Mirage F1CR e Mirage 2000C franceses no Frisian Flag - foto via Força Aérea Francesa

Segundo nota da Força Aérea Francesa divulgada na quinta-feira, 18 de abril, cinco caças Mirage 2000C (RDI) do Esquadrão de Caça 2/5 “Île de France” e quatro Mirage F1 CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie” participam da edição 2013 do exercício “Frisian Flag”, realizado de 15 a 26 de abril na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda.

jatos Mirage F1CR franceses taxiam em Leeuwarden no Frisian Flag - foto via Força Aérea Francesa

Os jatos Mirage F1 CR vieram da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan e os Mirage 2000C da Base Aérea 115, de Orange. O destacamento francês compreende um total de 123 pessoas. Além da França, participam a Alemanha (com caças Eurofighter), Bélgica, Holanda e Polônia (F-16) e Suécia (Gripen), sendo que o exercício também conta com um avião-radar AWACS dos Estados Unidos.

Mirage F1CR francês é reabastecido no Frisian Flag na Holanda - foto via Força Aérea Francesa

As surtidas treinam principalmente missões em coalizão, chamadas COMAO (Combined Air Operation – operações aéreas combinadas), e o exercício visa desenvolver e validar táticas de combate num contexto multinacional, enfrentando ameaças terrestres e aéreas.

As fotos disponibilizadas pela Força Aérea Francesa também mostram uma bela imagem de um F-16 belga com pintura especial.

F-16 Belga com pintura comemorativa no Frisian Flag 2013 - foto via Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS (Joris Von Boven) via Força Aérea Francesa

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments