Home Clipping Embraer fechou 2015 com R$ 1,368 bilhão a receber da Aeronáutica

Embraer fechou 2015 com R$ 1,368 bilhão a receber da Aeronáutica

3980
32

O valor apresenta pouca mudança em relação ao fim de julho do ano passado

SÃO PAULO – A Embraer tinha no final do ano passado R$ 1,368 bilhão a receber da Aeronáutica, ligados ao desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390 e à modernização da frota de caças da Força Aérea, disse o vice-presidente financeiro da empresa, José Filippo, em teleconferência nesta quinta-feira.

O valor apresenta pouca mudança em relação ao fim de julho do ano passado, quando a fabricante disse que o governo federal devia cerca de US$ 370 milhões à companhia.

A fabricante de aeronaves estendeu o cronograma para o KC-390 diante da redução do orçamento do governo federal para o setor em meio ao ajuste fiscal. A empresa tem previsão de certificação do cargueiro no segundo semestre de 2017 e início das entregas em 2018. “Todo o desenvolvimento segue com esse objetivo de cronograma”, afirmou Filippo.

Comentando o pedido de recuperação da Republic Airways, importante cliente da Embraer, na semana passada, Filippo disse que a provisão feita pela brasileira ligada à concordata da norte-americana pode ser alterada.

A Embraer provisionou R$ 390,6 milhões no quarto trimestre, valor relacionado a certas obrigações de garantia financeira. O número pode subir ou cair dependendo da evolução das negociações com a companhia.

As ações da Embraer tombavam quase 11% às 12h36, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 1,8%.

Sobre a possibilidade de encomenda de aeronaves do Irã, após o fim do embargo comercial contra o país, Filippo afirmou que há algumas restrições do país que ainda não terminaram e que a empresa precisa seguir, mas que a Embraer olha o mercado iraniano com atenção.

O presidente da Embraer, Frederico Curado, havia dito na semana passada que a companhia estava em discussões preliminares com o Irã sobre vendas de aviões, com foco em aviação comercial. (Por Priscila Jordão e Brad Haynes)

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest
32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano M
Juliano M
4 anos atrás

Segundo a “viva alma mais honesta” deste país a Embraer é símbolo do sucesso do Brasil Potência graças aos governos de seu partido …

Essa notícia não bate ou devo estar enganado e escutei errado, é que tinha barulho de algumas panelas enquanto ele falava …

Juarez
Juarez
4 anos atrás

OFF TOPIC: Senhores, bom dia a todos, dia histórico para o Brasil o tempo mostrou mais uma vez, ser senhor de todas as verdades. A Xiringa vai pegar Ótima sexta feira a todos nós e um grande abraço a todos amigos. G abraço _ NOTA DOS EDITORES: SENHORES, OS FATOS DE HOJE DA POLÍTICA / JUSTIÇA NÃO SÃO OBJETO DOS TEMAS EM DISCUSSÃO NESTE BLOG. PEDIMOS MODERAÇÃO QUANTO A COMENTÁRIOS FORA DE TÓPICO, POIS ISSO COSTUMA DESCAMBAR PARA DISPUTAS POLÍTICO-IDEOLÓGICAS ENTRE OS COMENTARISTAS DESTA OU DAQUELA VERTENTE POLÍTICA, QUE NÃO COSTUMAM ACABAR BEM E NÃO LEVAM A NADA DE PROVEITOSO.… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

O prejuízo de 700 milhões de dólares na compra da refinaria de Pasadena paga a dívida e ainda sobra pra comprar alguma coisa. Dia ______ ____________ _____
Editores, desculpem, mas não resisti.
.
COMENTÁRIO EDITADO

Tiago Silva
Tiago Silva
4 anos atrás

Um triste panorama, temos ai maior aposta da Embraer ser postergada por falta de comprometimento do governo federal através de uma péssima gestão,o problema não é falta de dinheiro e sim como o mesmo é empregado.

O KC-390 tem como risco perder o “time to market” para entrar em operação e consequentemente os contratos em potencial e para ajudar o seu concorrente direto esta em plena produção.

Acertar as contas com a Embraer é assegurar a continuidade do programa os empregos ligados a esta aeronave, então é imperativo que os repasses sejam feitos em dia.

Dan
Dan
4 anos atrás

Estes [OFF TOPIC] são usados de forma desenfreada por alguns mimados que não aguentam esperar a oportunidade correta para tratar daquele assunto. Como consequência, sim, atrapalha o tópico em pauta.

Marco Antonio Capoeira
4 anos atrás

Lindão esse avião, essa foto, mas alguma explicação para as “silver tapes”?

