sexta-feira, maio 14, 2021

Gripen para o Brasil

Yrausquin, ‘a menor pista do mundo’

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Com cerca de 400 metros de comprimento, a pista de Yrausquin, nas Antilhas, é apresentado como a mais curta do mundo, neste que é mais um vídeo recomendado pelo leitor Clésio. E ele aproveitou o envio do vídeo para perguntar: como seria a operação num possível aeródromo na ilha de Trindade?

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Alfredo Araujo

Para vcs verem como tamanho é relativo…
Eu achei esse pouso ai do vídeo mais tranquilo que os pousos dos B-737-800 da Gol em Conhgonhas e Santos Dumont…

Rinaldo Nery

O CARAVAN opera nessas condições. Em Trindade seria possível. Sou instrutor de CARAVAN, e no Equador (Patuca), quando voei na MOMEP (Missão de Observadores Militares Equador-Peru), as condições eram bem extremas (600 metros de terra).

Clésio Luiz

Rinaldo, os Caravan operados pela FAB tem autonomia para operar com alguma folga de Trindade, ou fica no limite?

Rinaldo Nery

Os CARAVAN possuem autonomia de 5 horas, a 150 kt de ground speed. Qual é a distancia pra Trindade?

Clésio Luiz

Aproximadamente 1.200 km da costa de Vitória, Espirito Santo.

Clésio Luiz

Me parece que ficaria muito no limite do C-98. Qual seria a menor pista para uma operação segura do C-105?

Iväny Junior

Se colocar uns cabos de parada e umas catapultas dá pra operar caças tranquilamente.

Clésio Luiz

Ah, tinha esquecido dos C-95. Imagino que possam usar uma pista de terra mais curta que o C-105?

Clésio Luiz

Recebi sim Nunão. Mas fiquei chocado com o valor, fora os possíveis impactos ambientais de uma longa pista asfaltada naquele fim de mundo (e obviamente os ambientalistas iriam chiar).

Como não se demonstrou interesse até hoje (com o Brasil muito mais rico do que era na época) na construção de uma pista por lá, fico tentando imaginar qual seria a solução de menor custo de operação, numa pista de terra mesmo.

Rinaldo Nery

1.300 m é razoável para o C-105. Pista de terra tem o problema do PCN. Outro detalhe: que que ser homologada IFR. Não dá pra voar 600 NM sobre o oceano, chegar lá e o campo estar fechado VFR.

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