KC-390 abrirá o desfile aéreo no Dia da Independência

72

Embraer KC-390 (2)

Esquadrilha da Fumaça também fará apresentação ao público no evento cívico

A aeronave KC-390 abrirá o desfile aéreo previsto para a cerimônia de celebração da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A solenidade começará às 9 horas da manhã da quarta-feira, dia 7 de setembro. Outras aeronaves da Força Aérea Brasileira também sobrevoarão o evento, entre eles os caças A-29 durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No solo, mais de 300 militares comporão a tropa da FAB no desfile.

Dos nove grupamentos que passarão na Esplanada, haverá um grupamento de aeronavegantes composto por 40 militares que exercem funções específicas nas aeronaves da FAB e uma tropa feminina com 60 militares profissionais de diversas áreas. Além disso, 120 cadetes representarão a Academia da Força Aérea (AFA). A Banda da Base Aérea de Brasília, o Grupamento de Especialistas – representando as unidades da FAB localizadas no DF – e a Companhia de Cerimonial Santos Dumont também participarão do evento.

Desfile Aéreo – No total, 23 aeronaves da FAB farão sobrevoos para o público presente. Além do KC-390, os caças F-5 e A-29, o C-97 Brasília, o U-35A Learjet e os helicópteros A-H2 Sabre e VH-34 Super Puma. Ao final do desfile, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação sobre a Esplanada dos Ministérios.

Veja outros desfiles da Independência pelo País que contarão com a participação dos militares da FAB:

Santos (SP) – A Base Aérea de Santos participará das comemorações do 7 de Setembro com desfile da tropa na cidade. Cerca de 76 militares estarão compondo o grupamento que representará a FAB na baixada santista. O desfile militar está programado para às 9h na Avenida Bartolomeu de Gusmão, orla da praia de Santos, entre os canais cinco e seis.

Fortaleza (CE) – A Base Aérea de Fortaleza participará do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, às 9h, na Avenida Beira Mar com uma tropa formada por 340 militares, distribuídos em nove grupamentos.

Campo Grande (MS) – A Base Aérea de Campo Grande participa do desfile militar com todo o efetivo da BACG e unidades sediadas, entre elas: Banda de Música, Comandante da Tropa e Estado-Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas, Grupamento Armado, Grupamentos do Comando e Subcomando da BACG e dos Esquadrões Flecha, Onça, Pelicano e PARA-SAR. O desfile acontece na Rua 14 de Julho, no centro da cidade.

Recife (PE) – A Guarnição de Aeronáutica de Recife participará do desfile do 7 de setembro, que será realizado na Avenida Mascarenhas de Moraes. A Força Aérea Brasileira será o 6º grupamento a desfilar e contará com a Banda de Música da Base Aérea de Recife, o Batalhão de Infantaria Especial de Recife, a Prefeitura de Aeronáutica de Recife, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Núcleo do Grupamento de Apoio de Recife, a Base Aérea do Recife e Esquadrões Carcará e Pastor.

Barbacena (MG) – A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participará do desfile alusivo ao Dia da Independência na Avenida Governador Bias Fortes, em Barbacena (MG). A solenidade, que começará às 9h, será presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura e terá a presença de autoridades representativas da cidade. Mais de mil militares irão compor a tropa que representará a instituição no desfile, como grupamento do corpo de alunos, banda de música, grupamento formado por ex-alunos e um pelotão formado pelo efetivo da unidade. Haverá também a participação das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). Segundo a Polícia Militar, o tradicional desfile tem a expectativa de atrair um público de 5 a 9 mil pessoas da cidade de Barbacena e regiões vizinhas e, ao todo, 14 entidades participarão do evento.

Natal (RN) – A programação em comemoração ao Dia da Independência do Brasil na capital potiguar contará com desfile cívico-militar no dia 7 de setembro. Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participarão do desfile para um público esperado de quase 20 mil pessoas.

Guarulhos e São Paulo (SP) – A Tropa da Base Aérea de São Paulo (BASP) desfilará em Guarulhos. A solenidade terá inicio às 8h30min, na Avenida Paulo Faccini. Já às 10h30mim a tropa da BASP participará do desfile no Sambódromo do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, Santana, São Paulo.

Guarantã do Norte (MT) – O efetivo do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) realizará o desfile de 7 de Setembro no município de Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso. O desfile está programado para ocorrer na Avenida Jatobá, no centro da cidade, com início às 11h30min (horário de Brasília). A tropa será composta por cerca de 75 militares, entre eles a Guarda Bandeira e um comboio de viaturas e motocicletas. Um pelotão realizará, no decorrer do desfile militar, evoluções de ordem unida.

