Home Helicópteros JMR da AVX

JMR da AVX

347
6

JMR MPS Attack Operational Suitability 300 (2)

A AVX Aircraft Comany mostrou mais detalhes da sua proposta de um helicóptero para o programa Joint Multi-Role Technology Demonstrator (JMR-TD) do US Army. O US Army deve selecionar os contratantes para desenvolver um demonstrador de tecnologia em setembro. A AVX se associou com a Bell e está competindo com a dupla formada pela Sikorsky e Boeing. A aeronave selecionada poderá ser comprada para o programa Future Vertical Lift que irá substituir os UH-60 e AH-64. As duas propostas são de aeronaves com rotores coaxiais. A Piasecki não foi selecionada para o JMR-TD e a EADS se retirou do programa.

JMR MPS Utility Operational Suitability 300 (2)

6
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
G-LOCMayuanjoseboscojr Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Usar um sistema de rotor que não gera torque ajuda muito no design da aeronave.
Helicópteros convencionais exigem uma cauda “inútil” para que se possa instalar um sistema antitorque e isso engessa todo o projeto da aeronave.
Quando ela é dispensável o céu é o limite.

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Interessante a versão de ataque.
Pelo visto os futuros capacetes dotados de HMD avançados irão dispensar a configuração de assentos em tandem e o uso de uma célula de helicóptero utilitário irá acomodar todo o armamento internamente contribuindo para a aerodinâmica e a discrição.

joseboscojr
Visitante
Active Member
joseboscojr

Há 6 sistemas de rotores conhecidos que não induzem ao torque da estrutura do helicóptero: 1- rotores duplos coaxiais Ex: Kamov Ka-32 2- rotores duplos em tandem Ex: Chinook 3- rotores duplos lado a lado Ex: Mi-12 4- rotores duplos interengrenados Ex: K-MAX 5- rotores com ducto de jato Ex: XV-1 6- rotores tipo pulse-jet: Ex: Fairey Rotodyne Há 5 sistemas anti-torque conhecidos: 1- rotor de cauda Ex: UH-60 2- fan carenado (Fenestron) Ex: EC-135 3- sistema NOTAR Ex: MD520N 4- sistema de propulsão assimétrica Ex: Eurocopter X-3 5- sistema VTDP Ex:X-49A O rotor de cauda tem duas variantes interessantes… Read more »

Mayuan
Visitante
Mayuan

Quando vi essa matéria fiquei imaginando algumas coisas. Acho muito provável que o conceito seja provado, principalmente por ser de concepção muito mais simples e elegante que o Eurocopter X3 (pra mim aquelas duas hélices do lado parecem duas máquinas de fatiar soldado) ou o Sikorsky X2. Estando provado, imagino até onde pode ser o tamanho dessas aeronaves. Vale lembrar que o Mi-26, o maior do mundo até hoje e capaz de carregar um Chinook pendurado debaixo dele, fez o primeiro vôo em 1977. Imagine hoje, com a diferença na engenharia e nos materiais, o que pode ser alcançado. Admiro… Read more »

G-LOC
Visitante
G-LOC

Mayuan, essa versão artilhada também me estranhou. Está muito grande para a missão. Lembra mais o AC-130 que o Apache.

Um requisito que o substituto do UH-60 não vai ter é poder ser transportado pelo C-130 por ter rotor contra-rotativo. A forma de lagarto do UH-60 é para ter esta capacidade. Por outro lado, os tanques internos parecem ter a função de dar capacidade de voar longas distancias sozinha.

Mayuan
Visitante
Mayuan

Pois é G-LOC, depois que você falou fiquei pensando e olhando as imagens. Acredito que por ser ainda um conceito isso esteja dentro do planejamento deles. Se não couber num C-130, acredito que façam uma previsão de desmontagem parcial ou ainda que seja feito de forma a caber em aviões maiores como o C-5 e C-17 sem grandes desmontagens. A capacidade de incorporar tanques auxiliares faz com que possa ir muito longe mas, imagino eu, deve trazer sérias implicações na questão do custo. Combustível pra um Galaxy cruzar o Atlântico é uma coisa, pra alguns JMR fazerem o mesmo deve… Read more »