Custo da encomenda de Eurofighter pela Alemanha ultrapassa o planejado

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Typhoons alemães rumo a Eielson AFB para a Red Flag Alaska - foto Luftwaffe - JG74

Até o final deste ano, praticamente todo o valor de 14,7 bilhões de euros planejado para aquisição de 180 caças Typhoon terá sido gasto com 108

No domingo, 7 de julho, a Reuters publicou nota comentando reportagem publicada na revista alemã Der Spiegel, a respeito dos custos crescentes das encomendas de caças Eurofighter Typhoon para a Alemanha. Segundo a revista, a conta para a encomenda de 180 Typhoons para a Força Aérea Alemã (Luftwaffe) está subindo além dos 14,7 bilhões de euros planejados (cerca de 18,8 bilhões de dólares ou 42,7 bilhões de reais).

A revista afirma que a Luftwaffe, até o final do ano, espera pagar 14,5 bilhões de euros por apenas 108 dos caças. Até 2018, deverão ser pagos 16,8 bilhões de euros por 143 jatos Eurofighter. Ou seja, está se pagando mais por menos aeronaves. Um porta-voz do Ministério da Defesa da Alemanha, que não quis dar mais detalhes, afirmou: “É correto dizer que o custo dos Eurofighters está subindo.”

Eurofighter Typhoon número 100 para a Força Aérea Alemã - foto Eurofighter via Luftwaffe

O jato de combate multitarefa Eurofighter Typhoon é fabricado pela EADS, pela italiana Finmeccanica e pela britânica BAE Systems. Os fabricantes não quiseram se pronunciar a respeito do assunto. No mês passado, durante o Paris Air Show 2013 (em Le Bourget), o novo chefe do consórcio Eurofighter disse que neste ano serão feitos planos para tornar o caça mais barato em um mercado de competitividade crescente.

Os principais competidores do Typhoon incluem o F-35 da americana Lockheed Martin, o Rafale da francesa Dassault e o Gripen da sueca Saab.

Typhoon Luftwaffe na Red Flag Alaska - foto Eurofighter

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Força Aérea Alemã e Eurofighter

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Wagner

Esse caça é magnífico !

Soldat

Esse Caça é lindo com a insignia da força aérea Alemã então nem se fala…..

Marcos

É provável que se todos fossem T.1, os custos seriam aqueles estimados inicialmente.

joao.filho

Como sempre, a Alemanha com a sua Luftwaffe levam a minha admiração eterna. Quisera ver algo assim no Brasil, mas isso já seria viajar na mayonese…

tpivatto

Voltando à realidade, com o Euro a R$ 2,913, 14,5 bilhões de euros equivale a R$ 42,2385bilhões, o que, dividido por 108 aeronaves resulta na “bagatela” de R$ 391.097.222,22 (TREZENTOS E NOVENTA E UM MILHÕES, noventa e sete mil, duzentos e vinte dois reais e vinte e dois centavos) por cada caça.
Já tô achando o Rafale e o F-35 baratos!!!
E tem gente que defende o Typhoon para a FAB…

Marcos

A verdade é que o Rafale tem custo similar ao Eurofigther.

tpivatto

Mas considerando que esse valor deve ser gasto até o final do ano, não devem estar contabilizados aí os gastos com o futuro radar AESA.
Para não falar que o Typhoon ainda não tem versão naval, como o Rafale e o F-35.

Marcos

O custo do Rafale naval é completamente diferente da versão da força aérea, beeemmm mais caro. Idem para o F-35. E o radar AESA do Rafale ainda vai ser… e, sim, o preço também já vai ser outro. E no F-35, falta tudo, até integrar GPS. Um dia ficará pronto, com outro preço, é claro.
Ainda vou de F-18 ou Gripen.
Aquele que for mais barato, óbvio.

Baschera

Quero ver quanto vai custar aquele contrato dos 126 Rafales na Índia dentro de alguns anos…..

Sds.

Baschera

“R$ 391.097.222,22” ….. só com a “reforma” do Maracanã.. se gastou três vezes este valor.

Ou seja, daria para ter comprado três EF-2000….

Isto sim é que é pais rico.

Sds.

tpivatto

Marcos disse:
8 de julho de 2013 às 23:23
“E o radar AESA do Rafale ainda vai ser… e, sim, o preço também já vai ser outro.”
Ao menos na proposta para o FX-2 o valor já abarca o radar RBE2.

“Ainda vou de F-18 ou Gripen. Aquele que for mais barato, óbvio.”
Então é Gripen.

tpivatto

Baschera disse:
9 de julho de 2013 às 0:14
“Quero ver quanto vai custar aquele contrato dos 126 Rafales na Índia dentro de alguns anos…..”

Well, pelo andar da carruagem, menos do que 126 Typhoons…
Aliás, acho que fator menor preço foi de suma importância na escolha indiana.

tpivatto

Baschera disse: 9 de julho de 2013 às 0:18 “R$ 391.097.222,22″ ….. só com a “reforma” do Maracanã.. se gastou três vezes este valor. Ou seja, daria para ter comprado três EF-2000…. Isto sim é que é pais rico.” Interessante, apesar de eu não frequentar o Maracanã rotineiramente (aliás nunca vi um jogo de futebol nele. As poucas vezes que estive em seu interior foi para ver shows internacionais de rock/pop). O que é mais benéfico para o país e sua população: a reforma do estádio mais famoso da nação ou a aquisição de 03 jatos? Claro: tem toda a… Read more »

Marcos

tpivatto A não ser que você tenha cópia do relatório da Força Aérea da Índia sobre a decisão final que levou os mesmos a optarem pelo Rafale, não há como dizer que os mesmos tenham sido mais baratos. A questão “barato” levou em consideração uma série de quesitos de longo prazo, quesitos esses que já foram questionados pelo Ministro das Finanças da Índia. Então… A verdade é que no longo prazo os custos efetivos de peças de reposição serão baseados no custo médio por unidade produzida: 115 para o Rafale (até agora) contra 355 do Eurofighter. Quanto ao estádio do… Read more »

tpivatto

Ok, Marcos. Entendo tuas ponderações. Só não compreendi pq vc usou o número de 115 para apontar as unidades produzidas do Rafale. Não seria mais correto considerar todas as unidades que virão a ser produzidas, considerando as previsões francesa e indiana, e não apenas as que já foram entregues? Quanto a questão “estádio x caças”, apenas destaco que a comparação do Baschera indicou que o valor da reforma do Maracanã custou aproximadamente 3x o valor pago pela Luftwaffe por cada um dos seus Typhoons. Ora, (o valor de) três caças é algo muito diferente (e, por óbvio, muito mais barato)… Read more »