Anápolis (GO) – No interior de Goiás, os militares da Base Aérea de Anápolis (BAAN) participarão do desfile de 7 de Setembro da cidade. A tropa será composta pelos Esquadrões Jaguar, que futuramente será equipado com os caças Gripen NG; Guardião, que opera a aeronave de reconhecimento R-99; o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea; além da Banda de Música, do Grupamento da Guarda Bandeira e do efetivo da BAAN.

Boa Vista (RR) – A Base Aérea de Boa Vista (BABV) participará do desfile que terá início às 8h (horário local), na Avenida Capitão Ene Garcez – Centro. A tropa será composta pelo grupamento feminino, grupamento de pilotos, grupamento armado e desarmado, banda de música e bandeiras históricas.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria do Carmo Lacoste

Comitiva de 300 empresários italianos rumo ao Brasil, KC-390 na pauta.
Arábia Saudita também interessada.

JT8D

Maria do Carmo Lacoste 6 de setembro de 2016 at 13:31
Torço para que a primeira encomenda estrangeira venha logo. A Embraer está precisando muito disso nesse momento

Tadeu Mendes

Quantos KC-390 foram produzidos até o momento?

Alguem saberia me dizer?

O ideal seria um flyby de pelo menos umas tres aeronaves.

mbp77
JT8D

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 13:44
São apenas dois protótipos. Acredito que haja um terceiro, mas apenas para testes estáticos

Aldos

Se não me engano são 2 protótipos

camargoer"

Olá Tadeu. Acho que são dois protótipos, sendo que um deles esteve na Europa e Oriente médio meses atrás. Não sei se os dois estão disponíveis esta semana mas parece que ao menos um está. O outro pode estar em testes ou até meio desmontado na Embraer para testes e verificações. Pelo que sei, serão apenas 2 protótipos. A terceira aeronave já será um modelo de série e provavelmente irá para a FAB que tem uma encomenda firme de 28 aeronaves.

Maria do Carmo Lacoste

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 13:44 Duas aeronaves, ambas voando quase todos os dias em voos de testes, li uma matéria rápida sobre defesa em outro site, e diz que o governo já liberou dinheiro para a construção do terceiro avião para este ano, e para o quarto no ano que vem. __________________ Estive pensando, dizem que a FAB vai precisar de um treinador amais avançado além do A-29 antes do piloto chegar no Gripen E. Me pergunto se não seria interessante negociar – se for o caso – a compra do Aermacchi M-346 italiano, um belíssimo… Read more »

Tadeu Mendes

Amigos, O muito obrigado pelas respostas. Maria Celeste, Quanto ao M-346 concordo plenamente contigo. Seria ideal para a FAB. Quanto a Israel comprar os KC-390, eu não vejo muita utilidade por dois motivos: 1 Israel não possui uma força expedicionária. A filosofia da IDF é puramente defensiva. 2 Israel é uma nacão com um espaço aéreo que voçê cruza em questão de minutos. A assimetria tecnológica entre Israel e o Brasil é muiti grande, mas pelo menos êles estão abertos a fazer negócos no Brasil. Seria muito oportuno enviar cientistas e engenheiros brasileiros para o Instituto Technion , para o… Read more »

Delfim Sobreira

Tadeu Mendes.
Não acho “ataques preventivos” israelis como puramente defensivos. E o exíguo território israeli obriga a empurrar as batalhas pra fora de seu território.
E não comprarão KC-390, compram C-130 via FMS com desconto.

JT8D

Tadeu Mendes 6 de setembro de 2016 at 14:59
“1 Israel não possui uma força expedicionária. A filosofia da IDF é puramente defensiva.”
Tadeu, sugiro que você assista o filme “Vitória em Entebbe”. Você verá que um KC390 poderia ser bem útil para Israel

Tadeu Mendes

JT8D,

A operação em Entebe foi realizada pelo Sayeret Matkal. Foi uma operação de Comando.

Talvez o KC-390 serviria para o transporte e a logítica operacional.

Mas esse tipo de ações fora to território isrselense são muito raras.

Somente o Mossad atua fora de Israel.

Delfim,

As batalhas fora de Israel são terrestres, ou via IAF.

Tadeu Mendes

Não estou querendo dizer com isso que o KC 390 não seria bom para Israel, mas a relação custo/beneficio talvez não seja algo prático para a IDF.

Tadeu Mendes

Maria do Carmo Lacoste, me desculpa pelo ato falho.

