Caças F-5 Tiger III do Chile, em algum lugar entre Montevidéu e Punta Arenas

9

F-5E Tiger III do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 3 FACh

Na foto acima e nas que estão logo abaixo, caças F-5 Tiger III da Força Aérea do Chile (FACh) voam em algum lugar da extensa rota Montevidéu – Punta Arenas, no traslado de volta a sua base nesta última. Os caças foram fotografados do avião-tanque KC-135 da FACh, que apoiou o deslocamento de 4.800 quilômetros feito sem escalas.

Os “Tigres Australes” já estão de volta à IVª Brigada Aérea após participarem das comemorações dos 100 anos da Aviação Militar Uruguaia, para a qual o Chile deslocou o KC-135, um transporte C-130 Hercules e os 4 caças (um deles do modelo F-5F, biposto) que se exibiram nos céus uruguaios, além de serem expostos ao público por ocasião de um “portões abertos” no dia 16 na Base Aérea I Carrasco.

F-5E Tiger III do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 2 FACh

F-5F Tiger III do Chile em formação para REVO - foto FACh

F-5F Tiger III do Chile em REVO - foto FACh

F-5E Tiger III do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto FACh

O desfile aéreo comemorativo do centenário foi realizado no dia anterior, 15 de março, na Base Aérea II Boiso Lanza. No total, 42 pessoas integraram o grupo chileno, liderado pelo comandante do Grupo de Aviação  Nº 12 (a unidade dos F-5), o comandante de Grupo Javier Dublé.

Nos “portões abertos” da Base Aérea I Carrasco, os F-5 Tiger III chilenos tiveram a companhia de aeronaves expostas das forças aéreas da Argentina, Brasil e Paraguai, enquanto os anfitriões uruguaios expuseram os seus aviões A-37 Dragonfly, A-58 Pucará e PC7 Pilatus. Na ocasião, a Força Aérea Brasileira realizou uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a “Esquadrilha da Fumaça”. O EDA compareceu com seus T-27 Tucano e com o Embraer 314 Super Tucano, segundo a nota da FACh. Já a Força Aérea Argentina apresentou seus jatos IA-63 Pampa (que, segundo uma das matérias dos links abaixo, poderia ser adquirido pelo Uruguai).

F-5E Tiger III do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 4 FACh

KC-135 do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 2 FACh

F-5E Tiger III do Chile nos 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 5 FACh

F-5E Tiger III do Chile partindo para os 100 anos da Aviação Militar no Uruguai - foto 2 FACh

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Mais do que em qualquer outra aeronave, no F-5 nota-se bem a aplicação da regra de área.

Além de ser uma bela aeronave.

Marcos

Se os uruguaios comprarem os F-5 e efetuarem uma modernização, ficarão bem equipados. Resta saber que vai bancar o custo.

Nick

F-5E Chilenos. Em breve, em uma Base Aérea próxima de você. 🙂

Brincadeiras à parte, nem é bom lembrar que eles existem. No meu entender, CHEGA de F-5E, modernizado ou não. Temos de pular de geração mesmo que com usados.

[]’s

Observador

Não sei se é pela pintura, mas eles parecem em melhor estado do que seus equivalentes na FAB.

Se bem que os caças de primeira linha do Chile são os F-16, então estes F-5 devem ser mesmo menos surrados que os brasileiros.

Rafael M. F.

“Não sei se é pela pintura, mas eles parecem em melhor estado do que seus equivalentes na FAB.”

Provavelmente, creio eu. pela base em que se localizam, que é em lugar com baixa umidade relativa do ar (é em Iquique ou Antofagasta, se não me engano)