Suécia faz um balanço do ‘Nordic Air Meet’ 2012 e divulga imagens do exercício

2

Na quarta-feira, 19 de setembro, as Forças Armadas da Suécia fizeram um balanço do “Nordic Air Meet” 2012, realizado entre 27 de agosto e 7 de setembro. O exercício envolveu sete países, seis deles com participação aérea: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. Entre os destaques, estão 1.550 horas de voo, lançamento de 25 bombas GBU-12 por unidades suecas, além de operações de reabastecimento em voo realizadas todos os dias.

 

 

As unidades aéreas estiveram baseadas em quatro locais, com “briefings” e “debriefings” das missões sendo realizados por meio de tecnologia de videoconferência. Esse sistema já havia sido realizado, em menor escala, em treinamentos conjuntos entre Suécia, Noruega e Finlândia. O objetivo do exercício foi reunir unidades aéreas de várias nações, voando aeronaves diversas, em grandes forças compostas, permitindo treinamento de táticas e procedimentos realistas.

 


Foram 18 grandes pacotes de missão em nove dias dedicados a operações aéreas. Participaram 65 aviões no total, tendo sido planejadas missões com até 54 no ar – logo nas primeiros pacotes de missão, já se exercitava o controle de 40 aeronaves simultaneamente. Em todos os dias, foram realizados reabastecimentos aéreos. Além de aeronave reabastecedora sueca (KC-130), participaram também dois jatos KC-135 da USAF (Força Aérea dos EUA), baseados em Rovaniemi.

 

 

Segundo informes das Forças Armadas Suecas, exercícios como esse proporcionam maior interoperabilidade com unidades aéreas de outros países, o que permitiu, por exemplo, implementar as missões sobre a Líbia no ano passado. Os suecos praticam sua fonia em inglês e adaptaram-se à simbologia, no painel de instrumentos, para medidas imperiais: ao invés de velocidade em quilômetros por hora e altitude em metros, agora se acostumam com velocidade em nós e altitude em pés.

Um dos participantes da Dinamarca ressaltou o espírito dessas missões conjuntas, falando em inglês: “Train as you fight, fight as you train” (Treine como você luta, lute como você treina).

FONTE / FOTOS: Força Armadas da Suécia

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

E tem também esta frase:
“Nunca lute como seu inimigo, que seu inimigo lutará melhor…”