Caças Mirage F1 franceses chegam à Lituânia para policiar o Báltico

    189
    9

    Arrivée des mirage F1CR

    Em 26 de abril, quatro jatos Mirage F1CR franceses pousaram na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, para uma missão de 4 meses de policiamento aéreo dos Países Bálticos, num revezamento mantido pelas forças aéreas dos países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

    Sob o mandato da OTAN, a França assumirá nesta terça-feira, 30 de abril, a missão de policiar o espaço aéreo da Lituânia, Letônia e Estônia, mantendo o alerta 24 horas por dia, sete dias por semana. Nessa missão, os quatro jatos Mirage F1CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie”, normalmente estacionados na Base Aérea 118 de Mont de Marsan, na França, substituem caças F-16 da Dinamarca que cumpriram a tarefa nos últimos quatro meses.

    O destacamento precursor de cinquenta militares franceses, de várias especialidades (mecânica, infraestrutura, comunicações etc) já havia sido deslocado. No total, 90 militares garantirão o cumprimento da missão.

    Arrivée des mirage F1CR

    FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

    VEJA TAMBÉM:

    9
    Deixe um comentário

    avatar
    6 Comment threads
    3 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    5 Comment authors
    Galeão CumbicaIvanFernando "Nunão" De MartinialdoghisolfiGuilherme Poggio Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Guilherme Poggio
    Editor
    Famed Member

    Olha só quem vai salvar os suecos agora.

    aldoghisolfi
    Visitante
    Member
    aldoghisolfi

    Os F-1 não estavam sendo desativados?

    Ivan
    Visitante
    Member
    Ivan

    O mapa é claro: http://www.guiageo-europa.com/mapas/mapa/baltico.gif Poggio, Salvar suecos, alemães, dinamarqueses e os poloneses do norte. 🙂 Falando sério agora, este destacamento da OTAN é muito importante para manter unidades de vários países membros e aliados com experiência operacional no policiamento desta importante passagem. Entretanto penso que estão apenas gastar as horas de vôo do Mirage F1, pois este não é um vetor adequado para esta missão. Melhor uso teria os Mirage 2000 C, mesmo que armado apenas como AAM Magic II, pois para prontidão 24/7 com possíveis interceptações noturnas ou com mau tempo um bom radar doppler é essencial. Um… Read more »

    Ivan
    Visitante
    Member
    Ivan
    Ivan
    Visitante
    Member
    Ivan

    Nunão, Naquela esquina do Mar Báltico o caça ideal para o Armée de L’Air combater seria o Mirage 2000-5, com radar RDY e mísseis MICA. As distâncias são curtas, as fronteiras próximas e não há espaço para disparos de mísseis de longo alcance, como os novos/futuros Meteor e AMRAAM AIM-120D. Mas a situação atual não é de combate, longe disso. Para policiamento aéreo, com aeronaves em QRA, acredito que o melhor para os franceses é usar as horas ainda disponíveis dos Mirage 2000 mais anticos, os ‘C’, apenas com mísseis WVR IR Magic II e canhões. Os trinta e poucos… Read more »

    Galeão Cumbica
    Visitante
    Galeão Cumbica

    Pq nao mandam os Rafales pra fazer uma propaganda, sera que e por causa do tipo de missao?
    GC