Home Aviação de Caça O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa

O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa

380
5

Último exemplar da versão de ataque do Mirage F1 foi entregue ao depósito da Base de Châteaudun – ainda restam em serviço 20 jatos Mirage F1 CR, que é a versão de reconhecimento

Na segunda-feira, 22 de outubro, a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) informou sobre a retirada de serviço do último exemplar de Mirage F1 CT, que foi entregue em 16 de outubro ao depósito 601 situado na Base Aérea 679, de Châteaudun.

O avião, de número 226, foi pilotado nesse voo de entrega a partir da Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan pelo capitão Mathieu Delattre, que tem mais de 5.000 horas de voo, com escolta de um Mirage F1 CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie” e um Mirage F1 B de conversão operacional, pilotado pelo tenente-coronel Vinot-Préfontaine, comandante do “Savoie”.

O Mirage F1 CT foi usado recentemente em operações como a Harmattan, na Líbia, e a Épervier, no Chade. O modelo, que teve sessenta exemplares produzidos, entrou em operação em 1992 e é a versão de ataque tático do Mirage F1C original, de interceptação (nota do editor: vale lembrar que o CT foi concebido como uma conversão de modelos C já modernizados com sonda de reabastecimento –  a “família” Mirage F1, como um todo, teve perto de 250 exemplares entregues à Força Aérea Francesa, com operação inicial em 1974, e produção total de 731 unidades, atingindo considerável sucesso de exportação).

Restam agora, em operação, duas dezenas de exemplares da versão Mirage F1 CR (de 64 produzidos), especializada em reconhecimento aéreo, no Esquadrão “Savoie”.

FONTE/FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: mais de um fã do Mirage F1 deve estar “chateado” com esse pouso do último da versão CT em “Châteaudun”

VEJA TAMBÉM:

5
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
BascheraGiordaniFernando "Nunão" De MartiniRicardo SantosMauricio R. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

É o único Mirage, que eu gosto.
Esse sim, saiu caparichado.

Ricardo Santos
Visitante
Ricardo Santos

Tampax???

Giordani
Visitante

Puxa vida…estou ficando velho mesmo!

De todos os Mirages (que entraram em operação), esse além de ser lindo, pra mim é o melhor! E na boa, um F.1 “M”* deve ser um osso duro de roer!

Só a título de curiosidade, o F.1 é a versão econômica do F.2…se o F.1 é muito bom, imaginem o que teria sido o F.2!
comment image

Li a um tempo atrás que modernizar o F.1 não sería uma tarefa economicamente viável, pois ele tem um problema sério com o barramento de energia, o que oneraria de sobremaneira um UP de verdade…
Será?

Baschera
Visitante
Member
Baschera

Realmente o mais belo avião a jato de asa alta fabricado.

Curioso é que a Dassault chegou a construir uma variante do F.1/F.2 , denominado Mirage G, com asas de geometria variável…. cujo voo pode ser visto no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=1Klu2eAhUyU

Sds.