1° lugar do ITA enfrentou dois anos de preparação e viagens de 16 horas

13

Marcelle Souza

ClippingNEWS-PAmarcos-santana-ficou-em-1-lugar-no-vestibular-2014-do-ita-1390245093657_300x420Primeiro lugar geral no vestibular 2014 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o maranhense Marcos Santana de Oliveira, 19, deixou a cidade natal e estudou dois anos em Fortaleza, a cidade com mais aprovados no exame deste ano.

O caminho até a tão sonhada vaga, no entanto, foi bem maior dos que os mais de 800 km –e as 16 horas de ônibus– entre a cidade de Dom Pedro (MA) e a capital do Ceará. “Durante a semana eu acordava, ia para o colégio às 7h20 e ficava lá até as 16h. Voltava para a casa e estudava até a meia noite”, conta o aluno do Colégio Farias Brito, que teve outros 30 aprovados neste ano.

Nos finais de semana, o ritmo diminuía (ele estudava de duas a três horas por dia) e na sexta-feira, havia tempo para a natação. “Fiz o vestibular do ITA nos dois anos anteriores e tinha decidido que esta seria a terceira e última vez”, diz.

A primeira tentativa foi no fim de 2011, quando ele ainda estava em Dom Pedro no último ano do ensino médio. Com a reprovação, Marcos percebeu que era preciso bem mais do que vontade para realizar o seu sonho. “Eu estava bem determinado, mas precisava de foco e direção, porque quando a gente estuda sozinho não rende tanto, não tem apoio”, conta.

Já em Fortaleza, Marcos entrou para uma turma de preparação específica para o ITA e começou a se dedicar. “Eu senti a mudança de cidade, mas queria muito passar”. Morava com a avó e o irmão, que também quer estudar no ITA, e enfrentava as 16 horas de ônibus para ver os pais apenas nos feriados prolongados.

Houve uma nova tentativa em 2012 (a primeira “pra valer”, segundo ele), mas a tão esperada notícia só chegou no fim do ano seguinte, com a divulgação da lista de aprovados no vestibular 2014. “Eu senti um alívio quando soube do resultado. Não ia fazer mais a prova do ITA, tinha decidido fazer a matrícula no IME [Instituto Militar de Engenharia, onde ele já tinha sido aprovado]. Agora estou curtindo o momento”, diz.

Desejo antigo
O sonho começou em 2009, quando Marcos participou da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e conheceu as instalações do instituto, em São José dos Campos (SP). “Eu saí de lá e só queria estudar no ITA”, diz.

Além das muitas horas de estudo, ele diz que usava o Facebook aos finais de semana para conversar com os amigos de Dom Pedro, jogava futebol e saía pouco à noite, porque achava Fortaleza “uma cidade muito perigosa”.

Marcos afirma que sempre gostou muito das matérias de exatas, mas também se destacava em humanas. Nesse período de estudos, ele conta que teve que se dedicar mais aos livros de física, a prova dessa disciplina é considerada “imprevisível e muito difícil” no vestibular do ITA.

No Colégio Farias Brito, onde ele estudou, há duas turmas de pré-vestibular de aproximadamente 60 alunos (pré-selecionados por um exame da própria escola) com o foco exclusivo no ITA. Os estudantes têm professores, carga horária e material diferenciado dos que desejam passar em outros vestibulares do país. “Eu acho que o aluno do Ceará tem muita garra e energia, e como temos turmas adaptadas para o ITA, há uma soma de esforços”, diz Tales de Sá Cavalcante, diretor do colégio.

Disputa
Conhecido como um dos vestibulares mais difíceis do país, a seleção deste ano do ITA teve 7.279 inscritos para 170 vagas. Dos aprovados, dez eram mulheres e 160, homens.

Os cursos da instituição têm duração de cinco anos: dois anos de grade comum a todas as carreiras e mais três anos de especialização (que pode ser em engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação, eletrônica ou mecânica-aeronáutica).

A prova foi realizada em 23 cidades e Fortaleza foi a campeã de aprovados: 71. Em seguida aparece São José dos Campos (SP), 37 aprovados, e Rio de Janeiro, 16 aprovados.

