JMR MPS Attack Operational Suitability 300 (2)

A AVX Aircraft Comany mostrou mais detalhes da sua proposta de um helicóptero para o programa Joint Multi-Role Technology Demonstrator (JMR-TD) do US Army. O US Army deve selecionar os contratantes para desenvolver um demonstrador de tecnologia em setembro. A AVX se associou com a Bell e está competindo com a dupla formada pela Sikorsky e Boeing. A aeronave selecionada poderá ser comprada para o programa Future Vertical Lift que irá substituir os UH-60 e AH-64. As duas propostas são de aeronaves com rotores coaxiais. A Piasecki não foi selecionada para o JMR-TD e a EADS se retirou do programa.

JMR MPS Utility Operational Suitability 300 (2)

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joseboscojr

Usar um sistema de rotor que não gera torque ajuda muito no design da aeronave.
Helicópteros convencionais exigem uma cauda “inútil” para que se possa instalar um sistema antitorque e isso engessa todo o projeto da aeronave.
Quando ela é dispensável o céu é o limite.

joseboscojr

Interessante a versão de ataque.
Pelo visto os futuros capacetes dotados de HMD avançados irão dispensar a configuração de assentos em tandem e o uso de uma célula de helicóptero utilitário irá acomodar todo o armamento internamente contribuindo para a aerodinâmica e a discrição.

joseboscojr

Há 6 sistemas de rotores conhecidos que não induzem ao torque da estrutura do helicóptero: 1- rotores duplos coaxiais Ex: Kamov Ka-32 2- rotores duplos em tandem Ex: Chinook 3- rotores duplos lado a lado Ex: Mi-12 4- rotores duplos interengrenados Ex: K-MAX 5- rotores com ducto de jato Ex: XV-1 6- rotores tipo pulse-jet: Ex: Fairey Rotodyne Há 5 sistemas anti-torque conhecidos: 1- rotor de cauda Ex: UH-60 2- fan carenado (Fenestron) Ex: EC-135 3- sistema NOTAR Ex: MD520N 4- sistema de propulsão assimétrica Ex: Eurocopter X-3 5- sistema VTDP Ex:X-49A O rotor de cauda tem duas variantes interessantes… Read more »

Mayuan

Quando vi essa matéria fiquei imaginando algumas coisas. Acho muito provável que o conceito seja provado, principalmente por ser de concepção muito mais simples e elegante que o Eurocopter X3 (pra mim aquelas duas hélices do lado parecem duas máquinas de fatiar soldado) ou o Sikorsky X2. Estando provado, imagino até onde pode ser o tamanho dessas aeronaves. Vale lembrar que o Mi-26, o maior do mundo até hoje e capaz de carregar um Chinook pendurado debaixo dele, fez o primeiro vôo em 1977. Imagine hoje, com a diferença na engenharia e nos materiais, o que pode ser alcançado. Admiro… Read more »

G-LOC

Mayuan, essa versão artilhada também me estranhou. Está muito grande para a missão. Lembra mais o AC-130 que o Apache.

Um requisito que o substituto do UH-60 não vai ter é poder ser transportado pelo C-130 por ter rotor contra-rotativo. A forma de lagarto do UH-60 é para ter esta capacidade. Por outro lado, os tanques internos parecem ter a função de dar capacidade de voar longas distancias sozinha.

Mayuan

Pois é G-LOC, depois que você falou fiquei pensando e olhando as imagens. Acredito que por ser ainda um conceito isso esteja dentro do planejamento deles. Se não couber num C-130, acredito que façam uma previsão de desmontagem parcial ou ainda que seja feito de forma a caber em aviões maiores como o C-5 e C-17 sem grandes desmontagens. A capacidade de incorporar tanques auxiliares faz com que possa ir muito longe mas, imagino eu, deve trazer sérias implicações na questão do custo. Combustível pra um Galaxy cruzar o Atlântico é uma coisa, pra alguns JMR fazerem o mesmo deve… Read more »