Home Aviação de Caça Infodefensa: Uruguai seleciona F-5 como seu futuro caça…

Infodefensa: Uruguai seleciona F-5 como seu futuro caça…

1607
14

F-5 Tiger II e A-27 Tucano na BASC em 2003 - foto Nunão - Poder Aéreo - Forças de Defesa

…mas não foi revelado de quem o país vai comprá-los. Também poderá ser preciso enxugar esquadrões, frente à necessidade de desativar turboélices de ataque Pucará ou substituí-los por Tucano ou Super Tucano

Segundo reportagem publicada no site Infodefensa nesta quarta-feira, 26 de novembro, em recentes manobras realizadas entre o Exército e a Força Aérea Uruguaia foi confirmada a seleção, por esta última, do jato F-5 como seu futuro avião de caça. A confirmação foi feita pelo Ministro da Defesa do Uruguai, Eleuterio Fernández Huidobro.

Foi manifestado que jatos mais novos como o Yak-130 e seus “irmãos”, o italiano M-346 e o chinês L-15 (jatos treinadores de alto desempenho) são plataformas ideais para o Uruguai, a escassez de recursos levou a uma decisão pelo F-5 Tiger II, permitindo adquirir mais exemplares por um custo menor.

Também foi assegurado, segundo a reportagem, que no próximo orçamento se concentrarão verbas para a aquisição de materiais tanto para a Força Aérea quanto para a Armada, instituições que viram postergadas suas aspirações nas últimas décadas.

Porém, para a Força Aérea Uruguaia (FAU) a definição do avião é um primeiro passo que soluciona apenas uma parte do problema, pois toda a aviação de combate precisa de substituição urgente. Esse processo sofre com a dificuldade de manter em voo os cinco exemplares de bimotores turboélice de ataque FMA A-58 Pucará da Força Aérea, que em breve deixarão de voar se não houver uma troca de motores e manutenção geral das células.

A-29B - foto 10 Nunão - Poder Aéreo

Alternativas

Estão sendo analisadas opções para resolver a situação. A primeira seria concentrar o Esquadrão Aéreo 1 de Ataque e o Esquadrão Aéreo 2 de Caça numa única unidade de combate, que combine todo o material existente e a ser adquirido – no caso, os atuais jatos  A37B e os futuros caças F-5II.

A segunda opção seria comprar um substituto para o Pucará, que poderia ser aeronaves Embraer Tucano ou Super Tucano, oferecidas em várias oportunidades. Mas, também para isso, o fator econômico será decisivo.

A-29B Super Tucano - foto Nunão - Poder Aéreo

Site também confirma para esta quinta-feira, 27 de novembro, a transferência de três A-37B Dragonfly do Equador para a Força Aérea Uruguaia

Em outra reportagem publicada nesta quarta, o site Infodefensa informou que, finalmente, em 27 de novembro será assinada a transferência de três jatos Cessna A-37B Dragonfly do Equador para a Força Aérea Uruguaia. Uma delegação da FAU voará ao Equador para receber o material e fazer o traslado ao Uruguai.

Os três aviões foram considerados em excelentes condições segundo técnicos uruguaios, e serão acompanhados de um significativo volume de peças de reposição para a frota que o Uruguai possui da aeronave. Isso permitirá, segundo a reportagem, colocar em condições de voo alguma aeronave adicional.

O A-37 é hoje o principal meio de caça e ataque da FAU, e sua disponibilidade estava baixa por falta de peças de reposição, cada vez mais difíceis de encontrar no mercado internacional. Também foi ordenada a prontificação de vários motores desse tipo de aeronave, numa empresa americana, o que também ajudará a manter em condições de voo um maior número de exemplares de A-37 do Uruguai.

FONTE: Infodefensa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

FOTOS em caráter meramente ilustrativo

COLABOROU: Zampol

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_
_RJ_
5 anos atrás

Gostaria muito de ver aeronaves A-29 voando com a bandeira uruguaia. São ótimos substitutos tanto para o Pucará quanto para o A-37. Seria uma boa redução nos custos operacionais e o suporte técnico bem pertinho aqui no Brasil.

