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Yrausquin, ‘a menor pista do mundo’

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Com cerca de 400 metros de comprimento, a pista de Yrausquin, nas Antilhas, é apresentado como a mais curta do mundo, neste que é mais um vídeo recomendado pelo leitor Clésio. E ele aproveitou o envio do vídeo para perguntar: como seria a operação num possível aeródromo na ilha de Trindade?

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Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
6 anos atrás

Para vcs verem como tamanho é relativo…
Eu achei esse pouso ai do vídeo mais tranquilo que os pousos dos B-737-800 da Gol em Conhgonhas e Santos Dumont…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

O CARAVAN opera nessas condições. Em Trindade seria possível. Sou instrutor de CARAVAN, e no Equador (Patuca), quando voei na MOMEP (Missão de Observadores Militares Equador-Peru), as condições eram bem extremas (600 metros de terra).

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Rinaldo, os Caravan operados pela FAB tem autonomia para operar com alguma folga de Trindade, ou fica no limite?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Os CARAVAN possuem autonomia de 5 horas, a 150 kt de ground speed. Qual é a distancia pra Trindade?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Aproximadamente 1.200 km da costa de Vitória, Espirito Santo.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Me parece que ficaria muito no limite do C-98. Qual seria a menor pista para uma operação segura do C-105?

Iväny Junior
6 anos atrás

Se colocar uns cabos de parada e umas catapultas dá pra operar caças tranquilamente.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Ah, tinha esquecido dos C-95. Imagino que possam usar uma pista de terra mais curta que o C-105?

Clésio Luiz
Clésio Luiz
6 anos atrás

Recebi sim Nunão. Mas fiquei chocado com o valor, fora os possíveis impactos ambientais de uma longa pista asfaltada naquele fim de mundo (e obviamente os ambientalistas iriam chiar).

Como não se demonstrou interesse até hoje (com o Brasil muito mais rico do que era na época) na construção de uma pista por lá, fico tentando imaginar qual seria a solução de menor custo de operação, numa pista de terra mesmo.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

1.300 m é razoável para o C-105. Pista de terra tem o problema do PCN. Outro detalhe: que que ser homologada IFR. Não dá pra voar 600 NM sobre o oceano, chegar lá e o campo estar fechado VFR.