Em 2023, foram realizadas mais de 1.200 inspeções de auxílios e procedimentos de navegação aérea, garantindo a segurança do tráfego aéreo brasileiro

A data de 21 de fevereiro marca, desde 1959, a primeira inspeção em voo realizada no Brasil, com tripulação e aeronave nacionais. São 65 anos deste feito histórico, e a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) que deu continuidade à missão é o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), localizado no Rio de Janeiro e subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O GEIV é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Para cumprir a sua missão, conta com profissionais altamente capacitados e treinados: pilotos-inspetores, operadores de sistemas e mecânicos de voo, dispondo de aeronaves-laboratório equipadas com instrumentos de aferição indispensáveis à inspeção em voo.

“O trabalho do GEIV é primordial para a garantia da segurança e eficácia da navegação aérea de cada voo que cruza o espaço aéreo brasileiro. Hoje, graças à capacitação, dedicação e competência dos integrantes desse Grupo, podemos afirmar que os nossos auxílios e procedimentos de navegação aérea operam em conformidade com os padrões internacionais”, destaca o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Em 2023, o GEIV realizou mais de 1.100 horas de voo e inspecionou mais de 1.200 auxílios e procedimentos em missões nacionais e internacionais. A verificação visa à segurança de voo das aeronaves, da decolagem até o pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

O Brasil se encontra em uma posição de destaque mundial no cenário da navegação aérea, reconhecido por executar uma das melhores e mais criteriosas inspeções em voo. E essa tecnologia, aliada ao profissionalismo e à alta qualidade do trabalho executado, é a marca registrada do GEIV, impressa na confiabilidade e precisão dos auxílios à navegação aérea.

“Por meio da inspeção em voo, se garante a segurança da navegação aérea das milhões de pessoas que utilizam o nosso espaço aéreo. Seja inspecionando um auxílio numa fazenda ou um auxílio num aeródromo movimentado, o GEIV executa a inspeção em voo não só no Brasil, mas também nos países vizinhos. Por isso, esse é o momento de homenagearmos a todos aqueles que ao longo de 65 anos contribuíram para a inspeção em voo e, consequentemente, para a segurança da navegação aérea do nosso País”, afirma o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho.

História

A atividade de inspeção em voo no Brasil teve seu início em 1956, após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF). Já no ano de 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no País, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório.

A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um equipamento eletrônico usado na navegação aérea.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Vitor Botafogo

Esquadrão de excelência!

Matheus

Isso poderia ser feito por empresas privadas. Ou até mesmo pela ANAC. deixando a FAB livre para sua missão que é defender o Brasil. Estar pronta para a guerra.

BLACKRIVER

Deixa um dos únicos esquadrão que realmente trabalha o ano todo trabalhar!

Rinaldo Nery

Concordo. E na esteira fecha o Segundo Esquadrão do GTE.

Jorgemateus77

como assim o GTE tem 2 esquadrões ?

Santamariense

Não são 2 esquadrões. São 3:

GTE1: Airbus VC-1 e Embraer VC-2

GTE2: Embraer C-99A, VC-99A, VC-99B e VC-99C

GTE3: Eurocopter VH-35 e VH-36.

Rinaldo Nery

Pensei que você soubesse tudo de FAB, já que é um crítico contumaz…

Sergio

Deixe assim. Trabalham de verdade, justificam com louvor os recursos do pobre povo
Brasileiro.

Prestam um serviço inestimável.

Luiz Guilherme

Essa primeira foto está fantástica.

Rodrigo Maçolla

Trabalho importante que poucos dão importância, Hoje quais aeronaves utilizam ??

Rinaldo Nery

Legacy 500

Santamariense

IU-50 Legacy 500. Tem também os Raytheon/BAE Hawker 800XP, que foram modernizados entre 2019 e 2020, passando a ter designação IU-93M.

BLACKRIVER

Esquadrão extremamente importante hoje no âmbito nacional, todo o passageiro ou carga que utiliza do modal aéreo, não importa o modelo nem tamanho da aeronave acaba por usar os serviços do GEIV. Atualmente tirado a FAB EXECUTIVA – VIP; GEIV é o esquadrão que mais voa. Infelizmente a frota do GEIV é aquém has demandas nacionais e de alguns países vizinhos os quais ajudamos nessa área extremamente técnica e importante para toda a aviação. Ha exatamente um ano atrás a frota era de oito aeronaves-laboratório, sendo quatro jatos Legacy Embraer IU-50 e quatro jatos Hawker IU-93M. Eu acredito que os… Read more »

Rinaldo Nery

TB Baptista (pai do BJR), quando CMTAER, em 2001, ofereceu TODA a área à INFRAERO, em troca da construção de novas instalações em Jacarepaguá, inclusive um novo MUSAL. A INFRAZERO não quis.

BLACKRIVER

INFAZERO é um câncer incurável na aviação brasileira!!!