Pela gaffe cometida ao escrever seu nome.

Freud explica? Talvez…rsrsrs.

Maria do Carmo Lacoste

Segundo protótipo está voando agora sobre Ribeirão Preto.

Alberto Figueiredo

Muito legal a participação do KC-390 na comemoração de 7 de Setembro em Brasília. Quem sabe assim, comece uma campanha contra o “viralatíismo” brasileiro, que infelizmente está enraizado em nossa cultura. Sem exageros, sem partidos e sem ignorância, dou meus parabéns para todos os envolvidos nesse projeto (KC-390) e dou também, um simples “alo” para aqueles que foram incompetentes em não ter realizado o projeto anteriormente. Um abraço também para os teimosos de plantão, que não enxergam um palmo na frente do nariz e se acham os donos da verdade… Difícil onde opiniões seguem regras.

Maria do Carmo Lacoste

Gente, o KC390002 está voando até agora, voou um bocado hoje, está parecendo que vai pousar, mas está alto ainda e voando a mais de 800 km/h.
Mas já está vindo para o pouso…
Vamos ficar de olho em qual protótipo vai pra Brasília, acho que é o 001, só não sei se vai com as vagens de reabastecimento.

Silvio RC

Vai ser uma verdadeira e brilhante surpresa se a EMBRAER mandasse os dois protótipo para o desfile. Um escoltado por caças F5 e o outro por Super Tucanos.

Maria do Carmo Lacoste

A-29 Super Tucano fez uma demonstração no Paraguai no domingo, estavam presentes o presidente do Paraguai e o Ministro da Defesa, o pessoal da Embraer foi junto para explicar sobre as qualidade do avião, pelo teor da matéria, parece que a venda está quase fechada. http://m.ultimahora.com/moderno-avion-guerra-hara-demostracion-autoridades-n1021341.html Paraguai rumo a última tecnologia aérea, outro dia vi um vídeo da FAE, exaltando as qualidade do A-29, como lança armas inteligentes com grande precisão, bem longe da posição do inimigo, fora de suas vistas. Espero que o Paraguai compre. Também já li que o Uruguai está negociando com o Brasil a compra do… Read more »

Delfim Sobreira

E no Rio não terá apresentação aérea, será por causa da prontidão na Paralimpíada ?

Rinaldo Nery

” Dizem que a FAB vai precisar de um treinador mais avançado. …” São vocês aqui na trilogia aqui que dizem. Na FAB ninguém “dizem”. Nunca disseram. Quem define a vida da Aviação de Caça são o COMGAR e a III FAE. Os requisitos de qualquer equipamento são redigidos pela Terceira Subchefia do EMAER. Quem vai comprar será a COPAC. Em nenhum desses quatro setores se falou em LIFT. Nunca ouvi. A FAB não terá LIFT.
As opiniões são livres. Óbvio.

Ricardo Sant'Anna

Esse desenvolvimento faz parte de um projeto que não morreu: yornar nosso País uma potência Regional, um pólo de poder mundial. Agora estamos nos inserindo pela porta dos fundos.

Tadeu Mendes

Parece que a FAB não precisa de LIFT, não precisa de caças, não precisa de bombardeiros, não precisa nem de helicópteros.

Só com o GTE já tá bom demais. A FAB não é uma força aérea. A FAB é uma compania aérea.

Um grande cabide de emprego, só isso.

Possani

Alguns ficam nervosos quando alguem da um choque de realidade huahuahuahu

Carlos Alberto Soares-Israel

“Maria do Carmo Lacoste 6 de setembro de 2016 at 14:34”
O Cel RN já postou diversas vezes:
Está definido, é A 29 – Simulador e F 39, não haverá um Lift ou algo parecido.
Para tal se viesse …. “se”, o mais lógico seria o ALCA L 159 New, os Checos
são parceiros no KC 390, muito mais correto com possibilidade de CKD na Embraer.
Ainda teríamos um “novo” produto num segmento que deve crescer muito.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Off: Vem novidades na minha Amada Embraer, aguardem …. breve. Área civil executiva.

