Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Protótipo do Mirage, estocado no Musée de l’air.Na foro disponível está junto com Dassault Mirage III V-01 (decolagem vertical), Nord-Aviation Nord 1500-02 Griffon II (enorme entrada de ar), Leduc 022 (cápsula plástica no chão), turboreator voador com piloto; Leduc 010 (apenas visível a parte frontal), voou lançado a partir de um avião a hélice.

https://www.operacional.pt/wp-content/uploads/2010/10/14-dsc_5271-copy.jpg

jcsleao

Mirage IV A

aldoghisolfi

JCSLEAO: Será que meus olhos me enganaram? O Mirage IV A é um bombardeiro estratégico supersônico e de reconhecimento, muito maior e bi-reator e quase sempre twin seat.

Giordani

Sem pesquisar! Mirage I propulsado por dois motores!

Sobre o Grifon II, caberia uma matéria só sobre ele. O conceito era interessantíssimo…e mostra o alto salto tecnológico que os franceses deram após a II GM, mas logo mesmo! E além do mais, ô avião bonito que era o Grifon…

jcsleao

aldoghisolfi, A referência ao M IVA está naquela placa azul à esquerda da foto. Eu ia comentar isto mais para o fim do dia, quando os comentários já tivessem sido feitos. Apesar de ser um two seater, o assento traseiro do M IV A não possui um canopy transparente. A visão frontal poderia ocultar este detalhe, bem como o maior comprimento desse modelo. Mas como você bem ressaltou, ele era bi-turbina e na ânsia de fazer a piada eu não me apercebi deste detalhe tão gritante. Isso é que dá querer bancar o “esperto”. rsrsrsrs Analisando com mais atenção a… Read more »

aldoghisolfi

Salve che! No endereço que postei dá para ver bem as diferenças. O Mirage IV A está no chão, bem no canto, à esquerda, com a ‘janela’ do assento traseiro bem visível.

aldoghisolfi

Salve che! No endereço que postei dá para ver bem as diferenças. O Mirage IV A está no chão, bem no canto, à esquerda, com a ‘janela’ do assento traseiro bem visível.

Neste outro endereço podes comprovar o que te disse:

http://model.otaku.ru/images/foto/france/lebourget/north_1500_griffon.jpg

Baschera

Nossa lembrei das minhas revistas de aviação ao ler os comentários e ir lembrando sobre estas máquinas……

Fantástica “turbina voadora” este Leduc 10…encomendado em 1937, semi concluído em 1940 e finalmente pronto em 1945….

A foto abaixo, de 1949, mostra a dificuldade e posição do piloto, Jean Gonord, dentro do protótipo Leduc – 10….. fantástico !!

http://aerostories.free.fr/constructeurs/leduc/littolff.JPG

Sds.

Baschera

Quem quiser saber a história deste inventor e projetista francês, Jean Leduc, há este livro, onde na capa se pode ver o Leduc-10 em voo…. e a coragem de se pilotar este avião protótipo inusitado…..

http://www.editions-lariviere.fr/image/ecommerce/produit/zoom/produit_1134_zoom.jpg

Sds.

Baschera

Errata: Onde se lê “Jean”……..LEIA-SE……. “René”….

Desculpem !

Sds.

Baschera

Por fim…..a foto do Leduc- 10 no solo…..onde se pode ver bem o “cockpit” da aeronave….

https://www.avionslegendaires.net/Images/Gleduc022.jpg

Sds.

aldoghisolfi

Era uma turbina pilotável…

_RJ_

Mirage IIIA : versão de pré-série, com reator Atar 9B de 59 kN.

aldoghisolfi

Positivo para _RJ_.

Era armado com um canhão DEFA 30mm.

Uma complementação para o primeiro comentário: Musée de l’air et de l’espace de la Bourget .

Marcos

Vídeo completo do segundo teste em túnel de vento do KC-390:

http://www.youtube.com/watch?v=Kk744X_hlcI