v280valor1

A Bell Helicopter está propondo o tilt rotor V-280 Valor para o programa Future Vertical Lift (FVL) do US Army. O objetivo é atingir o requerimento de velocidade de 230 kt do programa. Com um tilt rotor esperam atingir até 280 kt. Segundo a Bell, o Valor será duas vezes mais produtivo que os helicópteros atuais e com consumo de combustível menor, e esperam mover o dobro de tropas no mesmo período, como uma noite, com um tilt rotor.

A configuração do V-280 terá motores fixos na horizontal e apenas o rotor se moverá. Será mais seguro para as tropas desembarcando na lateral e com maior campo de tiro para as armas laterais.

O objetivo do programa FVL é substituir os helicópteros UH-60 Black Hawk a partir de 2030.

v280valor2

v280valor3

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1O3Onyas984&w=560&h=315]

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tiagobap

Me lembrei do príncipe Harry dizendo que tripular Apaches no Afeganistão era como jogar video-game…

joseboscojr

Essa configuração de cara já resolve um problema do V-22 que é o excessivo calor da turbina que aquece muito o convoo. Com o motor é fixo na horizontal e só quem gira é o rotor os gases quentes não são direcionados diretamente para baixo. Na verdade esse é o verdadeiro “tilt rotor”, enquanto o V-22 seria mais propriamente designado de “tilt motor” ou “tilt engine” ou coisa que o valha, já que todo o motor inclina e não só o rotor. Os motores poderiam até estar sob a célula como nos helicópteros convencionais e os rotores nas pontas das… Read more »

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso, eu prefiro o conceito do Sikorsky, o X2, para uma aeronave desse porte.

joseboscojr

Correção: “Os motores poderiam até estar SOBRE a célula…” e não “sob”.

Groo

Gosto dos tilt rotors. O conceito parece ser mais simples apesar de todos os problemas apresentados no desenvolvimento do V-22. O X2 é muito bonito mas não gosto daquele rotor de cauda próximo ao solo. O piasecki x 49 também é interessante e, acho, mais barato.

joseboscojr

Groo, Como já existe o V-22, que é um convertiplano, eu torço para que entre em operação um modelo de “helicóptero composto”. Tudo bem quanto a ser um baseado no sistema VTDP de Piasecki, que também acho interessante, mas para o bem da tecnologia acho que está passando da hora do helicóptero dar um salto qualitativo. O V-22 e o V-280 não são helicópteros de verdade e se um novamente levar um grande contrato militar temo que possa retardar mais ainda a evolução do helicóptero. Os tilt rotors como o V-22 só acho viáveis se forem para pelo menos dobrar… Read more »

joseboscojr
Groo

É que eu sempre achei o conceito do helicóptero meio gambiarrento 😉

tiagobap

Lendo com mais calma o post, percebi que o projeto da transmissão deve ser um pesadelo de engenharia… Ou não! Alguém tem mais informação da dita cuja?

joseboscojr

Tiago,
Não deve ser pior que o V-22 não, tendo em vista que girar só o rotor é mais leve que todo o motor.
Não se esqueça que os rotores e motores do V-22 são interligados e que na parada de um motor ele funciona os dois rotores só com um motor funcionando.

G-LOC

eu preferia os motores na fuselagem visto que as duas hélices estão conectadas para o caso de um motor falhar e manter as duas hélices funcionando.

Acho que facilitaria a blindagem dos motores, esconder os escapes e as asas ficariam mais leves.

joseboscojr
tiagobap

Obrigado pela informação Bosco.

Essa solução da Bell , com só o rotor “girando” (me soa tão estranha essa afirmação, hehehe) me parece muito mais lógica que a do V-22, com todo conjunto motor-transmissão inclinando-se, pela questão da leveza, com bem apontaste. Concluí que esse tipo de transmissão seria “um pesadelo de engenharia” por não ter sido adotada anteriormente no Osprey…
Olhando o esquema do V-22 e considerando a capacidade de apenas uma turbina manter o funcionamento dos dois rotores, fiquei com uma dúvida: é possível manter a capacidade “tilt” dos rotores nessa situação?

Abraço.

joseboscojr

Tiago,
Até onde eu sei sim.
O termo “girando” que usei é completamente inapropriado mas é difícil um termo técnico que define esse movimento feito pelo rotor do V-280 ou pelo motor/rotor do V-22.
Qual vocês sugere?
Um abraço.

tiagobap

Bosco, também uso o “girar” no sentido de “inclinar” o conjunto motor-rotor. Acho mais sonoro. Alias, pelo tradutor do Google “tilt” = inclinar. As vezes é complicado traduzir termos técnicos.
Abraço.

joseboscojr

Tiago,
Mas se imaginarmos que “inclinar” é mudar um objeto ou pessoa de uma posição vertical para outra mais abaixo, esse termo só seria adequado para definir a ação por que passa o motor ou rotor quando parte de uma posição vertical para uma horizontal, mas é inadequado quando o inverso ocorre, já que aí não é mais um movimento de inclinação.
Daí preferir o termo “girar”, que é estranho mas acho mais adequado para representar as duas ações.
Um abraço.

joseboscojr

Só de curiosidade, aeronaves VTOL como estas podem ter seus motores/rotores girando como no V-22, apenas os rotores (V-280) e até todo o conjunto das asas (tilt wings).
https://travelforaircraft.files.wordpress.com/9012/11/blog-xc-142-el-2001-00399.jpg?w=469&h=400