Home Noticiário Nacional Temer cancela doação de três aviões T-27 para Moçambique

Temer cancela doação de três aviões T-27 para Moçambique

8980
95

Broa Fly-In 22-06-12 T-27 Tucano da AFA em exposicao - foto poder aereo poggio

Governo da presidente Dilma se comprometeu a ceder “Tucanos”

ClippingNEWS-PAO presidente interino, Michel Temer, retirou do Congresso o projeto de lei que previa a doação de três aeronaves do tipo Tucano – T-27 à Força Aérea de Moçambique.

A iniciativa de fazer a doação partiu do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Deputados petistas disseram que essa seria uma forma de aproximação com Moçambique, um importante parceiro comercial do Brasil na África.

Em março de 2014, o assunto foi objeto de uma reunião do ex-ministro da Defesa Celso Amorim com representantes do governo moçambicano, em Maputo.

FONTE: Revista Época

95
Deixe um comentário

avatar
95 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
59 Comment authors
LUIZ CARLOSNonatoDaniel FerreiraLucas SilvaFlorencio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ederjoner
Visitante

Concordo!
Seria como os USA nos doarem alguns F-16 ou F-18.
Não estamos em situação de ficar dando presentes mundo a fora…

ivammc
Visitante

Concordo em gênero, número e grau. Não é hora de bancar o Papai Noel dos outros, populismo barato que a PeTralhada gostava, temos é que contingenciar e cuidar do pouco que nos resta.
.
Agora com a queda da Dilma Vana, temos que buscar os F-16 block 70 e os F-18SH, parando com a esquerdopatia PeTralhista ideológica que cupinizou a FAB.

Edson
Visitante
Edson

Onde estão estas aeronaves, qual a utilidade delaa hoje?

Ipn
Visitante
Ipn

A FAB que está passando por esse processo de reestruturação, não está em condições de fazer doações de qualquer equipamento. Boa decisão essa do Temer.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Não espero muito do Temer, mas essa notícia me alegra.
.
Chega de doações. No máximo, em caso de compra de produtos nacionais novos, pode-se doar algo velho e desnecessário, como os Urutus substituídos pelos Guaranis.

João Augusto
Visitante

A questão é saber se serão úteis ao Brasil e os termos da doação… Quem sabe lá não teriam mais utilidade política e econômica (com manutenção, ferramental, etc., sendo prestados pela Embraer, por exemplo)…

Augusto
Visitante
Augusto

Para que não façam como certos países que imediatamente venderam helicópteros e aviões para colecionadores e operadores africanos! Além disso tem pmuito aeroclube e escola de voo precisando de equipamento de comodato! Ou aeronaves para prática de escolas de manutenção! Nem precisam voar só ficarem lá para serem montadas e desmontadas!

André Bueno
Visitante

Medida apenas para inglês ver.
Se a FAB solicitou o cancelamento, tudo bem, caso contrário é apenas idiotice do imbecil de plantão na presidência.

dafranca
Visitante
dafranca

Não gostei, acho que essa é uma boa forma de aproximação de nosso pais, alem de termos duzias de células estocadas. Eles poderiam precisar de nossa ajuda para manutenção, oque poderia acabar rendendo retorno financeiro. Sem falar que seria mais um pais do mundo a usar equipamento militar produzido no Brasil, e a possibilidade deles comprarem Super Tucanos na sequencia. Da mesma forma que a Mauritânia recebeu EMB-312F e logo depois adquiriu Super Tucanos.

athalyba
Visitante

Complementando o que o colega André disso: sem contar a opinião da FAB, a atitude é de uma miopia atroz.

Ceder equipamentos é *quase* um casamento, já que é necessário desenvolver doutrina, treinar mecânicos, trocar experiências. A familiarização com equipamentos é parte fundamental no desenvolvimento de relações de longo prazo, e na área militar isso é mais que verdade.