Carlos Alberto Soares-Israel

Para ilustrar, ALCA L 159 New = L 39 NG
http://www.aero.cz/en/defence-mro/programs/l-39ng-program/#scrollTo=obsah

++++++++++++++++++++++++++++

Reiterando pela centésima vez:
“Rinaldo Nery 6 de setembro de 2016 at 21:50”
É isso ai Cel.
G Abraço

Carlos Alberto Soares-Israel

Lift ?
Mais
https://www.youtube.com/watch?v=GPZpyylEFYM
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Glass Cockpit
https://www.youtube.com/watch?v=2GMDqBlpVVg
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Esta será a parceira ideal para a Embraer, CKD
Este mercado precisa ser “atacado” pela EMB

Maria do Carmo Lacoste

Protótipo 002 neste momento no ar rumo a Brasília, entrou no espaço aéreo de Goiás agora, está sobre Caldas Novas, na reta para o DF.
460 kts, 27.000 ft.

_RJ_

E ele passou rapidamente. Pena que esse ano só a TV Brasil transmitiu o desfile de Brasilia (aqui no RJ). Parece que as emissoras privadas fizeram questão de abafar o evento, mesmo com tanta coisa legal para mostrar.

JT8D

Desculpe o off-topic, mas alguém sabe quando o primeiro protótipo Gripen NG vai voar? O roll-out já foi faz algum tempo e desde então não tenho ouvido mais notícias sobre isso.

JT8D

_RJ_ 7 de setembro de 2016 at 10:42
Pois é, se fosse a invasão de algum prédio público por baderneiros a cobertura da TV duraria horas

Tadeu Mendes

Parada Gay da mais IBOPE que o Desfile de 7 de Setembro.

A que ponto chegou o Brasil??? Se alguem aqui viveu nos anos 70, sabe muito bem do que eu estou falando.

Renato Carvalho

belíssimo desfile em Brasília…ponto alto a passagem do imponente KC 390, destaco também a passagem dos Guaranis, unidade na qual eu servi no longíquo ano de 1992, orgulho de ver produtos brasileiros, temos capacidade….basta extirparmos os malditos cupins que corroem nossas riquezas.

Renato Carvalho

Obs ;
A unidade que me refiro é o 3° Esq C Mec
os gloriosos Boinas Preta!

Matheus Henrique

São 4 Protótipos do KC-390, sendo dois de vôo e dois para testes estáticos. sds!

Farias Cardoso

Corre o perigo de ter o mesmo destino que teve o tanque OZÓRIO. A FAB vai adquirir 28 aviões, com a situação do pais piorando dia a dia? é duvidoso.

Rinaldo Nery

Como posto um vídeo desse desfile q recebi via Whats?

JT8D

Farias Cardoso 7 de setembro de 2016 at 16:08
Engano seu, a situação do pais está melhorando dia a dia

XO

Concordo com o Renato sobre o -390… e ainda veio com 2 F-5 !!! Pena que passaram bem antes do desfile… pegou de surpresa… bati uma foto com as ANV abrindo… nem deu pra filmar…

XO
Guilherme Poggio

Legal XO. Valeu pela foto. Dá para ver que é um Fox!

Guilherme Poggio

Farias Cardoso, o Osório não foi feito para o EB e o KC-390 foi feito para atender os requisitos da FAB com participação dela no projeto.

Ednardo de oliveira Ferreira

Fui com a esposa ver a Fumaça e dos 30min prometidos só fizeram 15. Creio que uns 20 urubus que ficaram bem na área da apresentação, na altura que eles voam, os fez cancelar.

XO

Bem que eu tinha achado curta… mas em se tratando do EDA, cada minuto vale ouro…

carvalho2008

Caramba mestre MO, esta foto ficou lindona….

carvalho2008

Opa, desculpe…Mestre XO……

Rinaldo Nery

Vou tentar de novo. Recebi via Whats um vídeo realizado a partir do F-5FM que estava na ala do KC-390. Não sei como postar. Mas como não recebi resposta no primeiro questionamento acho que não há interesse.

_RJ_
Jr

Rinaldo, no Instagram da FAB tem esse vídeo filmado de dentro do F-5M

https://www.instagram.com/fab_oficial/?hl=pt-br

Carlos Alberto Soares-Israel

“Tadeu Mendes 7 de setembro de 2016 at 11:20” Concordo, acordava as 5:00 hs e ia para Av. Tiradentes a pé, morava próximo ao CPOR. Não perdia uma solenidade, inclusive as do CPOR. Fui “bombado” CPOR no último exame, o médico, “carne esponjosa no nariz”, hoje desvio de septo nasal. Se isso fosse importante a IDF não teria um único elemento (rs). Passei em todos os demais, escrito e psicotécnico com louvor. Já contei isto na Trilogia. +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ “_RJ_ 7 de setembro de 2016 at 10:42” Somente a TV BRASIL passou, talvez a NBR mas a NET parou de transmitir… Read more »