segunda-feira, agosto 2, 2021

Gripen para o Brasil

Embraer divulga resultados do 4º Trimeste de 2015 e estimativas para 2016

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Embraer Jets

  • No 4º trimestre de 2015 (4T15), a Embraer (NYSE: ERJ) entregou 33 aeronaves comerciais e 45 executivas (25 jatos leves e 20 grandes). No ano, a Companhia entregou um total de 101 aeronaves comerciais, superando sua estimativa anual e 120 aeronaves executivas (82 jatos leves e 38 jatos grandes), alcançando sua estimativa de entregas para 2015;
  • A Receita líquida atingiu R$ 7.994,8 milhões no 4T15 e R$ 20.301,8 milhões no ano, atingindo as estimativas da Companhia para o ano;
  • As margens EBIT e EBITDA² atingiram 3,1% e 7,9%, respectivamente, no 4T15 e no ano ficaram em 5,4% e 10,7% respectivamente;
  • Excluindo-se a provisão relacionada ao pedido de concordata da Republic Airways Holdings, no 4T15 as margens EBIT e EBITDA seriam de 8,0% e 12,8% e no ano seriam de 7,4% e 12,6% respectivamente. A Margem EBITDA ajustada (excluindo-se os itens não recorrentes) ficou dentro das estimativas anuais da Companhia de 12,6% a 13,6%, embora a margem EBIT tenha ficado abaixo da estimativa para 2015;
  • A Geração livre de caixa no 4T15 foi de consistentes R$ 2.551,8 milhões, encerrando o ano em R$ 1.244,6 milhões, bem acima do Uso livre de caixa apresentado em 2014 de R$ 823,8 milhões. A Embraer encerrou 2015 com Caixa líquido de R$ 28,4 milhões, comparada à dívida líquida de R$ 102,6 milhões em 2014;
  • No 4T15, a Embraer apresentou Lucro líquido de R$ 425,8 milhões e Lucro por ação de R$ 0,5832 (R$ 683,6 milhões e R$ 0,9362, excluindo impostos diferidos e provisão relacionada ao pedido de concordata da Republic). No ano, o Lucro líquido total foi de R$ 241,6 milhões e o Lucro por ação ficou em R$ 0,3309 (R$ 499,4 milhões e R$ 0,6839 excluindo esses mesmos itens);
  • Para 2016, a estimativa da Companhia é de atingir Receita líquida de US$ 6,0 a US$ 6,4 bilhões, impulsionada pelas entregas estimadas de 105 a 110 jatos na Aviação Comercial, de 40 a 50 jatos grandes e de 75 a 85 jatos leves na Aviação Executiva e pela receita de US$ 0,70 a U$ 0,75 bilhão no segmento de Defesa & Segurança.

Para acessar o arquivo em PDF clique aqui.

- Advertisement -

15 Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Off, nem tanto:
Caso a Embraer emplaque no IRÃ, particularmente creio que vai dar 50 unidades,
por tabela pode ajudar outros setores. Lembro que tecnologia Tri-Flex é nossa.
(Gás-Gasolina é pá-pum).
http://www.valor.com.br/brasil/4464040/ira-sonda-brasil-para-megaencomenda-na-industria-automotiva

Carlos Alberto Soares

Lembro que o resultado do lucro foi afetado pelo contingenciamento de quase $ 400 Milhões pelo pedido de recuperação judicial de um cliente, republic airways holdings.
______________________________________________________________
Lembro também que a EMBRAER tem ações negociadas na NYSE e BOVESPA, práticas contábeis auditadas e reconhecida competência. Estar listada nessas Bolsas é um selo de qualidade.
______________________________________________________________
Antecipar em balanço esse fato mostra responsabilidade corporativa e empresarial.
______________________________________________________________

Mais, nessa hora de quem é o dinheiro MR ?

______________________________________________________________

EMBRAER ….. sempre !

______________________________________________________________

Que venham as 50 unidades para o IRÂ.

Mauricio R.

“…tem ações negociadas na NYSE e BOVESPA, práticas contábeis auditadas e reconhecida competência.
.
A SEC e o Doj, que o digam.