Agora, veremos ações políticas pautando as relações comerciais-militares, só que com o sinal trocado. Segue o jogo …

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Athalyba, . Seria um casamento de uma pessoa rica com uma pobre. O Brasil doando aeronaves, oferecendo treinamento gratuito, custeando modernizações. Essa, infelizmente, é (ou era) a regra por aqui. E depois os países que receberam as doações vão e compram equipamentos de outros países. Ou seja, ainda leva chifre no casamento. Exemplos: Paraguai e Bolívia, que ganharam aeronaves e depois compraram de outros países produtos similares ao fabricados no Brasil. . Se vocês quiserem doar algo de vocês para Moçambique, fiquem à vontade. Mas não achem normal e desejável que o governo doe bens públicos, tão em falta por… Read more »

zorannn
Visitante
zorannn

Ótima medida!! . Quer doar? São aeronaves concebidas para treinamento. Doem para algum aeroclube aqui mesmo. Moçambique que se exploda. . E tem mais uma (talvez alguem possa esclarecer): este modelo de aeronave, apsesar de ter sido retirada dos 3° e do EDA, é usada na AFA. Estão sobrando mesmo? Ou daqui a pouco teremos que comprar aeronaves para substituir os Tucano nesta função? Estão esgotando as horas de voo das células por lá? De repente é mais sábio estoca-las, ou aumentar a dotação da AFA. . Se as aeronaves são mesmo excedentes e se fosse pra doar, que se… Read more »

zorannn
Visitante
zorannn

Comentário retido. Mas resumindo, não tem que doar nada não. Medida acertada.

Eduardo
Visitante
Eduardo

O que essa esquerda caviar não entende é que não existe nação amiga, o que existe são nações com interesses em comum. É verdadeiramente um toma-lá-dá-cá com ambos saindo em “vantagem” de acordo com seus interesses.

No caso da doação só tem o toma-lá do Brasil o dá-cá não existe. Quem diz que tem treinamento, etc.. e etc… não sabe o que está falando ou está agindo de má-fé, pois na doação não tem nenhum contrato embutido de treinamento ou fornecimento de peças… é só doação pura e simples mesmo.

dalaigama
Visitante

muito bom medida acertada do novo governo

Walfrido Strobel
Visitante

O libanês fazendo besteira para aparecer.

adimindik
Visitante

vamos compra F16 block 30 e 40 e uns F 18 para ajuda Fab

WFonseca
Visitante
WFonseca

O governo anterior adorava fazer caridade com nossos impostos: um portozinho aqui, um metrozinho alí, um empréstimozinho lá e um aviãozinho acolá! Ah, claro que visavam incrementar as relações com aqueles importantes mercados e seus grandes líderes democráticos tipo: Fidel, Maduro, Morales, José Eduardo Santos (Angola) etc. Quem faz doações de aviões para o Brasil? Se não tiverem nada para fazer com os T-27, vendam para o ferro velho e doem o recurso para uma creche. Por que ocupar-se com contratos de manutenção de 3 pequenos aviões? Vamos focar em vender Super Tucano, KC-390 e fazer negócio com gente grande,… Read more »

Lemes
Visitante

Strobel, boa mesmo era a bulgara né? Essa só acertava. Deve ser por isso que levou um pé naquele lugar.

Maria do Carmo Lacoste
Visitante
Maria do Carmo Lacoste

Olha quem foi o cara que fez a oferta da suposta doação??? Celso Amorim, também conhecido como Megalonanico, o notório bolivariano de meia pataca que não apita mais nada. Foi o mesmo que ofereceu com a maior “naturalidade” e como se tivesse alguma autoridade para tal, o Gripen NG para os argentinos, coisa de um completo irresponsável que só fez mal ao Brasil, ainda de quebra meteu a Embraer no meio da promessa sem fundamento, como se não fosse uma empresa privada que pode pura e simplesmente mandar o cara procurar a turma dele. Sabem qual é a origem disso:… Read more »

ivammc
Visitante

“Maria do Carmo Lacoste- 31,de agosto de 2016 at: 17:47”. Mitou 😉

Celso
Visitante
Celso

Nao importa se esta decisao foi contraria a certos interesses ideologicos e burros q nao governam mais o Brasil. Ja passou da hora de fazer caridade c o patrimonio de todos. SE queriam doar estas aeronaves, eh pqe as mesmas ainda estao em condicoes de voo. Sabe-se a boca pequena q ate agora nao foi possivel decidir sobre um UP nestes T 27 e muito menos partir para nova aquisicao. Sabe-se tbm, q a tempos esta parada uma melhoria geral nas aeronaves T 27 q ainda estao aptas ao voo. Ai esta o gancho tao necessario para q este assunto… Read more »

luiz campos
Visitante
luiz campos

depois do lula doar a refinaria para a bolivia e o dindin do porto em cuba, tres t27 é troco.

