Home Aviação de Caça Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia

Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia

312
13

Segundo a BBC, a RAF (Força Aérea Real Britânica) está desdobrando quatro caças Eurofighter Typhoon de sua base em Lincolnshire para a Lituânia, com o objetivo de contribuir para o policiamento aéreo dos países bálticos, a cargo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Nesta manhã de 28 de abril, a RAF também publicou nota sobre o envio, com fotos e vídeo da decolagem dos caças. Segundo a nota, o envio dos caças já havia sido anunciado pela Secretaria de Defesa à Câmara dos Comuns em março, no contexto da missão BAP (Baltic Air Policing – policiamento aéreo do Báltico), que existe desde 2004, e há seis semanas os integrantes do Esquadrão 3 se prepara para a missão no Báltico, que tem similaridades com o Alerta de Reação Rápida (Quick Reaction Alert) que já realizam na Grã-Bretanha.

Typhoon decola para a Lituânia para proteger o Báltico - foto RAF

O envio dos caças, segundo a RAF, ocorre seis semanas após uma aeronave Sentry E-3D AWACS (alerta aéreo avançado e controle) do Reino Unido ser enviada para reforçar o controle do espaço aéreo sobre a Polônia e a Romênia, como parte da força de AWACS da OTAN.

A BBC informou que os quatro Typhoons e seis caças poloneses ficarão no lugar de um esquadrão norte-americano na missão de patrulhar os flancos da aliança no leste. O rodízio de caças da OTAN na Lituânia foi recentemente reforçado em resposta às crescentes tensões da Rússia com a Ucrânia.

Só na semana passada, caças Typhoon baseados em Leuchars interceptaram dois bombardeiros russos voando no espaço aéreo internacional, ao largo da Escócia. Os aviões russos deixaram a área logo após serem interceptados. No ano passado, houve oito ocorrências do tipo.

Typhoon é preparado para desdobramento na Lituânia para proteger o Báltico - foto RAFNo final desta semana aproximadamente 100 militares britânicos irão à Estônia para tomar parte num exercício multinacional, mas o Ministério da Defesa afirmou que o exercício já estava planejado há algum tempo.

FONTES: BBC e RAF (também fotos e vídeo)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês

VEJA TAMBÉM:

 

 

13
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Adriano BucholzClésio LuizjuarezmartinezFernando "Nunão" De MartiniIväny Junior Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fighting Falcon
Visitante
Fighting Falcon

Muito imponente essa aeronave.

Vader
Visitante
Active Member

O delta de superioridade aérea por excelência. E vende.

Fighting Falcon
Visitante
Fighting Falcon

Alguém tem alguma informação sobre custos de operação dele?

Vader
Visitante
Active Member

Quem tem não reclama não…

Iväny Junior
Visitante
Member

É caro, mas oferece o melhor. Como falou o Vader acima, quem tem não reclama… Sou suspeito pra falar da aeronave, mas se coronel da USAF fala que é o melhor caça do mundo, então eu posso concordar.

Iväny Junior
Visitante
Member

É caro, mas é o melhor, então fica barato ou pelo menos justo para quem precisa do melhor e pode pagar. Apesar de ser apaixonado por esse caça, nunca o defendi pro Brasil. Nas nossas necessidades, o Gripen supre muito bem. Mas entre operar Rafale e Typhoon, a diferença de preço é ínfima e a de performance é grande. A frança terminou pagando caro para ter uma avião menor (para caber no CDG, que na prática, cabe até super lobby, haja vista o ultimo exercício conjunto com a USNavy) e ficou sem um delta-canard supercruise e com RCS maior, embora… Read more »

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Depois que o Putin chutou a porta, arrebentou com as travessas, entrou na sala, tirou o pirulito para fora e mijou em cima do sofá, a bambilândia começa a se mexer.

Grande abraço

Vader
Visitante
Active Member

Fernando “Nunão” De Martini
28 de abril de 2014 at 14:33 #

Então Nunão, mas não eram os alemães que reclamavam até alguns anos atrás dos custos do F-104?

Se for, creio que os alemães reclamam demais, de tudo.

Fato é que o Typhoon é operado por GB, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Arábia Saudita e, em breve, talvez os Emirados Árabes.

Curioso o fato de só os alemães reclamarem dos custos de operação. Me parece que é um pouco de “SS”:

“Síndrome Suíça” 🙂

PS: “SS” é aquela coisa bem eurobambi de reclamar de QUALQUER dinheiro gasto com armas…

Iväny Junior
Visitante
Member

Do f-104 tinham que reclamar mesmo, porque era um lixo. Do Typhoon, tem aquela turma anti-arma em todo canto que vai sempre reclamar.

Mas é consenso que o país deve ter capacidade de se defender, por isso o Typhoon continua forte. E aquela notícia que a encomenda de Tranche 3 seria reduzida não vingou, afinal.

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

@Fighting Falcon O custo de operação de um caça varia de país para país. Tem força que contabiliza até salário dos pilotos/mecânicos na hora de voo. Mas tem uma regra que é inescapável: quanto mais pesado e com menos unidades operando, mais caro de voar. Um caça pesado pode até ter custo igual a um mais leve (porem caro), mas barato de operar não será. Então, um F-5E custava pra FAB uns 4.500 dólares. A Suécia já soltou valores de 5 a 7 mil para o Gripen. Você pode dar uma olhada nesse gráfico da JANE’s: http://www.thaifighterclub.org/images/answer2012/A0114422512100183420.jpg Não é uma… Read more »

Adriano Bucholz
Visitante

Vader…..

Alemão reclama de tudo por que é teimoso.
Diz a lenda aqui na minha terra (80 % de origem alemã) que pra colocar 20 Alemão dentro de um fusca é só teimar com um deles que não cabe que ele faz caber!!!
Então se todo munda esta contente, o alemão teima que não funciona!! kkkkkkkkkkk

Fighting Falcon
Visitante
Fighting Falcon

Valeu Clésio Luiz