 anos atrás

São 4 Protótipos do KC-390, sendo dois de vôo e dois para testes estáticos. sds!

Farias Cardoso
4 anos atrás

Corre o perigo de ter o mesmo destino que teve o tanque OZÓRIO. A FAB vai adquirir 28 aviões, com a situação do pais piorando dia a dia? é duvidoso.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Como posto um vídeo desse desfile q recebi via Whats?

JT8D
JT8D
4 anos atrás

Farias Cardoso 7 de setembro de 2016 at 16:08
Engano seu, a situação do pais está melhorando dia a dia

XO
XO
4 anos atrás

Concordo com o Renato sobre o -390… e ainda veio com 2 F-5 !!! Pena que passaram bem antes do desfile… pegou de surpresa… bati uma foto com as ANV abrindo… nem deu pra filmar…

XO
XO
4 anos atrás
Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

Legal XO. Valeu pela foto. Dá para ver que é um Fox!

Guilherme Poggio
Editor
4 anos atrás

Farias Cardoso, o Osório não foi feito para o EB e o KC-390 foi feito para atender os requisitos da FAB com participação dela no projeto.

Ednardo de oliveira Ferreira
4 anos atrás

Fui com a esposa ver a Fumaça e dos 30min prometidos só fizeram 15. Creio que uns 20 urubus que ficaram bem na área da apresentação, na altura que eles voam, os fez cancelar.

XO
XO
4 anos atrás

Bem que eu tinha achado curta… mas em se tratando do EDA, cada minuto vale ouro…

carvalho2008
4 anos atrás

Caramba mestre MO, esta foto ficou lindona….

carvalho2008
4 anos atrás

Opa, desculpe…Mestre XO……

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Vou tentar de novo. Recebi via Whats um vídeo realizado a partir do F-5FM que estava na ala do KC-390. Não sei como postar. Mas como não recebi resposta no primeiro questionamento acho que não há interesse.

_RJ_
4 anos atrás
Jr
Jr
4 anos atrás

Rinaldo, no Instagram da FAB tem esse vídeo filmado de dentro do F-5M

https://www.instagram.com/fab_oficial/?hl=pt-br

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
4 anos atrás

“Tadeu Mendes 7 de setembro de 2016 at 11:20” Concordo, acordava as 5:00 hs e ia para Av. Tiradentes a pé, morava próximo ao CPOR. Não perdia uma solenidade, inclusive as do CPOR. Fui “bombado” CPOR no último exame, o médico, “carne esponjosa no nariz”, hoje desvio de septo nasal. Se isso fosse importante a IDF não teria um único elemento (rs). Passei em todos os demais, escrito e psicotécnico com louvor. Já contei isto na Trilogia. +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ “_RJ_ 7 de setembro de 2016 at 10:42” Somente a TV BRASIL passou, talvez a NBR mas a NET parou de transmitir… Read more »