Papan
Visitante
Papan

Começou a covardia, doar três T 27 a Moçambique é igual a pagar um café da manhã para um pobre na rua com fome, isso não vai resolver nenhum problema para a FAB, se prometeu que iria doar é porque não vai fazer falta, parabéns pra vocês, enquanto isso nossos zoológicos estão recheados de animais doados por Moçambique e outros países africanos alegrando nossas crianças e vocês adultos, agora me digam que nunca foram em um zoológico do nosso país e que não tem animais doados por países africanos também. 👍

Papan
Visitante
Papan

É também um país de língua portuguesa, boa noite a todos.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Segundo meu entendimento, trata-se de bem público e, salvo engano meu, mesmo com autorização do Congresso não poderia ser doado, e sim leiloado, ou descomissionado para virar sucata, ainda assim via leilão público.

Space Jockey
Visitante

Tchau querida !

Sergio Cintra
Visitante

off topic

codigo flight radar BRS1 – VC1A- Temer deixando Brasilia, agora.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

WFonseca
Falando em “anão diplomático”, quero ver quando Israel vai nos dignificar com um embaixador depois da queda da búlgara.
Sim gostaria muito, mas considerando que Temer é libanês de pai e mãe, não creio que Bibi tenha muita vontade.

Alberto Figueiredo
Visitante
Alberto Figueiredo

Disseram tantas coisas “boas” aqui, que eu quase vomitei. As pessoas se esquecem o que é política. Falam como se fossem “diplomatas da ressurreição” e tem todas as respostas na manga… Mas na real, cadê o BAM, BAM, BAM, ???? Cadê a solução??? Estão achando que acabou???? NÃO, isso é só o começo. Mas falando das doações dos Tucanos, nada mais justo, não só politicamente, mas também pela transferência de “RAÇA”…..

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

Incrível como tem gente que ainda TENTA defender o indefensável…
É por essas e outras que essa Kombi não anda !

Ivan da Silveiraa
Visitante
Ivan da Silveiraa

Boa noite Notícia: Contas do governo têm rombo de R$ 51 bilhões até julho, pior em 20 anos. Sendo que ano passado o rombo foi de 114 bilhões de reais. Com 2 anos seguidos de recessão; a dívida pública do Brasil foi multiplicada por 3 em apenas 9 anos e o povão querendo doar aviões para outro país? Sério isso? Doa para brasileiros então! Ajude os aeroclubes, escolas de voo, oficinas sei lá…Na verdade se alguém quiser doar algo para outros país fique a vontade, mas não com o meu dinheiro e nem com o dinheiro público! Chega de passar… Read more »

Alberto Figueiredo
Visitante
Alberto Figueiredo

“O Brasil precisa cuidar do brasileiro”, “Incrível como tem gente que ainda TENTA defender o indefensável”… Quando são alemães que nos doam tanques, tudo bem. Quando são americanos que nos doam uma aeronave, ou nos ajuda a formar o primeiro esquadrão de caças, na segunda grande guerra e iniciando aí a FAB, tudo bem. Toda mente curta, que não consegue se livrar de seus cabrestos, pensam assim. Se esquecem que estão num mundo globalizado, onde todos participam e usufruem. Em outro comentário de uma outra matéria, eu disse que muitos (resumindo) só sabem reclamar… então? E o pior é pensar… Read more »

