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Belgas enviam RFI para cinco concorrentes à substituição do F-16

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F-16 belga - foto 2 via Forças de Defesa da Bélgica

Pedido de informações foi enviado para agências estatais responsáveis pelos programas de cinco caças: F-35, F/A-18 Super Hornet, Rafale, Gripen e Eurofighter Typhoon

 

Segundo reportagem de quarta-feira, 4 de junho, publicada pelo jornal belga Le Vif, o Ministério da Defesa da Bélgica enviou a cinco agências estatais de cinco nações pedidos de informação (RFI – Request for Information) referentes a aviões de combates que poderão substituir os atuais caças F-16 do componente aéreo da defesa do país.

Das cinco agências, duas são dos Estados Unidos, o Joint Program Office (JPO), responsável pelo programa do F-35 Lightning II fabricado pela Lockheed Martin, e o Navy Integrated Program Office (Nipo), do programa F/A-18F Super Hornet da Boeing.

Outras três agências são europeias: a Direction générale de l’Armement (DGA) do Ministério da Defesa Francês, responsável pelo caça Rafale da Dassault, a Swedish Defence and Security Export Agency (FXM), do JAS-39 Gripen da Saab, e o Ministério da Defesa Britânico para o Eurofighter, do consórcio europeu homônimo. As informações foram dadas por um porta-voz da Defesa da Bélgica à agência BELGA.

F-16 belgas - foto 2 via Forças de Defesa da Bélgica

A publicação do RFI é a primeira etapa de um longo processo de aquisição, que prevê o início de entregas de um novo caça a partir de 2023, quando estão programadas as primeiras baixas dos jatos F-16, conforme chegam ao final da vida útil.

FONTE: Le Vif (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Componente Aéreo da Defesa da Bélgica

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Grievous
Grievous
6 anos atrás

Por que o F-16E/F também não entrou no páreo? É o cliente ou o fabricante quem escolhe o modelo a entrar na concorrência?

Nick
Nick
6 anos atrás

Caro Grievous,

Talvez a LM já tenha entendido que não existirá mais F-16 em produção por volta de 2020. Só F-35.

Na minha opinião vai dar F-35 ou Gripen E.

[]’s

Guilherme Poggio
Reply to  Nick
6 anos atrás

Nick escreveu:

Talvez a LM já tenha entendido que não existirá mais F-16 em produção por volta de 2020. Só F-35.

Bingo!

http://www.aereo.jor.br/2013/12/15/segundo-a-lockheed-producao-do-f-16-vai-ate-2020/

É isso mesmo. Só até 2020. A produção já anda baixa. Na casa de um avião por mês (para quem chegou a produzir 30 por mês)

Edgar
Admin
6 anos atrás

Na torcida para comprarem o “nosso” caça 😀

Grievous
Grievous
6 anos atrás

Considerando o que o Nunão disse, se eles quiserem fabricar sob licença, creio que as chances do F-35 diminuem (puro chute).
Eles poderiam levar o SH. Daqui a pouco podem ficar com a linha de produção toda pra eles! Exclusiva. rs

Joker
Joker
6 anos atrás

Eu acho que na onda brochante de “Euro num sei o que” das europas(se der uma analisada na historia é umas das conclusões que se chega, capaz de sair um Eurofighter…

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
6 anos atrás

“Joker 5 de junho de 2014 at 19:44 #
capaz de sair um Eurofighter…”
.
.
Pensei q só eu tinha pensado assim… rs
Com a crise q o bloco enfrenta, o dinheiro não pode sair dali..

Lyw
Lyw
6 anos atrás

… Com a crise q o bloco enfrenta, o dinheiro não pode sair dali..

Também acho que a coisa possa estar por aí… Talvez tenhamos uma briga entre os dois delta canards da zona do Euro, os mais caros por sinal!

Mauricio Silva
Mauricio Silva
6 anos atrás

Olá.

“É isso mesmo. Só até 2020. A produção já anda baixa. Na casa de um avião por mês (para quem chegou a produzir 30 por mês)”.

Acho que estão “matando” o F-16 antes do tempo. O modelo, se “voltasse as origens” poderia ser uma excelente opção para um caça supersônico “pé de boi”. Como é um modelo amortizado, daqui para frente tudo poderia ser lucro. Em fim…
SDS.

Guilherme Poggio
Reply to  Mauricio Silva
6 anos atrás

Acho que estão “matando” o F-16 antes do tempo.

Caro Mauricio Silva

O dilema da LM é parecido com o problema da Dassault dez anos atrás. O F-16 pode sim concorrer no mesmo mercado do F-35 em um ambiente totalmente desfavorável à venda de caças.

R. Milk
R. Milk
6 anos atrás

É isso mesmo, acontece:

“O que pode acontecer é, na resposta ao RFI o fornecedor sugerir outra aeronave, ou algo do gênero.”

Já aconteceu por essas bandas, inclusive…

Iväny Junior
6 anos atrás

A escolha é bem simples.

Custo-beneficio= Gripen NG;
Melhor absoluto = Eurofighter;
Propaganda enganosa= orquinha.

Grievous
Grievous
6 anos atrás

Também acho que o F-16 poderia assumir o nicho pé de boi que está ficando vago no ocidente. Fico imaginando se o F-16 já tivesse saído de linha (falta pouco) e os americanos só tivessem o F-35. Será que venderiam para um país como o Iraque? Dado a instabilidade de alguns países, eles teriam a opção de embargar a venda – deixando de ganhar $$$ – ou correr o risco de acabar tendo que enfrentar seu caça top de linha numa das muitas guerras que se metem. Sem o Mirage 2000 e um F-16 básico, quem não tiver grana pra… Read more »

Grievous
Grievous
6 anos atrás

Eu sei Nunão, ainda tem o SH, mas este sairá de linha até antes do F-16, se ninguém mais comprar (o que lamento, pois sou fã avião).
O raciocínio que quis propor era sobre a aposta que está se fazendo no F-35, o velho e batido argumento da cesta única para todos os ovos.
Não seria interessante deixar um de seus atuais aviões para cobrir a lacuna do F-5 e MiG-21? O Um F-16 simplificado seria o ideal e poderia vender bem, até para países bagunçados

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Nunão,

Comparar Brasil e Iraque?

O F-35A Lightning II foi oferecido para o Brasil, mas o então Ministro da Defesa, Nelson Jobim, recusou:
““Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”.

Já o Brigadeiro Saito:
“Bem… O Brasil teria uma capacidade dissuasória maravilhosa…”

Certamente vc lembra:
http://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/

Abç.,
Ivan, o Terrível.

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Grievous, Vc está alertando para um problema que os fabricantes ocidentais de caça, com exceção talvez da SAAB, insistem em ignorar solenemente. Será que todos os aliados ocidentais terão orçamento suficiente para operar caças de 5ª geração? Será que todas as missões de combate e polícia aérea exigem uma aeronave sofisticada e de alto custo como os novíssimos caças stealth? Uma possibilidade concreta em um futuro não muito distante será os 2 (dois) dos grandes conglomerados de defesa americano apresentarem produtos novos, partindo de plataformas de terceiros, para o mercado de caças leves. Boeing já está mantendo entendimentos com a… Read more »

Ivan
Ivan
6 anos atrás

Nem eu… 🙂

R. Milk
R. Milk
6 anos atrás

Prezado Ivan,

“Não estou interessado (no F-35), com esse preço, sem transferência de tecnologia e com alto grau de sofisticação, muito acima das nossas necessidades”.

Na verdade o F-35 não foi oferecido pela Locheed…

Não me pergunte a fonte, pq não direi…