As forças aéreas do Brasil e da Bolívia vão realizar um exercício em conjunto na região da fronteira para definir os procedimentos de detecção e intercepção de voos irregulares entre os países, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira.

Em comunicado, a Força Aérea Boliviana (FAB) indicou que os exercícios, intitulados “BOLBRA II”, serão realizados nos municípios de Puerto Suárez e Campo Grande, ambos situados na fronteira, deste domingo até o dia 27.

As operações, a cargo do general boliviano Weber Quevedo e do brasileiro Marcelo da Holanda Coutinho, serão usadas para praticar medidas de vigilância e segurança na fronteira, entre outras ações.

A fronteira entre os países, de mais de 3 mil quilômetros, é uma região marcada pelo contrabando e pelo tráfico de drogas. 60% da cocaína encontrada no mercado brasileiro provêm da Bolívia, o terceiro produtor mundial da droga, depois de Peru e Colômbia, e o principal distribuidor nos países do Cone Sul, segundo dados de fontes diplomáticas e da ONU.

FONTE: EFE, via Terra

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Francamente, à parte a sincera dedicação e competência dos militares envolvidos (do lado brasileiro, frise-se), não tenho nenhuma expectativa que operações tais, isoladamente, tenham efetividade notável ou mesmo aceitável no combate ao narcotráfico. Se não vem pelo ar, então como o tráfico se mantém a partir da Bolívia ? Só se fosse acompanhada de uma operação sufocamento: ar, rios, terra, céu, inferno ! De todos os lados, principalmente por este último… A fronteira seca é uma peneira, quando não, porteira aberta, escancarrada ! Isso realmente interessa ? Vezes após vezes, desde de que eu aprendi a somar, desde que ‘pó’… Read more »

Ozawa

Ahhh, me esqueci: a nova versão do “Aviso aos navegantes”, agora é: “Aviso aos traficantes…. “Em comunicado, a Força Aérea Boliviana (FAB) INDICOU que os exercícios, intitulados “BOLBRA II”, SERÃO REALIZADOS nos municípios de Puerto Suárez e Campo Grande, ambos situados na fronteira, DESTE DOMINGO ATÉ O DIA 27.”

Tá bem…

Tadeu Mendes

Que comedia, ou melhor dizendo que palhacada. O bem de consumo mais exportavel da Bolivia (a coca) sob a vigilancia da FAB-I e FAB-II.

A unica que vai levar a serio sera a FAB-I (Brasil), porque a FAB-II vai aprender os procedimentos e codigos de comunicacao usados pela FAB-I, e avisar ao “pessoal em terra” a como evadir o policiamento aereo.

Giordani RS

Se Eu fosse piloto da nossa honrada Força Aérea Bolivariana do braZil, com toda a certeza gostaria de participar de tal evento! Não é sempre que se pode voar na ala de um museu voador, digo, um AT-33…

Daqui a pouco aparecem na bolívia aqueles bambis do history querendo comprar os aviões…

Efetividade na missão? Nenhuma! A única missão efetiva na região sería uma ação do Esquadrão Centauro…mas aí, bolivariano nenhum iria gostar…

Mauricio R.

Giordani RS,

Concordo contigo, não é sempre que se pode ter um veterano T-33, como ala.
De resto é o tipo de operação, que não nos agrega absolutamente nada.