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
4 anos atrás

R$ 1,3 bi ,isso é fichinha perto da “lavanderia”.

jagderband#44
jagderband#44
4 anos atrás

Prezados, hoje é um dia para lembrar. Lembrar que ainda existem PATRIOTAS nesta nação. Voltando ao tópico, se fosse eu CEO da Embraer, transferiria todas as operações da empresa para USA/CAN/EUROPA. Att. _ NOTA DOS EDITORES: SENHORES, OS FATOS DE HOJE DA POLÍTICA / JUSTIÇA NÃO SÃO OBJETO DOS TEMAS EM DISCUSSÃO NESTE BLOG. PEDIMOS MODERAÇÃO QUANTO A COMENTÁRIOS FORA DE TÓPICO, POIS ISSO COSTUMA DESCAMBAR PARA DISPUTAS POLÍTICO-IDEOLÓGICAS ENTRE OS COMENTARISTAS DESTA OU DAQUELA VERTENTE POLÍTICA, QUE NÃO COSTUMAM ACABAR BEM E NÃO LEVAM A NADA DE PROVEITOSO. SE OS COMENTÁRIOS SOBRE ESSES TEMAS POLÍTICOS / JURÍDICOS DO DIA… Read more »

Frederick
Frederick
4 anos atrás

AMX feelings.

DomSaf
DomSaf
4 anos atrás

Parece me que estão pagando apenas o básico para mantê-lo nos andamentos básicos para certificação e levando as outras obrigações na barriga, típico do que sempre foi esse país.

Quanto ao Fora do Tópico, apenas mais pão e circo na televisão. O país que arquivava agora faz teatro, até a olimpíada chegar …. kkkkk

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
4 anos atrás

Kkkk …. Rsrsrsrs ….. O avião caiu !

______________________________________

Eae MR,

o projeto é da FAB/GF e a EMBRAER carrega $ 1,368 Bi nas costas ?

_____________________________________

Argumentos factíveis heim …..

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Carlos Alberto Soares
4 anos atrás

Carlos, bom dia. . Apenas um complemento para que pessoas menos familiarizadas com o tema tomem essa sua afirmação ao pé da letra: . O projeto do KC-390 é da Embraer, nos aspectos técnico, industrial etc. Logicamente, é baseado em especificações, exigências, informações e “inputs” operacionais da FAB. . A propriedade intelectual do projeto é que é da FAB, contratualmente, sendo o cliente que financia a coisa. Mas este foi contratado à Embraer. . Na minha visão, essa dívida com a Embraer terá que ser acertada conforme o que estabeleça o contrato para que cada parte tenha a sua responsabilidade… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
4 anos atrás

________________________________
_
COMENTÁRIO APAGADO. JÁ AVISAMOS MAIS ACIMA QUE SE OS COMENTÁRIOS SOBRE OS TEMAS POLÍTICOS / JURÍDICOS DO DIA DE HOJE, LAVA JATO ETC, COMEÇASSEM A PASSAR DO PONTO, SERIAM APAGADOS SEM AVISO PRÉVIO PARA EVITAR PROVOCAÇÕES DE PARTE A PARTE DAS VERTENTES POLÍTICAS EM CHOQUE NA ATUALIDADE, QUE FAZEM DESCAMBAR QUALQUER DEBATE PARA XINGAMENTOS E OFENSAS, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES. SOLICITAMOS A COMPREENSÃO DE TODOS PARA QUE O DEBATE NESTE ESPAÇO NÃO DESCAMBE PARA O FLA-FLU POLÍTICO.

Juliano M
Juliano M
4 anos atrás

Srs Editores, Os fatos políticos não tem relação com a matéria, mas tem muito haver com FFAA e desrespeito à lei e ordem. Hoje foi só o começo de ______________________ _ _ COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES, PARA DEIXAR CLARO: NÃO IGNORAMOS QUE QUESTÕES POLÍTICAS E DE JUSTIÇA INFLUENCIAM QUESTÕES RELACIONADAS À DEFESA, LEI E ORDEM ETC. ISSO É ÓBVIO. _ PORÉM, A EXPERIÊNCIA DOS EDITORES DESTE SITE QUE ESTÁ NO AR DESDE 2008, COLECIONANDO INÚMERAS SITUAÇÕES OCORRIDAS NUM CONJUNTO DE QUASE TREZENTOS MIL COMENTÁRIOS PUBLICADOS, MOSTRA QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES ESSE TIPO DE DISCUSSÃO DESCAMBA PARA O… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
4 anos atrás

A EMBRAER pode parar o desenvolvimento do KC-390 e os upgrades nas aeronaves da FAB, ou há alguma parte do contrato que a obrigue a agasalhar o prejuízo até “sine die” ?

Renato B.
Renato B.
4 anos atrás

De fato as perspectivas não são boas, especialmente no que depender do Governo Federal. Agora é torcer para que pelo menos um fluxo razoável de recursos seja mantido.

Além do Brasil, algum outro país já estão botando dinheiro nessa história?

Nonato
Nonato
4 anos atrás

Na minha opinião o ideal é que a Embraer continue tocando o projeto.
Não imagino que seja muito caro concluir.
Vão gastar com o quê?
Voa, resta, conserta.
São as horas de trabalho dos engenheiros e pilotos?
Combustível?
Se atrasar ela só tem a perder.
Sobre hoje, o Brasil precisa manter sua soberania, República e democracia.
Não é questão político partidária.
Que a verdade venha à tona e que os poderes atuem com independência.