Luiz Fernando

Empresa responsável é assim…

Apesar da crise enorme em que o país está mergulhado, ela consegue voar acima das nuvens carregadas.

E que venham balanços muitos melhores nos próximos anos… é esperar para ver!!!

EduardoSP

Petrobrás também está listada na NYSE e BOVESPA, práticas contábeis auditadas e reconhecida competência, no entanto…

Brincadeira, não estou nem de longe querendo igualar as duas. Inclusive porque uma é pública e a outra privada.

Nonato

Faturamento de 20 bilhões e lucro de 241 milhões?
Não entendo.
Muitas empresas passam por crises ou rearranjo, baixas contábeis etc.
A situação da empresa deve estar longe de ruim.
Mas que O lucro é pífio é.
Já imaginou alguém falar que vai investir em algo que da lucro de 1% ao ano?
Melhor aplicar na poupança que rende uns 7% ao ano…

nunes

O nonato esse faturamento ai , não e referente a vinte bi, são pedidos em carteira que serão faturados a longo prazo, agora esse lucro ai que você chama de pifio, e referente ao resultado do quarto trimestre de 2015.

Marcos

Capa da Aviation Week: E2!!!!

DSousa

Segundo a Embraer, a Republic pretende manter os pedidos de E175. Faz todo o sentido, até porque o objetivo da Republic com o pedido de falência é se livrar do pedido do CSeries, e da sua frota de ERJ 145 e Q400, assim mantendo uma frota homogênea de E175, a única parte lucrativa da empresa. . http://www.ainonline.com/aviation-news/air-transport/2016-03-03/embraer-makes-provision-republic-bankruptcy . De qualquer forma, a provisão de recursos prepara a empresa pra qualquer problema que venha do pedido de falência. Ainda segundo a Embraer, se a Republic não receber os pedidos, é provável que outra empresa assuma seus slots de entrega, já que… Read more »

Space Jockey

Eduardo SP, em 2014 a Petrobras não aceitou entregar seu balanço anual para uma Auditoria independente, como sempre fazia. Tinham medo que o os caras vissem o tamanho da m3rhd@…

Marcos

(Reuters) – A Embraer tinha no final do ano passado 1,368 bilhão de reais a receber da Aeronáutica, ligados ao desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390 e à modernização da frota de caças da Força Aérea, disse o vice-presidente financeiro da empresa, José Filippo, em teleconferência nesta quinta-feira.

Nonato

Nunes. 20 bilhões de reais é o faturamento conforme consta da matéria.
22,5 bilhões de dólares é a carteira (backlog).

Mauricio R.

Por quê as “airframers” se opõe a fusão da Honeywell c/ a UTC (a “dona” da P&W): . “Industry consolidation has many useful purposes. Combining two organisations enlarges the economic and intellectual pool of resources, allowing the merged company to accept more risk to compete and innovate. It reduces overlapping back-office functions, making the entire industry more efficient and focused on the most essential tasks: developing, making and supporting products and services.” . “For Embraer, a merged Honeywell-UTC would own more than 70% of its E190-E2 regional jet by value, counting the engines, nacelles, avionics, auxiliary power unit, and electrical… Read more »

Emerson R.B

Que bonito essa formação de aviões todos juntos.

Mauricio R.

“…até porque o objetivo da Republic com o pedido de falência é se livrar do pedido do CSeries, e da sua frota de ERJ 145 e Q400, assim….” . Aonde é que o link postado diz que a Republic deseja se livrar dos C Seriers???? Em lugar nenhum o link fala isso, mas sim de retirar as aeronaves de 50 pax da frota. . “Republic’s restructuring strategy centers on operating a single aircraft type, added Filippo, meaning it intends to shed its aging 50-seat ERJ-145s and Bombardier Q400s, neither to which Embraer has direct exposure. “Republic’s restructuring is all about… Read more »

Últimas Notícias

Aeronave P-3AM Orion completa 10 anos de incorporação à FAB

A data marcou a modernização da Aviação de Patrulha, pois o modelo possibilitou a detecção, localização, identificação e, até...
- Advertisement -
- Advertisement -