sábado, dezembro 3, 2022

Gripen para o Brasil

C-98 Caravan da FAB leva alimentos a índios isolados em Roraima

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

C-98 Caravan em missão na Raposa Serra do Sol - foto 4 FAB

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) transportou 1,5 toneladas de alimentos para a tribo indígena Ingarikó, localizada na Reserva Indígena Raposa e Serra do Sol, região totalmente isolada na região norte de Roraima. A chegada ao local só é possível por meio de aeronave pequena, pois a pista de pouso não é pavimentada e possui dimensões reduzidas.

Em função do isolamento, os índios mantêm em Boa Vista (RR) um Conselho do Povo Indígena Ingarikó (COPING), responsável por todos os trâmites na região. Pela grande dificuldade de acesso e necessidade de suprimentos, o Tuxaua Josiel, responsável pela comunidade, e Miguel Josue, presidente da COPING, solicitaram a ajuda da BABV no transporte dos produtos alimentícios.

C-98 Caravan em missão na Raposa Serra do Sol - foto 2 FAB

C-98 Caravan em missão na Raposa Serra do Sol - foto 2 FAB

“Esse apoio é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias que vivem numa região precária, afastada de estradas e cidades. Além disso, é a presença do Estado em uma reserva localizada estrategicamente no extremo norte do país”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da BABV, que atendeu prontamente ao pedido do COPING.

O suprimento foi transportado numa aeronave C-98 Caravan da BABV durante todo o dia 4 de julho. Pela quantidade de alimentos, foram necessários três voos.

“Foi emocionante chegar numa região no meio de morros e ver o sorriso e o brilho nos olhos de cada criança ao observar a aeronave pousar e descarregar os alimentos”, comenta o Capitão Aviador Solano Magalhães Carvalho Vila Nova, do 1°/3° GAV, piloto da aeronave.

C-98 Caravan em missão na Raposa Serra do Sol - foto FAB

C-98 Caravan em missão na Raposa Serra do Sol - foto 3 FAB

FONTE / FOTOS: FAB (BABV)

NOTA DO EDITOR: uma sugestão para os políticos que tentam posar agora de “bons moços” devolvendo, simbolicamente, uma fração do dinheiro gasto em seus voos fora dos regulamentos em jatos do Grupo de Transporte Especial da FAB: quando forem solicitar a próxima viagem em jatos da FAB, pensem duas vezes e solicitem a participação numa viagem de ajuda humanitária como esta, num turboélice monomotor C-98 Caravan, onde são necessários três voos para levar toda a carga e, de quebra, ajudem a descarregar a aeronave em pleno clima da Amazônia. Viagens que servem não apenas para ajudar na sobrevivência de tribos isoladas, mas também para abastecer Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro, também isolados.

Pode ser uma forma didática de entenderem em que tipos de missões, muitas vezes, pode estar fazendo falta verbas de horas de voo que vocês gastam sem pestanejar, indo para casamentos e jogos de futebol e ainda camuflando tudo isso como “viagens oficiais”. Experimentem fazer uma viagem realmente oficial, num Caravan sem pressurização, e em meio à carga, no mínimo como forma de melhorarem suas imagens perante a opinião pública.

Fica aqui a sugestão, e se não gostarem, por favor não peçam para devolvermos o dinheiro pela ideia, pois a estamos oferecendo de graça.

Vale dizer também que a Raposa Serra do Sol só está se transformando cada vez mais numa “região totalmente isolada na região norte de Roraima” por decisões políticas tomadas no conforto de salas com ar-condicionado e jatinho na porta.

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

8 Comments

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Gostaram da ideia dos Caravan…… o que seria muito mais em conta.

Sds.

Marcos

Essa gente sofre de desvio do intestino, que antes de chegar lá na saída, passa pelo cérebro.

Essa gente só tem medo de uma coisa: cadeia!!!

GBento

Nunca vi o Caravan com pessoas perto, então não tinha uma noção exata do tamanho dele.

E vendo várias fotos dele voando, sempre imaginei que fosse do tamanho aproximado de um Piper J3 Cub.

Talvez pelo fato de serem ligeiramente parecidos.

Bom, agora vi que viajava. rsrsrs

Mayuan

Essa demarcação da Serra do Sol como foi feita foi uma das piores cagadas já feitas em nossa estória. Essa decisão ainda vai nos custar uma parte do território ou vidas de muitos brasileiros perdidas em alguma guerra ou os dois…

Mauricio R.

Ué e c/ tda aquela terra, e esses índios ainda precisam que lhes enviem cestas básicas???
Nada de caçar, pescar ou plantar e colher da terra.
Acho que não são somente nossos políticos, que necessitam de uma urgente e duradoura reciclagem.
A Funai e o modelo de proteção aos índios, a sua cultura e modo de vida, tb.

Vassili

O Caravan tem capacidade de carga de apenas 500kg?????? acho que essa conta de 3 voos para transportar 1,5ton é muito voo para pouca carga…………………

Alem do mais, me desculpem esses indígenas………. mas o tamanho do território à que à eles pertence é bem grandinho, não tiram o sustento dela pq não querem………………

Considero a homologação da reserva raposa serra do sol uma enorme burrada por parte dos nossos políticos, e o tempo ainda vai nos provar que esse erro terá consequências para nossa integridade territorial.

abraços.

Últimas Notícias

VÍDEO: Documentário ‘Highway’ sobre operações aéreas em rodopista na Tchecoslováquia, em 1980

O documentário "Highway" foi filmado pelo Checoslovak Army Film no outono de 1980 durante um exercício militar entre os...
Parceiro

LAAD 2023

- Advertisement -
- Advertisement -