Marcos Gusatti Semonetti
Visitante
Marcos Gusatti Semonetti

Moçambique vem recebendo benesses brasileiras já há bastante tempo e vem sendo um parceiro comercial importante. FHC perdoou uma dívida de US$ 450 milhões durante seu mandato, equivalente a 95% da dívida até então (para 100% precisaria de autorização do congresso). Independente dos fatos, cancelar um acordo assumido pelo país gera falta de credibilidade, independente de quem o tenha feito.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Alberto, qual tanque a Alemanha doou ao Brasil?
.
Os EUA ajudaram o Brasil na 2ª GM para que o Brasil lutasse ao seu lado, fornecesse matérias-primas e soldados. Os moçambicanos vão lutar onde, pelo Brasil?
.
O mundo é globalizado graças ao comércio. Que o Brasil venda as aeronaves.

Juarez
Visitante
Juarez

teste

Alberto Figueiredo
Visitante
Alberto Figueiredo

Rafael, boa noite!
Não tenho bola de cristal para saber se Moçambique irá lutar pelo Brasil. Também não sei se os participantes do projeto KC-390, tais como Port., RT, Col., etc. irão lutar ao nosso lado, mas participam de um programa em comum. A Suécia hoje em dia, trabalha em conjunto com o Brasil no Gripen NG e também não sei se estará num futuro, do nosso lado. Quanto aos tanques, pesquise. Abçs.

Juarez
Visitante
Juarez

A FAB foi obrigada a fornecer célula de T 27, peças de reposição, de Xavante, de UH 1H tudo de grátis e os Paraguaios vão comprar o KT 1 dos Peruanos.

Querem comprar, Ok passem no caixa e acertem

G abraço

Juarez
Visitante
Juarez

Senhor editor, tem post meu preso no filtro, por gentileza.

g abraço

Papan
Visitante
Papan

Gente parem com isso, são só 3 Tucanos antigos, pode ser até os aposentados da Fumaça, tem gente batendo na porta pedindo encarecidamente um com com água, já volto. Sejam gentis! 👍

control
Visitante

Srs

Só para esclarecer, os P47 da Senta Pua que vieram para o Brasil após a IIGM foram pagos.

Sds

Alberto Figueiredo
Visitante
Alberto Figueiredo

Rafael Oliveira, peço desculpas.
Não foi a Alemanha e sim os EUA.
Errei o país, mas não o argumento. Abçs.

Alberto Figueiredo
Visitante
Alberto Figueiredo

Boa Noite Control
Sim, os P 47 foram pagos, só que após a 2GM.
Só que até aí, a FAB já estava formada. Queira sim ou não,
O dinheiro americano + o conjunto da obra da situação na época, ajudou a formar a FAB. Abçs.

Lewandowski
Visitante
Lewandowski

Alberto,
.
Tu queres comparar o pagamento a posteriori de aeronaves fornecidas pelos EUA durante a 2GM com esse ato do Temer?
.
Pode isso, Arnaldo?
.
Sds

Romilson Souza
Visitante
Romilson Souza

Inacreditável certos comentários… Seria como os USA nos doarem alguns F-16 ou F-18… Temos que buscar os F-16 block 70 e os F-18SH, parando com a esquerdopatia PeTralhista ideológica que cupinizou a FAB…
Misericórdia nestes diplomatas meia boca, profetas do caos.
Nem com uma porretada conseguiríamos abrir e colocar alguma coisa que presta na cabeça destes caras. Como faz falta um filtro. Inocentes com pensamentos pueril.

JT8D
Visitante
JT8D

É divertido ver os derrotados espernearem

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Quanta discussão boba… Certamente a FAB nem foi consultada. Esses 3 fazem falta, sim.

Rommelqe
Visitante
Rommelqe

O VC1A é o Airbus ou o Boeing?

zorannn
Visitante
zorannn

Olá Rinaldo Nery! Isto aí que queriamos saber.

Dittrich
Visitante
Dittrich

Prezados isso seria apenas mais um esquema de favorecimento. Pois o PT doa os aviões para Moçambique e os contratos da Andrade Gutierrez e Odebrecht são mantidos pelo governo daquelas bandas e em troca as empreiteiras fazem doação de campanha. Pronto todos ganham menos os brasileiros.