mirage-f-1-foto-forca-aerea-francesa

Objetivo do treinamento é aumentar eficácia em operações da OTAN e preparar as tripulações para exercícios internacionais, como a Cruzex

A Força Aérea Francesa (Armée de l´air) noticiou que entre 9 de março e 3 de abril, duas aeronaves Mirage F1 CR da base de Reims, acompanhadas de dois Mirage 2000 RDI do esquadrão de caça 1/12  de Cambrai e de uma aeronave de transporte C160 do esquadrão 2/64  de Évreux, participarão do estágio TLP (Tactical Leadership Program) em Florennes, na Bélgica.

Trata-se de um treinamento tático anual composto de seis sessões de quatro semanas, em que pilotos já qualificados como “chefes de patrulha” tornam-se “chefes de missão” (Mission Commander). O fato de ser realizado em outro país deve-se ao objetivo de aprimorar o entrosamento das equipes em um contexto multicultural. A certificação como chefe de missão é indispensável para liderar missões em exercícios da envergadura de uma Red Flag (Estados Unidos), Maple Flag (Canadá) e Cruzex (Brasil).

Fonte e foto (SIRPA Air): Armée de l´air

Quem é Fernando "Nunão" De Martini

Veja os posts de Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

11 Comentários para “Franceses treinam na Bélgica para exercícios internacionais”

  1. AMX 19 de março de 2009 at 13:15 #

    A versão do Mirage F-1 citada é a de Reconhecimento, estou certo?
    Que eu saiba, é a última versão desse caça ainda em uso pela França. Alguém pode confirmar?
    O uso operacional dessa versão, atualmente, é “só” pra rectat ou pra caça/defesa aérea também?

    Obrigado.
    Abraços!

  2. AMX 19 de março de 2009 at 13:15 #

    A versão do Mirage F-1 citada é a de Reconhecimento, estou certo?
    Que eu saiba, é a última versão desse caça ainda em uso pela França. Alguém pode confirmar?
    O uso operacional dessa versão, atualmente, é “só” pra rectat ou pra caça/defesa aérea também?

    Obrigado.
    Abraços!

  3. Roberto 19 de março de 2009 at 16:18 #

    Interessante, pesquisei na http://www.areamilitar e encontrei o esclarecimento de que o F1 já foi “abatido” na força francesa. Vejam, abaixo:

    Designação Local:Mirage F1C
    País: França Qtd: Max/inicial:120 – Em serviço:0 Situação: Abatido

    O Mirage F1 entrou ao serviço do «Armée de l’Air» em Maio de 1973, na versão F1C, equipada com o radar Cyrano IV.

    Além da versão base, a força aérea francesa utilizou a versão F1CR de reconhecimento e o F1CT, que foi transformado em aeronave de ataque/bombardeamento.

    Os Mirage-F1 franceses estiveram pela primeira vez em acção no Chade, onde efectuaram operações de apoio ao bombardeamento de forças libias e estiveram na guerra do golfo em 1991, tendo efectuado 114 missões de ataque e intercepção.

  4. Roberto 19 de março de 2009 at 16:18 #

    Interessante, pesquisei na http://www.areamilitar e encontrei o esclarecimento de que o F1 já foi “abatido” na força francesa. Vejam, abaixo:

    Designação Local:Mirage F1C
    País: França Qtd: Max/inicial:120 – Em serviço:0 Situação: Abatido

    O Mirage F1 entrou ao serviço do «Armée de l’Air» em Maio de 1973, na versão F1C, equipada com o radar Cyrano IV.

    Além da versão base, a força aérea francesa utilizou a versão F1CR de reconhecimento e o F1CT, que foi transformado em aeronave de ataque/bombardeamento.

    Os Mirage-F1 franceses estiveram pela primeira vez em acção no Chade, onde efectuaram operações de apoio ao bombardeamento de forças libias e estiveram na guerra do golfo em 1991, tendo efectuado 114 missões de ataque e intercepção.

  5. Mirage 19 de março de 2009 at 16:26 #

    Eu e minha versão F-1 somos os mais belos aviões da família Mirage.

  6. Mirage 19 de março de 2009 at 16:26 #

    Eu e minha versão F-1 somos os mais belos aviões da família Mirage.

  7. chips 19 de março de 2009 at 18:41 #

    pode tirar o “cruzex” dai, eles só mandam pilotos iniciantes…
    Deveriam nos chamar para um exercicio na França…ai sim veríamos o verdadeiro poder de fogo…

  8. chips 19 de março de 2009 at 18:41 #

    pode tirar o “cruzex” dai, eles só mandam pilotos iniciantes…
    Deveriam nos chamar para um exercicio na França…ai sim veríamos o verdadeiro poder de fogo…

  9. Storm 20 de março de 2009 at 8:15 #

    Por falar em F1 , vcs viram o Rubinho tá andando barbarida com a braw-F1 (ex Honda)

  10. Storm 20 de março de 2009 at 8:15 #

    Por falar em F1 , vcs viram o Rubinho tá andando barbarida com a braw-F1 (ex Honda)

  11. cal 10 de maio de 2010 at 15:36 #

    O RUBINHO ESTÁ ANDANDO ONDE?

Deixe um Comentário

Papéis soltos na cabine causaram a queda do F-16 da OTAN em Albacete

Documentos podem ter mudado a posição do controle de trim, de acordo com a comissão de inquérito MIGUEL GONZÁLEZ Um descuido […]

Brasil fecha acordo financeiro com Suécia para pagamento de 36 caças da Saab

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Defesa fechou o acordo financeiro para o pagamento de 36 caças Gripen NG, fabricados […]

‘Dogfight’ entre Flankers e Typhoons no exercício Indradanush

A Royal Air Force (RAF) e Indian Air Force (IAF) estão realizando há duas semanas o Exercício Indradanush e estão […]

Governo da Suécia aceita reduzir a taxa de juros no contrato dos caças Gripen NG da FAB

O governo da Suécia aceita reduzir a taxa de juros no contrato de financiamento para venda de 36 caças para […]

Acidente com Bandeirante da FAB em Minas

 Minas Gerais foi palco de mais um acidente aéreo. Uma aeronave Bandeirante EMB 110 da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu […]

Divergência sobre taxa de juros ameaça compra de caças suecos

A pedido de Levy, Defesa tenta renegociar contrato, mas enfrenta resistência Por Geralda Doca BRASÍLIA — A compra dos 36 […]