Atlas, que carregava o mundo nas costas, poderá ser novo nome do A400M

13

A informação foi divulgada em nota desta sexta-feira, 29 de junho, no blog Ares da Aviation Week. O novo nome deverá substituir a denominação “Grizzly”, ao menos nas forças aéreas do Reino Unido e da França. A data para “rebatizar” o avião nessas forças deverá ser o próximo dia 6 de julho.

Segundo a nota, a decisão já foi tomada no ano passado pela Força Aérea Real Britânica (RAF), embora nem todos os altos oficiais da RAF tenham gostado do nome Atlas”. Entre os desgostosos, estaria o próprio comandante. A novidade é que, agora, os franceses também teriam decidido chamar os seus A400M de Atlas.

Ainda segundo a Aviation Week, a cerimônia que confirmará o nome Atlas no dia 6 será realizada em Farnborough, no Reino Unido. Justamente onde, em 2010, foi cunhado o atual nome “Grizzly”. Será nos bastidores do evento “Royal International Air Tattoo”, na presença de representantes de sete nações parceiras do programa A400M: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Turquia.

Vale lembrar que Atlas, na mitologia grega, era um gigante que foi condenado por Zeus a carregar o mundo (ou o céu) nas costas. E falando em carregar, recentemente foram realizados testes de carregamento de helicópteros pela aeronave. Exercitou-se embarques de NH90 e de EC725 no compartimento de carga do A400M, respectivamente na Alemanha e na França, como se vê nas fotos abaixo.

FONTES/FOTOS: Aviation Week e Airbus Military

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Eu gostei. Faz até sentido, só que na Mitologia, Atlas foi enganado por Hércules…

Talvez um dia o AMX também ganhe um nome…

Corsario137

Olá Giordani,

Na Itália chamam o AMX de Ghibli. É o tal do vento que vem do mediterrâneo, ou do Adriático, não sei.

Nick

KC-390 GORDO 🙂

Sério, poderia ser…KC-390 Amazonas….ou “Inglesando”, Amazon. 😉

[]’s

Clésio Luiz

Falando nisso, os aviões da Embraer criados após a privatização não ganharam mais nomes. Do EMB-145 pra frente nenhum deles. Só os jatinhos executivos tem recebido nomes, mas só da língua inglesa, ao contrário das aeronaves anteriores.

Nick

Caro Nunão,

Nem sabia disso heim. =/

Bom já que os concorrentes do KC-390 usam nomes de deuses gregos, podia ser Zeus…. ou… Prometheus, esse já tem até filme. 🙂

[]’s

Marcos

Poderiam ter chamado o A-400 de Gigant, em referência ao ME-323: os alemães iriam adorar, mas os britânicos, franceses e outros tantos, nem tanto!

Marcos

Embraer KC-390: Harpia, que é a maior águia brasileira.

Giordani RS

O AMeXis deveria se chamar, em tupi guarani, A-1 “Eçaraia…”

Corsario137

Marcos,

Eu posso estar doido mas acho que já existe algo chamado Harpia na FAB. Acho que é um esquadrão.

Vader

Belo nome.