FONTE: vestibular.uol.com.br

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Paulo

Parabéns ao Marcos! É um alívio ver que ainda temos alguns rapazes e moças que, entendendo pouco como a vida funciona, se esforçam e se disciplinam para melhora-la eles próprios, não esperando por outros. Marcos não ficou se achando ‘vítima da sociedade’. Marcos não ficou relembrando e remoendo o ‘passado oprimido do seu povo’. Marcos não ficou fazendo da sua dificuldade financeira ‘uma carta de direitos’, Marcos não ficou usando a dificuldade financeira como desculpa para insucessos. Marcos não ficou procurando ‘movimentos sociais’ para impor sua pauta à um mundo que mal entende, Marcos não ficou fazendo ‘rolezinhos’. Marcos não… Read more »

Tadeu Mendes

Parabens ao Marcos por sua persistencia, e por confiar em seu sonho. Como o Marcos; devem existir milhoes de jovens brasileiros com grande potencial intelectual e esperando por uma oportunidade para manifestarem suas capacidades., Outros milhares de jovens brasileiros estao cursando em universidades brasileiras de reconhecimento internacional. A ultima estatistica que vi, das 20 melhores universidades da AL,, consta que o Brasil possui 16 universidades. O Brasil ocupa o primeiro lugar (USP), no primeiro escalao das 10 melhores universidades, 7 sao universidades brasileiras. O problema do Brasil nao e falta de inteligencia humana, O problema do Brasil, e essa praga… Read more »

Carlos Alberto Soares

Parabéns mil vezes Marcos Santana de Oliveira.

Num estado que a dinastia dos Sarney e outros massacram a base da pirâmide este jovem é um exemplo de Brasileiro e Maranhense.

Detalhe, não entrou pela “cota”, foi admitido por seu único e exclusivo mérito.

Carlos Alberto Soares

Caro Tadeu Mendes

“….Não quero nem imaginar como estão as coisas agora…..”

Inimaginável.

A cizânia foi implantada, reina desavença, inimizade.

desarmonia, discórdia, intriga, etc ….

O pessoal que não concorda com o aparelhamento ideológico e o patrulhamento está acoado e se afastou das atividades dos DA’s.

Fique por ai, melhor.

Renato.B

Além dos óbvios e devidos parabéns ao Marcos um detalhe me chamou a atenção. Ele começou a sonhar com o ITA após a Olimpíada de Astronomia. Essas olimpíadas de conhecimentos são importantes não só para fomentar uma elite, que seja digno do termo, dentro do país, mas para dar uma direção, inspirar jovens para algo que vá além de ser famoso ou ganhar dinheiro para comprar bobagem de grife. Essa de astronomia existe desde 1998 e hoje em dia conta com o apoio de Furnas e da AEB e é aquele silencioso pedaço do Brasil que funciona e pavimenta o… Read more »

Antonio M

Uma outra boa idéia:

Os caçadores de cabeças do andar de baixo

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2014/01/1399736-os-cacadores-de-cabecas-do-andar-de-baixo.shtml

Nem tudo está perdido ….

Nick

Parabéns Marcos,

Bela conquista, melhor, grande conquista!!

[]’s

Renato.B

Bem legal o link Antonio. Se lerem a matéria vão ver que o Primeira Chance usa também os dados das olimpíadas para selecionar os alunos.

Carlos Alberto Soares

Caros Antonio M e Renato.B

Perfeito, muito bom mesmo.

Sds

Joker

Lembro que na minha epoca de OBA, essa olimpiada de astronomia e astronautica, professor que tinha aluno aprovado com visita ao ITA ganhava carro zero quilometros. Meu professor orientador da OBA ja levou dois alunos pro ITA, os dois hoje sao oficiais aviadores. A OBA me valeu pelas minhas duas medalhas (prata e bronze) meia-bolsa na escola.

Tadeu Mendes

Estimado Carlos Alberto Soares, Meu sonho de viver aqui vem desde muito garoto….desde os 10 ou 11 anos, eu manifestava isso para os meus pais. Isso foi nos anos 60. Nos anos 80, quando eu percebi os rumos que o Brasil estava tomando, e as arrogantes infiltracoes do PT, nas universidades e em diferentes segmentos da classe trabalhadora, acabei me convencendo de que era melhor sair do pais. Quando eu comecei a ver aquela quantidade enorme de bandeiras do PT na minha cidade (Juiz de Fora), estou falando de milhares de bandeiras….eu pensei….ta tudo dominado. Se fico aqui, vou a… Read more »

mateus gomes

Joker,

creio que você quis falar oficiais engenheiros, até porque o ITA não forma aviadores.

E fiquei muito orgulhoso quando olhei o site do primeira chance. Já sabia que tinha uns amigos lá, mas quando entrei vi que mais da metade do pessoal foi meu colega.

Reinaldo Deprera

Enquanto isso, aqui em São Paulo… vemos um ser humano “firmão” dando duro no “trampo” momentos antes de ingressar na USP

http://www.youtube.com/watch?v=KxHTwI7J5io