Corsario137
Corsario137
5 anos atrás

Daria os parabéns ao Uriguai se estivéssemos em 1979!

jairo boppre sobrinho
jairo boppre sobrinho
5 anos atrás

Srs

Um país do tamanho do Uruguay, sem inimigos a curto prazo, tá muito bom A-29!

Abs

Joner
Joner
5 anos atrás

Caramba, como a Embraer não consegue convence-los do A-29?
Aviões novos e baratos para operar por 30 anos, só fica o problema com jatinhos de traficantes.
Para isso, no futuro iria muito bem uns 12 Gripens made in Brazil.

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
5 anos atrás

A solução do Uruguai está a caminho e é a mesma do Brasil, o pré-sal. Desde 2013 foi assinado um tratado entre o governo do Brasil e o do Uruguai prevendo o apoio brasileiro para a criação de uma companhia petroleira binacional para exploração da plataforma continental uruguaia. No ano que vem, 2015, além do início da exploração de petróleo em torno das Falklands pelos ingleses, a Petrobrás iniciará a operação de um navio-sonda no litoral gaúcho na chamada Bacia sedimentar de Pelotas (sic) para prospecção física o pré-sal gaúcho. Assim que se confirmar os dados geofísicos da estatal no… Read more »

Vader
5 anos atrás

Jesus… Vou me ater à matéria e pular certas poluições mentais que li…

Prum país soberano, por menor ou mais pobre que seja, é uma droga e uma vergonha não ter ao menos meia dúzia de aviões supersonicos.

A Banda Oriental precisa de um caça pra proteger seu espaço aéreo, ainda que seja F-5.

ci_pin_ha
ci_pin_ha
5 anos atrás

Se passarem por uma boa modernização, esses F-5 serão uma ótima compra para o Uruguai.

juarezmartinez
juarezmartinez
5 anos atrás

Pessoal! Acordem, o Uruguai, país pelo qual eu tenho o maior respeito e admiração, não tem a menor condição de sustentar um esquadrão de F 5, apanham que nem cachorro para três ou quatro A 37 voando.
Vai ser que nem o Esquilo ‘gono” que a MB doou, quando der pau vão bater na nossa porta de pires na mão.
Podem comprar, mas jamais vão operar.

Grande abraço

Oganza
Oganza
5 anos atrás

Pq nós latinos sulamericanos somos tão sem noção?

Sério, isso é uma questão antropológica muito séria, quem resolver isso pode até ganhar Nobel.

Sofremos de Delírius Latinus Sulamericus Agudis .

Grande Abraço.

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
5 anos atrás

É mesmo, seria bem melhor acabar com todo delírio agudo e se conformar que apesar de sua condição genética geográfica inferior ainda é possível se esforçar muito para ir morar um dia nos EUA. E assim fugir da fatalidade de ter nascido no local errado do mundo.
Quem sabe até ser aceito como cucaracha local e viver na plenitude de sua condição crônica de capacho de gringo…

ironic mode off

Oganza
Oganza
5 anos atrás

Gilberto, só rindo e muito… não tive que me esforçar não, fui contratado antes de terminar a faculdade… isso se chama Reconhecimento de Competência 😀 Meu caro e complexado Gilberto, tenho muito orgulho de ser brasileiro, mas o bom mesmo é que hj eu contribuo muuuuito mais para o meu Brasil que vc por exemplo. Contribuo inclusive para o seu próprio emprego ai na sua cidade de Rio Grande, até a modernização que sua repartição terá que passar para funcionar direito nos próximos 15 anos é fruto em parte do meu trabalho, pq ela hj é ineficiente para os meus… Read more »

ricardo
4 anos atrás

O Uruguay deve ser respeitado,Avioes ja ultrapassados e sem futuro?? F5 ll . Praticamente ja sem vida ultil. Uruguay com A29 ,sim mas em um segundo momento. Favor antes de fazerem comentarios em uma pagina seria, pensem antes.