Maria do Carmo Lacoste
Maria do Carmo Lacoste
4 anos atrás

Fernando “Nunão” De Martini 4 de março de 2016 at 12:16

Alguma informação sobre a situação do segundo protótipo? fala-se que voará ainda este semestre.
Outra coisa, a Embraer está bancando ou poderá bancar com dinheiro próprio os custos deste programa para que não paralise totalmente até que a FAB possa normalizar o fluxo de pagamentos?
Detalhe, pelo flightradar24, o KC-390 está na Embraer de São José dos Campos agora.
Muito Obrigada.

Renato B.
Renato B.
4 anos atrás

Nonato, se imaginarmos que cada peça é uma chance de algo dar errado e derrubar o avião, multiplicado pelo fato que elas tem de ser testadas separadas e em conjunto, em uso normal e até seus limites, tudo isso multiplicado por “N” situações diferentes. E eles têm de levar isso até um nível de risco aceitável e depois ainda homologar tudo isso.

Enfim, seja lá qual for o resultado deve ser algo caro e muito, mas muito complexo. E olha que eu que não sou da área devo ter deixado de considerar um monte de coisas.

Egon
Egon
4 anos atrás

Será que não há medo de calote por parte do governo, ou existe alguma segurança de recebimento?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
4 anos atrás

Mas nao falta dinheiro para financiar obras em Cuba, perdoar a divida de paises africanos, desperdicar recursos no foguete ucraniano, bancar milhoes de vagabundos atraves de programas sociais.

Brasil is going down…no stop.

Fucking government.

Clésio Luiz
4 anos atrás

Eu acho que essa súbita mudança no andamento do projeto, de dezembro pra cá, é fruto da entrada de cabeça da Embraer na concorrência canadense de aeronaves SAR. Eles devem ter visto algo de muito atrativo nos requerimentos para estarem conduzindo o desenvolvimento com dinheiro próprio.
.
No começo da década de 1990 essa postura independente rendeu frutos para a fabricante do “Jungle Jet”. vamos ver agora se a história se repete com o “Super Jungle Jet”.

Juliano M
Juliano M
4 anos atrás

Alex 4 de março de 2016 at 16:07

Temos o Marat tupiniquim entre nós …

Leopoldo
4 anos atrás

O dinheiro que faz falta rs

Duanny D.
Duanny D.
4 anos atrás

Cara é tanta coisa errada de uma vez só que dá tristeza de comentar.

Mauricio R.
4 anos atrás

“…transferiria todas as operações da empresa para USA/CAN/EUROPA.” . Seria o dia mais feliz da cristandade, depois do 04/03/2016 é lógico!!! Então feito isso, abandonar de vez a “garota de programa” isto é o Brasil, dê adeus ao “+ um”, ao F X-2, e aos upgrades dos A-1; A-4 e E-99. Ah e dê adeus tb ao Legacy 500 pelo menos na FAB, o do Jackie Chan pode ficar. E quem sabe tb a aquele monte de aeronaves Embraer no GTE. A concorrência entoaria ALELUIA, ALELUIA e viria em massa p/ negócios. Qndo vc for realmente CEO da Embraer faça… Read more »

LF
LF
4 anos atrás

Vai sonhando… vai…. isso ainda é permitido!!!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
4 anos atrás

Fernando “Nunão” De Martini 4 de março de 2016 at 12:16
________________________________________________

Valeu De Martini, é isso ai !

Delmo Almeida
Delmo Almeida
4 anos atrás

Parabéns aos editores. As vezes suspeito que algumas pessoas não conseguem entender algumas palavras simples, chamo de “analfabetismo seletivo”.

Juliano M
Juliano M
4 anos atrás

Sr. Editor,

Pelo apreço que vos tenho não posso deixar de sugerir o tema pra discussão, o assunto é sério, não podemos nos intimidar pela ameaça dos arruaceiros da internet que de nós querem só o silêncio. Leia e pondere, vocês tem suas fontes também, além da experiência, ponderem o link abaixo como achar melhor.

http://www.oantagonista.com/posts/forcas-armadas-advertem-dilma

Abraço

Luiz Campos
Luiz Campos
4 anos atrás

Bomba, bomba! Uma aeronave prefixo Papa Tango parece que está caindo. Suspeita-se de pane seca.

Mauricio R.
4 anos atrás

OFF TOPIC….
.
…mas nem tanto!!!
.
Será que agora vai????
.
“Quatro C-130B da Fuerza Aérea Argentina estão sendo reduzidos a sucata na I Brigada Aérea de El Palomar.
Trata-se das aeronaves matriculadas TC-56, TC-57, TC-58 e TC-59, das quais foi previamente retirado tudo que pudesse ser útil para os C-130H da Fuerza Aérea Argentina.”
.
(http://segurancaedefesa2.provisorio.ws/C-130B_FAA_Desmonte.html)
.
Estariam finalmente os argentinos providenciando espaço p/ a aquisição do “+ um”????
.
Vai saber…